Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Optimus Leo » 13 Set 2019, 10:56

Bah bolha é algo que jamais usaria, justamente por eu ser calorento demais. Preciso de vento batendo no peito.

Eu não noto nenhuma diferença entre scooter e moto na chuva na real, molha tudo igual. Só o pe que fica um pouco menos exposto, mas eu uso sempre botas impermeaveis. Mas tirando uma garoa bem leve, na chuva mesmo, andando no meio dos carros, sinal, anda e para, vai molhar as pernas igual, escudo não faz diferença alguma. Também, como sempre ando com jaqueta de verão toda perforada, igual tenho que usar capa senão molha tudo
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI » 13 Set 2019, 14:09

tenho uma biz lá em casa 2015 125 partida elétrica, pau pra toda obra, barro, chuva, trajetos do dia a dia, padaria, academia, supermercado etc
e sempre tenho alguma moto média ou grande pra fazer outros trajetos e dar um pilotada mas consistente. a biz não vendo. e optei por ela em relação à pcx por achá-la bem mais polivalente e confiável.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus » 13 Set 2019, 16:04

ALUANI escreveu:
13 Set 2019, 14:09
tenho uma biz lá em casa 2015 125 partida elétrica, pau pra toda obra, barro, chuva, trajetos do dia a dia, padaria, academia, supermercado etc
e sempre tenho alguma moto média ou grande pra fazer outros trajetos e dar um pilotada mas consistente. a biz não vendo. e optei por ela em relação à pcx por achá-la bem mais polivalente e confiável.
Nisso eu concordo contigo. A Biz é praticamente indestrutível, robusta, durável e confiável, além de manutenção à preço de troco de pinga. Sem falar que a suspensão dela é muito melhor que a dos scooters.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati » 13 Set 2019, 16:53

Ainda uso a Biz do trampo, comparado com o NMax ela perde em:

-Sem freio a disco, não pára; (sei q há opção com freio a disco)
-Pneus de bicicleta, já vi uma mina caindo na minha frente ao acionar o dianteiro na chuva;
-Respeito ainda menor no trânsito;
-Pés molham na chuva, suja os sapatos;
-Escudo praticamente não protege nada contra frio/chuva;
-Falta porta-trecos no escudo;
-Pneus com câmera;
-É a 125, mesmo assim anda um bocado menos que o NMax;
-Capacetário pequeno;
-Tem q trocar de marchas (pra alguns é uma desavantagem);
-Falta ABS;
-Menos visível no trânsito;
-Ruim de cuvas (deita pouco, instável);
-Iluminação é uma piada, o NMax tem ótimo farol full LED.

Ganha em alguns aspectos:
-Excelente liquidez;
-Robusta com manutenção a preço de pinga barata;
-Susps mais macias, encara melhor asfalto detonado.

Enfim, pela segurança melhor do NMax (ABS na frente e atrás, notabilidade no trânsito, mais desempenho), eu não troco nem a pau o NMax pela Biz.
Segurança em veículo de uso diário pra mim qto mais melhor, pois é comum a rotina nos fazer dar aquela "moscada" q pode custar saúde e uma dinheirama em tratamentos médicos.

[ ]'s
Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei » 13 Set 2019, 17:32

Com chuva de verdade concordo contigo OL, mas aqui em Joinville é muito comum aquele tipo de garoa que só te molha andando, hj mesmo está assim. Parado tu não te molhado, mas andou encharca a roupa, pra isso uma bolha ajuda muito, na pcx ajudava demais.

Dias de chuva mais grossa ou persistente eu vou de carro.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean » 13 Set 2019, 18:07

A pcx ou biX com bolha suplementar é mais feio que cagar de bruços.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms e rodando...:bnnd:

Psn: Daninean
Ferrugem
Roda Presa

Mensagem por Ferrugem » 13 Set 2019, 23:04

Alfcruz escreveu:
12 Set 2019, 17:07
O que será que agradaria mais um velhote não tão qualificado (ou desqualificado; fiquei na dúvida), no sentido mencionado mais acima? Uma NMAX, uma Crosser Z, Fazer ou Lander?

Talvez para andar só na cidade, entre filas de carros parados e uns poucos km por vez. Talvez ir para o serviço, menos de 5 km.

Moto trail como as CRF não tem como emplacar e andar na cidade, né?
Eu iria de Nmax, ainda mais considerando a desqualificação do velhote. ABS é vida. Com relação ao "agradar", não vejo graça em passar marcha, ter que reduzir ao dobrar a esquina ou parar no sinal; acho isso um saco. Curto muito a Sh e se tem uma coisa que não me passa na cabeça é abandonar o câmbio CVT.
PCX 150 -> Sh 150i
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati » 14 Set 2019, 01:26

...
Imagem
Alfcruz
Motoqueiro

Mensagem por Alfcruz » 19 Set 2019, 15:28

Ferrugem escreveu:
13 Set 2019, 23:04
Eu iria de Nmax, ainda mais considerando a desqualificação do velhote. ABS é vida. Com relação ao "agradar", não vejo graça em passar marcha, ter que reduzir ao dobrar a esquina ou parar no sinal; acho isso um saco. Curto muito a Sh e se tem uma coisa que não me passa na cabeça é abandonar o câmbio CVT.
Como assim - reduzir para dobra a esquina?!?

A saudade me impele para a Crosser, e a dúvida sobre o espaço na Protásio Alves engarrafada, para a NMAX.
Alfcruz
Motoqueiro

Mensagem por Alfcruz » 19 Set 2019, 15:39

Kokimoto escreveu:
12 Set 2019, 18:14
Alfcruz escreveu:
Talvez para andar só na cidade, entre filas de carros parados e uns poucos km por vez. Talvez ir para o serviço, menos de 5 km.
Já testei yes, lander, Tenere 250, bros, pcx e lead para esse uso. Pra mim seria a crosser.
Valeu. Kokimoto, ela é de guidão estreito ou ele fica acima dos retrovisores? Lembra?
Alfcruz
Motoqueiro

Mensagem por Alfcruz » 19 Set 2019, 15:41

maverickint escreveu:
12 Set 2019, 20:55
Ainda existe a CRF 250 L que e emplacada.
Essa sim; mas fico na mão de mecânico que não conheço. Só tem usada.
Kokimoto
Motoqueiro

Mensagem por Kokimoto » 19 Set 2019, 17:27

Alf, já faz bastante tempo, mas não lembro do guidão ser muito largo. Ele também não passava por cima de retrovisores, pois a bros não é muito altona.

A lander passava por cima dos espelhos, mas agora tá cheio de suv na rua
maverickint
Roda Presa

Mensagem por maverickint » 19 Set 2019, 19:06

Alfcruz escreveu:
maverickint escreveu:
12 Set 2019, 20:55
Ainda existe a CRF 250 L que e emplacada.
Essa sim; mas fico na mão de mecânico que não conheço. Só tem usada.
E verdade fui ver no site da onda e não tem mais zero km. Acho que as vendas não foram boas.
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 19 Set 2019, 22:00

Duas semanas com a Burgman 125 i e acho que dá para falar algo à respeito:

- suspensões razoáveis para rodar em piso em condições de "boas para ótimas". Em condições regulares, já tem que desviar os buracos maiores e em piso ruim, melhor procurar outro caminho, que é o que tenho feito, ehehehe... às vezes dou uma volta um pouco maior, pego um percurso um pouco mais longo, para desviar a buraqueira;

- ótima de corredor, porém a falta de "torque instantâneo" faz com que seja mais complicado para aproveitar algumas brechas momentâneas. Alhas (by GG), a transmissão CVT é esquisita, parece que tem um "lag" entre torcer o cabo do acelerador e a tração responder, mas a motoka é bastante prática e manobrável;

- consumo de 35,6 km/L, 4,3L consumidos para rodar 153 km (praticamente cem milhas por galão, eheh...). A meta agora é bater os 40 km/L, o que não deverá ser difícil.
Gastei em média R$ 17 por semana com combustível e comparando, para o mesmo percurso e kilometragem rodada, gasto R$ 40 com a Ducati e gastava R$ 55 com o Harlão;

- na garoa fina ou no piso molhado pós-chuvarada, o escudo protege bem, mas na chuva forte molha igual a "moto de verdade";

- ninguém respeita Scooter... mas o pior são os CGzeiros, que passam tirando tinta...se for piá entregador de comida de aplicativo, pior ainda. O phoda é que quando se está com moto grande esse mesmo povo passa longe...

- facílima de estacionar nos locais reservados à moto, que são geralmente lotados, quase sempre arranjo um cantinho para estacionar;

- e tudo é uma questão de referência: quando tinha o Harlão e a Ducati, o Harlão era pesado e a Ducati era como uma bicicletinha. Agora que o Harlão se foi, a Ducati é pesada e a Burgman é que é a bicicletinha, eheheheh...
Editado pela última vez por Russo em 20 Set 2019, 09:36, em um total de 3 vezes.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus » 20 Set 2019, 09:20

Russo, a suspensão do Burgman 125 é só umas 10x mais confortável que o do Lead.

Por falar nisso, não entendi o que você falou sobre o consumo. Uma milha por galão de gasolina???? Nem o Charger R/T ou o 302V8 ou o Landau que meu velho teve bebiam assim. Se livra dessa porra.... Mas antes, verifique se o tanque não está furado... :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 20 Set 2019, 09:28

Saurus escreveu:
20 Set 2019, 09:20
Russo, a suspensão do Burgman 125 é só umas 10x mais confortável que o do Lead.
Sim, eu rodei com vários scooters e o Burgman 125 me pareceu ser mais confortável que a média.
Saurus escreveu:
20 Set 2019, 09:20
Por falar nisso, não entendi o que você falou sobre o consumo. Uma milha por galão de gasolina???? Nem o Charger R/T ou o 302V8 ou o Landau que meu velho teve bebiam assim. Se livra dessa porra.... Mas antes, verifique se o tanque não está furado... :lol:
Foi um "erro de engano", já corrigi, o correto é "cem milhas por galão"... na verdade a conversão que fiz seria em alusão ao consumo médio rodoviário das Harleys, que é em torno de 50 milhas por galão.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo » 20 Set 2019, 09:32

Amortecedor da Burgman serve na Lead e tem ajuste de pre-carga na mola...se algum dia o meu ir pro saco, vou fazer esse upgrade

A pesar de ter botado 15W na suspa dianteira deu uma melhorada na Lead
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati » 20 Set 2019, 09:50

Quarta agora peguei uma chuva repentina com frio, eu de camiseta... senti falta de uma bolha, faria toda a diferença.
Bolha enfeia o scooter, e o efetivo uso dela dá pra contar nos dedos dentro de um ano, pois o bicho pega é nessas mudanças repentinas de clima, com a vestimenta correta bolha não me faz lá tanta diferença, e como o preço costuma ser alto não vejo lá muita razão.

Uma das vantagens que vejo é que com a bolha na rodovia adianta pouco vc se inclinar para alcançar maiores velocidades, logo vc se poupa deste mico (q acho até divertido mas repetidas vezes enche o saco).

[ ]'s
Imagem
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto » 20 Set 2019, 12:46

Russo escreveu:
19 Set 2019, 22:00
Duas semanas com a Burgman 125 i e acho que dá para falar algo à respeito:

- suspensões razoáveis para rodar em piso em condições de "boas para ótimas". Em condições regulares, já tem que desviar os buracos maiores e em piso ruim, melhor procurar outro caminho, que é o que tenho feito, ehehehe... às vezes dou uma volta um pouco maior, pego um percurso um pouco mais longo, para desviar a buraqueira;

- ótima de corredor, porém a falta de "torque instantâneo" faz com que seja mais complicado para aproveitar algumas brechas momentâneas. Alhas (by GG), a transmissão CVT é esquisita, parece que tem um "lag" entre torcer o cabo do acelerador e a tração responder, mas a motoka é bastante prática e manobrável;

- na garoa fina ou no piso molhado pós-chuvarada, o escudo protege bem, mas na chuva forte molha igual a "moto de verdade";

- ninguém respeita Scooter... mas o pior são os CGzeiros, que passam tirando tinta...se for piá entregador de comida de aplicativo, pior ainda. O phoda é que quando se está com moto grande esse mesmo povo passa longe...

- facílima de estacionar nos locais reservados à moto, que são geralmente lotados, quase sempre arranjo um cantinho para estacionar;
Pouco tempo ainda... espero que não aconteça com você, porém esses fatores que destaquei que você citou, foram os que fizeram eu vender minha Neo 125 com 2.000km (em 1 ano) e pegasse a Factor 150.

No começo eu tava meio "meh! Tranquilo! São problemas suportáveis" porém depois de um certo tempo, eu já não conseguia ver Scooter com vantagens. No meu resumo geral, só posso dizer que ela leva vantagem no baú (facilmente resolvido com um bauleto) e o CVT (troca de marchas em street de baixa cc são muito frequentes em curtos trechos) ... de resto a moto leva vantagem em todo o resto, infelizmente scooter não deu pra mim não. E foi a segunda que tive. Claro, lembrando que isso é bem particular de cada um... enquanto uns acham que é mimimi.. eu não consigo sequer me imaginar naquele tico-tico em uma rodovia por exemplo, como muitos fazem.

Só repetindo o que eu disse no começo, espero que não aconteça contigo, mas pelo que sei do seu "histórico motociclístico", acho provável que aconteça... Principalmente por ser ex dono de Harley..

Depois de uma semana (seg a sex) no trajeto casa/trabalho, saindo do meu bairro de scooter por ruas cheias de remendos e esburacadas, quando chegava fim de semana e eu saia com a Harley, até então eu sempre reclamava do trambolhão incômodo que era rodar com ela até chegar na rodovia...porém, nesse período que estive com a scooter e a Harley, eu já não achava mais isso.. saia com a Harley em linha reta nas imperfeições sentindo o maior conforto do mundo se comparado com as quicadas da scooter da semana toda, sensação de que a moto vai desmanchar em pouco tempo (só sensação, claro)... Hoje com a Factor pra mim tá sendo outra vida! Scooter pra mim não rola mais...

Abraços!!!
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

CG Titan 125 ES -- DT200 -- XTZ 250X -- Sportster XL883R + Burgman AN125 -- Neo 125 UBS -- Fat Boy FLSTF + Factor 150
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 20 Set 2019, 15:52

Então Kamerad NFBNeto...

Comprei essa Scooterzinha para fazer os corre-corres pela vizinhança, rodar pelo bairro que é perto do centro ( 5 km), e fazer o percurso bairro-centro bairro.
As ruas por aqui são relativamente bem conservadas e quando falo em pegar um caminho "mais longo" para pegar asfalto bom e evitar buracos, falo de de um desvio de uns dois, no máximo três quarteirões.
Imagem
Responder