GS 500 - Vale a pena (ainda)?

Grupo de discussão geral sobre motos.
CN TP
Novato

GS 500 - Vale a pena (ainda)?

Mensagem por CN TP » 03 Ago 2019, 11:01

Pessoal, sou novo aqui e no mundo do motociclismo, tenho uma 150cc hoje que atende perfeitamente minhas necessidades, exceto a de fazer besteira. Há uns meses o diabinho está no meu ouvido me dizendo para subir de categoria.

Pesquisei sobre vários modelos, acho que uma 250/300cc não atenderia a que estou buscando, então pesquisei sobre uma categoria acima. Encontrei a GS 500 e pelo que vi é uma moto bem rústica, com pouca(quase nenhuma) eletrônica, um motor suficiente para brincar um pouco e custo baixo de aquisição, mas que deixou de ser vendida há 10 anos.

Peço alguns conselhos antes de fazer uma besteira grande: o quão maior é o custo de manutenção dessa moto em relação à uma 150cc ? É muito difícil achar peças (paralelas inclusas) e mecânicos para cuidar dela ? O que devo me atentar ao comprar uma ? Em geral, vale a pena ?

Partindo do pressuposto que será meu único veículo (rodo só 20km por dia para ir trabalhar, acho difícil valer a pena manter duas motos) e que moro em uma capital.
Demo
Mito

Re: GS 500 - Vale a pena (ainda)?

Mensagem por Demo » 03 Ago 2019, 12:13

compre!
Falando besteiras no [email protected] desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Demo
Mito

Mensagem por Demo » 03 Ago 2019, 12:17

uma das motos mais honestas que já fizeram!

Se quiser uma outra opção, e não tem medo de Honda, as CB500 antigas também são honestas.

Sou um dos poucos, se não o único desse fórum, que teve as duas e te digo que são iguais, independente do tipo de suspensão de cada uma.

Vai notar diferença, se você for muito alto, a CB encaixará melhor.

Mas ambas devem ter sido bem conservadas!
CB500 costuma vir cheia de gato e GS500 toda mal cuidada!
CN TP
Novato

Mensagem por CN TP » 03 Ago 2019, 13:02

Demo escreveu:
03 Ago 2019, 12:17
uma das motos mais honestas que já fizeram!

Se quiser uma outra opção, e não tem medo de Honda, as CB500 antigas também são honestas.
Agradeço a recomendação.

Entre a CB e a GS, qual a melhor em termos de manutenção e disponibilidade de peças ? A CB parou de ser vendida bem antes, não é mais difícil achar peças ?

Só não quero ficar com a moto parada ou ter que ficar duelando muito com o escorpião que tenho no bolso kk.

Demo escreveu:

Vai notar diferença, se você for muito alto, a CB encaixará melhor.
Sou baixo, 1,70m.
JPaulo
Motoqueiro

Mensagem por JPaulo » 03 Ago 2019, 14:23

Demo escreveu:

Sou um dos poucos, se não o único desse fórum, que teve as duas e te digo que são iguais, independente do tipo de suspensão de cada uma.
Eu já tive as duas também, GS 99 é CB 02, e acho as duas bem diferentes.

- GS é pequenina, CB é bem maior (tanque mais encorpado);

- Suspensão traseira da CB dá fim de curso direto, principalmente se andar com carona (e não precisam ser pesados...);

- CB não quebra, GS baixa muito óleo depois dos 50k kms;

- Banco da CB é um dos melhores que já experimentei, bem largo;

- GS usa semiguidao, que na minha opinião são mais confortáveis;

A GS é uma motinho bem honesta, mas não é à toa que uma CB velha custa o mesmo que uma GS mais nova.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber » 03 Ago 2019, 14:36

Escrevi uma Bíblia e perdi.

Resumindo: só se tiver "procedência"

A minha gs500 é 2008, tô a 10 anos com ela, peguei com 2500 km...

Maior ranço de mecânico é a perda de tempo identificando enjambres. Começar a achar cilindro de bengala que não é dela, durepox no carburador, filtro de ar enjambrado, mangueiras de dreno, suspiros, mal trocados ou isolados por preguiça, etc.

Salvo peças estéticas (painel, rabeta), restante tudo se acha. Original e paralelo. Só pesquisar, seja o dono, seja o conhecimento do mecânico .
JPaulo escreveu: - CB não quebra, GS baixa muito óleo depois dos 50k kms;
Fato. Mas o consumo é conhecido e é só não deixar faltar oleo. Oque ferra é deixar faltar oleo

Se o consumo de óleo incomodar, daí entra aplicar inteligencia e ter mecânico que entende e não queira te atochar. Pode ser resolvido com uma simples troca dos retentores e fazer pastilhamento assim como pode pegar um fdp que vai dizer que tem que fazer a parte de baixo, a parte de cima, gastar 7000 e não fica bom.

saudações

Daninean
Mito

Mensagem por Daninean » 03 Ago 2019, 15:02

Excelente moto, mas é meio difícil achar uma boa, umas tem probleminhas na torneira também, mas a moto é boa, vá fundo, se você rodar pouco não gasta muito.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

Psn: Daninean
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber » 03 Ago 2019, 15:05

Evitar enjambres e aplicar inteligência, leia-se exemplos:

Amortecedor traseiro traz semi novo do eBay, idem disco de freio dianteiro.

Particularmente tenho cabos de acelerador originais sobressalentes pois sei que os paralelos são mais fracos. Tenho parafusos novos reserva de paralama que facilmente se deformam ao mecher neles. Dentre outras coisas. Tudo veio de fora.

Disco de freio traseiro tem novo no ML com preço bom.

Arranhou cilindro da bengala? "Aiiinnn mandar cromar". Não. Tem novo no ML.

Válvulas, retentores, tem originais na Suzuki ou paralelas a rodo por aí. Idem guarnições das tampas ou carburadores, reparos, diafragmas. Só decidir entre as opções e assumir a sua decisão.

Pastilhas de válvulas são caras e tem medidas. Só retificar as suas. Mas levar numa retificadora, não lixar com as mãos. Mecânico vai fazer essa correria? Sabe disso? Confia nele ou no torneiro?

Perdi um grampo que segura a mangueira do freio dianteiro , original caro que não acha ou usado roubado? Nenhum destes. Comprei na Honda um de titam que era o mesmo por 4 reais.

Anéis de pistão, originais são carissimos. Paralelo presta? Não sei. Mas tem original Honda japonês da moto XYZ que é o mesmo e custa micharia. Pronto. Resolvido.

Placa de partida solta os parafusos, comprar novo? Usado roubado? Não. Só embuchar nova rosca e nunca mais quebra.

Agulha do carburador, original novo é 200. Paralelo 100. Da Burgman é o mesmo e original Suzuki custa 30. A mesma agulha e a mesma sede.
(Chutei valores só pra ilustrar)

Punhos e espaçador da seta originais dela são estuprantes. Mas são o mesmo da yes e custa 15 e 4 pila.

Etc.

Insisto: Precisa ter procedência pra saber que não tem enjambres que vão estourar em seguida.

Ainda, não ficar fuçando a toa. Ranço de boca aberta que pega tutorial por aí, fica fuçando sem saber oq tá fazendo. Nego não sabe nem de onde soltou uma mangueira ou tem vários parafusos de regulagem e quer futricar em tudo a toa? Não né.

saudações

Demo
Mito

Mensagem por Demo » 03 Ago 2019, 15:14

JPaulo escreveu:
03 Ago 2019, 14:23
- GS é pequenina, CB é bem maior (tanque mais encorpado);
foi o que comentei sobre o tamanho do piloto!
JPaulo escreveu:
- Suspensão traseira da CB dá fim de curso direto, principalmente se andar com carona (e não precisam ser pesados...);
Porque os amortecedores da CB cansam logo, só por isso!

Eu tive uma com 2 anos de uso, os amortecedores estavam "médios", depois tive uma mais velha, os amortecedores estavam uma merda. A que comprei da Fernanda, cheguei em Sampa e meti dois com reservatório externo da C Motos e meus problemas acabaram.
JPaulo escreveu:
- Banco da CB é um dos melhores que já experimentei, bem largo;
Fato!
JPaulo escreveu:
A GS é uma motinho bem honesta, mas não é à toa que uma CB velha custa o mesmo que uma GS mais nova.
outro fato!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber » 03 Ago 2019, 15:15

E esse papo que CB 500 não quebra, cuidado. Qualquer coisa quebra. Qualquer coisa tem unidades usados boas e ruins por aí

De boa, vai olhar umas cb500 usadas. Aposto um dedo do Lula que mais da metade delas tomaram capote e estão com painéis paralelos chineses podres desalinhados com o miolo da chave.

Pesquisa disponibilidade de coisas banais de cb500 e de gs500 pra ter ideia.

Pesquisa aí:

Campana de embreagem
Válvulas do motor e seus retentores
Radiador e mangueiras (da que tem isso)
Tampas laterais do motor
Bengalas
Cabos de acelerador e embreagem

Etc

Tem coisas que não é tão fácil assim, tão barato quanto se acha, tão disponível quanto se prega, de qualquer moto.

saudações

Rauber
Mito

Mensagem por Rauber » 03 Ago 2019, 15:36

E aqui não seria o [email protected] se você perguntar A e a gente não responder Y

Ja pensou numa cb500 das primeiras das mais novas com ABS?

Injeção e ABS... Outra vida...

Conseguiria chegar? Bem pesquisado...........

Não sei tua cidade , uso, seguro, etc... mas olha só um exemplo qualquer:

https://www.moto.com.br/comprar/moto-ho ... 40772.html

Ano bom, baixíssima km... Provável nenhuma surpresa por um bom tempo....

saudações

CN TP
Novato

Mensagem por CN TP » 03 Ago 2019, 16:28

Rauber escreveu:
03 Ago 2019, 15:36
E aqui não seria o [email protected] se você perguntar A e a gente não responder Y

Ja pensou numa cb500 das primeiras das mais novas com ABS?

Injeção e ABS... Outra vida...

Conseguiria chegar? Bem pesquisado...........

Não sei tua cidade , uso, seguro, etc... mas olha só um exemplo qualquer:

https://www.moto.com.br/comprar/moto-ho ... 40772.html

Ano bom, baixíssima km... Provável nenhuma surpresa por um bom tempo....

saudações
Agradeço muito pelas respostas.

A nova está acima do que eu queria gastar, mas pelos teus posts percebi que seria, de longe, o melhor negócio para mim.

Como vai ser meu único veículo, preciso de uma moto que não me dê muito estresse ou surpresas financeiras, o que eu não teria com uma moto com mais de 10 anos adquirida de um estranho, pois sou um completo cabaço quanto à manutenção(sou responsável para seguir o manual e fazer as coisas no prazo, mas não sei desmontar nada em casa e nem tenho conhecimento para fugir da pilantragem de mecânicos).

Acho que vou segurar mais um tempo, até ter uma grana para ir em uma cb500 das novas com tranquilidade.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods » 03 Ago 2019, 17:39

Tive 2 GS500, mas não fiquei tempo suficiente para realmente precisar de manutenção pesada. Tive uma 2004 (em 2006) e uma 2008 (em 2012).

Só tive problema com a 2008 com a torneira do tanque, que pesquisando descobri ser um problema comum. Na época o filtro de ar custava uma babilônia e não encontrava paralelo, não sei hoje. As minhas faziam uns 17 km/l na cidade, quase 20 na estrada.

É uma moto gostosa de andar, embora nas curvas mais abusadas eu nunca tenha sentido muita confiança na suspensão dianteira. Me parecia imprecisa.

Se comprar, já vá procurando os kits de reparo dos carburadores, porque é item de consumo e não vai se tornar mais comum conforme o tempo passa.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rods
BMW F800R 2013 - 'Blackie'

Canal no Youtube - Rods na Garagem
queiroga
Roda Presa

Mensagem por queiroga » 03 Ago 2019, 21:39

Tive problema com a torneira da minha tbm.... e um problema crônico e que não é falado (pode ser resultante do problema da torneira/mangueiras) acima de 130km/h a moto embolava....diminuía o ritmo normalizava.

Tentei acertar esse problema.... resolvia e 1 mês depois voltava....

Depois de 3 tentativas, várias mexidas no carburador, desisti e vendi a moto.

Enviado da PQP!

"Por um Brasil Melhor"
JPaulo
Motoqueiro

Mensagem por JPaulo » 03 Ago 2019, 23:47

Esse problema pode estar relacionado ao filtro de combustível que não tem vazão suficiente quando a moto está em alta velocidade.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb » 04 Ago 2019, 07:08

CB x GS??? Serio que isso voltou depois de tantos anos??? :lol: :lol:

Na saudosa Epoca desta disputa eu pertencia ao time da CB, diga de passagem moto foda, porque eu não dava praticamente manutenção alguma, oleo esquecia de trocar e a moto nao quebrava... Para não dizer que nao quebrava quebrou a corrente em um churrastiba.
O fato é que eram verdadeiros tanques de guerra super resistentes e tinham adoradores e defensores dos dois lados...

Mas na boa, ficaram velhas, podem ainda ser uma boa opção? Sim podem, mas tem que ter sorte de achar uma que realmente valha a pena...

Eu viajaria horrores em outra CB500 se tivesse outra que valesse a pena... Já a GS? Eu não trairia a seita! }:) }:) }:)
Imagem
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh » 04 Ago 2019, 10:10

HONDA CB >>>> GS LIXOZUKI
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Robson
Mito

Mensagem por Robson » 04 Ago 2019, 10:54

CB x GS....

A discussão que já dura 16 anos, no mínimo.
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh » 04 Ago 2019, 11:29

nao tem discussão apenas mimimimi de loooooosers trouxas q compraram LIXOZUKI
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Sniper
Motociclista

Mensagem por Sniper » 04 Ago 2019, 12:18

Compra uma Bandit
Responder