Largada motocross/velocross

Área para quem gosta de terra e lama.
Mcnasty
Roda Presa

Largada motocross/velocross

Mensagem por Mcnasty » 11 Nov 2011, 18:25

Tenho uma dúvida cruel que anda me atrasando demais nas corridinhas de velocross do campeonato que participo. As largadas. Nunca consigo me dar bem, sempre vejo os mesmos pilotos saltando na frente, o melhor que tenho conseguido fazer o holeshot é em torno do 4°,5° lugar. Em muitas provas aconteceu de eu ser o mais rápido na pista, mas como as baterias são curtas(10 min mais 2 voltas) simplesmente não dá tempo de pegar os ponteiros, já cheguei em 2° várias vezes, mas a vitória que é bom, nada.
Minha moto, ou melhor, projeto de, é uma dt 180. Ando na categoria 180 2 tempos até 200 4 tempos, a motinho está num estágio bom de preparação( caixa de rd 135, escapamento dore, carburador mikuni tm 34, piramide rd 350, ignição ibra, cilindro bem acertado pra pista, com boa saída de curva, cabeçote com squish feitinho relação 13x41).
Mas bem vamos lá: as dúvidas que me perturbam: (na queria dicas)
O "timing" da caída do gate: sempre perco um tempinho ali, seja olhando as placas de 15/5 segundos. O que é melhor?
Largar de 1ª ou 2ª(sei que essa depende muito da moto, relação, terreno), mas em geral o que poderia ser melhor?
Largo sempre em 1ª e ali percebo que no pulo do gate já fico um tiquinho atrás, muitas vezes quando a reta de largada é suficiente recupero no motor mesmo.
KleberGT
Motoqueiro

Re: Largada motocross/velocross

Mensagem por KleberGT » 11 Nov 2011, 22:57

Primeiro:

Faça uma coisa que nunca fiz, treine largada com marchas diferentes.

Marque um ponto antes da primeira curva e peça para alguém cronometrar o tempo que voce gasta até ali.

Outra coisa, para de olhar para as placas.

Engate a marcha e olhe para o gate, mais nada.

Escolher o local no gate com planejamento do que vai fazer também ajuda.

Todas as vezes que largue quase na frente, sempre tinha uma besta que havia queimado a largada e eu me ferrava.
Isto era corrida sem gates de Enduro de Velocidade de antigamente.

Na verdade, sempre fui péssimo de largada e ia recuperando terreno que nem doido.

Nunca ganhei uma corrida na minha vida, mas, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, etc. até quase o infinito, isto eu já fiz, que merda, mas, fiz.

Eu sou o próprio mais vale competir do que ganhar a todo custo.

Mas, sempre tive um ditado que considero certo: Os últimos, serão sempre os últimos.

Um abraço,
Kleberi
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD » 12 Nov 2011, 21:15

Acompanhando o topic. Muito bom!

A dica do kleber de treinar so largada achei muito boa!
BIZ 125 "foguetinha" => CB 500 "Cebolinha" => Intruder 125 "trudinha" => xtz 125k "Smurfete"=>CB 450 DX 89 "Mumm-ra" + Neo 125 "Neovosa" => FZ150 "RBD GAY D+++++" by meu b0feh :roll:
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto » 13 Nov 2011, 16:02

Guilherme o Gate desce na direção da moto não é?

A dica do Kleber de olhar exclusivamente pro gate é excelente. Acho que posso complementar só com o seguinte:

Não espere o gate descer todo. Na saida a roda dianteira vai subir, então encontre um ponto bom de saida em que vc saiba que a roda não vai bater no gate.
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka » 13 Nov 2011, 18:20

Tem tambem aquelas travas de suspencao que a galera usa. Trava em baixo e so solta na primeira freada
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d » 14 Nov 2011, 03:53

qnd tinha a xt 225, ela arrancando de primeira levava coro de cg , agora arrancando de segunda, saia chorando um pouco mais embalava melhor e deixava cg no chinelo.

se tiver força pra sair em segunda sem apanhar é o melhor, mas é bom treinar arrancada, colar peito no tanque pra frente não subir etc..
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous » 14 Nov 2011, 08:43

Largar de 2ª é coisa pra moto MUITO forte, como as 450. de 250 4T pra baixo o negócio é largar de primeira mesmo.

Pelo seu relato, vc já fica um pouco pra trás na caída do gate, ou seja, não é por falta de motor (já que de primeira vc teria que "pular na frente"), mas sim por falta de concentração. Faça o que o Kleber falou, olha apenas para o seu gate, nada mais. Se concentre nele.

E treine largada. Normalmente nos preocupamos em ficar andando 10 minutos seguidos nos treinos e não nos dedicamos 1 minuto para a largada, e a depender da pista ela pode ser preponderante.

Mas, eu nem posso dar dica nenhuma, pois sou prego demais! rsrsrsrs

Nesse final de semana fui numa prova de MX em Paraúna/GO, vixe, ficava pra trás demais! Primeiro porque a escolha do gate é pelo tempo de classificação, segundo porque eu nunca acerto a caída do gate!rsrsrs Sempre largo mal! Terceiro porque sou prego mesmo! hauahauahau
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous » 14 Nov 2011, 08:44

Ah, só sei que a largada pra mim é o "ponto alto" da competição. PQP! Quando sobe a placa de 5 segundos, 30 motos acelerando no gate, giro alto, dá uma tremedeira nas pernas que vou te dizer! rsrsrs
Mcnasty
Roda Presa

Mensagem por Mcnasty » 14 Nov 2011, 10:47

O esquema pra mim tá como o Blau disse, já vi cara praticamente pulando o gate na largada, só que o risco é muito grande também, só sei que ternho que treinar muito a largada ainda, e nas pistas que treino aqui nenhuma tá com gate instalado, por isso dificulta, e nas corridas o tempo de treino é muito pequeno, pra treinar gate.
Mcnasty
Roda Presa

Mensagem por Mcnasty » 14 Nov 2011, 14:37

Domingo tem corrida, se der peço pra tirarem umas fotitos!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous » 28 Nov 2011, 21:44

Um videozinho da última corrida que fui!

Não estou no bolo da queda! Nestas horas é bom ser lento! Sou a moto 172, Kawasaki verde, piloto com roupa azul/laranja/branco e capacete branco.

Largada de MX é de tremer! Show demais!
Mcnasty
Roda Presa

Mensagem por Mcnasty » 30 Nov 2011, 10:58

No final de semana passado melhorei minha largada, o defeito maior já descobri qual é, no nervosismo da largada eu mantinha muito do meu peso nas pernas ao invés de relaxar e soltar todo o peso do corpo sobre o banco e sentar somente a frente do banco não em cima do tanque. Mantive também as duas pernas com os pés no chão logo a frente das pedaleiras, o que deu mais equilíbrio, fazendo que a moto largasse mais reta, sem desvios. Fiz a primeira curva em segundo mas escorreguei logo e me mantive em 4º. Por sorte ainda o piloto que estava em 3º quebrou na penúltima volta e terminei em 3º, numa pista que nunca havia andado e só havia treinado por 5 minutos.
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto » 30 Nov 2011, 19:13

;-)

Parabéns Guilherme!! :wsh:
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
Responder