INSTALAÇÃO GPS ORANGE

Tópicos com dicas sobre elétrica, mecânica e conhecimento geral.
rjsdex
Motoqueiro

INSTALAÇÃO GPS ORANGE

Mensagem por rjsdex » 07 Jan 2012, 19:37

Senhoras, senhores e outros...

Comprei pela bagatela de 325,00 dilmas no paragua esse GPS da Orange, modelo G360M (próprio para moto) e acredito que seja no momento o melhor custo benefício. Ele vem com mapa do Brasil e da Argentina, o do Brasil já notei alguns problemas com a localização da moto na estrada, fica descentrado em algumas estradas aqui do Paraná (diga-se as não pedagiadas). Quanto as cidades, ele mantém bem calibrado a moto com as ruas. Atualizei o mapa e vou conferir em uma próxima viagem se esse problema perciste....

Vamos ao tutorial...

O aparelho é bem bacana, acompanha o GPS um kit para instalação no guidon da moto, um cabo com uma fonte de redução (12vdc para 5vdc) para ligar do guidon até a bateria, um cabo USB para troca de dados, um phone bluetooth com suporte para instalação no capacete e uma fonte de alimentação para recarregar o phone bluetooth.

Usei minha twister 2008 para a experiência, vamos lá...

Para a twister é necessário remover o banco e o tanque, senão não há como passar o cabo com fonte ou ao menos garantir uma boa fixação desse cabo, na twister não tem segredo, basta fechar o registro do tanque, deixa a moto ligada um pouco para consumir a gasosa da mangueira e então soltar a mangueira do registro. Deve também lembrar de soltar o cabo do medidor de combustível:
Imagem

Comece instalando os suportes do GPS que acompanham o produto no guidon - Na foto eu instalei quando ainda estava no norte do Paraná, no retorno a Curitiba acabei não gostando da posição como ficou o GPS, portanto já recomendo instalar ao contrário do que está na foto, deixando a barra maior para trás do guidon:
Imagem

Recomendo não apertar ainda os parafusos, para que depois de passado os cabos, possa ajustar a posição do gps e o aperto nos parafusos com a moto montada:
Imagem

Passe o cabo com fonte que acompanha o GPS à partir da dianteira da moto, ao menos escolhi a parte de tráz do farol para acomodar o conector da base do GPS com o cabo:
Imagem

Aproveite os suportes de cabo existentes na moto para fixar o cabo com fonte, levando até a bateria:
Imagem

Imagem

Imagem

Ligue os fios do cabo fonte à bateria - Aqui no meu caso liguei direto, mas recomendo um fusível antes pois a fonte não tem nenhum. Para quem não usa a moto todos os dias, recomendo também uma chave, pois por mais que uma fonte destas esteja sem carga (carregando o GPS), é comum elas terem um consumo que no acúmulo de dias parado pode colaborar com a descarga da bateria:
Imagem

Após isso é prender a sobra de cabos e o cabo passado com as abraçadeiras plásticas que também acompanham o GPS:
Imagem

Imagem

Se tudo der certo, quando o GPS for colocado na base e ligado, vai aparecer o 'raiozinho' indicando que está recarregando:
Imagem

Depois é montar a moto novamente e ajustar a posição do GPS ao vosso gosto:
Imagem

Após a viagem de retorno, ajustei desta forma, por causa do reflexo do sol durante a viagem, agora consigo enchegar as informações:
Imagem

Boas estradas a todos!
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Marcus Vinicius
Motociclista

Re: INSTALAÇÃO GPS ORANGE

Mensagem por Marcus Vinicius » 20 Jun 2012, 07:49

Esse tem como instalar outro software de GPS, ficando com dois no mesmo aparelho.
Alguns já estão vindo assim outros precisam instalar...mas na net tem tutorial.
XZelão
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus » 20 Jun 2012, 10:17

Acompanhando. Estou interessado em adquirir um GPS desse também, mas penso em ter instalação na XTE, na FZ e no carro.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 30 Jul 2012, 13:23

eu tenho um... recomendo... só reitero a questão da chave para desligar mesmo quando não se está usando... já arriei a bateria da Cagivona por conta disso...

e também atualizei para o IGO Primo e coloquei os radares... ficou show de bola, inclusive tem a opção de alertas de radar...

eu só não gosto muito do fone de ouvido, acho que não se deve andar de moto ouvindo nada que desvie a atenção do caboco... GPS é pra deixar ali e consultar de vez em quando...
Andrei
de bicicleta, por enquanto...
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé » 24 Ago 2012, 12:41

Só um pitaco......Pelo que vi na foto, não tem fuzível logo na saída da bateroza, é só colocar um daqueles de vidro de passagem, se der um curto, tá correndo um sério risco de botar fogo na motoca

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 25 Ago 2012, 22:36

Bagé, os fios são bem fininhos... te digo que se ter um curto, parte o fio na hora...

Instalei na F800, vim de Uberlândia a Curitiba... botei o Garmin XT nele e o IGO Primo... vim usando o Igo... muito bom... e o melhor de tudo... liguei ele em paralelo com a tomada 12v da moto... ela tem um temporizador que corta a corrente depois de uns minutos, com a chave desligada... assim não tem perigo de descarregar a bateria...
Andrei
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé » 27 Ago 2012, 08:06

Andrei escreveu:Bagé, os fios são bem fininhos... te digo que se ter um curto, parte o fio na hora...
.
Poh Andrei, tecnicamente falando é mó gambi uma instalação sem proteção alguma...E não é tão fininho assim, aquele fio ali deve guentar pelo menos 10amp, suficiente pra derreter tudo a sua volta

Além do mais até o fio partir pode colocar fogo na capa do fio que derrete na hora e se estiver tocando em outra fiação danifica também, podendo até danificar uma central eletrônica..

Não custa nada colocar um fusivelzinho de passagem ali, acabei de fazer isso na minha moto, não custa nem 1 pila

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 27 Ago 2012, 19:09

tem razao.... não custa nada botar um fusível... lembrando que tem que estar bem próximo da bateria...
Andrei
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé » 28 Ago 2012, 08:32

Edit:

Vi as especificações o Orange: Roda windows ce

Pra quem interessar possa:

Se tem windows ce, dá pra instalar o Garmin, estou com um ipiranga que fucei e instalei o Garmin rodando com tracksource, só que não é a prova dágua, vou pegar um orange a prova dágua e instalar garmin...os garmin a prova dágua custam uma fortuna, portanto dá pra ter um garmin a preço justo :-D

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 29 Ago 2012, 12:16

Já instalei o Garmin XT no meu, instalei também um menu diferentão com player de mp3 e tal... tenho aqui o pacote de arquivos, se quiser te passo pra vc testar...

só que achei que ficou pesadão com o Garmin, acho que os mapas do tracksource tão cada vez maiores... uma alternativa é usar o Mapsource pra selecionar os mapas que vc quer e gerar o arquivo mapssup.img por ele, fica bem menor e mais rápido...

quando fiz a rota pra vir de Uberaba a Curitiba o Garmin me mandou pra umas qubradas nada a ver, já o IGO mandou certinho por onde eu imaginava que seria...
Andrei
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé » 29 Ago 2012, 17:35

Tu instalou no orange o garmin, é isso?? manda aí o link entonces hehehe

Eu também uso o mapsource, mas eu coloco todo mapa do Brasil e o projeto Mapear que tem da Argentina, uruguai, paraguai e chile....

Semana passada estava na Argentina com esse mapa do projeto mapear 9.8, poh, beleza de mapa, tudo certinho

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 29 Ago 2012, 21:26

bagé... faça o que diz no vídeo tutorial:
https://vimeo.com/47490242

aqui estão os arquivos...baixe todos e instale na ordem que manda o tutorial...
GARMIN
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... nZqaG1jRnM

MENU
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... 2NIQWZKUWM

NITRO PLAYER
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... HBnSVN6Rms

SHELL
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... FphV09TaVk

e ache uma foto com símbolo da RONDA pra substituir a tela de fundo, onde aparece o símbolo da BMW.... rsrsrsrsrsrs

esqueci de dizer... tem que fazer login com conta do google para baixar os arquivos... e não precisa baixar um por um.. vá no lado esquerdo da página clica ali e numa aba (nao lembro agora) e seleciona baixar todos...
Andrei
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé » 03 Set 2012, 22:10

Valeu, mas vou ter que comprar primeiro o orange

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 05 Set 2012, 12:17

atualizando... o fiá da puta do GPS drenou toda a bateria da GS... tive que desmontar tudo e desfazer a lilgação... vou botar um interruptor...
Andrei
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé » 05 Set 2012, 12:32

Andrei escreveu:atualizando... o fiá da puta do GPS drenou toda a bateria da GS... tive que desmontar tudo e desfazer a lilgação... vou botar um interruptor...
Em quanto tempo?? Mas tu ligou direto? Eu coloquei uma tomadinha 12v, dessas de isqueiro de carro...Se tu usa moto todos os dias não tem problema de deixar ligado, mas se usa de vez em quando tem que desligar

Comprei no ML

Imagem

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 05 Set 2012, 16:27

foram uns 10 dias... problema que moto com injeção já nem libera o motor de arranque se a bateria tiver menos de 10 V. O Orange tem uma fonte que fica ligado direto, se vc plugar na bateria, mesmo que o GPS não esteja na base...
Andrei
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER » 08 Jan 2013, 14:37

Esse GPS é resistente ou à prova dágua?
B-King Of The Urban Jungle
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 16 Jan 2013, 19:52

resistente e à prova dágua... já derrubei o meu do suporte do painel... quicou no tanque e parou no chão... (com a moto parada, na garagem)... não fez nada...

já peguei chuva torrencial, também não deu problema... tá funcionando até hoje...
Andrei
Edilson
Motoqueiro

Mensagem por Edilson » 21 Fev 2013, 23:55

Andrei, adquiri um gps desse também. Passa a dica da capacidade do fuzível e o modelo de chave "liga/desliga" que tu usou na instalação por favor!
Imagem
MSM
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé » 01 Abr 2013, 12:40

Andrei escreveu:bagé... faça o que diz no vídeo tutorial:
https://vimeo.com/47490242

aqui estão os arquivos...baixe todos e instale na ordem que manda o tutorial...
GARMIN
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... nZqaG1jRnM

MENU
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... 2NIQWZKUWM

NITRO PLAYER
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... HBnSVN6Rms

SHELL
https://docs.google.com/open?id=0BzG1db ... FphV09TaVk

e ache uma foto com símbolo da RONDA pra substituir a tela de fundo, onde aparece o símbolo da BMW.... rsrsrsrsrsrs

esqueci de dizer... tem que fazer login com conta do google para baixar os arquivos... e não precisa baixar um por um.. vá no lado esquerdo da página clica ali e numa aba (nao lembro agora) e seleciona baixar todos...
Fala seu Andrei.......

Fui ao paraguai este findi, peguei um g361m, bem legal o aparelho, fiz o procedimento, mas o desgrama não desbloqueia o wince de jeito nenhum :pqp: <:(

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Responder