Nova moto na garagem - Yamaha Factor 150

Grupo de discussão geral sobre motos.
NFBNeto
Roda Presa

Nova moto na garagem - Yamaha Factor 150

Mensagem por NFBNeto » 31 Ago 2019, 11:56

Bom pessoal, depois de um ano com a Neo 125 UBS e apenas 2.000km rodados, percebi que apesar de todas as praticidades que uma scooter traz para uso urbano, em contrapartida falta em "prazer ao pilotar" e o principal problema da maioria, senão todas, Scooters .. suspensão e rodas pequenas... Pra mim isso incomodou.. claro que é uma opinião extremamente pessoal falar se uma é melhor ou não que a outra, tendo em vista a quantidade cada vez maior de scooters na rua...

Primeiras impressões:
Apenas 12 km rodados então não dá pra falar muita coisa.. bom nem precisa.. não é nenhuma super moto ou coisa do tipo.. é uma street basicona, CG da Yamaha. Entretanto pra mim foi bem esquisito a primeiro momento.. fazem 11 anos que não tenho uma moto "padrão" desde a XTZ 250X .. corrente + marchas.. foram duas Harleys e duas Scooters até então... O que mais se estranha é a leveza de tudo.. em comparação com a Harley... principalmente ao engatar marcha.. especialmente da segunda em diante que são para cima.. até doeu o pé pois eu fui naquela força que to acostumado da Harley e ela é só um clickzinho curto e leve...

Num primeiro momento considerei a Crosser, porque gosto de motos trails e também são bem úteis contra irregularidades no asfalto.. porém minha altura me fez ficar um pouco na ponta dos pés.. o que seria um problema nas "costuradas" mais ousadas do trânsito... com certeza eu ia acabar me arrependendo, a idéia da moto é ser útil e o mais "na mão" possível pras minhas necessidades e pra minha estatura. Pensei na fazer 150, 250 e até na MT03.. pois de longe são bem mais bonitas.. a MT03 confesso que deixou até aquele suspiro .. mas definitivamente nem ela (principalmente) nem as duas primeiras são ideais para o que eu busco. Tanto a Fazer 250 quanto a 150 tem um visual mais bacana.. mas pedaleiras recuadas e guidão mais baixo são pontos negativos em comparação com a Factor e suas pedaleiras centrais e guidão mais alto. Pior ainda na 150 porque é basicamente só estética, já que o resto é tudo igual ao da Factor.

Só pra concluir, a única coisa que achei negativo nela é o fato dela não vir com cavalete central, a Fazer 150 vem (a 250 também não) ... coisa miserenta da Yamaha, mas já comprei e mandei colocar lá mesmo antes de retirar a moto. O câmbio curtinho é ainda um pouco estranho pra mim, mas normal.. em uma pequena arrancada de 100 metros você já está em 3ª marcha indo pra quarta (considerando motor bem preso e não subir muito o giro pra amaciar legal). Ah! E quanto as irregularidades no asfalto.. em relação a Neo 125 .. foi coisa de sair de uma Ferrari pra um Land Rover (tá, exagerei um pouco).. nosso colega RMD que saiu da Neo pra Fazer me falou que não sentiu taaaaanta diferença assim.. Eu já senti mais do que esperava... Enfim, taí! Não tem muito o que falar sobre uma moto dessas que a maioria das pessoas já sabem.. É só uma street básica! Só falta instalar o bauleto e a anteninha corta pipas.... Seguem algumas fotos, claro:

Abraços!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

CG Titan 125 ES -- DT200 -- XTZ 250X -- Sportster XL883R + Burgman AN125 -- Neo 125 UBS -- Fat Boy FLSTF + Factor 150
jucie
Motociclista

Re: Nova moto na garagem - Yamaha Factor 150

Mensagem por jucie » 31 Ago 2019, 12:25

Tive uma YBR, precursora da Factor, e rodei bem com ela. Adorava a motinha, confiável pra caramba. A mecânica da Yamaha é excelente. Quando precisar de manutenção saiba que é tudo barato, então dá pra caprixar, deixar ela sempre com tudo em ciminha. Você fez muito bem em já mandar instalar o cavalete logo de cara.

A autonomia da Factor é um absurdo. Você vai esquecer que existe posto de gasolina. Cuidado.

Parabéns pela sua aquisição.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi » 31 Ago 2019, 12:29

Relato útil o seu. A moto pode ser comum, mas na visão de quem tem experiência com outros estilos e tamanhos de moto, raridade entre os usuários desse tipo específico.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & DL-1000 V-strom
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean » 01 Set 2019, 17:28

Excelente moto, muito bonita, confiável, pneu sem câmara, indicador de marchas, bem macia, algumas vezes em semáforo tive que olhar pro painel pra saber se estava mesmo ligada.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

Psn: Daninean
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean » 01 Set 2019, 17:28

Só achei estranho parte do motor preta e parta cinza...
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 3.320kms kms e rodando...:bnnd:

Kokimoto
Motoqueiro

Mensagem por Kokimoto » 01 Set 2019, 19:25

Parabéns pela motoca Neto!

Essas motos são excelentes para cidade. Muito praticas e fáceis de pilotar.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD » 01 Set 2019, 20:42

Eu ja me peguei varias vezes pensando em converter a minha fz150 em uma factor 150. Comprando os plásticos da factor e retirando da minha fz deixando guardado para quando for vender. Mas da preguiça...

Eu abastei a minha ontem e completei o tanque com v-power. Como estou rodando media de 78km/semana :bnn: ( a pouco mais de 2 meses atras estava fazendo media de 700+km por semana) esse tanque deve me dar uns 430km antes de entrar na reserva, em dias isso se traduz em mais de 1 mes sem abastecer. :cool:

Na neo com seu tanquinho eu tinha q abastecer a cada 2 dias (intercalando, 1 sim outro nao).
BIZ 125 "foguetinha" => CB 500 "Cebolinha" => Intruder 125 "trudinha" => xtz 125k "Smurfete"=>CB 450 DX 89 "Mumm-ra" + Neo 125 "Neovosa" => FZ150 "RBD GAY D+++++" by meu b0feh :roll:
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean » 02 Set 2019, 09:37

Rodar pouco é vida....... rodava muito também... e a autonomia da Fazer é gigante...

NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto » 02 Set 2019, 20:00

Obrigado a todos pelos parabéns! Estou bem satisfeito por enquanto com a moto.. Com certeza o tanque pequeno da Neo 125 fazia bastante diferença também.. mesmo em trechos curtos que a usava, achava a autonomia dela baixa .. quanto a parte preta do motor, é a única coisa que consegui ver de diferença na aparência entre ela e a Factor 125 ... acho até meio nada a ver ter a 150 e a 125... É muito "a mesma moto" pra se ter duas versões.. Só por curiosidade, fui ver a CG 160 Fan, honestamente e ainda bem, curti mais a Factor.. mas quando cotei o seguro das duas, aí não teve nem dúvidas... 3 vezes mais caro o da Honda só pra roubo/furto contra o de cobertura completa da Factor...
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

CG Titan 125 ES -- DT200 -- XTZ 250X -- Sportster XL883R + Burgman AN125 -- Neo 125 UBS -- Fat Boy FLSTF + Factor 150
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD » 02 Set 2019, 22:30

qnt pagou no seguro da factor?

se me lembro corretamente o seguro total da minha fz150 ficou proximo dos R$400 (pouco menos). Mas a franquia e alta uns R$1500. Isso em BH/mg
BIZ 125 "foguetinha" => CB 500 "Cebolinha" => Intruder 125 "trudinha" => xtz 125k "Smurfete"=>CB 450 DX 89 "Mumm-ra" + Neo 125 "Neovosa" => FZ150 "RBD GAY D+++++" by meu b0feh :roll:
Fabricius
Novato

Mensagem por Fabricius » 03 Set 2019, 09:06

NFBNeto escreveu:
31 Ago 2019, 11:56
Bom pessoal, depois de um ano com a Neo 125 UBS e apenas 2.000km rodados, percebi que apesar de todas as praticidades que uma scooter traz para uso urbano, em contrapartida falta em "prazer ao pilotar" e o principal problema da maioria, senão todas, Scooters .. suspensão e rodas pequenas... Pra mim isso incomodou.. claro que é uma opinião extremamente pessoal falar se uma é melhor ou não que a outra, tendo em vista a quantidade cada vez maior de scooters na rua...

Primeiras impressões:
Apenas 12 km rodados então não dá pra falar muita coisa.. bom nem precisa.. não é nenhuma super moto ou coisa do tipo.. é uma street basicona, CG da Yamaha. Entretanto pra mim foi bem esquisito a primeiro momento.. fazem 11 anos que não tenho uma moto "padrão" desde a XTZ 250X .. corrente + marchas.. foram duas Harleys e duas Scooters até então... O que mais se estranha é a leveza de tudo.. em comparação com a Harley... principalmente ao engatar marcha.. especialmente da segunda em diante que são para cima.. até doeu o pé pois eu fui naquela força que to acostumado da Harley e ela é só um clickzinho curto e leve...

Num primeiro momento considerei a Crosser, porque gosto de motos trails e também são bem úteis contra irregularidades no asfalto.. porém minha altura me fez ficar um pouco na ponta dos pés.. o que seria um problema nas "costuradas" mais ousadas do trânsito... com certeza eu ia acabar me arrependendo, a idéia da moto é ser útil e o mais "na mão" possível pras minhas necessidades e pra minha estatura. Pensei na fazer 150, 250 e até na MT03.. pois de longe são bem mais bonitas.. a MT03 confesso que deixou até aquele suspiro .. mas definitivamente nem ela (principalmente) nem as duas primeiras são ideais para o que eu busco. Tanto a Fazer 250 quanto a 150 tem um visual mais bacana.. mas pedaleiras recuadas e guidão mais baixo são pontos negativos em comparação com a Factor e suas pedaleiras centrais e guidão mais alto. Pior ainda na 150 porque é basicamente só estética, já que o resto é tudo igual ao da Factor.

Só pra concluir, a única coisa que achei negativo nela é o fato dela não vir com cavalete central, a Fazer 150 vem (a 250 também não) ... coisa miserenta da Yamaha, mas já comprei e mandei colocar lá mesmo antes de retirar a moto. O câmbio curtinho é ainda um pouco estranho pra mim, mas normal.. em uma pequena arrancada de 100 metros você já está em 3ª marcha indo pra quarta (considerando motor bem preso e não subir muito o giro pra amaciar legal). Ah! E quanto as irregularidades no asfalto.. em relação a Neo 125 .. foi coisa de sair de uma Ferrari pra um Land Rover (tá, exagerei um pouco).. nosso colega RMD que saiu da Neo pra Fazer me falou que não sentiu taaaaanta diferença assim.. Eu já senti mais do que esperava... Enfim, taí! Não tem muito o que falar sobre uma moto dessas que a maioria das pessoas já sabem.. É só uma street básica! Só falta instalar o bauleto e a anteninha corta pipas.... Seguem algumas fotos, claro:

Abraços!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Irmão qual é a sua altura mal pergunte?Pois estou pensando e trocar minha fazer em um crosser, mas este lance que você falou "...o que seria um problema nas "costuradas" mais ousadas do trânsito.." também me deixa pensativo em pegar uma crosser/lander.
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto » 03 Set 2019, 15:07

RMD escreveu:
02 Set 2019, 22:30
qnt pagou no seguro da factor?

se me lembro corretamente o seguro total da minha fz150 ficou proximo dos R$400 (pouco menos). Mas a franquia e alta uns R$1500. Isso em BH/mg
por volta dos R$ 840,00 ... na NEO era R$ 600,00 (ambos da Mapfre com cobertura total).. A CG 160 Fan sairia por 2.300,00 da Suhai (Roubo/Furto ou PT) ou 1.700,00 (Só Roubo/Furto) - São Paulo, capital
Caramba, que diferença.. R$ 400,00 só... isso porque a Fazer ainda é um pouco mais cara do que a Factor.. imagino que no seguro também... aqui em SP tá embaçado mesmo...
Fabricius escreveu:
03 Set 2019, 09:06
Irmão qual é a sua altura mal pergunte?Pois estou pensando e trocar minha fazer em um crosser, mas este lance que você falou "...o que seria um problema nas "costuradas" mais ousadas do trânsito.." também me deixa pensativo em pegar uma crosser/lander.
1,71m ... Já tive Lander e era pior ainda... ela é um pouco mais alta... em alguns momentos dependendo, pode acontecer de por conta de um desnível, não dar pé... já passei por isso. Tive amigos que levaram chão por conta disso... tinham minha altura .. num chão nivelado não tem muito problema.. mesmo que não consiga plantar totalmente o pé no chão.. mas o problema é que aí você já está no limite.. qualquer imprevisto.. uma parada repentina e um pequeno desnível você vai pro chão.. por isso, embora tenha gostado muito da crosser, a probabilidade de eu passar algum apuro por conta disso era alta...

Abraços!!!
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

Fabricius
Novato

Mensagem por Fabricius » 03 Set 2019, 15:31

NFBNeto escreveu:
03 Set 2019, 15:07
1,71m ... Já tive Lander e era pior ainda... ela é um pouco mais alta... em alguns momentos dependendo, pode acontecer de por conta de um desnível, não dar pé... já passei por isso. Tive amigos que levaram chão por conta disso... tinham minha altura .. num chão nivelado não tem muito problema.. mesmo que não consiga plantar totalmente o pé no chão.. mas o problema é que aí você já está no limite.. qualquer imprevisto.. uma parada repentina e um pequeno desnível você vai pro chão.. por isso, embora tenha gostado muito da crosser, a probabilidade de eu passar algum apuro por conta disso era alta...

Abraços!!!
É...eu tenho 1,76 mas fico com cagaço de isto acontecer (não dar pé), na compra da lander já cogitei transforma-la em motard por conta da altura.
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto » 03 Set 2019, 15:38

Fabricius escreveu:
03 Set 2019, 15:31
NFBNeto escreveu:
03 Set 2019, 15:07

Abraços!!!
É...eu tenho 1,76 mas fico com cagaço de isto acontecer (não dar pé), na compra da lander já cogitei transforma-la em motard por conta da altura.
O ideal é testar, subindo nela na concessionária você já vai ter uma boa ideia .... a minha Lander era aquela meio motard a 250X ... e eu já achava ela bem alta... Não é nada absurdo, mas como eu disse, nessas situações pode ser complicado.. eu compraria tranquilamente uma Tiger ou qualquer outra moto "alta" se a intenção fosse mais percursos longos, viagens etc. Mas no trânsito pesado onde toda hora você tá colocando o pé no chão pra manobrar e passar entre os carros, complica..
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

Fabricius
Novato

Mensagem por Fabricius » 03 Set 2019, 16:03

NFBNeto escreveu:
03 Set 2019, 15:38
O ideal é testar, subindo nela na concessionária você já vai ter uma boa ideia .... a minha Lander era aquela meio motard a 250X ... e eu já achava ela bem alta... Não é nada absurdo, mas como eu disse, nessas situações pode ser complicado.. eu compraria tranquilamente uma Tiger ou qualquer outra moto "alta" se a intenção fosse mais percursos longos, viagens etc. Mas no trânsito pesado onde toda hora você tá colocando o pé no chão pra manobrar e passar entre os carros, complica..
Eu até pego uma "estrada" de uns 15km, mas o lance é que ela vive engarrafada e sempre eu tenho que ficar "colocando o pé", minha Fazer está aguentando bem, mas as vezes a posição de pilotar faz doer meus ombros, mas nada "gritante" pois eu fico em média 30/35minutos em cada percurso (ida e volta).
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto » 03 Set 2019, 16:21

Fabricius escreveu:
03 Set 2019, 16:03
NFBNeto escreveu:
Eu até pego uma "estrada" de uns 15km, mas o lance é que ela vive engarrafada e sempre eu tenho que ficar "colocando o pé", minha Fazer está aguentando bem, mas as vezes a posição de pilotar faz doer meus ombros, mas nada "gritante" pois eu fico em média 30/35minutos em cada percurso (ida e volta).
Foi como eu citei no começo.. Fazer 250, Fazer 150 ou MT03 .. foram motos que eu considerei em pegar.. porém todas possuem uma posição de pilotagem mais inclinada e esportiva.. só de subir eu já imagino o desconforto em longos percursos.. pra mim a factor foi a mais ajustada em todos os aspectos pra mim.. não dá pra ter tudo... Visual um pouco mais esportivo é bonito mas traz um certo desconforto, motos trail são boas por lidarem melhor com irregularidades porém são altas pra mim.. e scooter como já citei.. é super prática mas péssima contra irregularidades.. então não teve outra.. o meio termo foi a factor 150.
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira » 03 Set 2019, 16:29

motinha legal pra bateção diária...

tb já tive Yamaha 125, faço coro... cuidado pra não se esquecer de abastecer... :lol: gasta tão pouco que vc até esquece que precisa gasolina...

momento pergunta idiota:

quais são as diferenças da Factor 150 pra Fazer 150?
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Fabricius
Novato

Mensagem por Fabricius » 03 Set 2019, 16:37

NFBNeto escreveu:
03 Set 2019, 16:21
Fabricius escreveu:
03 Set 2019, 16:03
NFBNeto escreveu:
Foi como eu citei no começo.. Fazer 250, Fazer 150 ou MT03 .. foram motos que eu considerei em pegar.. porém todas possuem uma posição de pilotagem mais inclinada e esportiva.. só de subir eu já imagino o desconforto em longos percursos.. pra mim a factor foi a mais ajustada em todos os aspectos pra mim.. não dá pra ter tudo... Visual um pouco mais esportivo é bonito mas traz um certo desconforto, motos trail são boas por lidarem melhor com irregularidades porém são altas pra mim.. e scooter como já citei.. é super prática mas péssima contra irregularidades.. então não teve outra.. o meio termo foi a factor 150.
A posição de pilotagem da Factor muda muito em relação a Fazer 2008? E não questão de acostumar com o "downgrade de cilindrada" já que você teve uma 250cc e foi para uma 150cc, foi difícil?
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD » 03 Set 2019, 16:42

Bira escreveu:
03 Set 2019, 16:29
factor 150
carenagens preta sem pintura (tanque e lateral)
painel 100% digital
pedaleira mais avançada e guidon mais alto
nao vem com descanso central
bengalas na cor prata
de resto e tudo identico

fz150
guidon mais baixo e pedaleiras mais recuadas com um suporte mais "bunitinho".
cavalete central
plasticos lateral do tanque e lateral pintadas
painel da crosser (conta giro analogico e painel digital tb mais bunitinho).
bengalas pintadas de preto
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD » 03 Set 2019, 16:43

Bira escreveu:
03 Set 2019, 16:29
factor 150
carenagens preta sem pintura (tanque e lateral)
painel 100% digital
pedaleira mais avançada e guidon mais alto
nao vem com descanso central
bengalas na cor prata
de resto e tudo identico
alça do garupa convencional

fz150
guidon mais baixo e pedaleiras mais recuadas com um suporte mais "bunitinho".
cavalete central
plasticos lateral do tanque e lateral pintadas
painel da crosser (conta giro analogico e painel digital tb mais bunitinho).
bengalas pintadas de preto
alça do garupa "esportiva"
Responder