Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 14 Dez 2017, 02:08

Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Problema na Coluna e Moto 
Autor Mensagem

Gostaria de criar esse tópico para debater sobre uma "melhor moto" para quem sofre da coluna. Certo que tem muita variação de patologia, porém uma boa suspensão, posição e banco podem ajudar em muitas delas.

Atualmente tenho uma biz 125 - 2015 para o dia a dia, e não estou gostando devido a muito tranco na coluna.
Ontem e hoje troquei com a esposa, ela tem uma biz 125 - 2006, ela tem um comportamento muito diferente da suspensão, fui ver a diferença, a mola traseira é totalmente diferente. A biz 2006 foi muito melhor para minha coluna lombar.

Mas estou pensando em uma Lander para substituir, roda 21 na dianteira, 18 na traseira e uma boa suspensão. Mas também não sei se será boa.

Alguém que tenha problema na coluna e use moto no dia a dia? Qual moto teve melhor conforto, etc...

07 Dez 2017, 09:36

Melhor moto para quem tem problema de coluna:

Imagem

Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi

07 Dez 2017, 09:39

Nariz, esqueça a Lander para quem tem qualquer problema de coluna. Ela já é, em si mesma, um tremendo problema de coluna. Lander é um tratorzinho tanque de guerra, aguenta muuuuuiiiita porrada, resistente, durável, confiável.... mas é para macho.

Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi

07 Dez 2017, 09:42

Narizudo escreveu:
Certo que tem muita variação de patologia, porém uma boa suspensão, posição e banco podem ajudar em muitas delas.

muito difícil comentar, especialmente pela variação a que vc mesmo se referiu.

em termos gerais, acredito que a posição que distribua mais pontos de apoio para dissipar a energia dos impactos seja a melhor. ou seja, mãos, pés e pernas sendo usadas como apoio. aliada a isso, posição ligeiramente arqueada para a frente, pra a coluna formar um arco, de modo a funcionar como um amortecedor adicional ao invés de comprimir os discos diante do impacto. isso pra mim é o principal.

obviamente, uma suspensão com capacidade de absorção de energia superior (tipo uma gs1200 , uma trail com regulagens de retorno e compressão é o paraíso) e um banco que não fique lhe empurrando pra uma posição fixa, junto a uma densidade de espuma que não seja alta, pra ajudar a absorver os impactos, vão completar o pacote de conforto.

pra mim, é isso. se eu ficar em posição muito ereta ou se a suspensão for muito dura, incomoda a lombar. preciso ficar um pouco inclinado pra frente, de modo que um impacto seja distribuído pelos 5 pontos (extremidades) e a colna fique ligeiramente arqueada.

agora, pode ser que esse esquema seja um lixo pra quem tem outras tretas na coluna, não tenho ideia.

I find television very educational. Every time someone switches it on I go into another room and read a good book.
Marx, Grouxo Marx.

07 Dez 2017, 10:01

Saurus escreveu:
Nariz, esqueça a Lander para quem tem qualquer problema de coluna. Ela já é, em si mesma, um tremendo problema de coluna. Lander é um tratorzinho tanque de guerra, aguenta muuuuuiiiita porrada, resistente, durável, confiável.... mas é para macho.

Nao sei nao...

Teve uma epoca em que eu andava de xtz 125 e intruder 125. And pegava a intruder ficava com dor na coluna com uns 15' andando nela. Ja a xtz 0% na coluna, so o banco estilo absorvente feminino q era foda. Mas a espuma era estremamente macia e para uso na cidade na minha opinião era uma das melhores.

Eu me identifico muito com posição das nakeds com uma inclinação mais pra frente (proximo das SS). Essas são a q mais alivia a minha lombar.

Alguém ja postou aqui varias vezes. A melhor solução para isso são exercícios. Melhor q qualquer moto q vc possa comprar. Faz um trabalho de fortalecimento dos músculos q vai ser muito melhor.

07 Dez 2017, 10:12

Pra mim só resolve quando coloco o sissy pra piloto na Fat, é feio pra caralho mas resolve, no restante eu sofro.

07 Dez 2017, 10:19

Verdade Jota, o problema da biz é justamente não ter pontos de apoio e postura ereta.
Na Versys 1000 também sofro pois fica muito reto.

No dia a dia amo andar de moto, não quero parar, mas está ficando complicado.

Do jeito que você falou, minha próxima moto grande será Sport touring.

...........

Sobre exercícios, faço muito; acadêmia, fortalecimento do CORE, caminhada e ciclismo. Além de alongamentos específicos ao meu problema, também a auto-massagem.

07 Dez 2017, 10:21

Imagem

Primeiramente, onde é seu problema, em qual região?

Eu tenho problema na lombar, pra ajudar uso protetor de coluna e moto com guidão baixo tb me é melhor pois fica mais peso distribuído para os braços e pernas (outras motos tb, mas guidão baixo vai mais peso para os braços, prefiro assim).

Custom com os pés a frente me matam de dor pois fica pouco peso para braços e pernas, todo o peso concentrado na bunda ferrando a lombar.
Mas isso é contornável com bancos que apoiem bem a lombar, o ideal é fazer um banco sob medida.

Pra quem tem problema de cervical, esportivas (guidão baixo) geralmente são péssimas pois o pescoço fica virado para trás.

[ ]'s

Editado pela última vez por Kuati em 07 Dez 2017, 10:27, em um total de 1 vez.

07 Dez 2017, 10:25

Nos tempos antigos acho que a Falcon era a moto certa. Muito confortável, boa suspensão e não era pesada demais.

Hoje, talvez a Ténéré.

Para quem tem problema de coluna, além da suspensão, tem que ver questões de altura e peso da moto.

07 Dez 2017, 10:26
Perfil Visitar website do usuário

Trail varia muito, pra quem tem problema de lombar trail pode não ser a melhor opção pois vai praticamente nada de peso do tronco para os braços, geralmente quem tem problema de lombar trail é complicado, por mais pica das galáxias que seja a suspensão.

A moto mais confortável que tive foi a Ninjinha 250, banco com pouca espuma mas macio, guidão nem muito baixo nem muito alto mais próximo do tronco (bom para baixote), pedaleiras pouco recuadas (boa distância da pedaleira para o topo do banco).

http://cycle-ergo.com/

Este site aí é muito bom pra ter uma noção, mas o ideal é estudar seus problemas e ver o q vai melhor pra vc, um test-bunda já ajuda, mas um test-ride mais de algumas quadras já dá pra matar se a moto veste bem pra vc, mas isso somente caso vc já tenha estudado e saiba o q lhe é mais ergonômico.

[ ]'s

Editado pela última vez por Kuati em 07 Dez 2017, 10:43, em um total de 1 vez.

07 Dez 2017, 10:36

Kuati escreveu:
Imagem

Primeiramente, onde é seu problema, em qual região?

Eu tenho problema na lombar, pra ajudar uso protetor de coluna e moto com guidão baixo tb me é melhor pois fica mais peso distribuído para os braços e pernas (outras motos tb, mas guidão baixo vai mais peso para os braços, prefiro assim).

Custom com os pés a frente me matam de dor pois fica pouco peso para braços e pernas, todo o peso concentrado na bunda ferrando a lombar.
Mas isso é contornável com bancos que apoiem bem a lombar, o ideal é fazer um banco sob medida.

Pra quem tem problema de cervical, esportivas (guidão baixo) geralmente são péssimas pois o pescoço fica virado para trás.

[ ]'s

Lombar -> anterolistese grau 1 - L5-S1 (É o escorregamento da vértebra sobre a outra), degeneração discal, abaulamento posterior no mesmo nível.

Qual protetor de coluna usa? Tem foto, modelo?

Valeu

07 Dez 2017, 10:40

Tenho um Dainese. Resolvi comprar um de marca pois houve relato aqui de alguém que ficou paraplégico usando um protetor de coluna de marca genérica.

Mas comprei mesmo é para apoio lombar, pra mim é mais para isto:
Imagem

[ ]'s

07 Dez 2017, 10:47

Kuati escreveu:
...houve relato aqui de alguém que ficou paraplégico usando um protetor de coluna de marca genérica.
[ ]'s

:shock:

07 Dez 2017, 12:23

Saurus escreveu:

Imagem

Q carro e esse?!? Parece mais confortavel q minha cama!

07 Dez 2017, 12:24

Dica:

Fortalecer a musculatura. Não precisa ficar maromba não, só o suficiente pra melhorar a sustentação.

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)

07 Dez 2017, 12:37

RMD escreveu:
Saurus escreveu:

Imagem

Q carro e esse?!? Parece mais confortavel q minha cama!
Está parecendo o Maybach

Abraços Du.

07 Dez 2017, 12:55

Pro dia a dia eu ia de Falcon, mas o foda seria assalto.
Eu achei a suspa da Lander meio dura para que a coluna não sinta,
Dica preciosa é essa do Bira, fortalecer a musculatura abdominal ajuda pra caralho. Sei por experiencia prórpria. Paro de malhar, volta a barriga e em seguida haja tandrilax pra destravar a lombar.

07 Dez 2017, 13:10

quem tem problema de coluna, não devia andar longos períodos de moto.

07 Dez 2017, 13:14
Perfil ICQ

..Narigudo experimente a quiropraxia ou osteopatia. A manipulação vertebral aliada às massagens terapêuticas são ótimas p a dor que tu tens.

07 Dez 2017, 13:41

Aline Lander escreveu:
..Narigudo experimente a quiropraxia ou osteopatia. A manipulação vertebral aliada às massagens terapêuticas são ótimas p a dor que tu tens.

pilates pra reforçar a musculatura também é uma boa. uma a duas sessões semanais são suficientes. ;-)

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)

07 Dez 2017, 13:44
Responder   [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo