Recall CB500X 2020

Grupo de discussão geral sobre motos.
Harley Davrison
Roda Presa

Recall CB500X 2020

Mensagem por Harley Davrison »

Fui premiado

https://www.moto.com.br/acontece/conteu ... 62309.html

:grr: :grr:

Incrível como está tendo chamados de recall ultimamente.
Será que as montadoras, em busca de redução de custos, estão renegando a garantia da qualidade das coisas ou antigamente as coisas eram uma bosta também mas elas se fingiam de mortas?
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
Russo
Mito

Re: Recall CB500X 2020

Mensagem por Russo »

Harley Davrison escreveu: 01 Out 2021, 15:58 Fui premiado

https://www.moto.com.br/acontece/conteu ... 62309.html

:grr: :grr:

Incrível como está tendo chamados de recall ultimamente.
Será que as montadoras, em busca de redução de custos, estão renegando a garantia da qualidade das coisas ou antigamente as coisas eram uma bosta também mas elas se fingiam de mortas?
As alternativas não são mutuamente exclusivas.
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
Szk
Roda Presa

Mensagem por Szk »

Russo escreveu: 01 Out 2021, 21:08
Harley Davrison escreveu: 01 Out 2021, 15:58Incrível como está tendo chamados de recall ultimamente.
As alternativas não são mutuamente exclusivas, mas também não são as únicas, aliás existem cada vez mais alternativas conforme a indústria e as tecnologias evoluem :wink:

No caso, a questão levantada é a eficiência da programação eletrônica do módulo do ABS, uma tecnologia ainda recente (15 anos atrás praticamente não existiam motos com ABS no mercado, e somente há 4 anos o ABS se tornou obrigatório nas motos) e que vem se tornando mais complexa a cada ano.

Antes do ABS, para motivar um recall dos freios, só se fosse constatada um desgaste anormal ou deterioração mecânica em algum componente do sistema, algo que não foi detectado pelo fabricante nos seus testes de longa duração antes do lançamento, ou limitado a um lote de peças defeituosas na linha de produção.

Agora na Era do ABS, estamos falando de software, cada vez mais inteligente e complexo, o que pode dar margem a que raras condições indesejadas passem despercebidas no desenvolvimento. Se antigamente a única preocupação eram falhas mecânicas, agora lidamos também com bugs de programação. E isso se aplica também a outros sistemas eletrônicos de controle e segurança, cada vez mais complexos, incluídos na programação da ECU e dependentes de sensores cada vez mais especializados espalhados pela moto.

Outro fator para o maior alcance de um recall, é o fato de uma única plataforma/powertrain se desdobrar em vários sub-modelos, como é o caso das CB500F/CBR500/CB500X. Um recall para uma delas geralmente significará o chamamento de todas elas.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Szk escreveu: 04 Out 2021, 13:40
Russo escreveu: 01 Out 2021, 21:08
Harley Davrison escreveu: 01 Out 2021, 15:58Incrível como está tendo chamados de recall ultimamente.
As alternativas não são mutuamente exclusivas, mas também não são as únicas, aliás existem cada vez mais alternativas conforme a indústria e as tecnologias evoluem :wink:

No caso, a questão levantada é a eficiência da programação eletrônica do módulo do ABS, uma tecnologia ainda recente (15 anos atrás praticamente não existiam motos com ABS no mercado, e somente há 4 anos o ABS se tornou obrigatório nas motos) e que vem se tornando mais complexa a cada ano.

Antes do ABS, para motivar um recall dos freios, só se fosse constatada um desgaste anormal ou deterioração mecânica em algum componente do sistema, algo que não foi detectado pelo fabricante nos seus testes de longa duração antes do lançamento, ou limitado a um lote de peças defeituosas na linha de produção.

Agora na Era do ABS, estamos falando de software, cada vez mais inteligente e complexo, o que pode dar margem a que raras condições indesejadas passem despercebidas no desenvolvimento. Se antigamente a única preocupação eram falhas mecânicas, agora lidamos também com bugs de programação. E isso se aplica também a outros sistemas eletrônicos de controle e segurança, cada vez mais complexos, incluídos na programação da ECU e dependentes de sensores cada vez mais especializados espalhados pela moto.

Outro fator para o maior alcance de um recall, é o fato de uma única plataforma/powertrain se desdobrar em vários sub-modelos, como é o caso das CB500F/CBR500/CB500X. Um recall para uma delas geralmente significará o chamamento de todas elas.
Parabéns, esse foi um excelente comentário, como à tempos não se vê por aqui!
;-) :wsh: :wsh:
Imagem
Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...

Dum loquimur, fugerit invida aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Odes I, 11.8, Horatius, Carmina.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

.
Agostinho
DL 650 ABS, Xmax 250
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Eu me refiro ao recall de forma geral. Não só do caso do ABS
Neste artigo https://autopapo.uol.com.br/noticia/recall-2020/ é listado todos os chamados de recall feitos em 2020 e ai tem diversos motivos: airbag's, pinça de freio, luzes, chicote, etc.
Apesar de os veículos estarem cada vez mais eletrônicos ainda tem muito recall de peça mecânica.
Mas sinceramente, eu acho que na verdade problemas crônicos sempre houveram, mas, depois do caso dos airbag's takata acho que as montadoras de forma geral estão se resguardando mais nestes itens problemáticos que podem comprometer o funcionamento do veiculo e a segurança dos passageiros.
Quem lembra dos FOX na década de 2000 que decepava o dedo de quem tentava rebater o banco traseiro? Só depois de muito processo na justiça e reclamação é que a VW fez o recall.
Hoje em dia já acho que seria diferente.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

A questão é que a qualidade aumentou e muito, não só das montadoras mas também dos fornecedores. E ao dizer "qualidade" não me refiro a somente a qualidade do produto final, e sim da qualide de todos os processos envolvidos na fabricação de um veículo.

As empresas tem focado em qualidade dos processos, melhoria continua, otimizaçaõ de fluxos e isso tem permitido rastrear melhor desvios e não conformidades em componentes. Antigamente, tinha muito componente que apresentava falhas, seja por um lote do fornecedor que o material estava não conforme, ou usando algum processo de fabricação erronêo, etc mas justamente por essa falta de controle na produção e acompanhamento de cada etapa dos processos, não tinha como rastrear o que foi que deu errado!

Também, tem a questão financeira. Já assistiu Fight Club?
Um carro novo da minha companhia parte de algum lugar viajando a 60 milhas por hora. O diferencial traseiro se trava. O carro bate e incinera com todos presos do lado de dentro. Então, devemos iniciar um recall? Pegue o número de carros no mercado, A. Multiplique pela taxa provável de falhas, B. Multiplique o produto pelo valor médio dos acordos extrajudiciais, C. A x B x C é igual a X. Se X for menor que o custo do recall, nós não fazemos.
Tem a questão monetária por trás. As montadoras avaliam isso antes que tudo.

É um defeito que pode dar uma merda catástrófica na justiça por afetar a integridade e segurança do motorista e ocupantes e ser atribuido ao fabricante? Recall

É um defeito que a pesar dos efeitos pesados no bolso do proprietário, não afeta muito a segurança e/ou não pode ser atribuido fácilmente ao fabricante e pode se alegar má uso? Deixa quieto

Também a internet tem mudado a dinâmica, porque hoje em dia as noticias viajam rápido, noticia ruim mais ainda. Grupos de proprietários tem como se comunicar e espalhar informações sobre falhas de projeto e defeitos dos seus veículos, podendo notar que certos defeitos são recorrentes e bem comuns.

Eu já trabalhei em departamento de garantia de montadora, muitas vezes tinha casos que mesmo o veículo estando fora da garantia, e/ou não cumprindo outras condições (por ex ter realizado TODOS os serviços programados em concessionária), a montadora autorizava cobrir como garantia. Isso porque eles deviam estimar o custo do reparo vs custo em processo judicial. Mais barato para a montadora pagar um motor novo do que se envolver numa disputa judicial, por ex. As vezes o cliente era "influente" (famosinho, politico, etc), as vezes a propria concessionária intercedia pelo cliente ("ele sempre comprou com a gente, é cliente fiel, tem 5 veículos da marca"), tem toda essa questão também de análise.

Tinha casos que o proprio fabricante tinha cobertura além da garantia, porque sabia que era falha de projeto. A questão é, a gente só pagava quem ia lá na concessionária reclamar e argumentar...tinha muita gente que fez o reparo por sua conta, fora da rede autorizada. Se vc não fosse desses que ficam antenados acompanhando os grupos de proprietários e tal, nunca ia saber disso.

Teve outros casos em que a montadora só foi lançar o recall/campanha depois de muitos terem dado BO...e muitos já tinham feito o reparo em oficina particular. Nesses casos, a montadora reembolsava diretamente o cliente.

Resumo: money money money money
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
stcowboy
Motociclista

Mensagem por stcowboy »

Por mais que eu concorde que a qualidade em geral de fabricação aumentou, acredito que com base nisso as margens de segurança e tolerância também diminuíram em busca de reduções de custo. Com isso, no final da cadeia produtiva, a única coisa que melhorou efetivamente foi a margem de lucro das montadoras.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
Now loading... Abortado. Está impossível comprar moto nesse país.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

stcowboy escreveu: 05 Out 2021, 13:23 a única coisa que melhorou efetivamente foi a margem de lucro das montadoras.
Isso a culpa é dos consumidores que ainda ficam nessa de achar que tem que ficar trocando de veículo cada 3-5 anos "porque tá ficando velho", acentuado no nosso pais pela necessidade dos emergentes de "ostentar" e poder falar para amigos e vizinhos "pai tá de nave zera fi"

Lembrando que só vende porque tem quem compra
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
stcowboy
Motociclista

Mensagem por stcowboy »

Optimus Leo escreveu: 05 Out 2021, 13:38
stcowboy escreveu: 05 Out 2021, 13:23 a única coisa que melhorou efetivamente foi a margem de lucro das montadoras.
Isso a culpa é dos consumidores que ainda ficam nessa de achar que tem que ficar trocando de veículo cada 3-5 anos "porque tá ficando velho", acentuado no nosso pais pela necessidade dos emergentes de "ostentar" e poder falar para amigos e vizinhos "pai tá de nave zera fi"

Lembrando que só vende porque tem quem compra
Com certeza, inegável isso.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
Now loading... Abortado. Está impossível comprar moto nesse país.
Responder