Bolhas p/ moto e desviando vento. Em especial Suzuki V-Strom

Tópicos com dicas sobre elétrica, mecânica e conhecimento geral.
Juliano Assimila
Motoqueiro

Bolhas p/ moto e desviando vento. Em especial Suzuki V-Strom

Mensagem por Juliano Assimila » 23 Jul 2010, 17:25

Este tópico fala principalmente sobre a questão da bolha da V-Strom. Esta moto é aclamada em muitos fóruns nacionais ou internacionais por ser boa para viagens, apesar de ter um problema crônico, que é a turbulência no capacete, que leva muitos donos a substituir a bolha original por um dos vários modelos que existem no mercado. A discussão sobre qual bolha é melhor sempre volta à tôna, seja aqui, seja no clube XT600, seja em fóruns internacionais.

O tópico fala ainda de técnicas de como desviar o vento do piloto e de como incrementar sua bolha, em quaisquer motos.

http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =1&t=21064
mobi
Motociclista
Contato:

Re: Bolhas p/ moto e desviando vento. Em especial Suzuki V-Strom

Mensagem por mobi » 23 Jul 2010, 22:33

Lá vem voce de novo procurando chifre em cabeça de cavalo...
:lol:

[]s,

Mobi
Bandit 650S 09/10 Pearl Nebular Black - Xenon 6K :: Yoshimura TRS Titanio :: Manoplas aluminio grafite :: Filtro K&N :: Velas Iridium :: Retrovisores Everlast
Leandro
Dinossauro

Re: Bolhas p/ moto e desviando vento. Em especial Suzuki V-S

Mensagem por Leandro » 16 Dez 2014, 09:18

"Tópico selecionado não existe".
Serra do Rio do Rastro: quintal de casa.
Project Big 1 Super Four
Vida longa aos mamutes!
Russo
Mito

Mensagem por Russo » 29 Jun 2017, 14:15

Ae Kameraden...

Como o assunto "bolha" veio à tona no tópico sobre a motoka nova do tio Russo, achei interessante "transplantá-lo para este outro tópico do Pérolas, que já estava aberto mas estava meio vazio. Assim o assunto "bolha" são se perderá.

Russo escreveu:Ae Kameraden...

Eu havia instalado a bolha Givi que estava na ex-Mirage 250 na Sucatinha e embora a proteção aerodinâmica tenha ficado boa, achei que ficou muito alta, jakuzona demais para rodar na cidade, então resolvi que vou usá-la somente se viajar longe com a motoca.

Imagem

Daí, comecei ai procurar uma bolha menor para usar no dia a dia. Ontem sobrou um tempinho e fui direto à fonte, eheheheh... fui na loja da fábrica da Criativa, na João Negrão, que é uma empresa especializada em bolhas e parabrisas para motos. Procurando um pouquinho, encontrei uma bolha que pareceu ser feita "sob medida" para a Sucatinha, que é uma bolha que foi originalmente desenvolvida para linha de motos Suzuki de farol redondo (GS 500, Bandit, etc). Custou R$ 200,00 sendo que, só para comparar, o custo de uma bolha Puig para a Scrambler no Mercado Livre gira em torno de R$ 1200 a 1400.

Imagem

Ai, foi só instalar, fixando nos suportes dos piscas que saem das laterais do farol:

Imagem

Imagem

Imagem

Russo escreveu:
Marcio-Bsb escreveu: Russo: Caracas a bolha parece que foi feita para sua moto, ficou visualmente legal, depois posta ai se é só estética ou se é funcional;
Já usei bolhas pequenas no dia-a-dia em diversas motokas , principalmente em função de lecionar à noite.
Na cidade, para desviar o vento gelado da "caixa de catarro" do tio Russo elas funcionam bem. Inclusive cheguei a usar uma bolha similar a essa na ex-CB400CR.

CB400CR 1982
Imagem

Daelim Magma VT 125 2001
Imagem

CB 450 DX 1991
Imagem

Savage LS 650 2001
Imagem

Sportster 883C 2005
Imagem

Softail FXSTDI 2005
Imagem

Luigi escreveu:Usava uma igual a essa na CB500, rodei ajuda legal e não deixa o visual tão feio!

Russo escreveu:
Leandro escreveu:
Imagem

Russóvski
Poderia me passar as medidas dessa bolha? Me interessei pra colocar na CB, mas no site não tem as medidas.
Altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima dela.
Medi com uma régua e as dimensões são:
- largura entre os pontos de fixação: +/- 21 cm
- altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima = +/- 28 cm

Russo escreveu:
Leandro escreveu: Valeu!

Sei que são motos diferentes, na minha pode não ser igual, mas como ficou na prática o uso dessa bolha menor?
Alcançou o resultado esperado que era diminuir o vento na caixa de catarro?
Ae Kamerad Leandro...
É claro que essa bolha menor não tem a mesma eficiência que a bolha maior, mas para enfrentar a friaca da noite, entre 60 e 80 km/h (mais que isso não testei), é bem melhor rodar com a bolhazinha do que sem ela.

Russo escreveu:
RMD escreveu:Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Eu saio do trabalho às 22:40 quase todas as noites e enfrento uns 20 km a temperaturas muitas vezes abaixo dos 15° C.
Portanto prefiro mil vezes o barulho do vento, que nem é tanto assim, do que a friaca gelada socando a caixa de catarro, eheheheheh...

Mas a função da bolha é justamente essa, desviar o vento do peito e mandar para a cabeça e o capacete que se vire para resolver a turbulência.

Imagem

Uma outra questão que tem que ser levada em consideração é o ângulo de inclinação da bolha: se a bolha não estiver instalada com o ângulo correto ela mais irá atrapalhar do que ajudar.
As duas fotomontagens abaixo, apesar de toscas e exageradas, exemplificam o que estou querendo dizer quanto à instalação incorreta da bolha:

Imagem

Imagem

Nas motos que tem bolha de série, normalmente elas vem bem reguladas, com raras exceções, como por exemplo a Teneré 250, que tem uma bolha com inclinação horrível.

Já nas motos que não tem bolha, quando se instala a bolha como acessório é necessário testar e, eventualmente, corrigir a angulação,.

Luigi escreveu:
RMD escreveu:Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Se o capacete for bom, não dá tanta turbulência, mas claro que uma bolha alta é melhor, ou um defletor.

rcf2 escreveu:Certamente vai de moto para moto e cada um tem uma preferencia. Depois de muito lutar com barulho no capacete acabei por uma solução de bolha media com defletor. O defletor parece realmente fazer uma boa diferença ao criar uma zona de pressão diferenciada no fluxo do vento. Certamente sem bolha ( o que também experimentei) as qualidades de um bom capacete se sobressaem e chega a impressionar a quietude. O prejuizo é o frio no peito e conforme a postura do piloto cansaço em viagens ao lidar com a pressão do vento em periodos longos. Mas hoje não dispenso um protetetor auricular...

Luigi escreveu:
Leandro escreveu:Tenho a bolha Givi A200 e testei um defletor nela.
A vibração daquilo por causa do vento criou uma vibração gigante no guidão da moto. Tive que tirar.
Talvez numa bolha específica para modelos de motos com melhores pontos de fixação o defletor ajude, mas nessas bolhas genéricas não.
É que essa bolha é presa no guidão não ? No caso da Tiger é presa quadro, acho que não causaria problema

Mas ainda tenho que testar, se quiser me mandar esse defletor ai eu testo nela

rcf2 escreveu:Leandro, estou usando um defletor daqueles que é uma lamina parcialmente sobreposta a bolha. Com isso se tem um fluxo de vento por tras do defletor também. Nunca experimentei aqueles que são sómente uma lamina de extensão a bolha pois acho que aí a coisa complica. E até chegar num bom acerto experimentei uma distancia maior e menor da bolha e inclusive uma inclinação diferente. Sempre lembrando que até a altura do piloto faz diferença...
Imagem
" A smooth sea never made a skilled mariner ".
Harley Davidson Softail FXSDTI 2005 1450 cc - Ducati Scrambler Urban Enduro 2016 803 cc

Betão Atibaia escreveu: Sou velho de fórum tb, já não bato tambor pra louco dançar...
Jota
Jota

Mensagem por Jota » 29 Jun 2017, 14:36

bolha é airflow, o resto é só enfeite. :roll:

Jota - Belzont

I find television very educational. Every time someone switches it on I go into another room and read a good book.
Marx, Grouxo Marx.
Responder