Race Tech

Área para quem gosta de terra e lama.
KleberGT
Motoqueiro

Race Tech

Mensagem por KleberGT » 21 Jul 2010, 15:57

Galera,
Fiz o curso da Race Tech neste fim de semana em SP.
Fiquei pasmo como eu era ignorante em materia de suspensão de moto.

O pior é que agora estou vendo os anuncios que colocam na internet de mágicos que fazem isto ou aquilo, garrafinhas e o escambau.

Tem um monte de enganador mesmo.

Por exemplo: A CRF 230 como vem original é uma vergonha para a honda.
Ela não tem amortecedor nenhum, seja na frente, seja atras.
Ela nem costuma vir com a pressão do nitrogênio na pressão que deveria vir.

Foi uma surpresa para mim que já correu de motocross/Enduro anos; de DT 180 e depois de importadas.

Faz-se uma suspensão correta como deveria ser e uma Tornado pode ficar até melhor que muita importada.
Não é magica, é fato.
Não precisa de garrafinhas nem nada, só montar como deveria, já dá uma diferença danada.

Por exemplo: Alguns vendem garrafinhas pois o nitrogenio misturaria com o oleo e aí haveria as tais bolhas.
Mentira!!!!

Um não se mistura com o outro nunca.

O que há é ar e umidade lá dentro e o oleo acaba degradando e fervendo, mas, o nitrogenio continua lá se não rasgar a camisinha. Quando rasga a camisinha é por que já explodiu tudo.

Os oleos também fazem uma diferença danada.

As viscosidades podem ser iguais e de marcas diferentes e terem resultado completamente opostos.

Deu um nó na minha cabeça.
Podem acreditar.
A coisa nãoé como se imagina, é muito mais complexo do que tem noção.

Aliás, os manuais originais de fábrica, costumam ter bobagens também.

UM abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Re: Race Tech

Mensagem por b0fh » 21 Jul 2010, 16:10

;-)
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Marcus Vinicius
Motociclista

Mensagem por Marcus Vinicius » 21 Jul 2010, 22:58

KleberGT escreveu:Galera,
Por exemplo: A CRF 230 como vem original é uma vergonha para a honda.
Ela não tem amortecedor nenhum, seja na frente, seja atras.
Ela nem costuma vir com a pressão do nitrogênio na pressão que deveria vir.
Depois de andar numa susp de verdade da pra perceber :lol:

Show!
Agora e so consultar o Kleber pra tirar duvidas em relação as suspas

Tenho um conhecido que comprou uma susp invertida da Race Tech, so alegrias.
XZelão
Cachorro

Mensagem por Cachorro » 21 Jul 2010, 23:55

Já tinha ouvido alguns colegas de trilhas comentarem que compram CRF e mandam preparar as suspensões... acho que a intenção da Honda é fazer uma moto off-road de baixo custo estritamente para lazer, sem a pretensão de utilizá-la em competições, etc. Mas como é o que temos, é o que usamos.

Abs,
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus » 22 Jul 2010, 00:33

Eu estive na oficina do Kleber e a gente tava conversando sobre isso. Agora já tenho onde "fazer" suspensão das motos. O melhor é que é pertinho da minha casa.

Kleber tenho que agendar contigo e com o Otávio para dar uma geral na suspa da XT. Vamos ver quando posso parar a moto para fazer o trampo.

;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka » 22 Ago 2011, 20:35

Po, eu sou um dos que nunca mexeu na suspensão. Não tenho nem idéia de onde começar. Tenho uma moto que tem uns bicos igual de encher pneu na ponta superior das bengalas e não tenho idéia de como funcionam.
Marcus DT
Motoqueiro

Mensagem por Marcus DT » 23 Ago 2011, 08:45

Kleber, a amarelinha tem Race Tech nas duas suspensões. Quem instalou foi o antigo dono, que também fez esse curso da Race Tech e manja muito. Antes de comprar a moto conversei bastante com ele, eu ia pegar sem as Race Tech mas ele me convenceu a pagar um pouco mais e pegar já preparada. Não me arrependo nem um pouco, a suspensão ninguém diz que é de uma moto de cross, ficou absurdamente foda para trilha (macia, a roda traciona o tempo todo).

O antigo dono comprou uma KXF250 11/11 injetada, zerada. Andou 2 vezes e "não aguentou", já abriu e mexeu na laminação pra ver se melhora e vai testar pra ver se foi o suficiente ou vai ter que instalar as valvulas/etc da Race Tech.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT » 23 Ago 2011, 15:18

Marcus DT escreveu:Kleber, a amarelinha tem Race Tech nas duas suspensões. Quem instalou foi o antigo dono, que também fez esse curso da Race Tech e manja muito. Antes de comprar a moto conversei bastante com ele, eu ia pegar sem as Race Tech mas ele me convenceu a pagar um pouco mais e pegar já preparada. Não me arrependo nem um pouco, a suspensão ninguém diz que é de uma moto de cross, ficou absurdamente foda para trilha (macia, a roda traciona o tempo todo).

O antigo dono comprou uma KXF250 11/11 injetada, zerada. Andou 2 vezes e "não aguentou", já abriu e mexeu na laminação pra ver se melhora e vai testar pra ver se foi o suficiente ou vai ter que instalar as valvulas/etc da Race Tech.
A Suspensão da KX2011 é totalmente diferente da tua.
A dianteira tem a mola só de um lado e o hidraulico do outro.

A coisa é bem diferente, atá a lógica da preparação é.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Marcus DT
Motoqueiro

Mensagem por Marcus DT » 23 Ago 2011, 15:28

Ele fechou a KXF justamente por causa disso, inclusive postou algumas fotos da suspa aberta, parece uma obra de arte. Também comentou que as bengalas ao invés de cromado são pretas, com um revestimento diferente do convencional (p/ diminuir o atrito e aumentar a resistência a riscos). Do caralho!!
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel » 23 Ago 2011, 17:29

Sempre tive vontade de fazer um curso desse, pena que é tão longe.

A minha CRF tem a suspa traseira preparada, e quando ando na original de um amigo a diferença é gritante.

Conto nos dedos os poucos que trabalham com isso aqui, e todos atendem mal pra caramba pondo pé na cara do cliente.
Imagem
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d » 05 Set 2011, 16:35

não acho que vale a pena gastar 12k em uma crf 230 nova.

Acho mais negocio pegar uma nacional e preparar, 3,500 numa xr 200, mais 1,000 em kit de motor pra 250 forjado, mais 500 pra valvular suspenção e uns 1,000 pra coisas como guidão/aro aluminio, pneu novo, coroa, punho, plasticos, tanque plastico etc..

com 7k tu monta uma xr 200/ com peças boas e que anda pra igual ou melhor que uma crf 230.

se quiser algo mais forte pega uma dt 200/r de trilha por 3-4k mais 1,500 pra montar pistão/biela forjados e uns 1,500 pra ajeitar o resto nela (guidão/aro aluminio, pneu novo, coroa, punho, plasticos, tanque plastico, escape dimensionado curva/ponteira etc..)

gasta-se tambem na faixa de 6-7k e tens uma nacional que anda bem melhor que qualquer crf 230/ttr 230 nacional...

ps: desmereça meu topico caso eu fale merda.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous » 06 Set 2011, 08:03

williampk3d escreveu:não acho que vale a pena gastar 12k em uma crf 230 nova.

Acho mais negocio pegar uma nacional e preparar, 3,500 numa xr 200, mais 1,000 em kit de motor pra 250 forjado, mais 500 pra valvular suspenção e uns 1,000 pra coisas como guidão/aro aluminio, pneu novo, coroa, punho, plasticos, tanque plastico etc..

com 7k tu monta uma xr 200/ com peças boas e que anda pra igual ou melhor que uma crf 230.
NUNCA!

Já tive uma XR200 preparada, com kit 240 (pistão forjado, sem saia, camisa de cromo, coisa top), suspensão preparada, inclusive com reservatório externo e regulagens, e era BEM pior do que uma CRF230 ORIGINAL!

De toda forma, com 7k compra uma CRF230 usada, já que o papo é de comprar usada e blablabla!
williampk3d escreveu:se quiser algo mais forte pega uma dt 200/r de trilha por 3-4k mais 1,500 pra montar pistão/biela forjados e uns 1,500 pra ajeitar o resto nela (guidão/aro aluminio, pneu novo, coroa, punho, plasticos, tanque plastico, escape dimensionado curva/ponteira etc..)

gasta-se tambem na faixa de 6-7k e tens uma nacional que anda bem melhor que qualquer crf 230/ttr 230 nacional...
DT200 é outra que nunca será melhor que uma CRF230. A única coisa que ela tem melhor é o motor, nada mais. E mesmo assim, tem que ser alguém que goste (e saiba) de andar de 2T, senão pode jogar fora.
williampk3d escreveu: ps: desmereça meu topico caso eu fale merda.
Considere desmerecido!
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka » 06 Set 2011, 13:42

Gelous escreveu:
williampk3d escreveu: ps: desmereça meu topico caso eu fale merda.
Considere desmerecido!
;-)
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka » 06 Set 2011, 13:44

Po a CRFzinha aguenta muito erro. Eu fico lá roiando o tempo todo e dificilmente a culpa das minhas manobras espetaculares para deitar a moto são culpa de imprevisibilidade da moto. Você entra com a marcha toda errada e a moto não reclama, não morre.....

Muito tolerante.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous » 06 Set 2011, 13:53

Passoka escreveu:Po a CRFzinha aguenta muito erro. Eu fico lá roiando o tempo todo e dificilmente a culpa das minhas manobras espetaculares para deitar a moto são culpa de imprevisibilidade da moto. Você entra com a marcha toda errada e a moto não reclama, não morre.....

Muito tolerante.
Esse é um GRANDE problema da CRF230. Vc não aprende a fazer trilha de verdade, vc aprende a andar apenas! :lol:
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka » 06 Set 2011, 13:55

Gelous escreveu:
Passoka escreveu:Po a CRFzinha aguenta muito erro. Eu fico lá roiando o tempo todo e dificilmente a culpa das minhas manobras espetaculares para deitar a moto são culpa de imprevisibilidade da moto. Você entra com a marcha toda errada e a moto não reclama, não morre.....

Muito tolerante.
Esse é um GRANDE problema da CRF230. Vc não aprende a fazer trilha de verdade, vc aprende a andar apenas! :lol:

Melhor ainda, não instiga a gastar mais dinheiro com essas maquinonas por aí :lol: afinal só vai rolar mais tombos e mais rápidos. }:)
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ » 06 Set 2011, 23:47

hehehe .. também não achei defeito na CRF 230. Ainda sou muito roia pra isso ..

Apenas notei uma superioridade absurda nas suspensões da moto do Marquín. Onde a CRF passa dando coice e cabritando, a YZ parece que passou apenas por um quebra-molas.

Mas pro meu nivel roia de pilotar, a CRF ainda dá conta. Ainda.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel » 10 Set 2011, 00:02

williampk3d escreveu:não acho que vale a pena gastar 12k em uma crf 230 nova.

se quiser algo mais forte pega uma dt 200/r de trilha por 3-4k mais 1,500 pra montar pistão/biela forjados e uns 1,500 pra ajeitar o resto nela (guidão/aro aluminio, pneu novo, coroa, punho, plasticos, tanque plastico, escape dimensionado curva/ponteira etc..)

ps: desmereça meu topico caso eu fale merda.

XR200 não da nem pro cheiro com uma CRF, fala serio.
Imagem
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka » 10 Set 2011, 16:58

Putz, nem regular eu aprendi ainda. Pelo que estava lendo num artigo do Polaco sobre a regulagem das suspensões, descobri que a minha está praticamente sem suspensão para a velocidade que eu ando. Tá praticamente uma hard tail e hard nose :lol:
Responder