Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Saurus » 12 Set 2019, 11:57

Daninean escreveu:
12 Set 2019, 11:04
Eu após a vida me colocar dirigindo moto por 150 a 200 kms dia por quase 5 anos, pensei que não teria mais moto tão cedo.
Que nada, em menos de 6 meses eu me enrabixei com a Strom 1000, execelente moto mas depois fiz um downgrade mais adequado, ainda uso pouco a moto, a racionalidade diz vende isso já que vc não usa, mas o coração não deixa.... dificil vender, e ficar somente com a scooter não traria a satisfação que falaram ai acima de dirigir uma moto, fazer uma boa curva reduzindo marchas, parar no semaforo e olharem pra voce (Mesmo nas pequenas olham).
Cada coisa tem seu tempo. Sempre gostei de pilotar motocicletas e afins (até mesmo bicicletas com ou sem motor). Já fui garoto, comecei nas bicicletas aos 4 anos de idade e nas motos aos 9. Durante muito tempo queria motos cada vez maiores, mais potentes, mais chamativas.... Aos poucos isso foi arrefecendo até ficar somente o tesão de guiar motocicletas, seja de qualquer tipo ou tamanho.

Hoje cago e ando se chamo a atenção ou não parado num sinal ou posto de gasolina, por exemplo, me preocupo somente com a questão de desejo e interesse dos malacos, confiabilidade, durabilidade, robustez, facilidade e economia para manutenção e praticidade. Tendo tudo isso, sinto tesão em guiar qualquer moto, iscúti, scooter, etc.

A tendência será acontecer o mesmo com você... A menos que vá com a senhora do manto negro com a foice na mão antes do tempo "normal"... :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 12 Set 2019, 12:05

Kuati escreveu:
12 Set 2019, 11:23
Após um ano de NMax descobri que já acabou o tesão pelo brinquedo, não tenho mais aquela diversão q tinha todo dia ao vir trabalhar, virou veículo de locomoção mesmo.
...Talvez o excesso de praticidade faça a gente enjoar mais rápido, como por exemplo não precisar trocar de marchas, e não ter praticamente nada pra se fazer pra melhorar o bicho q é excelente pra uso na cidade e bom para pequenas viagens.
Mas é isso ai mesmo, scooters pequenos são meros veículos de locomoção urbana, não dá para esperar mais do que isso deles. Dá para ir até o fim do mundo com um deles? Dá, mas dá também para ir à pé ou de bicicleta, eheheh...

Eu acho que esse seu "enjoar" tem algo à ver com excesso de expectativa. Foi o que ocorreu comigo em relação à Teneré 250: uma boa moto, entretanto creio que tive expectativas elevadas em relação à ela, tanto é que em menos de um ano brochei dela e passei-a para a frente.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli » 12 Set 2019, 12:53

O que está tirando o prazer de andar de moto é o trânsito de doido e a buraqueira. São duas coisas que vamos levar até o fim dos tempos. Ou vc se adapta, ou larga as duas rodas.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares » 12 Set 2019, 13:07

kuati as 11:30 da quinta, bebado e postando besteira?
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte » 12 Set 2019, 13:27

Kuati escreveu:
12 Set 2019, 11:23
Após um ano de NMax descobri que já acabou o tesão pelo brinquedo...
[ ]'s
Kuati,
Nunca tive scooter, mas o que vc descreveu vai de encontro com o que senti nos que pilotei.
Sinto o mesmo em carro automático. Para quem dirige o dia todo, ótimo.
Mas como dirijo por prazer, prefiro manual mesmo.
Talvez o fato da sua ter ficado sem graça, acredito ser não perceber as vantagens dela (se tornou normal). Acentuado pelas facilidades, que fazem sentir menos a scooter.
Por isso mantenho minhas 3 velhinhas na garagem.
Sair de uma e pegar a outra, amplia o ‘sabor’ da pilotagem.
E quando volto para a primeira, volto a perceber o que ela tem e bom.

Abraço!
Bonaparte

Tornado - Shadow 750 - GS500
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte » 12 Set 2019, 13:38

Optimus Leo escreveu:
11 Set 2019, 16:32
Então não sei que prazer é esse, a Lead é igual de divertida (ou até mais) de andar em SP como era minha Lander, até subo numas calçadas e pa quando o transito está fechado e não da pra entrar pelo corredor.

Unica coisa que sinto saudade da Landoca é poder pular escadas, etc...
Fala, OL!
Blz?

Gosto da Lead! Boa maquininha!
O que me referia é poder reduzir no motor, escolher em qual rotação trocar marcha, usar mais as pedaleiras e posição de pilotagem (sem exageros).
Coisas que num scooter são mais limitadas, embora ele cumpram bem seu papel.

Subir calçada por causa do trânsito? Aí eu discordo, amigão!

Abraço!
Bonaparte

Tornado - Shadow 750 - GS500
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean » 12 Set 2019, 14:58

Saurus pelo jeito me encaminho pra isso mesmo, fica tudo muito burocrático pra andar de moto.....

O Kuati já demonstrou o que acontece com 90% dos que usam scooter, ou não ligam pra moto ou tem outra pra sentir o "prazer".
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms e rodando...:bnnd:

Psn: Daninean
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati » 12 Set 2019, 15:11

Russo escreveu:
12 Set 2019, 12:05
(...)Eu acho que esse seu "enjoar" tem algo à ver com excesso de expectativa. (...)
Foi não, ele até me surpreendeu positivamente. Gostei mais do q o imaginado do bicho.
Eu acho q o câmbio CVT é o principal motivo, assim como no Honda Fit com CVT, carro enfadonho, no início vc curte muito o câmbio, com o passar dos meses parece q vc está sendo conduzido e não conduzindo.

Num scooter vc tem a vantagem de se divertir nas curvas, o próprio risco maior do para-choques ser vc torna tudo mais divertido... ainda assim, o câmbio CVT, pra quem curte pilotar, deixa tudo um pouco mais chato (MUITO menos que no carro, mas tb deixa).
Pode ter outros motivos, como ser preto e muito apagado, o design ser feio (nenhum scooter me é lindo), eu querer mais desempenho, fator esquisitice (barbudo andando em veículo de muié), ter uma moto q é ímã de ppk e ser veemente ignorado qdo no scooter... sei lá, muita coisa contribui.

Só sei q de xodó, brinquedo pra lá de divertido, ele virou apenas um meio de locomoção hj em dia.

[ ]'s
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus » 12 Set 2019, 15:19

Daninean escreveu:
12 Set 2019, 14:58
Saurus pelo jeito me encaminho pra isso mesmo, fica tudo muito burocrático pra andar de moto.....

O Kuati já demonstrou o que acontece com 90% dos que usam scooter, ou não ligam pra moto ou tem outra pra sentir o "prazer".
Eu tenho prazer em guiar o Lead, mesmo sendo transmissão CVT, pequena, etc, etc, etc... "Si divirtu" até de patinete de uma roda só... O tesão de guiar motos, iscútis, scooters, bicicletas, patinetes, monociclos, qualquer merda, etc continua o mesmo. Só não fico mais correndo atrás dessa ou daquela moto, carro, ou qualquer outra coisa assim...
Alfcruz
Motoqueiro

Mensagem por Alfcruz » 12 Set 2019, 17:07

O que será que agradaria mais um velhote não tão qualificado (ou desqualificado; fiquei na dúvida), no sentido mencionado mais acima? Uma NMAX, uma Crosser Z, Fazer ou Lander?

Talvez para andar só na cidade, entre filas de carros parados e uns poucos km por vez. Talvez ir para o serviço, menos de 5 km.

Moto trail como as CRF não tem como emplacar e andar na cidade, né?
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus » 12 Set 2019, 17:21

Alfcruz escreveu:
12 Set 2019, 17:07
O que será que agradaria mais um velhote não tão qualificado (ou desqualificado; fiquei na dúvida), no sentido mencionado mais acima? Uma NMAX, uma Crosser Z, Fazer ou Lander?

Talvez para andar só na cidade, entre filas de carros parados e uns poucos km por vez. Talvez ir para o serviço, menos de 5 km.

Na boa. A melhor moto, scooter, bicicleta, patinete, carro, à pé, etc, tanto faz. O importante é que lhe sirva satisfatoriamente. A satisfação não vem da moto, do scooter, do carro, da bicicleta.... vem de você mesmo. Eu me sinto satisfeito e obtenho prazer com qualquer moto, carro, bicicleta, patinete, à pé...
Kokimoto
Motoqueiro

Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Kokimoto » 12 Set 2019, 18:14

Alfcruz escreveu:
Já testei yes, lander, Tenere 250, bros, pcx e lead para esse uso. Pra mim seria a crosser.
maverickint
Roda Presa

Mensagem por maverickint » 12 Set 2019, 20:55

Alfcruz escreveu:O que será que agradaria mais um velhote não tão qualificado (ou desqualificado; fiquei na dúvida), no sentido mencionado mais acima? Uma NMAX, uma Crosser Z, Fazer ou Lander?

Ainda existe a CRF 250 L que e emplacada.
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei » 13 Set 2019, 07:55

Aqui em casa quem mais curtiu o scooter nao foi eu.
Imagem

Fora isso tem 2 semanas que não uso o carro em dia de semana, economia tá grande. De 5/litro pra 40.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 13 Set 2019, 08:03

Tio Frei escreveu:
13 Set 2019, 07:55
Fora isso tem 2 semanas que não uso o carro em dia de semana, economia tá grande. De 5/litro pra 40.
Eu também estou nessa vibe: abasteci a Burgman, foram 4L por R$ 16,56 eheheh. Ainda não tirei a média de consumo mas chuto que deverá chegar perto dos 40 km/L também.
Ah, e fazia 10 dias que não usava a Ducati, então ontem cedo fui ao clube com ela, mas à noite fui para a Faculdade de Scooter.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei » 13 Set 2019, 08:15

Em paralelo. Aqui choveu a noite. Tudo molhado de manhã.

Cheguei no trampo, desci da motinha, guardei o capacete e tchau. Enquanto isso o cara do lado tirando a roupa de chuva e as sacolas de mercado dos pés.

Eu to curtindo muito. Pelo menos por enquanto.

Russo
Mito

Mensagem por Russo » 13 Set 2019, 08:52

Essa questão da roupa de chuva é interessante.
Ao longo desse tempo todo motoqueando eu percebi que não basta apenas vestir a roupa de chuva, é necessário vesti-la corretamente, com atenção a todos os detalhes, como fechos, velcros, zippers, cordões, etc pois se tiver um ludar que não esteja bem fechado, será por ali que a água entrará. Logo, vestir a roupa de chuva corretamente demanda algum tempo, mas se isso for feito, dá para rodar muito sem se molhar, caso contrário, em poucos minutos se estará molhado.

E dá uma preguiça danada vestir a roupa de chuva para rodar apenas uns poucos km, ainda mais se for uma garoa ou chuva fraquinha. Nessas circunstâncias, rodando de scooter com uma jaquetinha de couro é uma tranquilidade e tanto!
Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei » 13 Set 2019, 09:34

Consegui uma bolha para a sh 150. Na Europa ela usa uma similar a da 300

Consegui comprar uma usada de um guri que tinha importado uma e vendeu sua sh, fiquei com a bolha dele. Devo receber semana que vem. Aí sim abandono as roupas de chuva de vez.

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati » 13 Set 2019, 09:58

Pra abandonar a roupa de chuva aí depende da distância até o trampo, volume de chuva e se pega semáforo no caminho.

Mas com scooter uma jaqueta perto de impermeável ou só a parte de cima da roupa de chuva já costuma dar conta do recado, mesmo em chuvas pouco mais fortes, isso se ele tiver escudo próximo dos pés.

Imagem

Imagem

Uma das vantagens dessas plataformas q não permitem colocar o pé a frente e o escudo fica bem próximo aos pés é a proteção contra chuva.

No NMax me surpreendeu negativamente o quanto de água os pés recebem numa chuva, vez que no meu antigo Neo os pés chegavam secos.

Imagem

De Neo minha roupa de chuva era só isso aí, já de NMax complica.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 13 Set 2019, 10:06, em um total de 1 vez.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 13 Set 2019, 10:02

Tio Frei escreveu:
13 Set 2019, 09:34
Consegui uma bolha para a sh 150. Na Europa ela usa uma similar a da 300

Consegui comprar uma usada de um guri que tinha importado uma e vendeu sua sh, fiquei com a bolha dele. Devo receber semana que vem. Aí sim abandono as roupas de chuva de vez.
Eu sempre usei bolhas nas minhas motos, nem tanto por causa da chuva, mas principalmente por conta da friaca noturna batendo na caixa de catarro, e uma das coisas que estranhei na Burgman foi justamente a ausência da bolha.
Nas Burgmans mais antigas, que tinham retrovisores com hastes finas e redondas é fácil adaptar uma bolha e por causa disso tem diversos modelos no mercadoa preços razoavelmente baixo.

O problema é que a minha scooterzinha é modelo novo, e tem as hastes dos retrovisores grossas e quadradas, incompatíveis os suportes as bolhas disponíveis para as Burgmans nais antigas. Existem apenas dois modelos fabricados no Brasil de bolha para a Burgmans novas, ambos são caros, mas um deles é fabricado aqui em Curitiba, pela mesma empresa que fabrica a bolha das Suzuki de farol redondo (GS 500,Bandits, etc) que eu instalei na minha Ducati. Vou dar uma passada lá para ver o que consigo negociar.
Imagem
Responder