Jacas "Genericas"

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bira
Motoqueiro

Re: Jacas "Genericas"

Mensagem por Bira » 13 Jun 2019, 14:05

Russo escreveu:
13 Jun 2019, 11:35
Muita gente, assim como eu, ainda aprecia a motorização mais antiga, presente ainda em grande parte nos BMW boxer, nos V2 da HD, nos mono das RE e nos L2 das Ducati. Cada um eles apresenta características próprias e singulares e eu não consigo ver essas singularidades num motor V2 de uma das Yamazukis, da Indian ou da Triumph, pois eles tem todos o mesmo comportamento, liso,redondo, neutro. Tem muita gente que aprecia isso... mas eu não sou um deles, eheheheh...
uma correção: a triumph não tem motores V2. as commander usavam motor com dois cilindros paralelos.

mas, na boa, o comportamento do motor da Indian (falando do TS111) não é tão neutro assim. ela tá mais próxima da HD (especialmente das touring M8) que das japoneusas, principalmente no torque em baixos giros. agora, sem dúvida tem alguns elementos "não-americanos" no projeto: ferramental é todo em milímetros; óleo de motor,caixa e primária é compartilhado.

E nas Indian, assim como nas HD, quase nada de prástiko na moto. O paralama traseiro da minha moto, inclusive, voltou da funilaria/pintura há alguns dias. :lol: fosse de plástico, só indo pro lixo e comprando um novo.

já o motor da Scout esse sim tem uma personalidade própria, não lembra HD (talvez lembre um pouco o Revolution da V-Rod, só que eu nunca andei em uma V-Rod para poder afirmar isso com propriedade), não lembra custom japonesa... o bicho é girador (pra um V2). Fico imaginando como ficou na flat tracker FTR1200, com novo mapeamento e 20cv a mais numa moto mais leve.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 13 Jun 2019, 17:19

Bira escreveu:
13 Jun 2019, 14:05
uma correção: a triumph não tem motores V2. as commander usavam motor com dois cilindros paralelos.
Yes, my mistake! ;-)
Bira escreveu:
mas, na boa, o comportamento do motor da Indian (falando do TS111) não é tão neutro assim. ela tá mais próxima da HD (especialmente das touring M8) que das japoneusas, principalmente no torque em baixos giros. agora, sem dúvida tem alguns elementos "não-americanos" no projeto: ferramental é todo em milímetros; óleo de motor,caixa e primária é compartilhado.
Sim, por isso que eu falei em "projetos que vieram evoluindo ao longo do tempo": um M8 moderno, apesar de manter a configuração básica (V2 a 45°, duas bielas num único colo com configuração "radial", caixa separada do corpo do motor, está tão distante dum motor Evo 1340 quanto este estava de um motor Knucklehead,
Bira escreveu:
E nas Indian, assim como nas HD, quase nada de prástiko na moto. O para lama traseiro da minha moto, inclusive, voltou da funilaria/pintura há alguns dias. :lol: fosse de plástico, só indo pro lixo e comprando um novo.
A Suzuki Savage LS 650 também é toda em metal e é monocilíndrica, mas é uma moto japonesa, o fato dela ser de metal e usar correia dentada não a torna próxima de uma Harley assim como o fato de ser toda de metal e ser monocilíndrica não a deixa próxima de uma Royal Enfield. Isso ocorre porque. assim como a Indian, ela é uma moto originalmente de concepção moderna com estilo clássico/retro e não uma moto antiga que veio sendo atualizada.

Isso de modo algum desmerece essas motos, muito pelo contrário, é até um ponto positivo para quem gosta do estilo retro e de motores de concepção mais moderna, como é o seu caso.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira » 13 Jun 2019, 17:23

Aaah sim. Quando falei de proximidade não tava falando de projeto, e sim de comportamento e sensação de pilotagem. Foi isso que quis dizer com a Indian ser mais próxima de HD que de japonesas.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Kokimoto
Motoqueiro

Mensagem por Kokimoto » 29 Jun 2019, 12:20

Querida turma das jacas,

A Shadow que peguei veio com um banco do Gilberto Bancos. Mas como ele já tinha uns 10 anos de uso, estava desmanchando. Levei lá no Gilberto para reformar e peguei semana passada. Ficou bem bom o serviço:

Imagem

O que notei logo de cara é que o banco original (está zero km, praticamente não foi usado) é bem mais fofinho. O banco do Gilberto é mais largo, porém mais firme. Então minha impressão da suspensão piorou bem. A moto parece que ficou bem mais durona.

Mas como esse banco do Gilberto tem mais espaço para garupa, vou mais à frente e resolveu 90% o problema do guidão estar longe. Acho que se eu usar protetor de coluna, deve melhorar mais um pouco. Vou testar.

Gostei do apoio lombar do banco do Gilberto também. Muito bom.

Lembrei que tenho aqui uma almofada de gel que comprei, acho, do Russo uns 10 anos atrás. Para viajar, acho que vai ser bom:

Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du » 29 Jun 2019, 12:45

Preciso de dicas.

Estou pensando em uma Custom na faixa dos 15k para minha esposa voltar a pilotar. Pensei em Shadow 600 ou Drag Star 650. Qual seria mais amigável para ela que tem 1,60 de altura e não é fitness ?

Lógico que aceito outras sugestões, mas como o uso será mais passeio em estrada, motor menor acho que não satisfaria.

Obrigado

Du

Russo
Mito

Mensagem por Russo » 29 Jun 2019, 13:48

Kokimoto escreveu:
29 Jun 2019, 12:20
...Lembrei que tenho aqui uma almofada de gel que comprei, acho, do Russo uns 10 anos atrás. Para viajar, acho que vai ser bom:

Imagem

Cara... fui eu sim quem fez essa almofada ai... e essa sua está novinha! E o tecido dela combinou com o tecido do banco.

Esse gel de goiabada que o Eugênio lá de Pelotas me fornecia é muito bom.
Esses dias eu desmontei uma que tinha aqui a uns 10 anos, para reformar e usar na Ducati e o gel ainda está como novo.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
Kokimoto
Motoqueiro

Mensagem por Kokimoto » 29 Jun 2019, 14:07

Legal Russo, almofada de qualidade! Ainda está novinha hehehe. O gel também está em excelente estado.
mumorato
Roda Presa

Re: Jacas

Mensagem por mumorato » 01 Jul 2019, 00:43

Du escreveu:
29 Jun 2019, 12:45
Estou pensando em uma Custom na faixa dos 15k para minha esposa voltar a pilotar. Pensei em Shadow 600 ou Drag Star 650. Qual seria mais amigável para ela que tem 1,60 de altura e não é fitness ?
Por este valor eu ia na Drag!
Elefant 16.5 - CG 150 - DT200R - Savage 650 - Ténéré 250 - CB450 café racer - Sportster Custom 1200 w/BigBore - CB500x - YZF-R3 - Harley-Davidson Sportster Bobber - BMW R1150gs Adventure - Triumph Thruxton 900.
Atual:
Harley-Davidson VRSCDX Night Rod Special
eclinck
Mito

Jacas "Genericas"

Mensagem por eclinck » 01 Jul 2019, 09:05

A Drag Star que tinha lá em casa foi comprada pra minha esposa, fizemos uma bela viagem até Porto Belo SC eu de Vrod e ela e Drag (1.400 km ida e volta). Ela estava toda encantada com a moto até que perdeu a confiança e derrubou quatro vezes, perdeu o tesão de andar e vendemos a moto. Tem a mesma altura da sua.

Se ela tiver plena confiança ótimo senão tenta uma Virago 535, quando folgar o caixa é a moto que pretendemos pegar pra uma nova tentativa.

Imagem
Robson
Mito

Mensagem por Robson » 01 Jul 2019, 11:01

Du escreveu:
Preciso de dicas.

Tem de fazer um teste na Drag Star

Andei com uma amiga que ficou fissurada na moto, mas tem 1,62 e é magrinha... ela um dia pediu para sentar na posição do piloto, e sequer seguiu levantar a moto do apoio lateral.... e o problema nem é alcançar o pé no chão, é o peso da moto mesmo.
Carlos Gustavo
Roda Presa

Mensagem por Carlos Gustavo » 01 Jul 2019, 19:35

eclinck escreveu:A Drag Star que tinha lá em casa foi comprada pra minha esposa, fizemos uma bela viagem até Porto Belo SC eu de Vrod e ela e Drag (1.400 km ida e volta). Ela estava toda encantada com a moto até que perdeu a confiança e derrubou quatro vezes, perdeu o tesão de andar e vendemos a moto. Tem a mesma altura da sua.

Se ela tiver plena confiança ótimo senão tenta uma Virago 535, quando folgar o caixa é a moto que pretendemos pegar pra uma nova tentativa.

Imagem
Ué, mas a dragstar640 tem a atura do assento em 695mm, contra 720mm da virago535, ou seja... um pelinho que seja, a drag é mais baixa....

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk

==================================
Carlos Gustavo Grigolon
Araraquara, SP

BMW K1200S
HD Sportster 883
CB400 1983
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck » 01 Jul 2019, 19:40

Tamanho e peso menores, não altura do banco.

Carlos Gustavo
Roda Presa

Mensagem por Carlos Gustavo » 01 Jul 2019, 20:35

eclinck escreveu:Tamanho e peso menores, não altura do banco.
Mas quanto mais baixo o banco, mais firmeza o condutor tem pra pranchar os pés no chão, nao é esse o raciocinio? Por outro lado, a drag é cerca de 30kg mais pesada que a 535... isso faz diferença tb.... mas sei la, acho que a drag, por ser mais comprida, diatribui melhor o peso...

Carlos Gustavo Grigolon
Araraquara, SP

BMW K1200S
HD Sportster 883
CB400 1983
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck » 01 Jul 2019, 20:37

Psicológico dela ficou ruim por causa do comprimento, estrutura do tanque e Guidao são bem maiores. Não procure lógica nisso.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie » 01 Jul 2019, 21:36

Vocês vão me desculpar, mas se a patroa não se sente confortável conduzindo uma custom não faz sentido forçar a barra.
Querem passear juntos, sem garupa, cada um na sua moto? Então vai atrás de uma moto menor, mais confortável pra ela.
Moto custom é um puta dum trambolho, vamos falar o que é verdade. Marmanjo topa, mas para nós é muito mais fácil.
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 01 Jul 2019, 21:45

jucie escreveu:
01 Jul 2019, 21:36
Vocês vão me desculpar, mas se a patroa não se sente confortável conduzindo uma custom não faz sentido forçar a barra.
Querem passear juntos, sem garupa, cada um na sua moto? Então vai atrás de uma moto menor, mais confortável pra ela.
Moto custom é um puta dum trambolho, vamos falar o que é verdade. Marmanjo topa, mas para nós é muito mais fácil.
Há (muitas) controvérsias...

Imagem
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato » 01 Jul 2019, 23:45

Se for necessário uma moto um pouco menor, tu pode por como opção uma Savage também. Ela é baixa, leve e curtinha..
Elefant 16.5 - CG 150 - DT200R - Savage 650 - Ténéré 250 - CB450 café racer - Sportster Custom 1200 w/BigBore - CB500x - YZF-R3 - Harley-Davidson Sportster Bobber - BMW R1150gs Adventure - Triumph Thruxton 900.
Atual:
Harley-Davidson VRSCDX Night Rod Special
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck » 02 Jul 2019, 07:34

jucie escreveu:Vocês vão me desculpar, mas se a patroa não se sente confortável conduzindo uma custom não faz sentido forçar a barra.
Não sei o Du mas eu não tô forçando nada, como bom mangina ajudo ela a fazer o que ela quer. Já teve Virago 250 e acha a 535 bonita, quando realmente estiver a fim vamos atrás disso. Só levantei a bola pra contar o que aconteceu conosco quando fizemos esse movimento que o Du tá fazendo.

Robson
Mito

Mensagem por Robson » 02 Jul 2019, 08:31

Carlos Gustavo escreveu:
01 Jul 2019, 20:35
eclinck escreveu:Tamanho e peso menores, não altura do banco.
Mas quanto mais baixo o banco, mais firmeza o condutor tem pra pranchar os pés no chão, nao é esse o raciocinio? Por outro lado, a drag é cerca de 30kg mais pesada que a 535... isso faz diferença tb.... mas sei la, acho que a drag, por ser mais comprida, diatribui melhor o peso...

a Drag é mais larga e mais longa que a 535.

Mas o que real diferença é no CG... não é vc, Carlos Gustavo, e sim o centro de gravidade.... na Drag eu acho muito alto para uma moto custom.... na 535 é bem mais baixo.

A minha amiga nanica não conseguiu tirar a Drag do apoio lateral, apesar dos dois pés plantados no chão.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta » 02 Jul 2019, 08:43

Du escreveu:
Preciso de dicas.

Lógico que aceito outras sugestões, mas como o uso será mais passeio em estrada, motor menor acho que não satisfaria.

Obrigado

Du
Tem que ser custom? Fora dessas opções existe a SV 650 que tem uma altura de banco razoavelmente baixa (acho que 785 mm), e pesa cheia 195 kg.
Agostinho
DL 650 ABS e NMax 160
Responder