Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Tio Frei
Mito

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Tio Frei »

Ė desnecessário mas ė legal ver a velocidade aumentando e o giro caindo

Enviado da pqp

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Conta giros pra mim só é essencial em moto manca, tipo na Ninjinha 250, o uso é obrigatório.

Em scooter nada a ver... penso q seja só pra ter um painel mais cheio, penso q poderiam gastar dinheiro com outra coisa, ou mesmo tirar uns reais do preço final do veículo.
Imagem
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh »

qqr coisa sem conta-giros nem considero veículo.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Andrei escreveu:Peguei a SH do Tio Frei na quarta-feira, aproveitei que tinha que tomar a 2a disse da vacina e aluguei uma Fiorino 1.4 pra buscar a moto.

Joinville é perto de Curitiba e pra mim conhecer o dono é mais importante que conhecer o veículo.

É o meu 1° Scotter. Eu só tinha andado de Lambretta e Vespa ... Muito bacana o estilo, achei que seria tipo uma Mobilete mas me enganei, a motinho arranca bem a de 0 a 70 é um pulo. Depois disso é lerda.

Pra uso urbano é muito boa. Eu com meu 1,85 não tive problema nenhum pra encontrar uma boa posição. A ausência do "túnel" que tem nas PCX e Nmax e o assoalho permitem que os pés sejam acomodados em qualquer posição. Mas achei que o banco poderia ser um pouco mais pra trás.

Ainda não me acostumei nas curvas, pois por conta das rodas menores, ao virar um pouco o guidão ela já cai pra dentro, ao contrário da GS, que é um porta aviões pra manobrar.

Compartimento pro capacete é bom, meu Bell Star coube certinho.

Chave de presença também é muito bacana. Baixa o pezinho, a moto desliga, é só sair. Muito prático.

Faróis são bons, nada de extraordinário. Suficientes.

O para-brisa faz muita diferença, é bem legal e como sou alto consigo enxergar por cima dele quando necessário.

Consumo tá em 38.6 km/l por enquanto.

Esqueci de tirar foto com o Frei. Depois fiquei pensando em fazer um relato do negócio, dizer que troquei por um par de patins Imagem

Abraço a todos.

Enviado de meu Mi Note 10 usando o Tapatalk
Foi uma satisfação.

Enviado da pqp

Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

froesdamotta escreveu: 04 Set 2021, 07:17
Saurus escreveu: 04 Set 2021, 00:36
Tio Frei escreveu: 01 Set 2021, 22:43 ...

Imagem
...
Alguém sabe me dizer qual é a utilidade de um conta-giros num scooter com transmissão CVT?
Ajudar a calibrar a tirada de mão do acelerador, depois de atingir a velocidade desejada! ;-)
Deixar o painel mais bonito e "tecnologico"?
Usar como argumento de venda (o da Onda não tem!) ?
1) "Ajudar a calibrar a tirada de mão do acelerador, depois de atingir a velocidade desejada! ;-)"
Se reduzir a aceleração, reduz também a velocidade. A transmissão é CVT. Então esse argumento não tem sentido.

2) "Deixar o painel mais bonito e "tecnologico"?"
E encarecer o produto com um elemento inútil? Sei lá, não faz sentido também.

3) "Usar como argumento de venda (o da Onda não tem!) ?"
É. Se o boneco não sabe que está levando um scooter CVT e que o tacômetro não servir para porra nenhuma na pilotagem, além ser mais uma coisa com risco de quebrar e de ocupar um espaço que poderia ser colocado, por exemplo, um porta-garrafas ou um buraco para guardar moedas, luvas, sei lá, um monte de outras coisas com finalidades mais úteis, isso pode realmente ser considerado uma argumento de venda.

Cara, posição de pilotagem, ergonomia, suspensão, tamanho de rodas, espaço debaixo do banco, assoalho plano ou com túnel, consumo entre outras coisas, eu até acho que são gostos subjetivos, é coisa como como cú (cada um tem o seu e faz dele o que quer), então pode diferenciar entre escolher este ou aquele scooter, mas tacômetro em scooter CVT, não tem o menor sentido.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Saurus, de fato, o cvt, ao estabilizar a velocidade o giro da uma leve caída, eu já tinha essa visão na sh sem tacômetro, agora ficou mais nítido este comportamento e da pra usar a informação sim. Outra curiosidade que tenho sempre é saber o rpm vs velocidade. Pra cvt isso é irrelevante até que se.esteja em velocidade constante.

Enviado da pqp

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

EspacinhoImagemImagem

Enviado da pqp

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Andrei escreveu: 03 Set 2021, 20:59 Peguei a SH do Tio Frei na quarta-feira, aproveitei que tinha que tomar a 2a disse da vacina e aluguei uma Fiorino 1.4 pra buscar a moto...

... Esqueci de tirar foto com o Frei. Depois fiquei pensando em fazer um relato do negócio, dizer que troquei por um par de patins Imagem

Abraço a todos.
@Andrei ,
Tipo assim?

Imagem

Imagem

E o pior é que teve um monte de gente que acreditou kkkkkkk....
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Saurus escreveu:
froesdamotta escreveu: 04 Set 2021, 07:17
Saurus escreveu: 04 Set 2021, 00:36
Tio Frei escreveu: 01 Set 2021, 22:43 ...

Imagem
...
Alguém sabe me dizer qual é a utilidade de um conta-giros num scooter com transmissão CVT?
Ajudar a calibrar a tirada de mão do acelerador, depois de atingir a velocidade desejada! ;-)
Deixar o painel mais bonito e "tecnologico"?
Usar como argumento de venda (o da Onda não tem!) ?
Cara, posição de pilotagem, ergonomia, suspensão, tamanho de rodas, espaço debaixo do banco, assoalho plano ou com túnel, consumo entre outras coisas, eu até acho que são gostos subjetivos, é coisa como como cú (cada um tem o seu e faz dele o que quer), então pode diferenciar entre escolher este ou aquele scooter, mas tacômetro em scooter CVT, não tem o menor sentido.
Escrevi sobre as características pra passar a impressão que tive, na intenção de fornecer subsídios para quem não conhece a moto. Não se trata de questão de gosto.

Quanto ao tacômetro, se for pela tua lógica, carro com câmbio CVT também não precisa. E talvez não precise mesmo ainda mais pra essa geração que sabe cafa vez menos de funcionamento de motores.

Andrei
R1200GORDA
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Russo escreveu:
Andrei escreveu: 03 Set 2021, 20:59 Peguei a SH do Tio Frei na quarta-feira, aproveitei que tinha que tomar a 2a disse da vacina e aluguei uma Fiorino 1.4 pra buscar a moto...

... Esqueci de tirar foto com o Frei. Depois fiquei pensando em fazer um relato do negócio, dizer que troquei por um par de patins Imagem

Abraço a todos.
[mention]Andrei[/mention] ,
Tipo assim?

Imagem

Imagem

E o pior é que teve um monte de gente que acreditou kkkkkkk....
Russo, essa história foi showwwwww ImagemImagemImagem

Andrei
R1200GORDA
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Tio Frei escreveu: 05 Set 2021, 00:06 EspacinhoImagemImagem

Enviado da pqp
Tio freio, só toma cuidado com o que coloca no baú, pois ele recebe muito calor do motor e esquenta bastante! ;-)
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Trajeto de 2km até em casa.

Enviado da pqp

Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Caralho, o Saurus deve ser MUITO divertido em festas e roles hein?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Não sei...
Tem gente daqui que nunca vi em festas e rolês ...
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Andrei escreveu: 05 Set 2021, 09:16 ...
Quanto ao tacômetro, se for pela tua lógica, carro com câmbio CVT também não precisa. E talvez não precise mesmo ainda mais pra essa geração que sabe cafa vez menos de funcionamento de motores.
...
Minha lógica é a seguinte:

1) Para que serve um tacômetro? Para termos a informação instantânea de em que frequência o motor está trabalhando.

2) Mas para que queremos/precisamos dessa informação? Para sabermos se o motor está numa frequência de bom aproveitamento do torque gerado, visando melhor desempenho e maior economia possível de combustível e selecionarmos a redução de transmissão mais adequada para a velocidade que desejamos.

3) Mas e se não é o condutor que faz a seleção de qual redução deve ser usada naquele instante/velocidade ou necessidade de torque, mas sim é uma sistema automático da máquina quem faz essa seleção? Então não o MSP não precisa dessa informação, quem precisa é a máquina.

Ou seja, quem precisa da informação é quem fará a seleção de redução mais adequada à necessidade de torque ajustando para melhor torque com maior economia de energia que a máquina pode prover.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Saurus, por que nao te calas?

o contagiros no cvt é util sim.. no burgao eu consigo andar a 110km/h com 500 giros pra mais ou pra menos. com uma leve mudança no acelerador.. eu sempre ando nos 500 a menos. .quando entra uma subida, a velocidade cai um pouco.. nos 500 acima a velocidade se mantem.. a diferença no consumo é notória.. de 23 a 28, dependendo exclusivamente se vc sabe usar as informações do painel .. mas sei que exigir isso de quem nao entende de moto é um erro meu..

SAURUS.. nao precisa ser chato o tempo todo, pô. bancar o sabichão sem conhecer porra nenhuma não te faz ser considerado um cara "esperto", e sim um tontão!!!

abraços!!!
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Unnamed
Novato

Mensagem por Unnamed »

Eu não uso lampejador de farol, até esqueço que tem isso na moto, mas evito comprar moto que não tenha. Dado o preço que as motos estão, nada justifica vir sem uma coisa tão simples. Conta giros é quase a mesma coisa, a exceção são as motos que tradicionalmente não o tem, como algumas custom.
Optimus Leo
Mito

Citycom vs Downtown vs SH300

To na duvida entre essas 3.

Citycom e Downtown tem mais a venda (mais modelos vendidos), porém as SH300 parecem em média ser menos rodadas...da para achar várias bem pouco rodadas em preços mais competitivos que as outras 2.

Será que a SH300 é tão ruim de mercado assim? É a que mais me apetece, porém parece ser que a tem menos espaço embaixo do banco (algo importante para mim, por algo quero scooter).

As Citycom que estão com preço bom são CBS e não ABS, enquanto a Downtown e SH300 ambas tem ABS.

Tenho que ver os preços de manutenção, especialmente troca da correia e a longevidade de cada uma. Mas sei que não é barato, até a Citycom a correia acho que são uns 500-600 reais.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

E a Xmax Leo? Não te interessa?
É a que tem o melhor espaço sob o banco!
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
Optimus Leo
Mito

Muito mais cara e além do que pretendo gastar. Não quero gastar mais de 20k, se fosse na faixa dos 17-18 seria o ideal.

Também acho que é a mais manca.
Responder