Triumph Tiger Sport 660

Grupo de discussão geral sobre motos.
Helder.soares
Dinossauro

Re: Triumph Tiger Sport 660

Mensagem por Helder.soares »

saudades da primeira tdm 850.. era excelente aquela moto
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Jota escreveu: 06 Out 2021, 11:31 Achei linda demais. Talvez o ponto maior de versatiiidade.
E o bom é que, ao contrário da Yamaha, a triumph traz suas motos pra nós.
Agora só falta uma rally 660, e eu acho que é quase certo que virá, pra aproveitar ao máximo esse motor.
Se vier, vai ser mais uma CB500x/Versys 300 da vida.
Digo isso por que as motos com sucesso indiscutível no off road tem projetos de motores próprios.
Africa Twin, as Tiger e as BMW, XT e Teneré, entre outras não compartilham seus motores com motos esportivas, são motores com projeto próprio para as demandas do fora de estrada.
As que o fazem acabam virando um pato.
Para atender totalmente os rallyzeiros seria melhor fazer um novo projeto para este fim.

Aliás, apoio totalmente que as marcas tenham no portifólio trail's na faixa das 500/700cc. Hoje se você sair de uma XRE300/Lander a menor que vai encontrar é a BMW F850 (Versys 300 não vale, usa o motor da ninja. não é um projeto 100% próprio). É um gap muito grande.
Editado pela última vez por Harley Davrison em 08 Out 2021, 11:51, em um total de 1 vez.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
Jota
Jota

Mensagem por Jota »

Harley Davrison escreveu: 08 Out 2021, 11:11 Africa Twin, as Tiger e as BMW, XT e Teneré, entre outras não compartilham seus motores com motos esportivas, são motores com projeto próprio para as demandas do fora de estrada.
As que o fazem acabam virando um pato.
Sou capaz de apostar que as primeiras tiger usavam exatamente o motor da esportiva da marca, apenas com maior curso do pistão, o que fez subir de 675 pra 800 o volume.
Nem a transmissão primária alterada, típica de moto esportiva. No máximo uma coroa maior. Primeira marcha ia a 100km/h, muito pouco torque em baixa, giravam muito.
Africa Twin e Teneré, tudo bem, tem motores desenvolvidos pra finalidade delas. BMW chuto que não , mas é chute. Mas a tiger... nem agora, com esse motor 900 bem modificado, tem um motor desenvolvido pra privilegiar fora de estrada. Mas nem de longe!
Jota - Belzont

I find television very educational. Every time someone switches it on I go into another room and read a good book.
Marx, Grouxo Marx.
Jota
Jota

Mensagem por Jota »

Só essa correção ao seu post, pode tirar a tiger dessa lista das que usam motores adequados ao off. No limite, pode dizer que a tiger usa um motor de esportiva "adaptado" ao off road.
Jota - Belzont

I find television very educational. Every time someone switches it on I go into another room and read a good book.
Marx, Grouxo Marx.
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Tá bom. Tirei.

Mas concorda que fazer uma rally com este motor vai ser a mesma coisa que a honda e kawasaki fizeram? Até 2019 as CB500x usavam exatamente o mesmo projeto da 500F e da 500R, apenas em 2020 que houveram mínimas mudanças no comando de válvulas da X pra melhorar o torque em baixa e mesmo assim vira e mexe tenho que passar nas lombadas de 1ª pq de segunda sai tropeçando. Já a versys nem isso fizeram.

Uma tiger 660 rally, pra ser rally mesmo, teria que ter um up no motor que nada mais var ser que a volta de "tiger 800", então o mais lógico para a triumph é usar ele como está, e, usar ele como está é a mesma coisa que a tiger 660, uma crossover.

Maassss, reforçando o que disse antes. Tomara que a triumph mostre que eu estou errado e lance mesmo uma trail (de verdade) de 660cc
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
Jota
Jota

Mensagem por Jota »

Bom, pra ser rally mesmo, com 3 ciclindros, é complicado.
Mas dá pra fazer uma moto com suspas de curso longo, roda raiada de 21 na frente, encurtar as 2 primeiras marchas na primária e posicionar o guidon pra andar em pé na moto naturalmente.
Isso já é mais que suficiente pra 90% dos mortais, e seria muito bem vindo.
Seria bem vinda também uma moto com essas características pra aproveitar o motor da honda 500.
Talvez até mais fácil que pra tiger. Um motor de 2 cilindros é mais adequado que um de 3, ainda mais esse aí que gira pouco.
Jota - Belzont

Marx, Grouxo Marx.
Responder