Como suspensoes funcionam.

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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 02 Fev 2013, 11:55

Sergio escreveu:Vinicius,

Estava relendo o tópico e pintou uma dúvida.

Dissemos aqui que a pre-carga não altera a dureza da suspensão porque o Kmola é constante.

Porém eu posso ter uma situação na qual a suspensão traseira usa um daqueles links que alteram o ângulo da mola conforme ela se distende ou se comprime - nesse caso uma alteração na pre-carga vai fazer variar sua posição, que vai variar o angulo, e isso vai alterar o resultado na fórmula do Kroda, que é o que efetivamente se sente na rodagem. É isso? Ou estou confundindo tudo?

Sergio
Muito boa pergunta! ;-)

Sergio, tudo depende de como eh a curva do RM durante o curso da suspensao.

Numa suspensao dianteira o RM eh igual a 1 e linear (a mola comprime o mesmo tanto que a roda por todo o curso da suspensao), a pre-carga nao endurece ou amacia a suspensao.

Agora ja a suspensao traseira normalmante nao tem um RM linear.

O RM varia, ou devido aos angulos entre o link e a balanca/chassis como expliquei, ou, caso seja uma moto sem link, o RM vai variar pelo mesmo motivo da mudanca nos angulos, mas dessa vez eh entre a mola e onde ela estiver fixada. Por exemplo entre o eixo central da mola e da balanca/chassis.

O que acontece quando vc muda a pre carga, nao eh a alteracao da curva do RM, mas onde a suspensao vai estar em equilibrio na curva do RM com o passageiro em cima da moto.

Olhe os graficos abaixo:

Imagem

Repare que esses graficos mostram duas curvas de RM de duas suspensoes com a mesma mola de 100N/mm, porem uma eh progressiva (de cima) e a outra regressiva (de baixo).

Suponha que o peao sobre na moto e a supensao comprime por 40mm, isto eh, ela vai estar em equilibrio quando o valor de RM e o Kroda eh onde ta a linha verde nos graficos.

Ele decide dar pre carga na mola de 20mm. Agora quando ele subir na moto a suspensao vai comprimir 20mm a menos e vai estar em equilibrio na linha vermelha.

Repare que se ele der pre carga, a curva do RM continua a mesma, so que o Kroda vai ser diferente. Porem repare que o Kroda vai variar de acordo com como eh a curva do RM. No caso da suspensao progressiva, o Kroda sera menor (suspensao subjetivamente mais mole), agora se a suspensao eh regressiva, o Kroda sera maior (suspensao subjetivamente mais dura).

Agora quem sabe como eh a curva do RM da suspensao da sua propria moto pra saber pra onde o Kroda vai?

Por isso (e pelo fato da suspensao dianteira nao ter RM) eh que digo que se vc notou a suspensao mais dura ou mole mudando pre carga, eh seu psicologico brincando com vc. E isso tambem acontece comigo.

Espero que agora entendam porque a explicacao toda do RM.. a mola nao manda nada.. o RM eh quem determina as coisas.

Se eu tentasse explicar isso no comeco iria embananar a cabeca de todo mundo. Por isso estou optando por usar exemplos bem simples e se o pessoal se interessa vou mais a fundo no assunto!

Valeu Sergio!
Sergio
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Sergio » 02 Fev 2013, 12:17

Entendi, valeu ;-)

Imagino que seja por isso que dizem que o correto é primeiro ajustar o SAG, e só depois começar a ir mexendo no compression e rebound...se mexer no amortecimento e depois refizer o SAG vai embananar toda a regulagem da suspensão traseira...
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 02 Fev 2013, 13:16

Cade a resposta do teste?
Falei muita abobrinha?
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Fernanda-DF » 02 Fev 2013, 22:22

K-rai, tenho que ler e reler tudo de novo pra responder à altura pra esse desaforadinho... >:-P
-oo-

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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 04 Fev 2013, 20:20

Instalei os calços da pre-carga, ficou legal o resultado, mas ainda acho que a suspa retorna muito rápido, como se não tivesse amortecedor.
Coloquei duas buchas de 18mm (uma em cada suspa) como não tinha uma ferramenta muito adequada pra rosquear a tampa, acabei com a palma da mão direita, agora num vou mais poder bater p... palmas }:)
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Tio Frei » 04 Fev 2013, 21:00

Entao agora mexe no óleo, ou no furo da válvula
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 04 Fev 2013, 21:04

Tio Frei, mexer na válvula é fóra de cogitação, no maximo mexerei no óleo, mas primeiro vou andar assim mesmo, até pq, to mexendo por distração, pois só ando em retas com essa motoca.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 05 Fev 2013, 08:23

SPEED RACER escreveu: agora num vou mais poder bater p... palmas }:)
:rof: :rof: :rof:

Ande um tempo assim, repare tambem se a moto nao ficou um pouco instavel em velocidades mais altas.

Mexer nus furo da pobrema!
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 05 Fev 2013, 09:38

Vou tentar andar se, a chuva deixar, tá complicado aqui.

Esse lance de mexer no furo é com o Tio Freio, no meu furo não mexo não }:)

E a resposta do teste? A ou B ?
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Tio Frei » 05 Fev 2013, 13:26

mexer no furo dos outros é sempre melhor.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 05 Fev 2013, 13:46

Tio Frei escreveu:mexer no furo dos outros é sempre melhor.
Varias formas de interpretar essa frase Tiu...

Mexer no seu furo mesmo nao eh ruim, mas nos dos outros eh melhor.

Ou eh a frequencia que determina o quao bom eh..

Se mexer so de vez em quando, o seu eh bom, mas mexer sempre, o dos outros eh melhor.

}:)
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 05 Fev 2013, 14:28

Caramba, desisto :lol: :lol: :lol:
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Tio Frei » 05 Fev 2013, 14:53

Vinicius

depende.

se for o furo da suspa, uma vez só já ferrou pq não tem volta, só trocando o furo...hehehe

já se for o furo do Speed, aí pode ser que haja alguma elasticidade residual e uma mexida de vez em quando não altere o produto, agora, se arrombar de vez, aí apenas um transplante de furico para resolver o problema do nosso amigo.

quanto a análise sintática da minha afirmação

mexer no furo dos outros, é, sempre melhor.

sempre, do verbo única opção...hehe
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 05 Fev 2013, 18:16

Tio Frei escreveu:Vinicius

depende.

se for o furo da suspa, uma vez só já ferrou pq não tem volta, só trocando o furo...hehehe

já se for o furo do Speed, aí pode ser que haja alguma elasticidade residual e uma mexida de vez em quando não altere o produto, agora, se arrombar de vez, aí apenas um transplante de furico para resolver o problema do nosso amigo.

quanto a análise sintática da minha afirmação

mexer no furo dos outros, é, sempre melhor.

sempre, do verbo única opção...hehe
:rof:
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 09 Fev 2013, 08:50

SPEED RACER escreveu:Cade a resposta do teste?
Falei muita abobrinha?
Morreu o topico?
Pede pro modera colocar no "pérolas" ;-)

De novo: kd o resultado do teste :lol:
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Sergio » 09 Fev 2013, 10:31

Pois é, esse papo de furo é legal, se vocês quiserem ficar mexendo um no furo do outro até dá pra criar um tópico aí pros alternativos... :lol:

Mas cadê a continuação da aula? Qual é o próximo capítulo? Frequência relativa?

Manda bala aí Vinicius, já comprei a pipoca e a cerveja aqui. ;-)
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 09 Fev 2013, 11:13

Quando to disposto, to sem tempo. Quando tenho tempo, falta disposicao!

Logo posto mais sobre o assunto.
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 09 Fev 2013, 11:36

Agra eu desisto mesmo :lol: :lol: :lol:
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 21 Fev 2013, 15:57

SPEED RACER escreveu:Eu diria que a resposta é a parte "A" devido a ter menos elos, acertei ?
Fernanda-DF escreveu: Então, a parte mais dura da mola da foto é a A.
;-)

Correto!
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Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por SPEED RACER » 24 Fev 2013, 14:26

:dce: :dce: :dce:
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