Pedágio semiautomatico para motos

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Re: Pedágio semiautomatico para motos

Mensagem por Fabio Ninja »

Região de Sertãozinho SP, 4 pedagios começaram a cobrar moto

Desde a zero hora desta sexta-feira, motociclistas que transitam pelas rodovias Anhanguera (SP-330) e Armando Salles de Oliveira (SP-322), na região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, pagam pedágio.

As tarifas, com valores entre 2,85 e 5,50 reais, equivalentes à metade da tarifa dos carros, serão cobradas nas praças de Sertãozinho, Ituverava, Pitangueiras e Sales Oliveira, onde não havia esta cobrança.

https://veja.abril.com.br/brasil/em-sp- ... -de-motos/
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

Na única viagem que fiz e precisei pagar pedágio, de moto, levei o dinheiro num saco plástico tipo ziploc. Entregava para o atendente, pegava de volta e seguia.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Robson escreveu:
Russo escreveu:
Solução meia boca: já que é para usar uma pulseira, por que não por um chip tipo "sem parar" nela?

Entretanto, é melhor que nada....

Eu ja achei a solução boa demais...

O tag usado em carros ia ter uma dificuldade danada nas motos, pq ele tem q estar bem posicionado no parabrisa para haver leitura.

Outra coisa, hoje a cobrança do sem parar é feita pela placa do veiculo, toda passagem é monitorada por câmera que lê a placa, entao se tirar o tag de um carro e passar para outro e nao fizer a transferência, vai vir multa, apesar do tag liberar a cancela.

Essa pulseira vc pode usar com qualquer moto, achei bacana demais.
Imagino que a câmara seja somente complementar. Eu passo puxando a carretinha e da certo. Cobram um eixo a mais do carro. Não tenho sem parar na carretinha.

Abraços Du.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu:Eu deixo um monte de nota de 10 ou 20 num bolso da jaqueta, paro, tiro luva, puxo uma nota, pego o troco e soco tudo no outro bolso, saio com a luva sobre o tanque, passo pela cancela, estaciono num local q julgo pouco mais seguro a frente (geralmente em meio ou a frente dos cones), só aí coloco as luvas e parto.

Me cago de medo ficar marcando em pedágio, geralmente fico bem no canto e ligo o alerta ou seta se a moto não tiver alerta, na fila coloco o braço na cintura (jaqueta branca) ou movimento os braços pra me fazer notar ao máximo.
Tomo precauções consciente de motorista q já foi cego (fiz cirurgia miopia), tá cheio de acidente na traseira de carro pq não viu, imagine uma moto...

[ ]'s
drsrg escreveu:Na única viagem que fiz e precisei pagar pedágio, de moto, levei o dinheiro num saco plástico tipo ziploc. Entregava para o atendente, pegava de volta e seguia.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
Ae Kameraden...

Eu também tinha o costume de levar um saquinho com o dinheiro e entregá-lo à pessoa da cabine (aprendi esse truque com o Kamerad iTadeu).

Mas de uns tempos para cá passei a adotar a tática citada pelo Kuati: separo o dinheiro trocado num bolso, geralmente notas de 2, 5 e 10 reais e pego a quantia mais ou menos próximo do valor do pedágio para a atendente. Cato o troco e enfio em um outro bolso, sem mesmo conferir.

Essa forma se mostrou mais prática do que a de entregar o saquinho com o din-din, pois parece que é mais fácil para os funcionários fornecerem o troco do que contarem o dinheiro.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Quando vou para o trabalho que o pedagio é sempre o mesmo, eu boto as moedas num saquinho e deixo só a beirada dele pra fora do bolso da jaqueta, pego ele e a moça ainda me devolve o saquinho.
Quando é para viagens, faço essa tática das notas e jogo o troco no outro bolso. Na parada para esticar, dou uma organizada.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Não quis abrir um tóxico novo só pra isso e como esse negócio de sem parar para motos não vingou pergunto:

Sabem se na castelo branco de Sorocaba até o fim dela (pra frente de avaré) moto paga pedágio? se sim, quanto?
Estou vendo se consigo ir no sitio de um tio no PR em novembro e se tiver que pagar pedágio já ir providenciando uma bolsinha pra carregar os troco.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Peguei uma capinha de levar celular na cintura e botei no guidão, dentro levo uma caixinha plastica onde coloco tipo R$10 que entrego para a atendente e pego de volta o troco na mesma caixinha. Fácil de fazer de luva e muito prático.
Robson
Mito

Mensagem por Robson »

Harley Davrison escreveu: 24 Set 2021, 11:23 Não quis abrir um tóxico novo só pra isso e como esse negócio de sem parar para motos não vingou pergunto:

Sabem se na castelo branco de Sorocaba até o fim dela (pra frente de avaré) moto paga pedágio? se sim, quanto?
Estou vendo se consigo ir no sitio de um tio no PR em novembro e se tiver que pagar pedágio já ir providenciando uma bolsinha pra carregar os troco.
Na Castelo não paga.

Já no PR, sim.
Harley Davrison
Roda Presa

;-)
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Aqui no litoral de SC os pedágios colocaram máquina de cartão com função NFC, só puxar o cartão do bolso e encostar.
Mas em uma cabine a atendente disse pra levar sempre um dinheiro no bolso pois as vezes a máquina fica "fora do ar".
Serra do Rio do Rastro: quintal de casa.
Vida longa aos mamutes!
Harley Davrison
Roda Presa

Leandro escreveu: 27 Set 2021, 15:19 Aqui no litoral de SC os pedágios colocaram máquina de cartão com função NFC, só puxar o cartão do bolso e encostar.
Mas em uma cabine a atendente disse pra levar sempre um dinheiro no bolso pois as vezes a máquina fica "fora do ar".
A maioria das estradas daqui da região também tem o aparelho mas não funciona.
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Leandro escreveu: 27 Set 2021, 15:19 Aqui no litoral de SC os pedágios colocaram máquina de cartão com função NFC, só puxar o cartão do bolso e encostar.
Aqui no ÉrreXota, os principais pedágios que costumo usar já tem máquina de débito com pagamento por aproximação. Na via lagos, inclusive tem um guichê exclusivo para esse tipo de pagamento. Nos dois casos, se a máquina não funciona por algum motivo, eles abrem a passagem e pedem para você passar e aguardar mais à frente, liberando a passagem para os próximos carros, enquanto isso vem um funcionário com outra máquina.
Entretanto, só a Arteris (BR101) que insiste em não oferecer essa facilidade. Mas você pode pagar o pedágio em dinheiro. Ou cheque. Quem usa cheque hoje em dia? E são uma concessão recente, coisa de dois ou três anos no máximo, não tem explicação.
Zeh :emo206:
Imagem
julio batatais
Motoqueiro

Mensagem por julio batatais »

o único empecilho que consigo pensar pra moto não ter tags igual carro é sobre o distanciamento na passagem pelo pedágio...
e algum motociclista conseguir passar junto...não me parece algo tão difícil de resolver, talvez resolva quando forem implementar o tal pedágio por distancias...
I hurt myself today// To see if I still feel// I focus on the pain// The only thing that's real
Harley Davrison
Roda Presa

julio batatais escreveu: 28 Set 2021, 09:39 o único empecilho que consigo pensar pra moto não ter tags igual carro é sobre o distanciamento na passagem pelo pedágio...
e algum motociclista conseguir passar junto...não me parece algo tão difícil de resolver, talvez resolva quando forem implementar o tal pedágio por distancias...
Acho que seria como nos carros. Se um carro passa no vácuo do da frente pra abrir a cancela vai tomar multa, pois, passaram dois carros mas apenas uma cobrança.
A menos que os motocas passarem exatamente um do lado do outro.

Mas sei lá.
acho que eu não usaria sem parar em moto não. Vira e mexe se vê um que cacetou a traseira do outro por que a cancela não abriu, agora imagina isso acontecendo com um motoqueiro
E também tem o caso do motoqueiro não conseguir parar a tempo. Vai levar uma cancelada no meio da fuça que no mínimo vai derrubá-lo.
Tudo isso seria resolvido se fosse respeitado o limite de 40km/h, maaasss...
julio batatais
Motoqueiro

aqui quando era liberado eles faziam prova de slalom pra gente passar pelo pedágio :lol:
acho que a maior vantagem é não parar e ficar naquele tira e põe de luva etc...
não me importa de passar a 5 km/h - eu usaria. maior empata foda esse pedágios aí
voce tá lá todo borne tubi uai e tem que parar, arrancar luvas, pegar dinheiro, pegar troco, se ajeitar
só depois to get your motor running :lol:
I hurt myself today// To see if I still feel// I focus on the pain// The only thing that's real
Robson
Mito

Mensagem por Robson »

Parar, tirar luva, etc é tranquilo.

Foda mesmo é ficar na fila de carros debaixo de sol com luva, jaqueta, capacete.
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Se o problema fosse esse, era só estreitar o corredor, pra passar uma moto por vez. Aqui na ponte rio-niteroi, a tem duas cabines exclusivas pra moto, que na verdade é corredor separado por cones da faixa de carros.

Imagem

E abaixo, a maquininha para pagamento por aproximação.

Imagem
Zeh :emo206:
Imagem
Harley Davrison
Roda Presa

Zeh escreveu: 28 Set 2021, 12:33 Se o problema fosse esse, era só estreitar o corredor, pra passar uma moto por vez. Aqui na ponte rio-niteroi, a tem duas cabines exclusivas pra moto, que na verdade é corredor separado por cones da faixa de carros.

Imagem

E abaixo, a maquininha para pagamento por aproximação.

Imagem
Na Tamoios, principal ligação com litoral norte de SP, tem uma cabine separada.
Mais ou menos, nada mais é do que um cabine normal de carro só que uma pessoa cobra dos dois lados. Um lado é dos carros e o outro é das motos e não tinha maquininha não. E ainda tinha que esperar o cidadão cobrar do outro lado primeiro pra depois cobrar de vc.
Pelo menos a fila das motos é separada.
Harley Davrison
Roda Presa

Pensei numa ideia agora.
E se no caso das motos ao invés de uma tag fosse um cartão?
tipo aqueles de bilhete unico. Vc carrega no site da operadora, chega no pedágio aproxima, libera e tchau.
Será que dá certo?
julio batatais
Motoqueiro

Ué, mas aí é só colocar os cartões normais...
Responder