Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

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froesdamotta
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por froesdamotta » 15 Jul 2019, 07:24

São dois drenos de óleo?
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Ander
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Ander » 15 Jul 2019, 10:41

São dois bujões, dois cárter tbm. Nem tudo é perfeito kkk
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Daninean
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Daninean » 15 Jul 2019, 10:58

Interessante 2 bujões.

Ontem passou uma Tenere, acho que eram 4 farois redondinhos, bonita a bicha
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

Psn: Daninean
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Bira » 15 Jul 2019, 16:04

Daninean escreveu:
15 Jul 2019, 10:58
Interessante 2 bujões.
a Indian também tem dois bujões, um pro óleo do cárter e outro pra drenar o radiador de óleo. E na hora de encher o reservatório de novo é em duas etapas: coloca uns 3-3,5l, dá uma partida e espera apagar a luz (pra bombear o óleo pro radiador) e aí então completa o resto. São 5,4 litros ao todo.

eu tô enrolando pra trocar o óleo porque tenho outras manutenções pra fazer (que não tenho como fazer em casa por falta de conhecimento/ferramental/espaço), senão já tinha trocado. quando chegar a peça (linha de freio traseira, tá vazando e eu encomendei uma original - pra fazer outra de aeroquip ia ter que desmontar a moto inteira pra tirar a peça e tirar a medida) eu levo no mecânico e já faço logo tudo (óleo do motor + filtro, troca dos retentores e óleo das bengalas e troca da linha de freio traseira, além de um confere geral na motoka).
Abç,
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Saurus
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Saurus » 15 Jul 2019, 16:41

Bira escreveu:
15 Jul 2019, 16:04
Daninean escreveu:
15 Jul 2019, 10:58
Interessante 2 bujões.
a Indian também tem dois bujões, um pro óleo do cárter e outro pra drenar o radiador de óleo. E na hora de encher o reservatório de novo é em duas etapas: coloca uns 3-3,5l, dá uma partida e espera apagar a luz (pra bombear o óleo pro radiador) e aí então completa o resto. São 5,4 litros ao todo.

eu tô enrolando pra trocar o óleo porque tenho outras manutenções pra fazer (que não tenho como fazer em casa por falta de conhecimento/ferramental/espaço), senão já tinha trocado. quando chegar a peça (linha de freio traseira, tá vazando e eu encomendei uma original - pra fazer outra de aeroquip ia ter que desmontar a moto inteira pra tirar a peça e tirar a medida) eu levo no mecânico e já faço logo tudo (óleo do motor + filtro, troca dos retentores e óleo das bengalas e troca da linha de freio traseira, além de um confere geral na motoka).
A XT600E também tem 2 bujões. Um embaixo do motor e outro no quadro. É que o reservatório de óleo dela é no próprio quadro. Se não retirar os 2 bujões, dá pressão negativa e não sai o óleo velho todo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Luigi » 15 Jul 2019, 16:44

Se não me engano, a Falcon também tinha 2 bujões.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Daninean » 15 Jul 2019, 17:28

Saurus, o óleo do motor armazenado no quadro :o
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por marquinho » 15 Jul 2019, 18:00

Ander escreveu:
11 Jul 2019, 23:40
Continuando, ontem foi dia de renovar a graxa no link.

Hoje foi dia do cardã ganhar uma graxa em alguns pontos, apesar da única manutenção prevista ser o óleo a cada 20kkm.

Falta trocar fluído de freio, óleo/filtro e óleo do cardã.

Marquinho nunca me preocupei com mexer no tbi, não chego a desmontar, sei que o Manuel prevê uma sincronização na manutenção, mas nunca fiz em nenhuma moto com injeção.
Hmmm , eu queria fazer mas não tenho os vacuometros , teria que comprar e é um troço caro que quase nunca se usa.

Top essa geral nos rolamentos da suspensão!! ;-) Fiz na minha fazer150 , que é bem mais simples, só no braço oscilante.
Essa limpeza dos rolamentos da suspensão traseira eu nunca fiz na zx6, o manual diz que não precisa pois são selados com graxa dentro.
Na sua moto o manual manda fazer?

Acho estranho o manual dizer que não precisa de manutenção de troca de graxa. :yeahrite:
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
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Honda NX 150 1990 Vermelha
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Russo » 15 Jul 2019, 18:02

Daninean escreveu:
15 Jul 2019, 17:28
Saurus, o óleo do motor armazenado no quadro :o
Carter seco, nunca ouviu falar?

Nas XT 600 o óleo é armazenado no quadro, nas Buell, na balança, nas HDs Softail e Sportsters, num reservatório sob o banco.
Alguém escreveu: ...Dentre as principais vantagens deste tipo de construção destacam-se:
- Diminuição da altura do motor pois não precisa ter um cárter grande para armazenar o óleo, este o é feito em um cárter externo que, na 3TB (e outras XT600E) fica localizado no quadro, parte superior e frontal do mesmo. Em outras aplicações, isto é muito vantajoso devido a diminuição da altura do centro de gravidade e consequente melhora da estabilidade "em curvas". No caso da XT600E, o objetivo deve ter sido aumentar a altura livre do solo, facilitando a transposição de obstáculos (esta é a primeira divagação...).
- Melhora da refrigeração do óleo lubrificante e do motor, por consequência. No caso da XT600E, a superfície do cárter externo é usada para trocar calor e melhor ainda, no caso das XT600Z, existe um radiador de óleo colocado no circuito que faz esta troca de calor de forma mais eficiente...

http://xt6003tbemreforma.blogspot.com/2 ... acoes.html
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Ander » 15 Jul 2019, 19:36

marquinho escreveu:
Ander escreveu:
11 Jul 2019, 23:40
Continuando, ontem foi dia de renovar a graxa no link.

Hoje foi dia do cardã ganhar uma graxa em alguns pontos, apesar da única manutenção prevista ser o óleo a cada 20kkm.

Falta trocar fluído de freio, óleo/filtro e óleo do cardã.

Marquinho nunca me preocupei com mexer no tbi, não chego a desmontar, sei que o Manuel prevê uma sincronização na manutenção, mas nunca fiz em nenhuma moto com injeção.
Hmmm , eu queria fazer mas não tenho os vacuometros , teria que comprar e é um troço caro que quase nunca se usa.

Top essa geral nos rolamentos da suspensão!! ;-) Fiz na minha fazer150 , que é bem mais simples, só no braço oscilante.
Essa limpeza dos rolamentos da suspensão traseira eu nunca fiz na zx6, o manual diz que não precisa pois são selados com graxa dentro.
Na sua moto o manual manda fazer?

Acho estranho o manual dizer que não precisa de manutenção de troca de graxa. :yeahrite:
Provavelmente não menciona lubrificação pq qndo der folga, troca os rolamentos rs.
Balança e cx direção constam com manutenção aos 50.000km na ST, do link não achei, mas onde dá meto graxa.
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Daninean » 15 Jul 2019, 22:02

Russo tinha ouvido pir cima sobre cárter seco mas não imaginava que o óleo ficava em outro local, pensava mais como um óleo que ficasse constantemente em dutos e não parado no fundo do motor.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Russo » 16 Jul 2019, 08:04

Daninean escreveu:
15 Jul 2019, 22:02
Russo tinha ouvido pir cima sobre cárter seco mas não imaginava que o óleo ficava em outro local, pensava mais como um óleo que ficasse constantemente em dutos e não parado no fundo do motor.
O óleo fica no fundo do motor em motos que tem o cárter úmido, que são a maioria.
Enquanto o motor está ligado a bomba de óleo faz o mesmo circular pelo motor. Quando desliga o motor, o óleo vai para o fundo do motor (cárter úmido) ou para o reservatório (cárter seco).
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Saurus » 16 Jul 2019, 09:47

Daninean escreveu:
15 Jul 2019, 17:28
Saurus, o óleo do motor armazenado no quadro :o
Sim. Você já viu onde fica a vareta de inspeção do nível de óleo da XT600E? Por quê o espanto?
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Renato_sbc » 31 Jul 2019, 00:02

Saurus escreveu:
16 Jul 2019, 09:47
Daninean escreveu:
15 Jul 2019, 17:28
Saurus, o óleo do motor armazenado no quadro :o
Sim. Você já viu onde fica a vareta de inspeção do nível de óleo da XT600E? Por quê o espanto?
Tem coisas que só uma XT600 faz por você.
Medir o óleo montado na moto sem dobrar as costas é uma delas. kkkk
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Renato_sbc
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Renato_sbc » 31 Jul 2019, 00:11

A cada ano ou dois a Sportster pede uma revisão na elétrica.
É incrível como os fusíveis e relês ficam oxidados nela, e como os terminais da bateria (original) soltam...

Dessa vez não troquei tudo, apenas limpei o barro, dei uma lixada de leve prá tirar a oxidação dos terminais, passei um limpa contato no suporte dos fusíveis e relês, completei a água da bateria (que é 'selada', linha TX, mas na prática você pode abrir e colocar água), e remontei tudo.

A bateria atual tem terminais em aço com porca e parafuso, muito mais confiáveis que os em chumbo da original (com parafusos rosquedos direto no chumbo, por isso soltam). Um reaperto geral e a motoca que quase não dava partida agora ganhou vida nova em 2 horas de diversão.

Amanhã é dia de lavar o filtro de ar, que trabalha exposto, o TBI e em especial o atuador da marcha-lenta.
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Daninean » 31 Jul 2019, 11:10

Valeu pela foto Renato, até procurei no google mas não aparecia uma especifica igual essa foto.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Robson » 31 Jul 2019, 12:20

Daninean escreveu:
15 Jul 2019, 17:28
Saurus, o óleo do motor armazenado no quadro :o
Na Buell, o oleo fica na balança e o tanque de combustível é o próprio quadro rs
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Saurus » 31 Jul 2019, 14:41

Procurando pastilhas de freio para o Lead. E aí? Fischer ou Potenza? Orgânica ou Semi-metálica?

Original Rôunda @ R$ 250,00+
Fischer, Potenza @ +/- R$ 50,00
Fabreq, Cobreq, GP e várias outras @ +/- R$ 25,00

Velocidades raramente chegam ou ultrapassam os 60 Km/h, uso unicamente urbano, clima de Hell de Janeiro (temperado com 4 estações muito bem definidas, sendo Calor do Caralho, Calor da Porra, Calor Féladaputa, Calor dos Infernos), muitos alagamentos quando chove.
Editado pela última vez por Saurus em 31 Jul 2019, 16:06, em um total de 1 vez.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Daninean » 31 Jul 2019, 14:45

Minha ultima experiencia com a Fischer não foi boa, iria de Potenza ou Cobreq que não faça barulho
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

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Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Rauber » 31 Jul 2019, 16:06

Sobre troca da lã do escapamento

...

Pra quem tem um mínimo de curiosidade, tempo e/ou não rasga dinheiro

Em vez de ficar sentado no sofá comprando pelo aplicativo e gastar 75 reais

Imagem

Depois mais $ 300 pra substituir e fazer o remap da injeção


Qualquer madeireira/ferragem tem a placa de lã de rocha

Comprei 60 cm x 120 cm x 5 cm por 20 reais

Imagem



Dá pra fazer tranquilamente 3 escapamentos

20 ÷ 3 mais uns 12 rebites dá 10 reais +/-

Se vc não tiver uma rebitadeira em casa, uma furadeira, umas meia dúzia de ferramentas, uns rebites sobrando... Na boa, pede pra vó quando for tomar chá com ela... Ou compra no ML e paga caro mesmo kkk


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..


Depois de pelo menos 4 anos só tinha isso dentro

Imagem

Imagem


Escape wacs que não damos nada, bem inteiro por dentro mesmo com 10 anos de uso


Imagem

Tive um roncar que nuns 3 anos o metal dentro tava igual um chapéu velho

..

Agora só levar no mecânico pra fazer o remap da gs500, aprendi aqui no [email protected]


Entre começar e terminar de passar um pano na área pra limpar a sujeira deu no máximo 1h30m



saudações


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