Preço da Gasolina

Grupo de discussão geral sobre motos.
Unnamed
Novato
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Jul 2016, 17:23

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Unnamed »

Derivados do petróleo ficarão cada vez mais caro com a desculpa de questões ambientais. E tanto o governo federal quanto o estadual pegam uma hora fatia no que pagamos.
Me lembro que a Dilma segurou os aumentos dos combustíveis por um período e pagamos caro nessa intervenção estatal.
Avatar do usuário
Robson
Mito
Mensagens: 31471
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:32

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Robson »

Unnamed escreveu: 20 Ago 2021, 13:19 Derivados do petróleo ficarão cada vez mais caro com a desculpa de questões ambientais.
Já acho que não tem nada a ver.

A gasolina está cara no Brasil porque a Petrobrás atrela o preço dos combustíveis a variação do preço internacional do barril de petróleo.

Estamos em um momento de retomada da economia mundial, com demanda de petróleo, e o barril subindo (hoje está U$ 70).

https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os- ... t&meses=60

Só que.... como está atrelado ao dólar, obviamente a cotação do dólar não ajuda em NADA.

Mesmo se o preço do barril se mantiver estável, essa alta do dólar não contribui (hoje bateu de novo na casa dos R$5,45)

Então, por mais que o presidente insista que a culpa é do ICMS, não, a culpa maior é da politica econômica desastrada do Paulo Guedes mesmo.


Unnamed escreveu: 20 Ago 2021, 13:19 Me lembro que a Dilma segurou os aumentos dos combustíveis por um período e pagamos caro nessa intervenção estatal.
Burrice populista... vamos ver qto tempo o Bolsonaro vai aguentar sem fazer nada do tipo.
Avatar do usuário
JPaulo
Dinossauro
Mensagens: 5528
Registrado em: 02 Mar 2012, 15:24
Localização: São Léo - RS

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por JPaulo »

Robson escreveu: 20 Ago 2021, 13:45
Então, por mais que o presidente insista que a culpa é do ICMS, não, a culpa maior é da politica econômica desastrada do Paulo Guedes mesmo.
Se bem me lembro o petróleo já era atrelado ao dólar muito tempo antes do Guedes sonhar com ministério.

Ou tô errado?

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Unnamed
Novato
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Jul 2016, 17:23

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Unnamed »

JPaulo escreveu: 22 Ago 2021, 05:46
Robson escreveu: 20 Ago 2021, 13:45
Então, por mais que o presidente insista que a culpa é do ICMS, não, a culpa maior é da politica econômica desastrada do Paulo Guedes mesmo.
Se bem me lembro o petróleo já era atrelado ao dólar muito tempo antes do Guedes sonhar com ministério.

Ou tô errado?

Abs,
Exato, como qualquer commodities. Qualquer atitude que se tome pra subsidiar o petróleo no Brasil é medida populista,o que se pode fazer é diminuir os impostos, principalmente estadual.
Cabeça de prego só pensa em martelo.
Avatar do usuário
Robson
Mito
Mensagens: 31471
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:32

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Robson »

JPaulo escreveu:
Robson escreveu: 20 Ago 2021, 13:45
Então, por mais que o presidente insista que a culpa é do ICMS, não, a culpa maior é da politica econômica desastrada do Paulo Guedes mesmo.
Se bem me lembro o petróleo já era atrelado ao dólar muito tempo antes do Guedes sonhar com ministério.

Ou tô errado?

Abs,
Não, não está.

O dólar nunca esteve tão alto.

E isso é culpa da política econômica.

Em 2018 o barril de petróleo estava mais caro em dolar que hj, e a gasolina mais de R$1,20 mais barato que hj.

Vc consegue explicar?

Pois é.
Avatar do usuário
Robson
Mito
Mensagens: 31471
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:32

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Robson »


Unnamed escreveu:
Exato, como qualquer commodities. Qualquer atitude que se tome pra subsidiar o petróleo no Brasil é medida populista,o que se pode fazer é diminuir os impostos, principalmente estadual.
Cabeça de prego só pensa em martelo.
Concordo.

Diminuir o imposto seria ótimo.

Mas não adiantaria muita coisa com esse dólar nas alturas....

Avatar do usuário
b0fh
Bastard operat0r
Mensagens: 31872
Registrado em: 24 Dez 2007, 09:53
Contato:

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por b0fh »

bicho tu nem sabe pq o dólar tá caro e fuca ai de mimimi :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Avatar do usuário
Robson
Mito
Mensagens: 31471
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:32

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Robson »

La vem....

Fui......
Avatar do usuário
b0fh
Bastard operat0r
Mensagens: 31872
Registrado em: 24 Dez 2007, 09:53
Contato:

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por b0fh »

vai mesmo, zé ruela :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Avatar do usuário
Robson
Mito
Mensagens: 31471
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:32

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Robson »

b0fh escreveu:vai mesmo, zé ruela Imagem
Antes, deixa eu lembrar de algo aqui.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... -568.shtml

Mas como sempre, a culpa deve ser do Doria e demais governadores.



Avatar do usuário
queiroga
Motociclista
Mensagens: 1208
Registrado em: 31 Dez 2014, 18:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por queiroga »

Querem gasolina mais barata? Acabem com o monopólio....

Ai vão me dizes que ha acabou....

Mas na prática não. Eu vi uma entrevista explicando esse fenômeno... ou seja para as empresas o monopólio continua. Vou tentar achar aqui.

Tinha que privatizar a Petrobras.... mas aí vai acabar com a fonte de $$$ de muitos... e isso infelizmente tem que passar pelo congresso.

Resumo vamos continuar sofrendo....por muuuuuito tempo

Achei um...

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbra ... ombustivel


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Imagem
"Por um Brasil Melhor"
ganso
Roda Presa
Mensagens: 516
Registrado em: 03 Mar 2010, 09:50
Localização: Vila Velha - ES

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por ganso »

queiroga escreveu: 22 Ago 2021, 18:50 Querem gasolina mais barata? Acabem com o monopólio....

Ai vão me dizes que ha acabou....

Mas na prática não. Eu vi uma entrevista explicando esse fenômeno... ou seja para as empresas o monopólio continua. Vou tentar achar aqui.

Tinha que privatizar a Petrobras.... mas aí vai acabar com a fonte de $$$ de muitos... e isso infelizmente tem que passar pelo congresso.

Resumo vamos continuar sofrendo....por muuuuuito tempo

Achei um...

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbra ... ombustivel


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Imagem
Não existe monopólio do Petroleo no Brasil há mais de 20 anos.... Hoje existem mais de 40 empresas no Brasil explorando, refinando, distribuindo e vendendo derivados de Petróleo...

essa reportagem aí já é passado, a Shell já anunciou que pretende vender Petroleo aqui no Brasil abaixo da cotação mundial por ter basicamente a cadeia completa de produção instalada no país (sem pagar um real de dividendo ao estado, coisa que a Petrobras paga e muito), mas duvido que isso aconteça, como já falaram, petróleo é commoditie, e o preço é internacional (como minério de ferro, carne, soja e tantas outras coisas que estamos pagando caro com força).

A gasolina esta cara devido à essa política econômica do Guedes desastrosa que deixa o real desvalorizado frente ao dolar (ótimo pra balança comercial do país e fudido pra gente que é pobre) mas mesmo assim hoje a gasolina sai das refinarias da Petrobras por cerca de R$ 2,60; e principalmente ao ICMS ridículo que pagamos em tudo, aqui no meu estado ICMS da gasolina bate 27%....
clovis
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 30 Mai 2019, 18:07

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por clovis »

Os impostos, salvo engano, permanecem os mesmos. E mais, se permanecem os mesmos, então a alta não é culpa de impostos - não estou defendendo impostos - o que acontece é uma alta na arrecadação. de R$ 2,60 prá R$6,00 é muita coisa. se o ICMS aí está em 27%, sobre 2,60? se for daria acréscimo de R$0,702, e o litro iria pra R$3,30. Eu não entendo essa diferença toda, tenho como certo que não são impostos, seria a cadeia de distribuição? Os lucros envolvidos nas etapas que por sinal são necessárias? R$2,60 pra R$6,00 é muita coisa.
Quando falo que acho que a culpa não é dos impostos quero dizer que se os impostos permanecem os mesmo, o preço não deveria se alterar. Uma vez definidos, os impostos não interferem mais no preço. Se o preço oscila por outros motivos, e a carga tributária não se altera, como é o caso, então o que aumenta é a arrecadação que se beneficia da alta. Mas não é a causa. É como vejo.
ganso
Roda Presa
Mensagens: 516
Registrado em: 03 Mar 2010, 09:50
Localização: Vila Velha - ES

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por ganso »

O ICMS é cobrado sobre o valor final de venda....rs até nisso é ridículo... :-?

E você está correto no seu raciocínio, tem toda a cadeia de distribuição (com seus respectivos lucros)

De forma resumida, na composição geral do Preço da gasolina temos:
31% Custo de produção Petrobras
12% Impostos Federais
28 % Impostos estaduais
17% Custo do álcool
12% Custo da Distribuição...

Nesse link tem muita informação interessante sobre a composição do Preço da gasolina:
https://petrobras.com.br/pt/nossas-ativ ... bustiveis/
Editado pela última vez por ganso em 23 Ago 2021, 09:31, em um total de 1 vez.
Rauber
Mito
Mensagens: 18262
Registrado em: 26 Dez 2007, 09:28

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Rauber »


clovis escreveu:É como vejo.
Errado.

Pra começar, aqui no RS o ICMS é cobrado sobre o preço que o governador deduz que vc irá vender e não pelo custo.



saudações

Avatar do usuário
Robson
Mito
Mensagens: 31471
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:32

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Robson »

Rauber, seu cérebro está rolando pelo chão... pega aí antes que vc o perca.
Avatar do usuário
froesdamotta
Motoqueiro
Mensagens: 3430
Registrado em: 21 Jan 2008, 12:29
Localização: Nordeste do Brasil

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por froesdamotta »

queiroga escreveu: 22 Ago 2021, 18:50 Querem gasolina mais barata? Acabem com o monopólio....

Ai vão me dizes que ha acabou....

Mas na prática não. Eu vi uma entrevista explicando esse fenômeno... ou seja para as empresas o monopólio continua. Vou tentar achar aqui.

Tinha que privatizar a Petrobras.... mas aí vai acabar com a fonte de $$$ de muitos... e isso infelizmente tem que passar pelo congresso.

Resumo vamos continuar sofrendo....por muuuuuito tempo

Achei um...

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbra ... ombustivel


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Imagem
A primeira refinaria já foi vendida, RLAM já nas mãos de um fundo árabe.
Mais três estão à venda.

Mas isto não vai fazer o preço baixar!
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
clovis
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 30 Mai 2019, 18:07

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por clovis »

Pelo que lembro, FHC liberou o mercado de refinarias. Quem quisesse poderia montar uma. E não ficaria sujeito a comprar só da Petrobrás, poderia comprar onde quisesse. E ninguém instalou nenhuma. Ouço que o retorno é baixo, e evitam esse tipo de investimento. As privatizações estariam acontecendo devido o preço ser mais baixo e viabilizar taxa de retorno. Mas o importante é que não está sendo instalado mais fornecedores. A oferta é a mesma, não está sendo criada uma única nova refinaria, só muda o dono. E não creio que seja pra melhor. Muitos fundos estatais estrangeiros. Deixam de ser estatais brasileiras e passam a ser estatais estrangeiras. Assim pode. rs
Avatar do usuário
Robson
Mito
Mensagens: 31471
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:32

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por Robson »

A verdade é que ninguém quer investir aqui porque o governo federal tem o péssimo costume de intervir no mercado na base da canetada.

A última vez foi em 2019 qdo o Bolsonaro barrou o aumento no preço do diesel, com medo de uma nova greve de caminhoneiros....

e tem vários outros exemplos de intervenção em governos anteriores.

enquanto a politica de preços no Brasil for dominada por uma estatal, ninguém vai investir aqui de maneira mais pesada.
Avatar do usuário
b0fh
Bastard operat0r
Mensagens: 31872
Registrado em: 24 Dez 2007, 09:53
Contato:

Re: Preço da Gasolina

Mensagem por b0fh »

noffa! finalmente escreveu algo que não seja mimimimi (embora não consiga escrever nada sem mencionar nosso glorioso presidentO, é CAVACO DEMAIS).

para os zé aí do 'não investem pq não querem, não tem monopólio mimimi mpdo'... pensem assim

vcs tem ai uns bi de dólar pra investir... vão investir pra entrar num mercado que é dominado 100% por uma só empresa, de controle estatal ainda por cima? eu não investiria nem 100 reais xurriados ... imagina quem é mais esperto e mais rico que eu então :D

única 'abertura' possível do mercado de petróleo eh picar essa MERDA COLOSSAL de empresa em pedacinhos e vender/entregar pra quem se dispor a assumir a bucha.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Responder