Royal Enfield chega ao Brasil

Grupo de discussão geral sobre motos.
Zeh
Motoqueiro

Re: Royal Enfield chega ao Brasil

Mensagem por Zeh »

KSA escreveu: 30 Jul 2021, 11:50
Um caso um tanto curioso o da Himalayan no Brasil. Uma moto que já roda no mundo desde 2015, tem inúmeras aventuras registradas em vários países sem maiores problemas.
Uma dessas aventuras a da Holandesa Noraly ( canal itchy boots ) cruzando India, Tailandia, Malasia ..... e etc... assisti os reviews que ela faz após as manutenções e confesso que destoa muito a opinião que ela imprime com os casos relatados no Brasil. Ela é patrocinada? Até onde sei não é...
(...)
Não é a mesma moto. A Himalayan fabricada e montada no exterior, não pode ser comparada com a moto daqui. Pra começar q muda a gasolina. Em segundo lugar, a montagem. Só nesse último fator, já muda todo o jogo.
E digo isso por vivência e experiência técnica, não mero achismo.
Zeh :emo206:
Imagem
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Mas as motos da RE não vem da índia?

https://www.motociclismoonline.com.br/n ... -da-india/
Em comunicado, a Royal Enfield destaca que a Argentina está entre os maiores mercados de motocicletas de médio porte da América Latina. A marca conta com cinco lojas exclusivas no país. Já na América Latina são 31 concessionárias e 40 pontos de contato de varejo. Ainda segundo o texto, a abertura do CKD na Argentina não interfere na atual operaço daã Royal Enfield do Brasil, que segue importando suas motocicletas da Índia para o nosso país.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Posso estar enganado, mas as motos chegam aqui pré montadas da Índia encaixotadas em um woodframe.
Chegando na terra da banana a finalização da montagem se resume ao guidão, roda dianteira, checagem de níveis de fluidos e conferencia de reaperto.
Segundo consta nos registros, a motocicleta da moça foi comprada na Índia com todo aquele padrão criticado pela maioria dos Youtubers tupiniquins (ela diz ter pago US$ 2k contra os US$ 5,5k que teria pago na UE)
Da Índia ela iniciou primeira parte da viagem onde rodou pacas, sendo que no retorno pra Holanda, teve problemas com registro da motocicleta por ter comprado na Índia, importação ilegal, taxas e etc... Então não conseguiu despachar a moto pra Argentina, e não conseguiria faze-lo em toda a União Europeia.
Tentou pedir alguma ajuda a Royal Enfield local, que a aquela altura, depois de quase um ano de jornada (ela praticamente já era uma celebridade) ofereceu um acordo:

Fornecer uma motocicleta nova em troca da usada na jornada, que seria utilizada em exposições, pois, estava proibida de circular.
Pelo que consta, a RE entregou uma motocicleta Standard pela motocicleta dela. Algumas marcas de acessórios entraram na jogada e ofereceram acessórios tipo, retrovisores, protetor de motor, Bags.

A segunda parte da viagem (America do Sul) eu ainda não tive oportunidade de acompanhar. Mais achei curioso ela ter dito, não vou entrar no Afeganistão :no: daquele lado do Atlantico. Nesse continente ela deixou o Brasil de fora do plano de viagem :lol:

Outro ponto interessante que observei foi a crítica dela aos "BIGTRAILZEIROS" com suas fodásticas BMWs que só rodavam em rodovia asfaltada :lol: Enquanto ela preferia as estradas vicinais.
Uma coisa é fato, a velocidade da moça se resumia a 80 a 100 km/h em cima da manca Hyamalenta. (Ela instalou um Powertronic na tentativa de conseguir andar melhor com gasolina ruim)

Esse é o resumo ;-)

PS.: Aposto que a RE pegou a moto dela pra estudar onde eles podem economizar mais porque, afinal, aquela durou mais de 40mil km e não rendeu quase nada em peças :lol:

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Robson
Mito

Mensagem por Robson »

Harley Davrison escreveu: 02 Ago 2021, 14:23 Mas as motos da RE não vem da índia?

Sim, mas as argentinas serão montadas em regime CKD, que em outras palavras, deverão receber componentes nacionais, tipo pneu, camera, flexiveis, etc.

A JTolento traz todas as motos da Suzuki e chinesas por esse processo, e acaba que a moto fica sendo "nacional".
Harley Davrison
Roda Presa

KSA escreveu: 02 Ago 2021, 14:37
A segunda parte da viagem (America do Sul) eu ainda não tive oportunidade de acompanhar. Mais achei curioso ela ter dito, não vou entrar no Afeganistão :no: daquele lado do Atlantico. Nesse continente ela deixou o Brasil de fora do plano de viagem :lol:
Caramba!!!!
Eu sei que o Bostil tá longe de ser o país mais seguro do mundo, mas deixar de andar pelo Brasil com medo de violência acho demasiado exagerado.
Assim como qualquer outro pais da latam há os lugares que é melhor não entrar, mas, não dá pra generalizar o pais todo.
É só se informar bem antes de entrar em qualquer quebrada.

Isso vale para o mundo todo.
Harley Davrison
Roda Presa

Robson escreveu: 02 Ago 2021, 14:47
Harley Davrison escreveu: 02 Ago 2021, 14:23 Mas as motos da RE não vem da índia?

Sim, mas as argentinas serão montadas em regime CKD, que em outras palavras, deverão receber componentes nacionais, tipo pneu, camera, flexiveis, etc.

A JTolento traz todas as motos da Suzuki e chinesas por esse processo, e acaba que a moto fica sendo "nacional".
Sim, sim...Eu estava respondendo ao Zeh.
As BM também eram ou ainda é feito desta forma na fabrica da Dafra.
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Harley Davrison escreveu: 02 Ago 2021, 14:56
Sim, sim...Eu estava respondendo ao Zeh.
As BM também eram ou ainda é feito desta forma na fabrica da Dafra.
Trabalhei para a Ava. A operação era o seguinte: despachavam um mecânico chefe pra Miami. Ele entrava na loja, e comprava 10 motos, como se fosse pessoa física. 10 ZX-6r, por exemplo. Mandava entregar num galpão.
Em seguida, contratava um grupo de mexicanos, e desmontavam parcialmente as motos. Encaixotavam tudo, e despachavam para o Brasil.
Mas por que? Desmontadas, elas entravam no Br como se fosse peças, muito mais barato e fácil que importar um veículo. Na zona franca de Manaus, eles remontavam tudo, remarcavam o chassi, e vendiam.

Sabe como eles chamavam isso? CKD. E diziam ser o único representante da marca a operar em regime CKD em todo o mundo...

Qual era o problema? Todos. Quem desmontava a moto lá em Miami, era um mexicânico. Sabe se lá como ele fazia isso, se tinha técnica ou cuidado. Quem montava aqui, não era muito diferente.
Em uma ocasião, extraviaram ou furtaram a caixa com o frio dianteiro completo de 10 ZX-10r. Solução: compraram as pinças, colocaram aeroquip e venderam as motos como se fosse uma "série especial".

É por essas e outras que eu digo: uma moto vendida e montada no exterior, não é a mesma que é vendida e montada aqui. Isso vale pra tudo.

Vou te dar outro exemplo. Televisão 4k. Samsung RU7100 (2019). A Samsung RU7100 vendida no exterior, tem bluetooth, e wifi 2,4/5ghz. A Samsung RU7100 vendida no Brasil, só tem bluetooth e wifi 2,4ghz. Qual a explicação para serem diferentes, se são o mesmo modelo? Visualmente são o mesmo aparelho.

Entende onde quero chegar? ;-)
Zeh :emo206:
Imagem
Harley Davrison
Roda Presa

Zeh escreveu: 02 Ago 2021, 15:52 Entende onde quero chegar? ;-)
Entendi.
Na verdade eu sempre achei que as motos da RE fossem CKD. Até que li aquele artigo.
Lá o autor deixa claro a diferença das RE's hermanas das Brasileiras, por isso me ocorreu a dúvida.
Ou seja, se a vendida aqui é importada deveria ser sim igual a vendida na india/europa, etc.
Robson
Mito

Mensagem por Robson »

O caso da TV é fácil, provavelmente a TV de WIFI de 5Ghz não atende regulamentação da Anatel.

Sobre a AVA.... Picaretas, né ?
Harley Davrison
Roda Presa

Que empresa é essa AVA?
Nunca ouvi falar
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Tinha várias empresas que importavam motos, AVA (Kawasaki), RIZZO (Harley e snme Triumph) e J.Toledo (Suzuki), só sobrou essa última.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
linuz
Roda Presa

Mensagem por linuz »

Harley Davrison escreveu: 02 Ago 2021, 14:53
Caramba!!!!
Eu sei que o Bostil tá longe de ser o país mais seguro do mundo, mas deixar de andar pelo Brasil com medo de violência acho demasiado exagerado.
Assim como qualquer outro pais da latam há os lugares que é melhor não entrar, mas, não dá pra generalizar o pais todo.

Não é só a violência não. A criminalidade em relação aos outros países sul-americanos deve ser meio parecida. O que pega, acho, é a falta de atrativos aqui. Convenhamos, tu preferiria trafegar pela Serra do Mar ou pela Cordilheira? Campos mato-grossenses ou deserto do Atacama? Quais atrativos históricos tem as cidades que tu passaria no Brasil? Claro que temos paisagens, claro que temos atrativos, mas convenhamos, o outro lado tem muito mais. Eu acompanho o advrider.com, e acho que é mais ou menos por aí. Além do que, mais gente passando do lado de lá, mais relatos, mais dicas, os próximos vão naturalmente seguindo por lá.
linuz
terra do pinhão-pr
Kokimoto
Motoqueiro

Mensagem por Kokimoto »

As classics têm outra pegada e acho que os motores de concepção antiga e menos potentes fazem parte da proposta da Royal.

Mas no caso da Hymarea, concordo com o Leo. Não era nada difícil fazer um motor igual ao da Falcon injetada, que também não é nada moderno (tive uma, era bem melhor que 250 e não consumia tanto quando a Falcon carburada). Uns 30 cv e essa moto seria fantástica.
Harley Davrison
Roda Presa

linuz escreveu: 02 Ago 2021, 20:13
Harley Davrison escreveu: 02 Ago 2021, 14:53
Caramba!!!!

Não é só a violência não. A criminalidade em relação aos outros países sul-americanos deve ser meio parecida. O que pega, acho, é a falta de atrativos aqui. Convenhamos, tu preferiria trafegar pela Serra do Mar ou pela Cordilheira? Campos mato-grossenses ou deserto do Atacama? Quais atrativos históricos tem as cidades que tu passaria no Brasil? Claro que temos paisagens, claro que temos atrativos, mas convenhamos, o outro lado tem muito mais. Eu acompanho o advrider.com, e acho que é mais ou menos por aí. Além do que, mais gente passando do lado de lá, mais relatos, mais dicas, os próximos vão naturalmente seguindo por lá.
Isso é relativo.
Eu, sinceramente, prefiro mato grosso do que Atacama. Sou muito mais litoral brasileiro do que chileno. 100x transamazônica do que salar do uyuni.
Mas isso sou eu. Minhas preferências.
No caso da mulher aí ela se referiu ao Brasil como "Afeganistão". Quando escuta Afeganistão qual a primeira coisa vem em sua cabeça? As montanhas rochosas ou a centenas de pessoas mortas todos os dias por bombas e ataques terroristas?
Robson
Mito

Mensagem por Robson »

Brasil tem tanto atrativo para quem anda de moto que coloca o oeste da América do Sul no chinelo.

Quem fala que lá tem mais atrativo é que simplesmente não conhece o país em que mora.
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh »

problema do BR são as estradas LIXO cheias de LIXÕES sobre rodas, de resto é totalmente deboa.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

KSA escreveu:Posso estar enganado, mas as motos chegam aqui pré montadas da Índia encaixotadas em um woodframe.
Chegando na terra da banana a finalização da montagem se resume ao guidão, roda dianteira, checagem de níveis de fluidos e conferencia de reaperto.
Segundo consta nos registros, a motocicleta da moça foi comprada na Índia com todo aquele padrão criticado pela maioria dos Youtubers tupiniquins (ela diz ter pago US$ 2k contra os US$ 5,5k que teria pago na UE)
Da Índia ela iniciou primeira parte da viagem onde rodou pacas, sendo que no retorno pra Holanda, teve problemas com registro da motocicleta por ter comprado na Índia, importação ilegal, taxas e etc... Então não conseguiu despachar a moto pra Argentina, e não conseguiria faze-lo em toda a União Europeia.
Tentou pedir alguma ajuda a Royal Enfield local, que a aquela altura, depois de quase um ano de jornada (ela praticamente já era uma celebridade) ofereceu um acordo:

Fornecer uma motocicleta nova em troca da usada na jornada, que seria utilizada em exposições, pois, estava proibida de circular.
Pelo que consta, a RE entregou uma motocicleta Standard pela motocicleta dela. Algumas marcas de acessórios entraram na jogada e ofereceram acessórios tipo, retrovisores, protetor de motor, Bags.

A segunda parte da viagem (America do Sul) eu ainda não tive oportunidade de acompanhar. Mais achei curioso ela ter dito, não vou entrar no Afeganistão :no: daquele lado do Atlantico. Nesse continente ela deixou o Brasil de fora do plano de viagem Imagem

Outro ponto interessante que observei foi a crítica dela aos "BIGTRAILZEIROS" com suas fodásticas BMWs que só rodavam em rodovia asfaltada Imagem Enquanto ela preferia as estradas vicinais.
Uma coisa é fato, a velocidade da moça se resumia a 80 a 100 km/h em cima da manca Hyamalenta. (Ela instalou um Powertronic na tentativa de conseguir andar melhor com gasolina ruim)

Esse é o resumo ;-)

PS.: Aposto que a RE pegou a moto dela pra estudar onde eles podem economizar mais porque, afinal, aquela durou mais de 40mil km e não rendeu quase nada em peças Imagem
Ela já morou e trabalhou no Rio de Janeiro, é fácil compreender o receio dela.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

linuz
Roda Presa

Mensagem por linuz »

Robson escreveu: 02 Ago 2021, 22:57 Brasil tem tanto atrativo para quem anda de moto que coloca o oeste da América do Sul no chinelo.

Quem fala que lá tem mais atrativo é que simplesmente não conhece o país em que mora.
Qual capital brasileira você pode andar no centro histórico tranquilamente? E, nestes centros históricos, quais tem atrativos conservados, legais de visitar? Um que outro.

Em termos de aventura, o legal é andar em estradas cheias de caminhões, com plantação ao lado e postos a cada 50km? Ou estradas desertas, com postos a cada 300 ou 400km?

Com falei na minha primeira mensagem, temos atrativos sim, mas o cara vai se deslocar do outro lado do mundo para subir a 101, a 153, se tem a ruta 40, na pan-americana, os mais diversos passos?
linuz
terra do pinhão-pr
linuz
Roda Presa

Mensagem por linuz »

Harley Davrison escreveu: 02 Ago 2021, 22:45
Isso é relativo.
Eu, sinceramente, prefiro mato grosso do que Atacama. Sou muito mais litoral brasileiro do que chileno. 100x transamazônica do que salar do uyuni.
Mas isso sou eu. Minhas preferências.
No caso da mulher aí ela se referiu ao Brasil como "Afeganistão". Quando escuta Afeganistão qual a primeira coisa vem em sua cabeça? As montanhas rochosas ou a centenas de pessoas mortas todos os dias por bombas e ataques terroristas?
Claro que é relativo, cada um tem suas preferências.

O que eu disse foi minha percepção acompanhando um fórum de viajantes de moto do mundo todo. Aliás, é sempre uma boa fonte de leitura de bons relatos (advrider.com -> forum -> Epic Rides).
linuz
terra do pinhão-pr
Harley Davrison
Roda Presa

linuz escreveu: 03 Ago 2021, 07:39
Em termos de aventura, o legal é andar em estradas cheias de caminhões, com plantação ao lado e postos a cada 50km? Ou estradas desertas, com postos a cada 300 ou 400km?
Uai...e ter que ultrapassar um caminhão de 30 metros andando a 110km/h já não é uma aventura??? :lol: :lol: :lol:
Responder