Quer receber notificações de novas mensagens?
Para receber notificações de novas mensagens no seu navegador ou celular basta seguir as instruções postadas neste tópico.

Dúvida sobre amaciamento de uma moto

Grupo de discussão geral sobre motos.
marcos4503
Novato

Dúvida sobre amaciamento de uma moto

Mensagem por marcos4503 » 24 Mai 2020, 12:02

Oi Galera do fórum! Sou novato por aqui e também no mundo das motos.

A primeira moto que comprei foi uma CB 500F do ano de 2019. Comprei ela sendo 0km e estou a amaciando desde os 150km aproximadamente, atualmente já estou nos 5300km rodados. Quando ela era mais nova, por volta dos 150km até os 1500km ela era muito agressiva, tanto na aceleração quanto no freio motor. Deixe-me explicar...

Se eu desse uma aceleradinha a mais, eu conseguia sentir ela dando um tranco e respondendo a aceleração na hora, ela era muito sensível a qualquer movimento com a manopla do acelerador (daí a agressividade que eu estou tentando descrever), e se eu soltasse o acelerador ela dava outro tranco e o freio do motor era mais agressivo, tanto é que quando ela era mais nova, eu era mais acostumado a reduzir aproveitando bastante do freio motor (claro que fazia isso enquanto pressionava o manete de freio da frente e o freio de trás também). Eu comecei a notar essa "perda de agressividade" por volta dos 3000km, hoje em dia ela é suuuper macia (não que isso seja ruim é claro) eu sinto que ela ainda tem a mesma potência, se eu acelero o manete, ela ainda sobe os giros como antes, mas aqueles trancos que ela dava antes, hoje são quase inperceptíveis, o freio motor é muito mais fraco do que antes, hoje se eu quero freiar tenho que usar bem os conjuntos de freios e ir reduzindo a marcha junto (antes o freio motor era fortinho até na terceira marcha, mesmo por volta de uns 60km/h, hoje o freio motor da terceira marcha por volta de 60km/h quase não existe).

Outra coisa que eu notava quando ela era mais nova era o seguinte. A arrancada dela, se eu não controlasse bem a embreagem, ela era muito agressiva, hoje em dia, ela arranca muito suave, da a impressão que ela ta mais fraca sabe? (a regulagem tanto do acelerador quanto da embreagem não mudaram)

Queria saber se isso é normal. Peço desculpas se não consegui descrever bem haha essa é minha primeira moto e as vezes fico preocupado e me perguntando se isso é normal, ou se tem algo errado com ela. Já levei na Honda e os mecânicos falam que é normal, mas eu notei isso por que sempre ando nela, todos os dias indo ao trabalho e voltando.
Russo
Mito

Re: Dúvida sobre amaciamento de uma moto

Mensagem por Russo » 24 Mai 2020, 12:43

É a sua primeira moto?
Qual foi a sua experiência anterior com motos?
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
marcos4503
Novato

Mensagem por marcos4503 » 24 Mai 2020, 13:09

Sim, é a minha primeira moto, porém, na auto escola andei durante umas 3 semanas numa Honda CG 125 (era antiga, ainda era carburada e painel analógico). Depois de passar pela auto escola, andei varias vezes numa CB 300R 2012 do meu pai. Mas todas já estavam amaciadas. A da auto escola quase não existia freio motor, mas é uma cilindrada muito baixa, e como era uma moto bem surradinha, não considerei ela como base... A CB300 do meu pai ainda tem a forcinha dela, mas tem uma ciclistica, algo muito diferente da minha. Nunca havia andado numa moto com mais de 300 cilindradas ou mais de 1 cilindro. A minha é a primeira :)
Editado pela última vez por marcos4503 em 24 Mai 2020, 13:11, em um total de 1 vez.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber » 24 Mai 2020, 13:10

Russo escreveu:É a sua primeira moto?
Pois é...
Palpito que é só o aspecto novidade...
Veio de moto x, pegou essa zero, tava aprendendo, já tá mais confiante...

saudações

marcos4503
Novato

Mensagem por marcos4503 » 24 Mai 2020, 13:20

Rauber escreveu:
24 Mai 2020, 13:10
Pois é...

saudações
As vezes penso ser isso, se é por que já to mais confiante a já a domino melhor e tal. Tipo... Pra min ela não perdeu a potência, ela ainda entrega os giros normalmente e tal, mas aqueles trancos, toda aquela "estupidez" que ela tinha kkkkk aquilo acabou, quase não se sente mais trancos ao passar marcha, usar freio motor, acelerar e etc. A minha única preocupação é de ser algo no motor, embreagem ou algo assim.

Uma vez eu estava andando normalmente, não tava correndo nem nada, dai simplesmente o manete da embreagem ficou super mole e a moto não respondia a aceleração. Era como se eu tivesse com a embreagem apertada 100%. Isso aconteceu no meio de uma rua reta, a moto simplesmente foi parando sozinha, dai eu liguei a seta e encostei na direita da rua, desliguei o motor com o quebra corrente pra ele não morrer e quando olhei pro motor, tava lá, aquela bolinha que segura o cabo da embreagem na presilha da embreagem no motor, tinha soltado.

O motor tava meio quente mas mesmo assim consegui prender a bolinha do cabo da embreagem de volta na presilha com a mão, mesmo assim o manete continou baixo, mas pelo menos eu consegui voltar a passar marcha. Eu coloquei a primeira e fui de segunda e primeira até a Honda de novo (não se isso já aconteceu com alguem, mas foi super bizarro kkkk). A manete da embreagem ficou super baixo, dai levando na Honda o mecânico falou que o cabo se soltou por que a regulagem tava baixa, e a presilha soltou por que não tinha pressão pra segurar a bolinha na presilha. O camarada regulou o manete e a lavanquinha lá no motor, e pronto, a embreagem voltou ao normal.

Foi algo mt bizarro e nunca tinha rolado comigo ou alguem que conhecesse. Por isso depois desse dia fiquei com receio de ter estragado algo na embreagem kkkk

Imagem

(Essa é a lavanquinha que me refiro)
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 24 Mai 2020, 19:21

Rauber escreveu:
Pois é...

saudações
Foi por isso que eu perguntei...

Ae kamerad 03...

Parece que está ocorrendo um fenômeno chamado "aprendizado"...
... mas não se preocupe, se for isso até que é uma coisa boa.

Soçarba!
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD » 24 Mai 2020, 21:49

De duas uma.

1. Você se acostumou com a moto e não está achando tão "agressiva".

2. Essa do cabo soltar e a CC regular pra você. Pode ser que tenham deixado a embreagem levemente acionada. Assim fica patinando não passando totalmente a força do motor para as rodas.
BIZ 125 "foguetinha" => CB 500 "Cebolinha" => Intruder 125 "trudinha" => xtz 125k "Smurfete"=>CB 450 DX 89 "Mumm-ra" + Neo 125 "Neovosa" => FZ150 "RBD GAY D+++++" by meu b0feh :roll:
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi » 25 Mai 2020, 09:57

marcos4503 escreveu:
24 Mai 2020, 13:20
Uma vez eu estava andando normalmente, não tava correndo nem nada, dai simplesmente o manete da embreagem ficou super mole e a moto não respondia a aceleração. Era como se eu tivesse com a embreagem apertada 100%. Isso aconteceu no meio de uma rua reta, a moto simplesmente foi parando sozinha, dai eu liguei a seta e encostei na direita da rua, desliguei o motor com o quebra corrente pra ele não morrer e quando olhei pro motor, tava lá, aquela bolinha que segura o cabo da embreagem na presilha da embreagem no motor, tinha soltado.
Essa alavanca da foto é que aciona o mecanismo da embreagem, se esse cabo quebra ou escapa não tem mesmo como acionar. A diferença na regulagem pode ter sido causada porque o terminal do cabo estava mal encaixado e ao recolocar você o posicionou corretamente, criando uma diferença de alguns milímetros e fazendo com que fosse necessário regular novamente no parafuso da manete.

Sobre o que você disse da moto dar trancos na aceleração ou desaceleração isso é questão de hábito. Você tem que soltar o manete da embreagem progressivamente e trocar as marchas da moto para que a velocidade dela esteja sempre compatível com o giro do motor.

A melhora que você notou foi na sua forma de operar os comandos da moto e não nela especificamente.

Seja bem-vindo, o começo é assim mesmo, com o tempo você vai se entrosar com a moto e nem vai lembrar mais de "caprichar" na embreagem. ;-)
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & DL-1000 V-strom
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta » 25 Mai 2020, 10:32

Resumindo: quem foi"amaciado" foi o piloto!
Agostinho
DL 650 ABS e NMax 160 (à venda)
marcos4503
Novato

Mensagem por marcos4503 » 25 Mai 2020, 20:00

froesdamotta escreveu:
25 Mai 2020, 10:32
Belo resumo haha

Acho que foi a moto quem me amaciou!

Sobre a resposta do minholi

Acredito que seja realmente isso que você mencionou! Acredito que enquanto o cabo tava "querendo" soltar ele tava com uma pequena folguinha, e quando finalmente soltou e arrumamos, essa folguinha foi ajustada corretamente, gerando essa diferença que notei! Mas realmente creio que não seja questão dela estar levemente acionada, visto que eu deixei uma boa folguinha pra evitar queima da embreagem.

Muito obrigado pessoal!
Jota
Jota

Mensagem por Jota » 25 Mai 2020, 21:13

froesdamotta escreveu:
25 Mai 2020, 10:32
Ótima síntese! ;-)
Jota - Belzont

I find television very educational. Every time someone switches it on I go into another room and read a good book.
Marx, Grouxo Marx.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber » 25 Mai 2020, 21:18

Cuidado com as folguinhas:
Algumas são necessárias

Na ânsia de futricar acabamos querendo zerar essas folgas gerando até uma pré carga

Exemplo:
Cabos de acelerador A e B
Aqueles 1 ou 2 mm no manete são necessários

saudações

JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo » 26 Mai 2020, 15:18

Rauber escreveu:
25 Mai 2020, 21:18
Exemplo:
Cabos de acelerador A e B
Aqueles 1 ou 2 mm no manete são necessários
Acelerador no manete?

:yeahrite:

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber » 26 Mai 2020, 15:19

Manopla
Sorry

saudações

JulioMD
Novato

Mensagem por JulioMD » 28 Jun 2020, 17:32

Blz? Também estou voltando, mas nunca fui embora realmente. Como estava sem moto há um bom tempo, comprei uma 500x 2020 usada (100km!) agora em junho e vim tocando de brasilia para bh. Realmente, no início a aceleração e freio motor são mais sentidos, a moto está mais "justa". Até os 1000km ainda dá para sentir a diferença!
Yell
Motoqueiro

Mensagem por Yell » 02 Jul 2020, 01:40

Interessante esse relato do colega! lembrei que quando tive minha primeira moto, uma Falcon 2000, por medo de problemas cronicos, acabei descobrindo o Debate moto&tecnica. Isso em 2001! mal sabia eu que a Falcon nao tinha problema e sim era o problema! matando a piadinha dos m@adianos na raiz!

bom aprendizado, Marcos!
Yell

Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Demo
Mito

Mensagem por Demo » 04 Jul 2020, 14:47

Minha primeira moto foi uma XLX350R, quando estava a 100/110 achava que já estava voando.

Depois veio uma CB500, 100/110 já não sentia nada, só começava a voar depois dos 130.

Depois, o voar foi ficando cada vez mais rápido.

A única coisa que mudou em todo o tempo, foi a minha sensação ao pilotar.

Sobre as folgas, deixe com folgas como o @Rauber falou, não deixe todos os cabos justos, o conjunto mecânico não gosta disso.

Só ajuste quando tiver muita folga.

Não foi um ou dois que passaram por aqui, que descobriram que a moto ainda tinha uns 20km/h depois que afrouxaram os cabos que "ajustaram" antes.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta » 04 Jul 2020, 17:23

Demo escreveu:
04 Jul 2020, 14:47
......

Não foi um ou dois que passaram por aqui, que descobriram que a moto ainda tinha uns 20km/h depois que afrouxaram os cabos que "ajustaram" antes.
Explica aí o porque desse ganho! Fiquei curioso!
Agostinho
DL 650 ABS e NMax 160 (à venda)
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD » 04 Jul 2020, 21:57

Talvez seria por não deixar a embreagem acoplar 100%.
BIZ 125 "foguetinha" => CB 500 "Cebolinha" => Intruder 125 "trudinha" => xtz 125k "Smurfete"=>CB 450 DX 89 "Mumm-ra" + Neo 125 "Neovosa" => FZ150 "RBD GAY D+++++" by meu b0feh :roll:
Demo
Mito

Mensagem por Demo » 05 Jul 2020, 15:59

RMD escreveu:
04 Jul 2020, 21:57
Talvez seria por não deixar a embreagem acoplar 100%.
@froesdamotta

por isso mesmo!!

rodam com a embreagem patinando!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Responder