Dirt Tracker, Café Racer e afins

Grupo de discussão geral sobre motos.
minholi
Dinossauro
Contato:

Re: Dirt Tracker, Café Racer e afins

Mensagem por minholi »

Russo escreveu: 25 Jul 2020, 19:53 OPINIÃO DESAPAIXONADA??? :lol: :lol: :lol:
Tava vendo a hora que o maluco ia tomar um pinote da ducatinha. Entrando em curva todo errado, fazendo graça nas passagens de marcha, balançou a frente 2 ou 3x, passou perto de tomar uma vaca.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & DL-1000 V-strom
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

toda vez que vejo uma cafe racer nova, na rua, ou uma apu-motorcycles, começo a matutar e tento descobrir o que elas fazem e que uma cb400 modificada nao faria.. serio..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

minholi escreveu: 27 Jul 2020, 11:23 Tava vendo a hora que o maluco ia tomar um pinote da ducatinha. Entrando em curva todo errado, fazendo graça nas passagens de marcha, balançou a frente 2 ou 3x, passou perto de tomar uma vaca.
Uma vez eu comentei no tópico da minha sucatinha sobre a capacidade que essa moto tem de "perdoar" os erros dos pilotos. Ela tem uma ciclística muito bem acertada.

Helder.soares escreveu: 27 Jul 2020, 12:14 toda vez que vejo uma cafe racer nova, na rua, ou uma apu-motorcycles, começo a matutar e tento descobrir o que elas fazem e que uma cb400 modificada nao faria.. serio..
Se você estiver falando sobre o "visual" dessas motos, tudo bem, mas especificamente sobre a Ducati Scrambler acho que é um pouco diferente.

Eu rodei 13 anos com uma CB400 cafe race e as modificações que fiz nela não foram somente estéticas. Troquei as rodas por outras menores e melhores, coloquei pneus mais modernos, melhorei as suspensões, refiz o embuchamento da balança, coloquei filtro e escape esportivos e coloquei uma relação um pouquinho mais curta para a moto ficar mais esperta. Com tudo isso motoquinha ficou melhor, para uma CB400, mas ainda assim era uma CB400, um projeto dos anos 70, quadro ruim, balança pior ainda, canelas muito finas acelerava bem até os 110 mas a partir daí era um parto chegas aos 145/150 km/h e nas curvas mais puxadas ela jogava, chacoalhava, torcia toda. Ah, mas era uma moto modificada... tudo bem, tive também uma CB450, original, impecável, mas que tinha a mesma ciclística ruim, pois o projeto era o mesmo.

Lá na Itália vendem uma Sucatinha 400, a Sixty2, irmã menor da 800 que vendem aqui no Brasil, a mesma moto, apenas com motor menor e freios um pouco menos potentes (mas mesmo assim, fortes demais). E te digo sem medo de errar, lado a lado essa motoquinha "espancaria" as CB400/450, pois a ciclística e o desempenho são muito, mas muito superiores. Se essa Scrambler 400 estivesse à venda no Brasil com certeza seria a moto que eu teria na garagem, pois não preciso de todo o potencial que o motor da 800 oferece.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu: 27 Jul 2020, 12:54 ...
Eu rodei 13 anos com uma CB400 cafe race e as modificações que fiz nela não foram somente estéticas. Troquei as rodas por outras menores e melhores, coloquei pneus mais modernos, melhorei as suspensões, refiz o embuchamento da balança, coloquei filtro e escape esportivos e coloquei uma relação um pouquinho mais curta para a moto ficar mais esperta. Com tudo isso motoquinha ficou melhor, para uma CB400, mas ainda assim era uma CB400, um projeto dos anos 70, quadro ruim, balança pior ainda, canelas muito finas acelerava bem até os 110 mas a partir daí era um parto chegas aos 145/150 km/h e nas curvas mais puxadas ela jogava, chacoalhava, torcia toda. Ah, mas era uma moto modificada... tudo bem, tive também uma CB450, original, impecável, mas que tinha a mesma ciclística ruim, pois o projeto era o mesmo...
Tio Russo (acho até que agora já "Vô Russo" :rof: ), passei por situação semelhante. Uns anos atrás, acho que foi em 2006, eu tinha uma Twister 2005 e também comprei uma CB450DX toda original. Na minha mente, estava aquela CB450DX que eu tive no final dos anos 80, início dos 90.

Depois de uma boa revisada na CB450 por uma cara aqui no RJO que é pós-PhD em CB400/450, fui rodar com ela na estrada Grajaú-Jacarepaguá, uma serrinha cheia de curvas tentadoras.

Então eu descobri que, já acostumado com a Twister, a CB450DX era uma merda, comparado com a Twister em termos de conjunto.

Minha conclusão: CB400/450 eram excelentes motos....no tempo, na época delas. Os chassis/quadros de motocicletas, pneus, suspensões, etc melhoraram exponencialmente nos 20 anos que separavam as duas motos.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Saurus escreveu: 27 Jul 2020, 17:27 Tio Russo (acho até que agora já "Vô Russo" :rof: ),
Ae Kamerad Saurus...
Tô na torcida aqui prá virar avô, mas a Russaradinha não tá querendo colaborar kkkk...
Tô achando que prá ter um neto eu vou ter que tomar uns viagrão e fazer eu mesmo, enquanto me lembro como é que faz :lol: :lol:

Saurus escreveu: 27 Jul 2020, 17:27 .. Minha conclusão: CB400/450 eram excelentes motos....no tempo, na época delas. Os chassis/quadros de motocicletas, pneus, suspensões, etc melhoraram exponencialmente nos 20 anos que separavam as duas motos.
Isso é verdade, temos que atualizar constantemente nossas referências, sob pena de ficarmos presos a conceitos ultrapassados.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

O lance é a delícia do motor da CB...

Ronco show e com torque bacana...

Isso para passear.... Se não... já vão me apedrejar aqui

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

"Por um Brasil Melhor"
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

A unica coisa que a CB400-450 tem de bom de fato é o som do motor que infelizmente das modernas 2 cilindros somente a btw f800 manteve.
Xiaomi M365: 0-30km/h -> 26seg :lol: , custo por km rodado R$0,02. :bnnd:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

O motor das CB400 é um projeto derivado do motor das CB350 paralel twin de 1968, que foi um dos primeiros motores de moto a deixar de ter comando varetado.
Só que além dos balanceiros para evitar a vibração, a grande sacada do motor das 400 foi passar de duas para três válvulas por cilindro, o que possibilitou aumento de torque sem grandes aumentos de custo. Outra inovação foi o câmbio de 6 marchas muito bem escalonadas. Não é um motor girador e também não é lá muito econômico, mas tem um funcionamento liso, redondo, macio, sei lá, faltam adjetivos...
Imagem

Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

comparar cb400 com ducati scrambler realmente é insanidade.. agora comparar com uma daquelas motos indianas, é mais parelho o desempenho e eficiencia em "handling"
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Helder.soares escreveu:comparar cb400 com ducati scrambler realmente é insanidade.. agora comparar com uma daquelas motos indianas, é mais parelho o desempenho e eficiencia em "handling"
Se você tivesse deixado explícito o que estava querendo comparar logo em seguida a dois posts sobre a sucati teria me poupado um tempão digitando kkkkkkk...

E sim, uma CB (bem) transformada em Scrambler ou Cafe Race não faria feio diante de uma RE 500 ou de uma uma Himalayan.

Imagem

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Me parece ser uma CB400:

Imagem
Imagem

Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Russo escreveu:
Helder.soares escreveu:comparar cb400 com ducati scrambler realmente é insanidade.. agora comparar com uma daquelas motos indianas, é mais parelho o desempenho e eficiencia em "handling"
Se você tivesse deixado explícito o que estava querendo comparar logo em seguida a dois posts sobre a sucati teria me poupado um tempão digitando kkkkkkk...

E sim, uma CB (bem) transformada em Scrambler ou Cafe Race não faria feio diante de uma RE 500 ou de uma uma Himalayan.
Concordo. Aos meus olhos uma Royal Gt650 com um 2x1 Torbal. Seria a CB400 melhorada e com ABS.

Du.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Imagem

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Imagem

froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Todos acham que os testes desse cara são uma bosta, ou sou somente eu?
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Os testes podem ser uma bosta, tanto é que eu pulo o blá blá blá e vou direto para o teste drive.

Ele dificilmente irá falar (muito) mal de uma moto, por pior que seja, mas em compensação o percurso geralmente é padronizado e a tocada dele é forte.

Então se ignorarmos muito do que ele fala e prestarmos atenção da moto é possível tirarmos nossas próprias comparações.
Imagem

RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu achei q ele melhorou muito. Tem muita enrolação sim. Mas já faz um tempo que ele leva umas anotações para realmente detalhar alguns aspectos da moto antes de pilotar.

Quanto a avaliação dele. Acredito que só conseguiu chegar onde está hoje justamente por ser político em suas avaliações. Ele consegue muita moto emprestada de PF não só PJ. Se ele fosse brutal em suas considerações não teria tanta moto a suas disposição.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

RMD escreveu: 11 Ago 2020, 08:37

Quanto a avaliação dele. Acredito que só conseguiu chegar onde está hoje justamente por ser político em suas avaliações. .
Ou seja opiniões sem isenção, o que pouco nos serve.
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

froesdamotta escreveu: 11 Ago 2020, 09:42
RMD escreveu: 11 Ago 2020, 08:37

Quanto a avaliação dele. Acredito que só conseguiu chegar onde está hoje justamente por ser político em suas avaliações. .
Ou seja opiniões sem isenção, o que pouco nos serve.
É só filtrar e absorver o que interessa.

No caso, postei três vídeos: o primeiro a duas semanas atrás, sobre a Ducati Scrambler 800, e depois esses dois sobre a Triumph Cup 900 e sobre a RE Interceptor 650.
Assistindo os três vídeos, com o mesmo piloto e no mesmo percurso, acredito que dá para se ter, comparativamente, uma boa noção do potencial de cada moto.
Imagem

RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Russo escreveu: 11 Ago 2020, 10:05 É só filtrar e absorver o que interessa.
Exatamente, eu ja faço o contrario. Acabo vendo somente o inicio com a moto parada e ele mostrando os mínimos detalhes. Cada um tira o que quer e descarta o resto.
Responder