Carregador de Baterias inteligente caseiro

Tópicos com dicas sobre elétrica, mecânica e conhecimento geral.
Véio
Motoqueiro

Carregador de Baterias inteligente caseiro

Mensagem por Véio » 15 Jul 2010, 21:53

Pessoal...
Não sei se é aqui o local adequado para esta postágem, se não (Sr. Moderadores) transfiram para o local correto.... ;-)

Tenho 3 motos e por isso mesmo, por não serem utilizadas diariamente, as baterias acabam por perder carga naturalmente, muito embora estando em boas condições, em especial no inverno aqui do sul.
Para resolver esse problema, andei pesquisando um carregador do tipo flutuante ou inteligente. Ou seja, um carregador que eu pudesse deixar ligado sem me preocupar em desliga-lo quando a bateria estivesse com a garga plena, como acontece com a maioria dos que existem no mercado a preços acessíveis. Os inteligentes são muito caros.
Analizando custo benefício, acabei optando por um carregador da marca Sulton, fabricado no Paraná, quer é normalmente utilizado para manter a carga da bateria de um sistema de alarme residencial.
A grande maioria desses alarmes, utiliza uma bateria de 12V 7A como fonte de alimentação em caso de falta de energia.
Esse carregador analiza constantemente a Tensão, a Corrente e a Potência dessa bateria, ligando e desligando automaticamente conforme a necessidade de carga da mesma.
Ele possui duas saídas. Uma padrão de 700mA e uma (auxiliar) de 2A.
Como a bateria das motos diferem da do sitema de alarmes, unicamente no que diz respeito a capacidade de Amperagem e fornecimento de altas correntes instantâneas, significa dizer que para que ela fique totalmente carregada, somente o tempo de carga é que terá que ser maior.
Para não danificar uma bateria de 14A, a carga máxima deve ser de 1,4 A, ou seja 10% da capacidade máxima da bateria.
Utilizando a saída padrão de 700mA, a carga será de 5% da capacidade máxima, ou seja, ideal para carga de manutenção, que é o que eu estava procurando.
Caso haja necessidade de uma carga rápida, é só utilizar a saída de 2A.

Comprei o carregador, que se resume a uma placa (montada no sistema de fonte totalmente chaveada) montada numa caixa de metal, por R$ 65,00.

Como a finalidade que dei a ela é um pouco diferente da original, gastei mais R$ 16,00 com 4 Plugs banana e 4 metros de fios, para deixar o equipamento portátil e mais prático.

Muito embora sabendo que iria funcionar, mesmo assim mandei uma correspondência para o fabricante do carregador, só para confirmação.
Correspondência esta que trancrevo abaixo...
...........................................................................................................................................

Mussoi Enviada: Qui Jun 04, 2009 12:52 am Assunto: Utilização do carregador inteligente

Sou motociclista e por ter 3 motos, elas acabam por rodar pouco e, consequentemente, as baterias, muito embora em boas condições, acabam por perder carga naturalmente.
Indicado por um amigo, adquiri a pouco um carregador inteligente da vossa empresa e gostaria de tirar três dúvidas.

- É possivel utilizar o carregador inteligente para carga e manutenção de uma bateria de moto não selada, de 12V 14 A?

- Ao invéz de utilizar a saida normal de 0,7 A, a saída auxiliar que fornece 1,3 Ah pode ser utilizada para carregar essa mesma bateria, caso haja necessidade de uma carga um pouco mais rápida?

- No meu entendimento e falando de uma maneira simploria, carregador inteligente é um equipamento que pode ser deixado ligado ininterruptamente sem me preocupar com a carga total da bateria, pois ele fara isso automaticamente, ligando e desligando conforme a bateria va perdendo carga.
O meu entendimento está correto?

Agradeço

............................................................................................................................................

Junior - Sulton Enviada: Sex Jun 05, 2009 6:31 pm Assunto:
Boa tarde senhor Mussoi,

Sim, o seu entendimento esta correto com alguma ressalva. A saída auxiliar do carregador, fornece a capacidade total do equipamento. Ou seja, pode chegar até os 2A. Então se a bateria da moto que é de 14A estiver bem baixa, o carregador irá fornecer 2 A por um período grande. Para vida útil da bateria o ideal é que ela seja carrega no máximo com 10% de sua carga. Por isso limitamos a saída da bateria em 700mA que é os 10% da bateria proposta. Mas não estou afirmando que irá danificar sua bateria, até porque como o senhor lembrou, esta fazendo carga de manutenção.

É comum usarmos esse carregador para manter a carga de baterias de carro, com seus 42A. Pode usar tranquilamente o equipamento para essa finalidade!

Estamos a total disposição para mais esclarecimentos. Se quiser, pode entrar em contato pelo meu e-mail [email protected]

Abraço,

Junior
.....................................................................................................................................

Bem, se alguém estiver interessado....mãos a obra....vale a pena....
Comprei o meu aqui num representante da minha cidade...o site da empresa é http://www.sulton.com.br/ , lá tem os representantes em diversas cidades do país...

Montei, testei e ficou uma beleza...
Já utilizei na CBX 750, na CB450 e na CBR1000 e foi totalmente aprovado....

PS: Não encontrei nada no mercado com as mesmas carasterísticas de funcionamento e qualidade, por menos de R$ 180,00...

Aliás, na CBR1000 fiz uma adaptação para não ter que mexer nada na moto....nem tirar o banco é necessário...
Nela, adaptei um conector para utilizar o carregador sem, como já disse, ter que retirar o banco, a bateria, a carenagem ou usar qualquer ferramenta. Basta ligar o carregador ao conector e ponto final....

Vão aí algumas fotos do equipamento e da adaptação na CBR1000....

A caixa original que eu separei ao meio para acondicionar os cabos...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Cabo para ligação diretamente na bateria de qualquer moto...
Imagem

O cabo especial com o Jack macho, para ligação na CBR1000
Imagem

O Jack fêmea instalado na CBR1000...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Macarini
Roda Presa

Re: Carregador de Baterias inteligente caseiro

Mensagem por Macarini » 18 Jul 2010, 17:58

Parabens , excelente dica

;-) ;-) ;-) ;-)
TIGER 955i 2004
mobi
Motociclista
Contato:

Mensagem por mobi » 20 Jul 2010, 00:28

Parabéns, Veio, excelente dica. Apenas uma resalva: não coloque madeira como divisor, é inflamável, e absorve um pouco de humidade, vc pode usar uma placa de alumínio com uma dobra nas pontas pra passar o parafuso de fixação à carcaça.

Obrigdo pela dica,

Mobi
Bandit 650S 09/10 Pearl Nebular Black - Xenon 6K :: Yoshimura TRS Titanio :: Manoplas aluminio grafite :: Filtro K&N :: Velas Iridium :: Retrovisores Everlast
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro » 05 Ago 2010, 17:04

Eu fiz um carregador de bateria usando uma fonte de computador usada, além de barato tem uma capacidade superior a 10A. Para isto arranquei todos os fios que iam para placa mãe menos o verde que tem que soldar junto ao terra (fio preto) para acionar a fonte.

Imagem

Imagem

Dentro da fonte você encontra um CI com 16 pinos que é o controlador PWM, você tem que identificar e procurar na internet seu dataSheet.

O CI tem um pino de referência que é onde ele mede a tensão de saída (no meu caso era o pino 16) para saber se tem que aumentar ou diminuir os pulsos para ajustar a tensão, este pino esta conectado num divisor de tensão entre dois resistores pois a tensão de saída é maior que a tensão de referência usada no controlador, basicamente o que fiz foi substituir um resistor de 10kΩ por um de 15 kΩ, com isto a fonte alterou sua saída de 12V para 13,4V. Para saber o valor ideal do resistor antes usei um resistor variável, medi o valor que ficou bom e substitui por um resistor comum.

Abaixo um exemplo de CI PWM TL494 onde o pino de referência é o 14.
Imagem
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio » 28 Ago 2010, 00:37

jecastro ....
Não sei se entendi direito, mas você disse que ele capacidae de carga superior a 10A...

Pois bem... numa bateria de moto, para que ela não seja danificada, a saída do carregador tem que ser de no máximo 10% da capacidade da bateria...
Se a saída desse carregador é superior a 10A não pode ser utilizado em nenhum tipo de bateria de motos.

Abraço
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah » 04 Set 2010, 20:48

Considero a vida útil de uma bateria perto de 3 anos, seja de carro ou moto.

Estão fazendo carregadores, cíclicos, para evitar a descarga. Um dos maiores problemas da bateria é deixar "zerar" sua potência - criam-se problemas eletro-químicos.

Não seria mais interessante, semanalmente, utilizar o veículo para manter o ciclo de carga/descarga da bateria?

Por fim, a durabilidade da bateria é diretamente proporcional ao uso do veículo. Mesmo conhecendo o princípio de funcionamento dos carregadores, ainda considero melhor usar o veículo para prolongar a vida útil da bateria.

PS: Não sei o quanto em tempo seus veículos são deixados em desuso.
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg » 30 Jun 2016, 23:07

Desenterrando.
O carregador citado no início seria esse?
http://sulton.com.br/produto/carregador-inteligente-2a/

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Responder