Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Kuati »

ADV 750 deve ser mais robusto e ter manutenção bem mais em conta... nada de trocar correias por exemplo... nem imagino o preço de troca de correias de um TMax 530...

Além de bastante mecânico dar conta, nem correia tem, TMax 530 é todo zoado, meio moto, meio scooter, bem diferentão.

Porém, creio q o T-Max ande mais que o ADV 750, mas o ADV tem a gigantesca vantagem de rodar em rodovia detonada sem chorar.
Imagem
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

adv o povo chora na troca dos pneus..rsrsr

fora que a adv750 nao tem o banco confortável comparado ao das scooter jet
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Principal problema do ADV pra mim é q não consigo gostar do visual, não é tão feia mas tb não é bonita.

Já o T-Max 530 dos últimos vendidos aqui acho massa pra caramba.

Os novos T-Max 560 (q não vieram para cá) não gostei, deixaram muito arrendondado, perdeu agressividade.
Imagem
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Ontem, o algoritmo me indicou um vídeo de uma Haojoe Scooter 150. Bem bonita a bixinha, com ABS dual channel.
Pelo o que vi no vídeo teria coragem de lançar mão da PCX, dependendo do preço, do "but teste" e da qualidade geral de montagem.
Em se tratando de chinesas sempre fica o receio do efeito Traxx, Dafra e similares. :md:

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Haojue é coisa boa. Mas tudo depende da precificação no Brasil.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Optimus Leo escreveu: 21 Set 2021, 10:47 Haojue é coisa boa. Mas tudo depende da precificação no Brasil.
Snme as Burgman 125 e as Intruder 125 eram fabricadas pela Haojue.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Eu tive:
- Intruder 250 por 2 anos
- Intruder 125 por 7,5 anos
- Inazuma por 4,5 anos (essa aí do avatar que o preguiçoso aqui ainda não atualizou)
A Intruder 250 ainda tinha algumas coisas no motor gravado "Made in Japan", acho que o bloco. Mas até essa era Haojue em muita coisa.
De falha mecânica tive que trocar o rolamento axial do guidão da Intruder 125 e a cebolinha de óleo da Inazuma.
A parte elétrica da Haojue é suscetível a pequenos defeitos, mas de muito fácil solução. Tive problemas de mau contato elétrico na Intruder 125 (botão Start) e na Inazuma (sensor do indicador de marchas e contato da chave de ignição). De resto, essas motos foram inquebráveis.
Isto posto, nada temo quando a moto for uma Haojue. Louco para voltar para alguma dessa marca, mas se for uma dessas novas 300cc.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Ontem mais um rolê com os Harleyros, galera não bota fé q a motinha é 250.
Xmax é massa.

Imagem

Os ponteiras, Heineken ficou quente no capacetário, óbvio, bebi mesmo assim esperando os abaixo:

Imagem

Duas Breakout, a gente zoou q tem esse nome pq anda com o Bréque acionado kkkkk.
Zoeira, é ruim de ficar em cima, mas anda pra caralho caso o piloto queira e tenha boléia.

*Lembrete para quem tem scooter, às vezes na pressa tu fecha a capa do bocal do tanque e esquece de colocar a tampa do tanque, saí ontem sem, esqueci no posto, evaporou gasolina para carai.
Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Fechando 1 mes com a x-max já e uns 800km rodados. Motinha muito boa, mas eu tô com uma dúvida.

Kuati e Froes, eu sinto uma aspereza/vibração na frente e as vezes nos pés quando passo por piso irregular ou asfalto mais áspero ou com defeitos. Não tô curtindo isso. Lembro que sentia isso na bandit e tive que trocar rolamentos.

Vcs sentem algo assim??

Enviado da pqp

froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Tio Frei escreveu: 29 Set 2021, 00:28 Fechando 1 mes com a x-max já e uns 800km rodados. Motinha muito boa, mas eu tô com uma dúvida.

Kuati e Froes, eu sinto uma aspereza/vibração na frente e as vezes nos pés quando passo por piso irregular ou asfalto mais áspero ou com defeitos. Não tô curtindo isso. Lembro que sentia isso na bandit e tive que trocar rolamentos.

Vcs sentem algo assim??

Enviado da pqp
Veja bem, scooters são muito "curtas" de suspensão. Então sempre passam muito das irregularidades do piso para o piloto, principalmente nessa situação que voce descreveu, e usando a calibragem de pneus de fábrica.
Em asfalto liso voce também percebe a "aspereza"? Se sim, talvez seja rolamento desgastado, mas se não sente tente apenas reduzir a pressão dos pneus. To usando 24-28 psi sem problemas perceptíveis. Acho que dá pra usar uns 22 psi na frente.
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Tbm estou usando calibragem mais baixa q o recomendado.

Sinto isso aí não, na verdade sinto algo pior ao passar por piso zoado: minhas bolas doem, talvez tenha q colocar uma cueca mais apertada, lembrando q só ando com os pés a frente do escudo, para evitar isso tenho q forçar os joelhos mais próximos um do outro.

Toda vez q isso ocorre, no mesmo momento me vem a imagem de uma XRE 190, é automático.
Não quero trocar XMax por XRE, queria ter espaço na garagem guardar uma XRE, ao mesmo tempo dá impressão q se comprar vou acabar abandonando XMax no dia a dia, e tenho nojinho de baú (XRE teria de ter).
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Se eu baixar a calibragem do SH300 ele vira um cabrito xucro.
A mesma sensação eu tinha com o Lead, se ficasse mais de 15 dias sem calibrar ele dava coice. Será que é "característica" de scuti da Honda?
Chego no posto, coloco a calibragem de fábrica (29D e 36T) e a lambreta vira um Landau.
Helder.soares
Dinossauro

Kuati escreveu: 29 Set 2021, 15:29 Tbm estou usando calibragem mais baixa q o recomendado.

Sinto isso aí não, na verdade sinto algo pior ao passar por piso zoado: minhas bolas doem, talvez tenha q colocar uma cueca mais apertada, lembrando q só ando com os pés a frente do escudo, para evitar isso tenho q forçar os joelhos mais próximos um do outro.

Toda vez q isso ocorre, no mesmo momento me vem a imagem de uma XRE 190, é automático.
Não quero trocar XMax por XRE, queria ter espaço na garagem guardar uma XRE, ao mesmo tempo dá impressão q se comprar vou acabar abandonando XMax no dia a dia, e tenho nojinho de baú (XRE teria de ter).
depois que levei o maior susto da minha vida por andar com pneu murcho, nunca mais uso abaixo do limite maximo indicado pelo fabricante..rsrsrs

o pneu dianteiro da srad, durante uma curva, garupado, destalonou e murchou totalmente.. até hoje nao tenho noção de como saí ileso e nao caí.. pqp..
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Mas a que velocidade tava nessa curva? Haja vista que era uma srad!

A deformação do pneu a 100 km/h é uma e a 200 é outra.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
generich
Roda Presa

Mensagem por generich »

:D
Editado pela última vez por generich em 04 Out 2021, 15:08, em um total de 1 vez.
Helder.soares
Dinossauro

Harley Davrison escreveu: 30 Set 2021, 11:01 Mas a que velocidade tava nessa curva? Haja vista que era uma srad!

Cara.. eu estava com garupa e foi antes da curva que ocorreu, provável que tenha sido na frenagem.. eu estava tocando forte, mas sem absurdos, pela br116 sentido Curitiba. Nas retas estava passando pouco dos 200..
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Helder.soares escreveu: 01 Out 2021, 05:40
Harley Davrison escreveu: 30 Set 2021, 11:01 Mas a que velocidade tava nessa curva? Haja vista que era uma srad!

Cara.. eu estava com garupa e foi antes da curva que ocorreu, provável que tenha sido na frenagem.. eu estava tocando forte, mas sem absurdos, pela br116 sentido Curitiba. Nas retas estava passando pouco dos 200..
Você tava usando pressão menor que o recomendado quando isso aconteceu?
Talvez o pneu tenha furado antes, e você só percebeu quando ocorreu o problema.
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
Helder.soares
Dinossauro

Pressão menor . Uma semana antes eu tinha feito track day com ela.. e esqueci de aumentar para andar na rua..
Lembro que eu calibrava com 23 o dianteiro porque depois de aquecido ele chegava a 30, .. aí fui viajar com ele a 23 mesmo.. só que numa rodovia ele não chega nem perto de subir temperatura como num autódromo
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Uma coisa é andar com a pressão pouco abaixo do recomendado, outra é andar muito abaixo.

Não consegui ver lógica nesse lance q o Piccoli falou q pneu mais cheio - mais maciês.
Inclusive é muito comum revistas especializadas recomendarem baixar a pressão para ficar mais confortável, principalmente em motos cujo o manual não muda a recomendação de pressão para andar com e sem garupa.

Acredito q esse lance com ele é mais psicológico.

Igual eu testando a suspensão com a regulagem da mola, após muitos dias andando com a mola mais comprimida hj me está bem claro q XMax está sim mais macia.

Outra coisa q tenho reparado é q o bicho está mais forte nas arrancadas, não gosto disso, pois o câmbio CVT é o contrário dos outros veículos, qto mais velho mais forte de arrancada e menos velocidade final, vi bem isso na prática com o NMAx 160, qdo novo consegui incríveis 126 km/h numa pirambeira, depois de velho nunca mais, era coisa de 121 km/h no mesmo local, já ouvi falar em redução de mais de 10 km/h, galera q não pega rodovia não entende, mas em motos mancas isso é muito, ou seja, de 126 km/h em breve não passaria de 116... e mais velha ficaria igual a Honda (q é pior em quase tudo), PCX...

Nem ia falar, mas a Honda é melhor em liquidez, pq é Honda, já no resto... aquele q compra um PCX ao invés de um NMax ou não pesquisou ou fez um negócio de oportunidade (pagou muito barato).
Para uso exclusivo em cidade o PCX vai muito bem, acho q é mais econômico q o NMax 160, de resto é benga pra todo q é lado, freios, farol, capacetário, conforto, curvas, posicionamento dos pés, arranque, velocidade final... só dá Yamaha NMax.

Eu adorava o PCX, mas meu lado funcional não me deixou comprá-lo, NMax compra muito melhor, principalmente pra mim q queria usar pra pegar rodovia.

E foram ótimas viagens com a pequenina, só deu medo no encontro de Pitanga, galera pegou a pequena e quis moer... é pequena galera folga, como eu tinha dado trabalho bêbado dia anterior deixei, ainda bem q aguentou, mas podeira ter dado merda e eu ter de voltar de ônibus, galera esquece q aquela merdinha me levou 300 km de distância de rodovia simples zoada e perigosa.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Eu não gosto muito da minha scooter não, parece um brinquedinho, nem cegezeiro e nem pedestres respeitam, tem motorzinho de liquidificador e rodinhas de carriola...

...mas o consumo razoável, o custo da manutenção é barato, não suja a roupa e dá para carregar um monte de coisa, são autênticas "mulas de carga"...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

@Kuati :

A sua memória ainda é boa. A foto antiga era essa, de quase 2 anos atrás (smne a motoquinha ainda não tinha o baú):

Imagem
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
Responder