BMW's peças compatíveis e dicas

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rods
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BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Rapaziada, pensei num tópico para se trocar dicas sobre as motocas BMW, para aqueles que saíram da garantia e já podem se divertir mexendo nas suas próprias motos.

F800R - retentores da suspensão dianteira

Código de peça BMW: 31427702837
Dimensões: 43 x 54 x 11
Equivalência:
Testada: Suzuki RF900 / DR350
Outras:
Ducati Monster / Multistrada
Honda CBR 954 RR
Honda CBR 600
Kawa VN 1600
Kawa ZX-10 R
Suzuki GSX-R 600 / 750 / 1000
Suzuki V-Strom DL 650
Suzuki Bandit 1200 / 1250

Se for trocar o óleo da suspensão, o recomendado é o SAE 10W. Colocar 584 ml em cada bengala.

Preço dessa peça na concessionária BMW de Vitória: R$ 97,00 cada uma. Preço do conjunto de 2 retentores para RF900: R$ 75,00
Editado pela última vez por rods em 19 Jul 2015, 10:24, em um total de 4 vezes.
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rods
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Manuais de proprietário (todos os modelos):

http://www.bmwmotorcycles.com/us/en/ind ... &notrack=1

Catálogo de peças BMW (todos os modelos):

http://www.realoem.com/bmw/index.do

Manuais de serviço (todos os modelos) para download:

http://torrentz.eu/2ed05499befb24d6a4fe ... 060d193db3
Editado pela última vez por rods em 24 Out 2013, 08:42, em um total de 1 vez.
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CARLOS-BSB
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por CARLOS-BSB »

EXCELENTE TÓPICO. ;-)

rods, criei um tópico de PEÇAS INTERCAMBIÁVEIS aquí: http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthrea ... mbi%E1veis
Justamente para não ficarmos reféns de concessionárias da BMW >:-P . Dá uma olhada e compartilha. ;-)
.
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diegonunes
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por diegonunes »

Dono de BWM não usa peça compatível!
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Demo »

porque usar um catálogo hospedado em qualquer outro lugar, se é possível usar o mesmo catálogo de peças que a sua autorizada BMW usa??

AQUI!!!

abra a página, clique no link WebEPC, coloque o captcha e depois os 7 últimos digitos do seu chassis e depois se divirta.

sobre peça compátivel, também não concordo, tipo neguinho que tinha CB500 metendo cebolinha de Gol no radiador, depois virava aquela merda, mas buscar as peças originais pelo código do fabricante da peça, ai sim!

pastilhas de freio são da Brembo, o site da Brembo mostra o código da peça e o ebay vende a peça e a Aduana tarifa a peça e sai no mesmo preço que comprar no Brasil!!! (ou mais caro, no caso dos filtros de óleo da G650GS do mermão)
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Demo »

tava pescoçando o tópico do Bombeiro no outro fórum, em um post cara cita que comprou o filtro de óleo genérico por 70 e o original custa 80. De boa, economia do que? Da cerveja enquanto espera?
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Demo escreveu:porque usar um catálogo hospedado em qualquer outro lugar, se é possível usar o mesmo catálogo de peças que a sua autorizada BMW usa??

AQUI!!!

abra a página, clique no link WebEPC, coloque o captcha e depois os 7 últimos digitos do seu chassis e depois se divirta.
Ótima! Claro que é muito melhor um catálogo oficial. Mas no fim das contas, os part-numbers são os mesmos, então usa-se o que aparecer na frente. Importante é descobrir o número certo para poder pesquisar as peças.

Sobre usar peças não originais, não estou falando de gambiarra. Mas por exemplo, os retentores que citei na primeira postagem são exatamente os mesmos para qualquer daquelas motos. Dá pra ir na Honda e perguntar o preço, ir na Kawa, ir na Suzuki... ou ver kum fabricante bom e comprar pelo tamanho.

O mesmo vale para rolamentos. Nenhuma fábrica de motos os produz, são todos de outros fabricantes. E em geral, usam medidas padrão. Sabendo o tamanho e o código de velocidade, fácil encontrar até melhores que os originais.

Bom, o mesmo procedimento vale para muitas outras peças.

Quem gosta de levar em concessionária, é um direito que lhe assiste. Mas o mundo tá cheião de gente que gosta mesmo é de consertar por conta própria, e encontrar soluções boas e baratas para os problemas. Eu sou um destes.

Ah, Carlos-BSB, eu vi esse outro fórum e o seu post lá! Super maneiro! Só criei esse outro porque aquele fórum é focado nas GS e não abrange minha motoca.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Demo »

pelo catalogo oficial, você acha o part-number pelo nome da peça, não tem que ficar chutando part-number.

ou você não conseguiu usar o negócio?

rolamento, retentor, pastilha de freio, filtro de óleo, filtro de ar, óleo, relação...

tudo isso você pode comprar do fabricante da peça e levar no seu mecânico favorito para fazer a troca.
o que eu tenho visto é que está cada vez mais complicado trazer as coisas de fora. Taxaram os filtros de óleo da G650GS, ficou mais caro que comprar na BMW aqui, isso porque era 14 doletas cada um e eu comprei 3. Taxaram os filtros de óleo da F800R, ainda não vi o preço, mas paguei 16 doletas em cada um.

no tópico do Bombeiro no outro fórum, tem gente comprando filtro "paralelo" ou trazendo de fora por 70, enquanto na BMW custa 80. Não entendo isso!!
tem outro que disse que a relação sai por 493 doletas, isso vezes 2.3 + 60% de imposto fica por 1800 reais, ou acha que vai passar 490 doletas sem imposto???
fica 1700 trocada na autorizada.

eu concordo em economizar, só acho que fazer conta é bom também.
rods escreveu:Ah, Carlos-BSB, eu vi esse outro fórum e o seu post lá! Super maneiro! Só criei esse outro porque aquele fórum é focado nas GS e não abrange minha motoca.
o motor é o mesmo
no geral, todas as peças de consumo do motor são as mesmas.
algumas usam até o mesmo part number.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Não sei de onde tirou "chutando part number"... os dois links levam para sites onde é possível pesquisar o part-number correto. Mas em boa parte das vezes eu quero descobrir mesmo são as especificações da peça, para procurar compatibilidades. As motos todas compartilham muitas coisas, porque vários fabricantes de peças são comuns. Só que nada disso é divulgado. E é nesse jogo de encontrar as compatibilidades que se encontra as melhores oportunidades.

Ao meu ver o seu estilo é mais de manter tudo na mais absoluta originalidade, comprando coisas na concessionária, esticando garantia e tal. É ótimo, talvez seja inclusive o mais correto. Só que não é o meu estilo. Eu gosto de moto fora de garantia, só entro em concessionária em última opção, faço o que posso sozinho e gosto muito de encontrar outras soluções para as coisas. É parte da minha diversão fazer as coisas desse jeito.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Demo »

eu tinha entendido que não estava achando o PN das peças da BM no catálogo, agora entendi que o PN que tu falou é o do fabricante da peça e não do fabricante da motoca.

eu não tenho preferência de como manter a motoca, também não tenho mecânico preferido, e não mexo em uma chave-de-fenda para fazer algo na motoca. Então minha opção de mecânico é a autorizada. Como moro em SP, tenho mais de uma opção, mas tenho ido na Power de Santo André.

sobre estender a garantia, foi uma opção minha. Visto que a minha ERA a F800R mais velha do fórum, mas agora é a sua, e ninguém sabe as novidades que essa motoca pode apresentar.

a minha teve a roda traseira (roda, coxins e rolamentos) trocados em garantia, visto que uma das sedes do rolamento estava com folga. Se isso é crônico, ou é defeito da roda, ou foi cagada do dono anterior, não me importa, se fosse do meu bolso, o mesmo serviço ficaria em R$9000,00 (o mesmo valor de qualquer outra marca)

a do Ticano trocou um dos punhos, só a peça é milietralálá reais.

agora o que não vou fazer é seguir dica de mecânico bão, que diz que a cebolinha é a mesma do Gol BX!!
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Demo »

PS: tu passou a dica dos retentores das bengalas. Você já revisou o óleo da suspensão dianteira?

a minha troquei o óleo com 20000, pois já estava baixando muito a dianteira. A BMW indica a troca com 30000Km.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Ainda não troquei, nem o retentor e nem o óleo, não deu tempo de comprar a peça e fazer o serviço. Pra piorar sábado foi feriado, atrapalhou. Mas tá na lista!

Se o manual indica que deveria fazer aos 20 mil, então o dono anterior deve ter feito, porque as revisões de 10 e 20 mil foram feitas em concessionária. A de 30 em um bom mecânico independente. De todo modo, vou fazer de novo. Uma porque o retentor está mesmo com problemas. E se vai abrir para trocar ele, troca logo o óleo!

Eu vi os relatos do problema na sua roda, e do problema de punhos de uma porrada de outras. Na real li tudo que encontrei sobre a moto antes de comprar. E foi um tanto pelas leituras que me decidi por uma 2010 já com mais de 30 mil rodados. Primeiro porque não vi relato algum de uma 2010 com problemas, seja nos punhos ou nas rodas, segundo porque se teve algum desses problemas iniciais, com essa km já teria sido consertado. Essa minha moto foi ao Chile (infelizmente não comigo) e voltou sem problema algum. Tá testadinha para tudo que uma garantia poderia garantir.

Mas por favor não pense que eu estou lhe criticando na questão de esticar a garantia. Dado seu perfil de "relacionamento mecânico" era a melhor opção. Especialmente se lhe deixa mais tranquilo. É que nem fazer seguro. Eu fiz, um monte de amigos não faz, diz que estou jogando dinheiro fora. Eu rodo mais tranquilo com do que sem.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Ticano »

Também penso em esticar a garantia, só por ser gato escaldado com o punho porque queimou o bicho, é quase o valor todo da garantia :shock: , enfim, só e somente só por isso, de resto zero problema.
Vou para o Chile nela em março na certeza que vai e volta com o pé nas costas, se estragar o pisca ou o farol alto, foda-se :lol:

Acompanhando o tópico.
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Rolamentos de roda das BMW F800R:

Rolamento é um item que não vale a pena comprar os originais. São PIORES que os que se pode comprar no aftermarket. Há excelentes marcas de primeira linha no mercado, como SKF, NSK, TIMKEN, NTN. Para comprar destas, só é necessário saber as medidas e o tipo de parede desejada.

Dianteiros:

A especificação de fábrica, do catálogo de peças, aponta para rolamentos com paredes de borracha (2RS). Entretanto, na minha moto eles são com paredes metálicas (ZZ), por isso coloquei abaixo os dois códigos.

Código BMW: 07119903781
Código Fabricante: 6205-2RS (cobertura de borracha) ou 6205-ZZ (cobertura de metal)
Rolamento de esferas estriadas

Medidas:
Diâmetro interno 25 mm
Diâmetro externo 52 mm
Largura: 15 mm

Peças 3 e 5 do esquema abaixo:

Imagem

Traseiros

A especificação de fábrica requer um rolamento 6204-2RS na coroa, e dois outros que podem ser mais simples dentro da roda (dedução minha pois no catálogo de peças são descritos somente por suas medidas). Eu acho uma boa ideia colocar logo 3 dos melhores, do tipo 6204-ZZ (dupla parede de metal).

Código BMW: 07119981221
Código Fabricante: 6204-2RS (cobertura de borracha)
Rolamento de esferas estriadas
Quantidade : 1 (usa na coroa)

Código BMW: 07119903603 ou 36318534835
Código Fabricante: 6204-2Z ou 6204-ZZ (cobertura de metal)
Rolamento de esferas estriadas
Quantidade : 2 (usa dentro da roda)

Medidas (ambos):
Diâmetro interno 20 mm
Diâmetro externo 47 mm
Largura: 14 mm

Peças 4, 6 e 17 do esquema abaixo:

Imagem

Link para especificações da SKF para rolamentos 6204-2RSH

Essas peças são costumeiramente baratas, coisa de 15 reais cada.

Foto do rolamento da caixa e dos rolamentos da roda traseira. Vejam que para a roda traseira há dois tipos, um com cobertura de borracha e outros dois com cobertura metálica. Não sou especialista mas creio que se colocar os 3 iguais não vai haver prejuízo algum.
Editado pela última vez por rods em 31 Ago 2014, 17:15, em um total de 2 vezes.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Demo »

o original da motoca (da minha pelo menos) é fechado com metal dos dois lados. Eu vi eles quando desmontaram as rodas.

isso de abrir rolamento pra lubrificar é roubada.
use até cansar, quando cansar troque
e nunca usa químicos pra lavar a motoca

outra coisa, compre loctite para travar o rolamento na sede
e antes de trocar, limpe bem a sede, tire qualquer sujeira ou gordura
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

O da minha também é com paredes metálicas. Mas o código lá naquele link de part-numbers é do com paredes plásticas. Vai entender.

O duplo metálico seria o 6004/6005-ZZ ou 6004/6005-2Z

Eu concordo que abrir e lubrificar rolamento é muita vontade de ter trabalho para pouco benefício. São peças muito baratas. Melhor usar blindado e trocar quando necessário.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Andrei »

complementando o post,

tive que ir numa casa de vedações, resolver um galho do serviço e, só por curiosidade, dei as medidas do retentor dianteiro da F8 para ver se achava um compatível da SABO...

achei... e o melhor, custa 12 pilas... depois passo o código, deixei anotado no serviço...

perguntei também se tinha da XT66... não tem...
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Andrei »

e aproveitando o topico, se alguem aqui trabalha com retentores, manda uma MP pra mim... preciso de um retentor que aguente trabalhar a 150 graus Celsius com óleo do tipo Dexron C-4... na especificação que preciso só achei retentor que aguenta 130 graus...
Andrei
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Andrei escreveu:complementando o post,

tive que ir numa casa de vedações, resolver um galho do serviço e, só por curiosidade, dei as medidas do retentor dianteiro da F8 para ver se achava um compatível da SABO...

achei... e o melhor, custa 12 pilas... depois passo o código, deixei anotado no serviço...

perguntei também se tinha da XT66... não tem...
Boa dica essa... um amigo dono de Buell já tinha me dito para fazer isso, mas eu não dei a devida atenção. Vou dar uma olhada, acho que em Vila Velha tem uma boa loja especializada em retentores.

Achei os 97 pila cobrados pela BMW por cada retentor um roubo, preço para trouxa pagar. Um kit com dois deles e mais os guarda-pós no Ebay sai por apenas 25 dólares (sem frete). Mas como essas são peças realmente simples, que são utilizadas não apenas em motocicletas, tenho certeza que é possível achar um muito bom por muito menos, a partir das medidas corretas. Vou tentar achar da Sabó, que nem você já achou para a F800GS.
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Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por Rauber »

sobre rolamentos, falei um pouco aqui: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... o&start=60



Andrei, das borrachas que são feitas retentores que vede a maioria dos óleos a 150 graus,
tem que ser borracha fluorelastômero, vulgarmente chamado de viton...
mesmo assim tem que avaliar a rpm pois 150 graus já tá no limite deste material...

procure o dimensional que vc precisa observando que o material seja FPM, apartir da pág 21:
http://www.sabogroup.com.br/2010/arquiv ... o_1_70.pdf

pode se basear na sabó que tem bastante opções, outros fabricantes como arca, orion, sav, etc...
eles meio que se baseiam pelas mesmas normas de dimensão que relaciona eixo e alojamento...

se não tiver no catálogo, até dá pra mandar fazer... mas se prepare que sairá MUITO CARO...
será mais fácil tentar isolar esse lábio do retentor dissipando calor antes de chegar no lábio
ou, sei lá, se tiver parede abrir ou embuchar o alojamento pra chegar na medida comercial...
insisto, até dá pra mandar fazer, mas será muito caro...

um fabricante em são paulo é a vedatec, ao contatar, se apresente como empresa, eles não vendem para cpf...



e sobre retentores de bengala, cuidado, não comprem somente pelas medidas,
tem que avaliar a amostra ou desenho técnico pra ver se é vedação simples ou não...
isso pois em algumas motos são retentores do tipo "BRO" que significa 2 lábios de vedações com 2 molas!!
ilustrando:

Imagem

até dá pra enjambrar um retentor normal de uma mola... mas se originalmente tem 2 molas, pesquise por 2 molas...



e sim, trabalho com isso kkkkk

saudações
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