Como suspensoes funcionam.

Tópicos com dicas sobre elétrica, mecânica e conhecimento geral.
Pretti
Dinossauro

Re: Suspensoes

Mensagem por Pretti » 28 Fev 2013, 18:07

Vinicius. escreveu:
Helder.soares escreveu:ah... Entao soh serve para reduzir o curso? Se for isso, entendi!
Nao. Leia abaixo:
Vinicius. escreveu:Nao Russo, a pre-carga serve apenas pra manter a suspensao com um curso decente tanto em compressao quanto em expansao, evita que chegue no fim do curso tanto pra um lado quanto pro outro. Ou como o Robs disse no diario, ajusta o sag.

Suponha que vc ande solo, a moto pese 200Kg e vc 70Kg. A distribuicao de peso eh 50% - 50%. Entao a suspensao traseira vai estar carregando 135Kg (270Kg/2), com esse peso o amortecedor trabalha no meio do caminho, deixando o mesmo curso pra compressao e pra expansao.

Agora suponha que a patroa suba na moto, ela pesa 70Kg tambem, pra facilitar vamos supor que o peso extra dala vai distribuir o peso na frente e atras por igual, entao agora temos um total de 170Kg na traseira, isso vai fazer a traseira baixar mais e o amortecedor vai estar trabalhando com um curso maior em expansao do que compressao.

Isso eh perigoso pois no caso de vc estar em uma curva, passar em um desnivel e a suspensao chegar no limite, a forca que o pneu "ve" vai aumentar de uma vez e, por conta disso, perder aderencia.

Entao por isso vc tem ajuste de sag, vc consegue manter o mesmo nivel de curso em compressao e expansao independente do peso em cima da moto ajustando a pre-carga.
Olha a figura abaixo, o que controla o curso da suspensao eh o amortecedor, nao a mola.

Imagem

Suponha que andando sozinho o amortecedor esta em uma posicao que tenha metade do curso pra compressao e metade do curso pra expansao, 50mm cada. Quando um passageiro subir na moto, a mola vai comprir de acordo com o peso do passageiro e o seu K. O amortecedor tambem comprime e sua posicao agora so da um curso de so 25mm pra compressao. Entao pra compensar o peso extra do passageiro e manter o curso da suspensao como esperado, voce da pre-carga na mola e, mesmo com o peso extra do passageiro, o amortecedore tem o mesmo curso como quando andando sozinho na moto.

Andar com um curso menor do que a moto foi desenvolvida eh perigoso por varios motivos, mas o mais importante eh que caso a suspensao de fim de curso, como por exemplo em uma curva, o pneu perde atrito de uma vez.

Consegui ixpricah mioh agora?
Parabéns pela iniciativa, fôlego e disposição de explicar tema tão nebuloso para um público tão diverso! ;-)

Sem falsa modéstia, tinha esses conhecimentos embora não com tamanha densidade em princípios físicos (afinal, não sou expert da área, mas apenas um entusiasmado estudioso do assunto).

"Por necessidade", aprendi somando artigos teóricos de publicações especializadas americanas - que estão anos luz a frente de nossa imprensa especializada - passando por manuais e seguindo depois para a prática, desmontando e revalvulando suspensões das minhas motos off-road (na realidade, sempre acompanhado pelo meu tutor, ele sim, um mestre em mecânica, e piloto).

Eu era tão disciplinado que, mais adiante, já rodando em asfalto com SS e outras motos (às vezes em pista) eu levava um bloco de anotações para meu campo de provas para fazer as observações e ajustes para cada tocada e circuito. Bons tempos...

Li a maior parte de suas explicações, mas os gráficos não consegui carregar aqui no escritório. Assim que possível dou uma reconferida.

O motivo de citar o trecho acima é exatamente para mostrar a felicidade e simplicidade com que conseguiu transmitir a grosso modo o propósito dessa bagaçeira. :lol:
Vinicius.
Motoqueiro

Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Vinicius. » 01 Mar 2013, 07:54

Valeu Pretti!

Logo mais posto sobre frequencia natural e depois damping, fica por ai e poste seus comentarios/experiencias/perguntas por favor.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti » 02 Mar 2013, 11:03

Vinícius, como lhe dizia, há farto material (de qualidade) que possa nos socorrer, inclusive com ótimas ilustrações - afinal uma imagem ensina mais do que um post com 10 parágrafos. :lol: Brincadeira, brincadeira... :-D

Assim que resolver abordar o tema frequência natural e damping tenho duas ótimas recomendações ([email protected] caution: english technical language required):

Suspension tunig guide (sportbikes, most modern bikes with cartdrige forks): http://www.sportrider.com/tech/146_0006_susp/

Conceitos básicos (pré-requisito fundamental, como você mesmo já frisara):http://www.sportrider.com/tech/146_0006_susp_lingo/

Sequência da página acima, na linha do sintomas e correções - como detectá-las e corrigí-las (muito boa para a curiosidade geral dos [email protected] afoitos e aflitos por solucionar/ajustar seus problemas): http://www.sportrider.com/tech/146_0006_susp_handle/

E por fim, a Bíblia da Race Tech (a original, não são "os representantes nacionais"...) direcionada para dirt-bike, mas com ótima introdução aos damping rod forks e cheia de excelentes ilustrações e gráficos para melhor compreensão:

http://racetech.com/html_files/DampingRodForks.HTML

Imagem

Imagem

Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel » 02 Mar 2013, 11:20

Quero um SAG pra DL 650. :lol: :lol: :cry:
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti » 02 Mar 2013, 11:31

jsamuel escreveu:Quero um SAG pra DL 650. :lol: :lol: :cry:
??? Tindi não, samuel....
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel » 02 Mar 2013, 12:35

Uma configuração de suspensão pro que a minha motoca leva de peso. O SAG não é uma especie de relação onde se calcula o peso que a moto leva e como vai ficar a conf da suspa?
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti » 02 Mar 2013, 19:49

Você está muito preguiçoso, jsamuel! Depois de tudo que o Vinícius falou, só mesmo pagando a passagem aérea ida e volta pra ele ajustar o sag de sua moto.... :lol:
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER » 13 Mar 2013, 14:08

UP!
B-King Of The Urban Jungle
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho » 13 Mar 2013, 14:51

De curiosidade...

Sempre achei a susp. dianteira da ZX muito dura (está com compressão e retorno na regulagem original). Mudei apenas a pré carga pra ajustar o SAG para meu peso.
Então, resolvi fuçar a regulagem da compressão. Virei 1 volta para o soft. Não mexi no retorno.

Andei com garupa de boa, estava achando a moto mais macia mas sem saber se estava mais estável.
Véio! Na primeira acelerada quando a roda dianteira ficou leve a moto chimou loucamente por 1 segundo então larguei o acelerador e reduzi normalmente.
Fui devagar até o destino, parei a moto, voltei a regulagem 1 volta pro hard deixando a original novamente.
Ajustei o amortecedor de direção uns 4 cliques mais duro, estava bem livre.

Que coisa cabulosa!!!!!!!! Se eu estou a 100kmh , jogo 2 pra baixo e acelero, vai saber o que aconteceria!
Agora a moto está no trilho denovo.
Eu achava ela dura demais, agora depois disso, acho ótima assim!

Abraço.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Sapa
Roda Presa

Mensagem por Sapa » 13 Mar 2013, 20:08

Companheiro, vc pode me ajudaqr eu to com uma vstrom e ouvi falar nesse tal de dog bone para elevar a obesa, pois ta sempre batendo em alguma coisa.

o que mudaria no restante da suspsão da moto se eu fizesse essa mudança

eu costumo andar entre 140 e 160 km/h na estrada , essa mudança na altura da molto vai prejudicar a segurança .

o que vc pode exscrever sobre isso , obrigado e parabens pelo topico.

link para o dog bone http://www.trailmotoparts.com.br/lojavi ... produto=43
Quanto mais se entope de perfume
Mais aumenta o cheiro putrefato
Nada mais fermenta nesse estrume
E no entanto nada é mais amado
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti » 13 Mar 2013, 21:02

Saparugaman escreveu:Companheiro, vc pode me ajudaqr eu to com uma vstrom e ouvi falar nesse tal de dog bone para elevar a obesa, pois ta sempre batendo em alguma coisa.

o que mudaria no restante da suspsão da moto se eu fizesse essa mudança

eu costumo andar entre 140 e 160 km/h na estrada , essa mudança na altura da molto vai prejudicar a segurança .

o que vc pode exscrever sobre isso , obrigado e parabens pelo topico.

link para o dog bone http://www.trailmotoparts.com.br/lojavi ... produto=43
A elevação, no seu caso, seria em razão de seu peso elevado? Ou por algumas das razões citadas no link?

Antes do recurso ao dog bone você podia verificar se o sag está corretamente ajustado. Excesso de peso em velocidades altas são suficientes para causar o fechamento da suspensão e a batida das partes baixas. Em uma viagem que fiz com minha ex-Vstrom 1000, com garupa e bauleto 45 litros, a curva inferior do cano raspava em algumas curvas por falta de maior pré-carga (eu tirei a moto da concessionária e saí em seguida pra estrada, naquele momento, sem conferir nada).

Não conheço esse recurso do dog bone para a V-strom, mas creio que o amortecimento não fica alterado, pois não há mudança no sag, mas tão somente na distância livre em relação ao solo. Portanto, o amortecedor continuará tendo ação ao longo do mesma seção.

O que provavelmente deve ocorrer é uma tendência da frente ficar mais arisca, com mais resposta aos comandos, pois o ângulo de trail (o arrasto) fica diminuído, ao se elevar a traseira. O efeito é similar a baixar a altura da mesa. Mas, como você relata que a moto já se assenta exageradamente, a ponto de se fazer necessário buscar o recurso do dog bone, então imagino que não haverá maiores efeitos colaterais.
Sapa
Roda Presa

Mensagem por Sapa » 13 Mar 2013, 21:26

Eu sou bem pesado mesmo uns 135 140 145 dependendo do dia

ja ajustei a aquela torneira da suspençaõ no mais hard

e penso em elevar mais por quebra molas e lombadas que nas cidades do interior tem muito

comentei da velocidade , pois quando estiver numa dutra da vida , essa modificação nao cause algum comportamento estranho na moto.

mas onbrigado pela ajuda pretti.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti » 13 Mar 2013, 21:56

Nos EUA é comum fazer a substituição das molas por outras mais firmes para dar conta dessas variações extremas de peso do condutor }:) . O mercado oferece ampla gama de molas com diferentes "durezas" (me perdoe a simplificação, Vinícius...).

Eu lembro-me de tentar ajustar a suspensão de uma moto off-road ( se não me engano a Husqvarna WR250) e esbarrar em limitações iniciais, pois o meu peso era demasiadamente baixo para as pre-definições de série do fabricante.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 14 Mar 2013, 10:37

Saparugaman escreveu:ja ajustei a aquela torneira da suspençaõ no mais hard
O que voce define como torneira?

Voce deveria ta ajustando o SAG como foi explicado no topico. Nao conheco a suspensao da Vstrom, mas imagino que seja parecida com essa abaixo.. se for, voce tem que ajustar a peca que esta na parte superior da foto com numeros. Existe uma chave no conjunto original de ferramentas da moto pra ajudar no servico.

Sua moto tem ajuste de SAG suficiente pra alguem do seu peso andando solo, nao tem necessidade de trocar o dog bones.

Imagem
Sapa
Roda Presa

Mensagem por Sapa » 14 Mar 2013, 20:52

sua foto nao abriu.

vinicius a torneira que eu falo é isso aqui ,
Imagem

esse lance de mola fica mutio caro, dog bone custa 120 reais. e eu nao pretendo ficar muito tempo com essa moto assim que voltar de vaigem eu penso em ve3nder.
Editado pela última vez por Sapa em 15 Mar 2013, 10:42, em um total de 1 vez.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei » 14 Mar 2013, 23:13

Vinicius.

A mola da dl tem um calco de pre carga hidráulico. A "torneira" é na verdade uma bombinha, que aumenta ou diminui o calco. Muito facil de ajustar a pre carga
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel » 19 Mar 2013, 13:44

Quando viajei esse final de semana, notei que a moto baixou demais quando coloquei as bagagens e subi nela. Chegando no destino resolvi girar toda a rosca traseira de ajuste pro lado HIGH. A moto agora não desce o tanto que descia com a configuração anterior, ao colocar meu peso + baú e mala.

Imagem

Na dianteira não mexi em nada ainda.
Imagem
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER » 19 Mar 2013, 13:50

Essa torneira mostra claramente que, erroneamente falávamos que a pré-carga endurecia a suspa.
Na torneira vem escrito Low e High e não Hard e Soft.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel » 19 Mar 2013, 13:58

Isso é só ajuste de mola, se não me engano tem ajuste do amortecedor também que esse já fica lá embaixo da moto mesmo.
Imagem
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER » 19 Mar 2013, 14:17

Sim, pré-carga é da mola mesmo ;-)
E aumentar a pré-carga, não endurece a suspensão, como todo mundo fala por aí.
E como eu disse, a prova disso é que na "torneira" não está escrito Soft/Hard e sim High/Low.
Responder