RE 650: uma CB 450 bombada e repaginada.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Unnamed
Novato

Re: CB 450

Mensagem por Unnamed »

stcowboy escreveu: 05 Out 2021, 13:45 Para o pessoal que já tem ou andou na motoca: Chegaram a andar com garupa? Se sim, o conforto é ok? Estou pensando em pegar uma para dar uns passeios no FDS com a patroa.
A garupa das 650 é menos pior que pro piloto, eu reclamo bem antes do conforto que a minha esposa durante os passeios.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Unnamed escreveu: 05 Out 2021, 20:46
stcowboy escreveu: 05 Out 2021, 13:45 Para o pessoal que já tem ou andou na motoca: Chegaram a andar com garupa? Se sim, o conforto é ok? Estou pensando em pegar uma para dar uns passeios no FDS com a patroa.
A garupa das 650 é menos pior que pro piloto, eu reclamo bem antes do conforto que a minha esposa durante os passeios.
A dureza do banco é uma coisa que e reclamei desde os primeiros dias que peguei a moto:
Russo escreveu: 15 Abr 2021, 19:06
piccoli escreveu: Motoca muito bonita e estilosa. Eu só não achei muito legal esse banco. No "bunda drive" achei ruim. Mas isso você resolve com as duas mãos nas costas, né?
Sim, é duro, mas o da Ducati também era mas para o dia a dia é de boa.
Eu gostei do banco da continental GT, até pensei em trocar, mas o preço não ajudou, então talvez eu faça um, mas antes vou resgatar a almofada de gel que eu usava no Harlão quando viajava e adaptar para a Royal.

Mas como ainda não fiz nenhuma viagem mais longa com a moto e o banco não tem incomodado muito nos tirinhos curtos que tenho feito, estou deixando quieto.

O pessoal da CC aqui de Curitiba está fornecendo um banco de gel, mais confortável (ou menos desconfortável kkkkkk) a "módicos" R$ 1.800,00 :shock: ou R$ 1.100,00 à base de troca.
Pode parecer caro, mas fazendo uns cálculos aqui, só de matéria prima eu gastaria entre R$ 600 e R$ 700 para fazer um banco em casa, pois o gel custa cerca de R$ 300 e numa peça de couro eu gastaria entre R$ 150 e R$ 200 , mais um tanto desses para resina, manta de fibra, gel para molde, catalisador, solvente e etc... fora que ando meio que sem tempo e sem paciência para por a mão na massa.

Entretanto, como eu já tenho o gel em casa o custo diminuirá, só ainda não decidi se vou fazer um banco inteiro, novo, se vou abrir o banco original e colocar o gel dentro dele ou se vou fazer uma almofada para por sobre o banco.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Unnamed escreveu:
Rodei com a patroa e el não reclamou do banco.
E a dirigibilidade da moto tbm foi boa.
Motor tem bastante torque... nao sentiu o esforço extra

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

"Por um Brasil Melhor"
queiroga
Motociclista

Re: CB 450 "bombada e repaginada", a nova motoka do tio Russo!

Mensagem por queiroga »

Sobre o caso que achei que o mote estava esquentando muito...
Depois de um tempo, achei que voltou ao normal....e me ocorreu que a única "coisa" que pode ter mudado foi o combustível....

De repente coloquei um ruim ... não senti diferença na tocada... a injeção deve ter compensado.....sei lá...ideias que me passam na cabeça.

Agora um fato é que até ali na tampa do cabecote, ficava muito quente e demorava a esfriar... agora esta menos quente e esfria mais rápido....

"Por um Brasil Melhor"
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

queiroga escreveu: 06 Out 2021, 00:20 Sobre o caso que achei que o mote estava esquentando muito...
Depois de um tempo, achei que voltou ao normal....e me ocorreu que a única "coisa" que pode ter mudado foi o combustível....

De repente coloquei um ruim ... não senti diferença na tocada... a injeção deve ter compensado.....sei lá...ideias que me passam na cabeça.

Agora um fato é que até ali na tampa do cabecote, ficava muito quente e demorava a esfriar... agora esta menos quente e esfria mais rápido....

Comigo aconteceu algo semelhante após um abastecimento.
Domingo 26/09 fui até o litoral e na saída parei para abastecer no posto de sempre, e logo em seguida, encostei a moto para calibrar os pneus, deixando o motor ligado.
Enquanto calibrava, escutei a marcha lenta diminuir de rotações e quando saí, a moto começou a morrer em cada semáforo.
Pensei até em desistir do passeio, mas pensei, que se dane, se parar na estrada, chamarei o guincho da seguradora.

Fui e voltei sem problemas, o motor parou de morrer a cada semáforo, estabilizou a marcha lenta numa rotação um pouco mais baixa, com o ponteiro ficando um tiquinho abaixo dos 1,5k rpm, sendo que antes ficava um pouquinho acima dessa marca.
Notei que depois disso o motor passou a esquentar um pouco menos... sei lá, vai ver era falta de estrada kkkk estou com a moto a apenas 6 meses, peguei-a com menos de 800 km e ela já está marcando absurdos 2 k km, ou seja, tenho rodado com ela impressionantes 200 km por mês.... coxinhisse total kkkkkkkkkk nem nos meus tempos de glória eu fui tão coxinha assim kkkkk...
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh »

EFI se auto-regulando-se
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Imaginei que fosse...

@b0fh
Falando nisso, tem um cara em Ponta Grossa, a uns 120 km de casa, que está fazendo o remap dessas RE650, pois pra variar a mistura dessa motoca vem de fábrica empobrecida para passar nos testes Promot 4.

Tô pensando em ir lá pra dar uma "engordecida" na mistura.

Imagem

Puma
Mito

Mensagem por Puma »

Russo escreveu: 06 Out 2021, 16:16 Falando nisso, tem um cara em Ponta Grossa, a uns 120 km de casa, que está fazendo o remap dessas RE650, pois pra variar a mistura dessa motoca vem de fábrica empobrecida para passar nos testes Promot 4.

Tô pensando em ir lá pra dar uma "engordecida" na mistura.

Eu faria!!!

Embora ache meio cedo para já ter uma formula pronta, bom seria ter alguém mais próximo a vc para eventuais acertos.

fui...........
Puma - Terra do Nunca

Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental.
Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você!
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh »

capaz da ECU dessa indiana ser “aberta” e dar pra fazer remap em casa igual era as buell :D
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Não sei...
Mas já vi que tem umas ECU da Powertronic (ou QQ coisa assim) prá vender na Zoropia por 350 doleta para as RE650, totalmente programáveis.

Eu não tô mais com tempo e paciência pra ficar nessas coisas, por isso acho que uma hora dessas vou mandar os caras de PG fazer.

Queria só dar uma enriquecida na mistura, talvez um tapinha a mais na faixa média de giros, dos 3 a 6 krpm que é a mais utilizada, sei lá se é possível customizar a ECU original nesse nível.

Mas se só resolver a mistura pobre já tá bom

Editado pela última vez por Russo em 06 Out 2021, 20:31, em um total de 1 vez.
Imagem

JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Acerto de injeção obrigatoriamente tem que ser feito no dino, senão é achismo puro.

Duas motos exatamente iguais não tem o mesmo acerto... se é pra deixar meia-boca deixa original então.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh »

rapaissss....

essas 'certezas absolutas'... :lol:
-
Unnamed
Novato

Mensagem por Unnamed »

Russo escreveu: 06 Out 2021, 20:31 Não sei...
Mas já vi que tem umas ECU da Powertronic (ou QQ coisa assim) prá vender na Zoropia por 350 doleta para as RE650, totalmente programáveis.

Eu não tô mais com tempo e paciência pra ficar nessas coisas, por isso acho que uma hora dessas vou mandar os caras de PG fazer.

Queria só dar uma enriquecida na mistura, talvez um tapinha a mais na faixa média de giros, dos 3 a 6 krpm que é a mais utilizada, sei lá se é possível customizar a ECU original nesse nível.

Já tem gente testando o redline nas 650.
Puma
Mito

Mensagem por Puma »

Russo escreveu: 06 Out 2021, 20:31

Somos dois, hoje pago para fazer.

fui...............
Puma - Terra do Nunca

Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental.
Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você!
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh »

povo ryco eh outro nível.
-
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Unnamed escreveu: 07 Out 2021, 06:23

Pois é...
Ai já é uma coisa que eu fico com um pé atrás...
No remap a regulagem é feita diretamente na ECU, via software, onde é criado e/ou baixado um mapa novo, existindo a possibilidade de se salvar um backup do original.
A vantagem disso é que (com sorte) a pessoa que está fazendo o mapa sabe exatamente em quais parâmetros está mechendo.

Já nessas "caixinhas" toda a alteração é "pós-ECU", ou seja, o sinal eletrônico é interceptado e alterado antes de chegar nos bicos injetores.

Eu tive uma experiência com o "Suricato", que era a versão anterior do Red Line, que tinha apenas 4 botões de regulagem, snme.
Em 2011 o instalei na HD (TC88) e e saí de Curitiba, com a patroa na garupa, para o aniversário do Spidi, em Erechim/RS, com a mistura bem gorda.
A resposta do motor ficou melhor, principalmente na faixa de giro média ( 3 a 4,5 Krpm), o que favorecia ultrapassagens mais vigorosas e além disso, o motor passou a esquentar bem menos, tudo isso às custas de um pequeno aumento no consumo.

Porém, no retorno a bomba de gasolina pifou e ficou a duvida se não fui eu quem provocou isso ao fazer uma regulagem demasiadamente rica ao ponto de causar o dano.
Ao trocar da bomba, tirei o Suricato e mandei fazer um remap mais decente (ou menos indecente kkkkkk) , ainda visando mais folego para ultrapassagens e menos aquecimento e usei a moto pelos 8 anos seguintes ser problema algum com a alimentação de combustível.

Taí o bichinho, se alguém tiver um Harlão TC88 véio e quiser tentar a sorte, é só pagar o frete kkkkk....

Imagem

E, direto do túnel do tempo, um registro da "invasão do M@D Curitiba"no evento de Erechim:

Imagem
Imagem

Unnamed
Novato

Mensagem por Unnamed »

Russo escreveu: 07 Out 2021, 09:56
Unnamed escreveu: 07 Out 2021, 06:23

Pois é...
Ai já é uma coisa que eu fico com um pé atrás...
No remap a regulagem é feita diretamente na ECU, via software, onde é criado e/ou baixado um mapa novo, existindo a possibilidade de se salvar um backup do original.
A vantagem disso é que (com sorte) a pessoa que está fazendo o mapa sabe exatamente em quais parâmetros está mechendo.

Já nessas "caixinhas" toda a alteração é "pós-ECU", ou seja, o sinal eletrônico é interceptado e alterado antes de chegar nos bicos injetores.

Eu tive uma experiência com o "Suricato", que era a versão anterior do Red Line, que tinha apenas 4 botões de regulagem, snme.
Em 2011 o instalei na HD (TC88) e e saí de Curitiba, com a patroa na garupa, para o aniversário do Spidi, em Erechim/RS, com a mistura bem gorda.
A resposta do motor ficou melhor, principalmente na faixa de giro média ( 3 a 4,5 Krpm), o que favorecia ultrapassagens mais vigorosas e além disso, o motor passou a esquentar bem menos, tudo isso às custas de um pequeno aumento no consumo.

Porém, no retorno a bomba de gasolina pifou e ficou a duvida se não fui eu quem provocou isso ao fazer uma regulagem demasiadamente rica ao ponto de causar o dano.
Ao trocar da bomba, tirei o Suricato e mandei fazer um remap mais decente (ou menos indecente kkkkkk) , ainda visando mais folego para ultrapassagens e menos aquecimento e usei a moto pelos 8 anos seguintes ser problema algum com a alimentação de combustível.

Taí o bichinho, se alguém tiver um Harlão TC88 véio e quiser tentar a sorte, é só pagar o frete kkkkk....
Pelo seu relato, a bomba queimou por causa própria,a possibilidade do redline causar isso é remota.
Tenho pé atrás com redline porque ele atua apenas nos bicos injetores, não altera/engana a leitura da sonda lambda, então a moto vai interpretar que tá com excesso de combustível e vai tentar ajustar injeção para menos . Não sei se isso pode causar algum erro na ECU.
E ainda tenho o pé atrás com essa moto, vou manter a garantia por mais uns km.
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh »

mas é exatamente isso q acontece... a ECU tem um limite de 'reduzir mistura', bate nele e sai os erros P0132 e P0152 no 'diag'.
toda moto com esses xurricato da vida é assim.

o certo é desligar a sonda lambda e botar um resistor de 1 mega no lugar dela... assim a ECU trabalha só em open-loop. rodei muito tempo assim tanto na 883 quanto na dyna, fica bem boa a moto.
-
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

O "Marcão Motovlog" fala aqui desse remap que fazem em Ponta Grossa:

Unnamed
Novato

Mensagem por Unnamed »

b0fh escreveu: 07 Out 2021, 16:45 mas é exatamente isso q acontece... a ECU tem um limite de 'reduzir mistura', bate nele e sai os erros P0132 e P0152 no 'diag'.
toda moto com esses xurricato da vida é assim.

o certo é desligar a sonda lambda e botar um resistor de 1 mega no lugar dela... assim a ECU trabalha só em open-loop. rodei muito tempo assim tanto na 883 quanto na dyna, fica bem boa a moto.
Estou acompanhando os testes, quando a moto sair da garantia decido se vou mexer nisso.
Responder