Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Avatar do usuário
Saurus
Mito
Mensagens: 18520
Registrado em: 26 Dez 2007, 09:39
Localização: Nova Friburgo e Rio de Janeiro

Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Saurus » 03 Jul 2012, 14:25

Recentemente assisti a um vídeo no iutúbi de um sujeito que gravou com uma GoPro seu trajeto do trabalho para casa em Ho Chi Minh (o antigo nome da cidade era Saigon) com uma Vespa de 1964. Muito se fala sobre o caos que é o trânsito nessas cidades da Ásia, mas não achei tããããããuuuuummmm caótico assim, consegui entender uma certa "organização" naquele trânsito. Por exemplo, reparei que:

1) Praticamente ninguém anda à pé na cidade.
2) Os carros e demais veículos de 4 ou mais patas trafegam quase que exclusivamente no lado esquerdo da pista (ao menos em Ho Chi Minh me pareceu que o lado dos motoristas nos carros, etc é como no Brasil e a maioria dos países ocidentais, ou seja, do lado esquerdo e a mão é a que estamos mais habituados).
3) A quantidade de scooters trafegando é simplesmente absurda e o trânsito praticamente todo é desses veículos, imagino que uns 50 scooters para cada carro ou qualquer outro "quadrúpede".

Baim, esse vídeo despertou um certo "interesse" de minha parte por scooters, fiquei pensando que talvez seja um veículo divertido e aprazível de guiar. Então me veio à idéia de criar um tópico único neste latifúndio que tratasse apenas de scooters, coisas como modelos, lançamentos, desempenho, motorização, equipamentos, vantagens e desvantagens entre modelos de mesmo porte, em fim, tudo sobre o "scooter's world".

Me interessei muito nos scooters de até 50cc, em função do preço e da praticidade para deslocamentos em vias de até 60Km/h. Mas também fiquei sabendo que a questão de emplacamento e licenciamento é de competência municipal a exigência de placa, regsitro, etc. Se não houver a necessidade de registro no DETRAN e emplacamento, logo há como escapar do IPVA e DPVAT. Além disso, para quem já tem CNH categoria "A" nenhuma outra habilitação ou permissão é exigida. Procedem essas informações?

O estilo que mais me agrada são os modernos com linhas mais clássicas como o Piaggio Beverly:

Imagem

Vespa GTS 300i:

Imagem

Espero que o tópico vingue como tópico único para falarmos de scooters.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Avatar do usuário
Marlon GS
Roda Presa
Mensagens: 227
Registrado em: 06 Nov 2008, 14:10
Localização: São Paulo

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Marlon GS » 03 Jul 2012, 14:37

Não sei no Rio, mas em SP andar com Sccoter de 50cc no transito é assinar o atestado de obito na certa.
Minha opnião, teria no minimo uma Burgman 125 para se "arriscar" na cidade, mas creio que o mais "racional" seria a Citycom 300.
Avatar do usuário
Ticano
Motoqueiro
Mensagens: 4903
Registrado em: 07 Abr 2008, 17:45
Localização: Brasília DF
Contato:

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Ticano » 03 Jul 2012, 14:41

O Piaggio é o mais belo, mas se vamos falar de scooter bota uns de verdade aí

Burgmann 650 executive (o sonho do Omega)
Imagem

BMW C600
Imagem

Honda 600 Silverwing
Imagem

Yamaha TMax
Imagem
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Avatar do usuário
Kuati
Mito
Mensagens: 21244
Registrado em: 24 Dez 2007, 17:24
Localização: Cianorte - PR

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Kuati » 03 Jul 2012, 14:42

Andava de Neo 115 aqui no sítio e já achava que faltava, 50cc pra nossa idade/cidade dá não. 50cc é pra piá andar em condomínio fechado.
[ ]'s
Imagem
Avatar do usuário
Saurus
Mito
Mensagens: 18520
Registrado em: 26 Dez 2007, 09:39
Localização: Nova Friburgo e Rio de Janeiro

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Saurus » 03 Jul 2012, 14:46

Eu entendo, mas um iscúti acima de 50cc já entra na faixa que exige registro no DETRAN, emplacamento, IPVA, DPVAT, etc.

Eu postei um vídeo lá no "Esse manja" que mostra uma situação aparentemente caótica e cujo trânsito é, muitas vezes, tido como pior que o de São Paulo (capital) e Rio de Janeiro (capital).

O vídeo é esse:



Ademais, há iscútis e scooters, dependendo do ambiente em que se vai rodar. :-D
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Avatar do usuário
Rubens Melo
Motoqueiro
Mensagens: 2554
Registrado em: 01 Abr 2009, 11:32
Localização: Sarzedo - MG

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Rubens Melo » 03 Jul 2012, 14:49

Vou falar pra vocês, quando trabalhei na suzuki andei algumas vezes em uma AN400 e até hoje não encontrei (andei) em nada tão prático e confortável dentro da cidade, na AN125 eu andei muito também e adorava, é aquilo, todo mundo odeia carro automático até que anda em um, na moto é igual, não tem nada de prazeroso em ficar passando marcha dentro da cidade.

Fora isso, tem a vantagem de estragar tênis/sapato, algumas com um prático porta-objetos, suporte para pendurar sacolas, etc. O que mata mesmo são as rodinhas pequenas da maioria das nossas scooters, perigoso e desconfortável.

Mas acho bem que compraria uma pra rodar no dia a dia.
Avatar do usuário
mov
Motoqueiro
Mensagens: 2700
Registrado em: 08 Jan 2010, 21:28
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por mov » 03 Jul 2012, 14:52

[quote="Saurus"]Recentemente assisti a um vídeo no iutúbi de um sujeito que gravou com uma GoPro seu trajeto do trabalho para casa em Ho Chi Minh (o antigo nome da cidade era Saigon) com uma Vespa de 1964. Muito se fala sobre o caos que é o trânsito nessas cidades da Ásia, mas não achei tããããããuuuuummmm caótico assim, consegui entender uma certa "organização" naquele trânsito. Por exemplo, reparei que:

1) Praticamente ninguém anda à pé na cidade.
2) Os carros e demais veículos de 4 ou mais patas trafegam quase que exclusivamente no lado esquerdo da pista (ao menos em Ho Chi Minh me pareceu que o lado dos motoristas nos carros, etc é como no Brasil e a maioria dos países ocidentais, ou seja, do lado esquerdo e a mão é a que estamos mais habituados).
3) A quantidade de scooters trafegando é simplesmente absurda e o trânsito praticamente todo é desses veículos, imagino que uns 50 scooters para cada carro ou qualquer outro "quadrúpede".

Baim, esse vídeo despertou um certo "interesse" de minha parte por scooters, fiquei pensando que talvez seja um veículo divertido e aprazível de guiar. Então me veio à idéia de criar um tópico único neste latifúndio que tratasse apenas de scooters, coisas como modelos, lançamentos, desempenho, motorização, equipamentos, vantagens e desvantagens entre modelos de mesmo porte, em fim, tudo sobre o "scooter's world".

Me interessei muito nos scooters de até 50cc, em função do preço e da praticidade para deslocamentos em vias de até 60Km/h. Mas também fiquei sabendo que a questão de emplacamento e licenciamento é de competência municipal a exigência de placa, regsitro, etc. Se não houver a necessidade de registro no DETRAN e emplacamento, logo há como escapar do IPVA e DPVAT. Além disso, para quem já tem CNH categoria "A" nenhuma outra habilitação ou permissão é exigida. Procedem essas informações?



Vespa GTS 300i:

Imagem

esta aqui é igual à minha, sem tirar nem pôr.
uma vez falei das vantagens dela para pequenas deslocações, principalmente na cidade
mas iam-me deitando o fogo...
quantos às scooters de maior cilindrada a minha escolha seria sem dúvida a nova t-max 530.
Avatar do usuário
Saurus
Mito
Mensagens: 18520
Registrado em: 26 Dez 2007, 09:39
Localização: Nova Friburgo e Rio de Janeiro

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Saurus » 03 Jul 2012, 14:59

mov, e como é a manutenção dela? É cara (mesmo considerando os padrões europeus)? Apresenta problemas crônicos? Fale mais sobre ela.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Avatar do usuário
Osama B Laden
Dinossauro
Mensagens: 7193
Registrado em: 11 Mar 2009, 16:48
Localização: Issó é problema meu.

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Osama B Laden » 03 Jul 2012, 15:02

Peguei tanto ódio disso ai, dos tempos que andava de Vespa PX 200E, que vaza pelas unhas. :-(
Avatar do usuário
Saurus
Mito
Mensagens: 18520
Registrado em: 26 Dez 2007, 09:39
Localização: Nova Friburgo e Rio de Janeiro

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Saurus » 03 Jul 2012, 15:04

Osama B Laden escreveu:Peguei tanto ódio disso ai, dos tempos que andava de Vespa PX 200E, que vaza pelas unhas. :-(
É? E o que aconteceu que lhe deixou com tanto ódio no coração?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Avatar do usuário
mov
Motoqueiro
Mensagens: 2700
Registrado em: 08 Jan 2010, 21:28
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por mov » 03 Jul 2012, 15:17

Saurus escreveu:mov, e como é a manutenção dela? É cara (mesmo considerando os padrões europeus)? Apresenta problemas crônicos? Fale mais sobre ela.
desta, ainda não posso falar porque só tem +/- 900kms. brevemente vai à primeira revisão
que consta apenas de mudança do óleo de rodagem (amaciamento em brasileiro }:) ) e
verificação dos outros níveis.
na vespa anterior - uma 250gts - (14.000kms) nunca tive nenhum problema. meter gasolina e andar.
vem tudo com garantia de dois anos (na europa seja p que for, é obrigatória a garantia de 2 anos) e
depois disso a manutenção é quase inexistente. claro que pneus não duram muito. eu como acho que
a segurança é fundamental, mudo-os, no máximo cada 4.000 kms, mas também são baratos, pois que,
com menos de 100 euros fazes a desta com o melhor que há.
Avatar do usuário
Osama B Laden
Dinossauro
Mensagens: 7193
Registrado em: 11 Mar 2009, 16:48
Localização: Issó é problema meu.

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Osama B Laden » 03 Jul 2012, 15:18

Saurus escreveu:
Osama B Laden escreveu:Peguei tanto ódio disso ai, dos tempos que andava de Vespa PX 200E, que vaza pelas unhas. :-(
É? E o que aconteceu que lhe deixou com tanto ódio no coração?
1 - Cambio manual (tudo bem, esse ai já élvis hoje).
2 - Estabilidade de bêbado.
3 - Rodas tipo rosquinhas todeschini.
4 - Sempre furava as latas de cerva no porta objeto.

Depois tive uma TT 125 e vi que tudo pode piorar. :lol:
Avatar do usuário
Saurus
Mito
Mensagens: 18520
Registrado em: 26 Dez 2007, 09:39
Localização: Nova Friburgo e Rio de Janeiro

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Saurus » 03 Jul 2012, 15:26

Osama B Laden escreveu:...

Depois tive uma TT 125 e vi que tudo pode piorar. :lol:
Uma dessas?
Imagem
Se for, creio que seu ódio deveria ser de motos trail/dual-purpose. Afinal, essa TT125 nem como escora de porta servia.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Avatar do usuário
mov
Motoqueiro
Mensagens: 2700
Registrado em: 08 Jan 2010, 21:28
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por mov » 03 Jul 2012, 15:34

respeito outras opiniões, mas não estou de acordo com terrorista se estivermos
a falar dos modelos recentes.
eu sei que a minha tem algumas pequenas modificações }:) como por exemplo a
suspensão da bitubo e outros detalhes que a fazem bem mais estável.
devo inclusivamente dizer que a adoro ter na praia e, para tanto, faço quase
300 kms com ela de autoestrada, só parando para abastecer e até hoje
cheguei sempre vivo.
depois o consumo que não chega a 4lts/100kms, seguro de 200 €uros contra
todos os riscos, etc, etc...
Avatar do usuário
Joaquim
Dinossauro
Mensagens: 9564
Registrado em: 17 Jul 2008, 08:27
Localização: River Fish - MJ

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Joaquim » 03 Jul 2012, 15:37

Tomei um capote de Vespa PX200 para nunca mais querer andar nesse treco.
A 80 por hora o bagulho oscila de um lado pro outro e eu me sentia um joão teimoso.
Freio, nem pensar.
"A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor." Roberto Campos
Avatar do usuário
mov
Motoqueiro
Mensagens: 2700
Registrado em: 08 Jan 2010, 21:28
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por mov » 03 Jul 2012, 15:49

Joaquim escreveu:Tomei um capote de Vespa PX200 para nunca mais querer andar nesse treco.
A 80 por hora o bagulho oscila de um lado pro outro e eu me sentia um joão teimoso.
Freio, nem pensar.
já tinha travões de disco nas duas rodas?
Avatar do usuário
Joaquim
Dinossauro
Mensagens: 9564
Registrado em: 17 Jul 2008, 08:27
Localização: River Fish - MJ

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Joaquim » 03 Jul 2012, 16:35

Não, tambor. E na frente era só para enfeite.
"A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor." Roberto Campos
Avatar do usuário
Saurus
Mito
Mensagens: 18520
Registrado em: 26 Dez 2007, 09:39
Localização: Nova Friburgo e Rio de Janeiro

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Saurus » 03 Jul 2012, 16:38

Joaquim, essas PX200 não foram feitas para andar à 80 Km/h. Creio que a velocidade "segura" para esse tipo de iscúti seja até uns 60 Km/h e olhe lá.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Avatar do usuário
kbça
Dinossauro
Mensagens: 9991
Registrado em: 14 Fev 2009, 09:51
Localização: Em breve só pelo rastreador

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por kbça » 03 Jul 2012, 16:46

Bah, o allem ([email protected], [email protected] e Gentalha's) só trocou uma Burgman 400 pq a coluna dele pediu penico... e eu desconfio que o problema foi agravado (já teria antes) por conta da posição de pilotagem, com as pernas esticadas, como nas custom... Sei lá, já não seria a primeira vez que eu sei de reclamações a respeito disso...

Ah, pra bandinhas no bairro até me animaria nessa Beverly... ;-)

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Avatar do usuário
Puma
Mito
Mensagens: 10017
Registrado em: 25 Dez 2007, 19:04
Localização: Terra do Nunca

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Puma » 03 Jul 2012, 16:48

Scooter é show, curti todas que tive.


Vespa é a rainha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Apavorei muito de BWS.

Imagem




fui.............
Puma - Terra do Nunca


Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental.
Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você!
Responder