Como suspensoes funcionam.

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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 30 Jan 2013, 19:21

SPEED RACER escreveu:Clarissimo!
Muito bom o exemplo, dessa forma da pra enxergar certinho o que acontece ;-)
Legal!
SPEED RACER escreveu:Então, qto mais elos, menos força será nessessário aplicar para que a mesma mola se desloque por uma mesma distância?
Correto.
SPEED RACER escreveu: Se cortarmos uma mola ao meio, a força constante (K) tem que ser dobrada.
;-)
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 30 Jan 2013, 19:27

SPEED RACER escreveu:Outra pergunta:

Se mudar a viscosidade do oleo, a velocidade de mergulho será alterada, e a velocidade de retorno tbm será?
Ou no retorno o oleo não passa por nenhuma válvula?
Vai alterar, o retorno tb passa por valvulas de alta e baixa velocidade. Trocando o oleo vai alterar o comportamento tanto no mergulho/retorno (baixa velocidade), quanto o comportamento quando vc passa em buracos (alta velocidade).

Calce a mola primeiro, se nao der o resultado que vc espera, dai parte pro oleo.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 30 Jan 2013, 19:32

Lucas_1 escreveu: Eis q desde o dia que eu comprei ela, a moto começava a balançar a frente (bem lentamente) a partir de 160 km/h - em pista fechada é claro }:)

Fui em várias concessionarias, checaram os pneus, balancearam as rodas e naada de melhorar. Até q resolvi mudar o ajuste da suspa traseira do 4, q veio na moto, para o 6 e milagrosamente a moto ficou perfeita sem balancar ate os 200 km/h. Porém para andar na cidade ficou ruim.
Dificil saber exatamente o ajudou ai, talvez a tranferencia de peso um pouco maior pra frente seja o maior contribuinte.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 30 Jan 2013, 20:07

OMEGAred escreveu:tendo a regulagem mínima pra pré carga e achando dura
:-D

Pre carga nao deixa a mola mais dura ou mole.. leia o topico do comeco.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 30 Jan 2013, 21:14

Se eu tiver tempo, esse fds vou abrir a tampa da bengala e ver se a mola ta muito comprimida (agora ja nem sei qual palavra uso depois desse topico rsrs).
Vou medir o diametro do tubo e pedir pro torneiro fazer umas arruelas de Tecnil ou Poliuretano, será que deformam?
Tecnil é um material bem duro até.
Se não mando fazer de bronze.

Abç
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por marquinho » 31 Jan 2013, 10:59

Putz considerando que a inclinação da mola em relação a balança já torna a suspensão progressiva ou regressiva, difícil imaginar um link funcionando, já que neste caso a mola não inclina, só o link que se altera né?!

Coisa de doido!!
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 31 Jan 2013, 11:21

marquinho escreveu:Putz considerando que a inclinação da mola em relação a balança já torna a suspensão progressiva ou regressiva, difícil imaginar um link funcionando, já que neste caso a mola não inclina, só o link que se altera né?!

Coisa de doido!!
Entao, eh complicado.

So mesmo com software pra analisar uma suspensao completa. Mas esses sao os conceitos basicos usados pelo software pra calcular a curva da RM.

O pessoal em geral fala que o link ta la so pra dar mais curso na suspensao. Bom, ele pode ajudar nisso tambem, mas o mais importante eh que ele da a possibilidade do projetista fazer a curva de RM como ele quiser, isso eh, mudar a caracteristica do Kmola (vista pela roda) durante o curso da suspensao.

Se alguem tiver interesse nisso, eu usei um software chamado OptimumK pra analizar o RM do nosso carro de formula student na uni. A versao atual chama Optimum Kinematics e da pra baixar no site da OptimumG pra usar por um periodo de graca. Nao eh especifico pra motos, apesar de ter como analisar esse tipo de suspensao, mas eh interessante. Ou entao ADAMS pros mais hardcore!

Cade as perguntas sobre o que foi explicado? :pqp: :-D
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 31 Jan 2013, 11:35

Será que um calço de 10mm muda alguma coisa na pré-carga da minha suspa dianteira?
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 31 Jan 2013, 11:38

SPEED RACER escreveu:Será que um calço de 10mm muda alguma coisa na pré-carga da minha suspa dianteira?
Sem duvida.

Se for fabricar, faca de 5mm, 10mm, 15mm e 20mm. Assim vc tem opcao.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 31 Jan 2013, 11:49

Preciso abrir a tampa pra ver o espaço que sobra, se a tampa entrar com muita pressão vai ser dificil colocar o calço.
Mas tive uma ideia, não sei se é viável (tecnicamente e financeiramente) mas, eu poderia mandar fazer uma tampa com a rosca mais longa, ai a propria tampa serviria de calço.
O problema é o custo, o torneiro vai cobrar uns R$ 100,00 pelo par, os calços ficariam muito mais baratos.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 31 Jan 2013, 18:17

Speed, coloque seu peso em cima do guidao, repare o quanto a suspensao dianteira comprime.

Quando vc estiver forcando uma tampa pra comprimir 1 mola, vc vai pracisar da metade da forca pra comprimir o mesmo tanto que quando pressionou o guidao.

Pode ficar tranquilo que com uma chave de boca e a moto bem apoiada vc consegue comprimir 20mm de cada mola facil.

Agora pare de pensar no assuntno e bota a mao na massa meu fiiii! Nem perca tempo em fazer as pecas em torneiro, compre arruelas em casa de parafusos e coloque quantas for necessario pra o que vc espera. Prenda elas com fita crepe pra ficar mais facil de fechar a tampa.

Quando vc descobrir qual o tamanho do espacador que fica bom, e se incomodar com as arruelas, dai manda fazer num torneiro.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 31 Jan 2013, 19:40

Se eu achar arruelas prontas eu nem mando fazer nada, fico com elas mesmo.
Vou ver isso no fds!

Valeu!
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 01 Fev 2013, 19:01

Atualizado com explicacao de molas progressivas.

Esta entre molas e relacao de movimento.

Coloquei uma pergunta la.. gostaria muito que o pessoal participasse respondendo! ;-)

Abraco.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 01 Fev 2013, 21:29

Eu diria que a resposta é a parte "A" devido a ter menos elos, acertei ?
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Fernanda-DF » 01 Fev 2013, 21:31

K é a dureza da mola.

N é o número de els ativos.

Quando comprime a mola progressiva, os elos na parte B se encostam e imagino que deixam de ser ativos.

Assim, com N menor, K cresce. Então, a parte mais dura da mola da foto é a A.
-oo-

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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Fernanda-DF » 01 Fev 2013, 21:32

Droga, perdi tempo explicando com mais detalhes... :x
-oo-

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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 01 Fev 2013, 21:37

Se ferrou >:-P
HIUAHSuiHAUIShuaishuiash
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Fernanda-DF » 01 Fev 2013, 22:33

Speedy, você está errado. >:-P

Você não respondeu, você perguntou. Sem firmeza.

Ao contrário, eu não só respondi, com total certeza, como expliquei todo o processo. :bnnd:

Convicção, mostre-a e todos acreditarão. Mesmo que vc não tenha a menor ideia sobre o q vc tá falando, se ninguém souber do assunto, eles acreditarão em vc.


}:)
-oo-

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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 02 Fev 2013, 09:59

Mas sua resposta não está certa.
O "K" não é bem a dureza da mola, e sim a constante da força necessária para mover a mola por um determinado "espaço" (constante da mola).
Como o Vinicius explicou, se for necessário aplicar uma força de 100N para que a mola se mova por 1mm, o fator "K" da mola é 100N/mm.
(agora eu respondi fingindo que sou expert no assunto, será que convenci? hiuahsuiahsia)
>:-P >:-P >:-P >:-P
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Sergio » 02 Fev 2013, 11:09

Vinicius,

Estava relendo o tópico e pintou uma dúvida.

Dissemos aqui que a pre-carga não altera a dureza da suspensão porque o Kmola é constante.

Porém eu posso ter uma situação na qual a suspensão traseira usa um daqueles links que alteram o ângulo da mola conforme ela se distende ou se comprime - nesse caso uma alteração na pre-carga vai fazer variar sua posição, que vai variar o angulo, e isso vai alterar o resultado na fórmula do Kroda, que é o que efetivamente se sente na rodagem. É isso? Ou estou confundindo tudo?

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