Como suspensoes funcionam.

Tópicos com dicas sobre elétrica, mecânica e conhecimento geral.
Alfcruz
Motoqueiro

Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por Alfcruz » 20 Jun 2013, 12:17

To relendo este tópico agora, para tentar por na prática o aprendizado. Já tendo rodado uns 1500km na base só da emoção, agora começo a me preocupar com aprender mais sobre a motoca. Tenho estado encucado com a suspensão, não por ter passado qualquer tipo de susto, porque eu ando devagar e com cuidado. Mas por uma grande curiosidade. :roll: ;-)

Baita tópico! :wsh: ;-)
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER » 20 Jun 2013, 12:57

Modera, coloca o topico no perolas.
B-King Of The Urban Jungle
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 20 Jun 2013, 15:00

Valeu Alfcruz.

Speed, qdo as coisas acalmarem no meu trabalho vou continuar escrevendo sobre o assunto, entao acho legal deixar aqui mesmo por enquanto.
b0fh
Bastard operat0r
Contato:

Mensagem por b0fh » 20 Jun 2013, 15:30

pq, ninguém le o pérolas? so sad... já tinha movido.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER » 20 Jun 2013, 15:35

Vinicius. escreveu:Valeu Alfcruz.

Speed, qdo as coisas acalmarem no meu trabalho vou continuar escrevendo sobre o assunto, entao acho legal deixar aqui mesmo por enquanto.
Hum, se tivesse dito antes rsrsrs
Achei que no perolas ficaria mais preservado, não iria sumir la pras ultimas paginas.

Mas o bofe deixou um atalho no principal ;-)
B-King Of The Urban Jungle
nina
Mito

Mensagem por nina » 12 Ago 2013, 13:25

acho ótimo ter vindo pra cá. não some entre os outros, fica mais fácil de acompanhar.
Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.
José Saramago
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei » 27 Nov 2014, 22:29

Já li umas 3 x também... citei boa parte dele num grupo do face, citando o Vinicius como autor... mas não é fácil... mesmo desenhando, tem um cara que não acredita que pré-carga não endurece nada... :-D

só estou escrevendo lá porque tem outros que estão concordando...
Andrei
de bicicleta, por enquanto...
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 28 Nov 2014, 05:49

;-)

Perceveranca Andrei! :-D

Se precisar de ajuda eh so falar!
frank aguiar
Roda Presa

Mensagem por frank aguiar » 23 Dez 2014, 21:51

Vinicius você conhece as molas da HYPERPRO? ,queria colocar na TDM 900.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 27 Dez 2014, 06:33

Nao conheco frank aguaiar. Mas molas nao tem muito segredo na fabricacao, entao nao tem o porque de nao ter uma qualidade no minimo razoavel.

Mas qual o motivo da troca da mola? Eh dianteiras ou traseira?
filipe_110
Novato

Mensagem por filipe_110 » 13 Jan 2015, 20:55

MAD escreveu:Vinicius, eu tenho um livro chamado Sportbike Suspension Tuning, do Andrew Trevitt, já li quase todo.

Essa parte referente às molas é talvez a que mais confunde a cabeça. Não sei se estou me adiantando em algo que tu pretendia falar depois, mas vamos lá.

Embora a compressão da mola não mude sua constante de deformação, o fato de estar pré-comprimida vai mudar a maneira como ela vai se comportar perante uma nova carga exercida sobre ela.

Por exemplo, na penúltima figura, antes da figura da lombada, onde o topo da mola está fixo. A mola estava pré-comprimida em 50mm e teve seu movimento de extensão limitado, como num batente. Porém a mola permanecerá exercendo uma força de 5000N sobre esse batente. Ela pode ser mais comprimida que isso, mas sua extensão está limitada.

Considerando isso, para comprimi-la mais 10mm, não basta aplicar apenas 1000N de força, você precisa aplicar uma força além dos 5000N para que ela comece a comprimir mais do que já está comprimida, pois naquela posição ela estará empurrando de volta com uma força de 5000N. Então o total da força necessária para comprimi-la até os 400mm seria de 6000N.

Agora vamos imaginar uma lombada que exerça uma força de 5000N de compressão sobre a suspensão, e que a mola tenha a mesma constante. Se a pré-carga estiver comprimindo a mola em 200mm, a mola estará comprimida mediante uma força de 2000N, mesma força que ela exerce no seu batente atual. Quando passar pela lombada, a força necessária para iniciar o movimento da mola será de 2000N, e ainda haverá 3000N para comprimir a mola além do que estava, então ela comprimirá mais 300mm.

Agora se a mesma mola estivesse com uma pré-carga de 4000N, dos 5000N exercidos pela lombada, apenas os 1000N excedentes comprimirão mais a mola. Mas agora a compressão será de apenas mais 100mm.

Se a lombada exercesse uma força de 4000N e a pré-carga estivesse nos mesmos 4000N, a mola não comprimiria mais do que já estava, e a sensação para quem estivesse numa moto assim seria de uma pancada seca.

Devido a isso é que a regulagem da pré-carga também pode influenciar nas sensações que entendemos como conforto ou desconforto. Não é que a mola fique mais dura ou mais mole, é o quanto ela vai reagir a uma determinada força exercida sobre ela, considerando sua pré-carga, ou pré-compressão.

EDIT: claro que na prática a pré-carga deverá ser sempre menor que a própria força exercida pelo peso do piloto, então, a mola não estará no batente, mas sim já comprimida até um ponto de equilíbrio (do SAG). Daí, qualquer força além do peso, exercida sobre a mola, como uma lombada ou buraco, vai deformar a mola de acordo com a constante dela, como você falou. A pré-carga vai determinar em que ponto do curso isso vai ocorrer. ;-)
Agora matou. Com a explicação muito bem detalhada do Vinicius e esse complemento do Mad não resta mais dúvidas sobre pré carga

E como fica compressão e retorno?

Aliás, me inscrevi no fórum por causa desse tópico. Parabéns. Muito técnico e coerente
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 14 Jan 2015, 08:25

;-)

Vou ter um tempo livre dentro de algumas semanas, vou ver se volto a escrever aqui!
Alfcruz
Motoqueiro

Mensagem por Alfcruz » 24 Mar 2015, 20:14

Recém descobri a pré carga da frente da Verdulenga. Seria muito legal a continuação...
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 29 Mar 2015, 11:13

;-)
Alfcruz
Motoqueiro

Mensagem por Alfcruz » 03 Mai 2015, 20:46

Quero reajustar as pré-cargas da Verdulenga. Queria uma mãozinha dos colegas.

Os amortecedores têm curso total, segundo o manual, de 117mm (frente) e 122mm (tráseiro). Ajustei todas as compressões no valor mínimo, em ambas as suspensões. Me lasquei a medir.

Com as rodas no ar, obtive (do eixo até um ponto arbitrário na suspensão, sempre os mesmos 2 pontos):

RFar = 13,1cm e RTar = 37,5cm

Com as rodas no chão, mesmos 2 pontos:

RFchão = 9,8cm e RTchão = 36cm

SAGrepousoRF = RFar - RFchão = 13,1 - 9,8 = 3,3cm
SAGrepousoRT = RTar - RTchão = 37,5 - 36 = 1,5cm

Comigo equipado e posicionado, mesmos 2 pontos:

RFeqp = 8,2cm e RTeqp = 34,2cm

SAGeqpRF = 13,1 - 8,2 = 4,9cm
SAGeqpRT = 37,5 - 34,2 = 3,3cm

Isto tudo com a suspensão com a pré-carga ajustada nos valores default do manual, que é com 14mm (varia entre 19mm e 4mm). Como é que eu escolho o melhor ajuste das pré-cargas para usar esta moto em pista?

Eu já fiz um ajuste, apenas na frente, porque não tenho a chave para a de trás, e achei que melhorou. Depois eu comento o que foi.

Grato.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta » 14 Set 2015, 15:41

UP....e acompanhando!!
Agostinho
DL 650 ABS e NMax 160
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 16 Set 2015, 06:12

Alfcruz, o mais importante eh vc se sentir confiante na moto. Vai pra pista e ande bastante ate voce aprender bem a moto, dai comeca a ajustar a suspensao pra ver qual a diferenca que faz cada ajuste e qual eh melhor pra vc. Nao gosto de comentar em ajustes especificos e o que eh melhor.. isso tudo eh muito pessoal e depende do seu estilo.

Uma coisa eh certa.. quanto mais confianca a moto te transmite, mais rapido voce vai e com mais seguranca na pista. O setup de um piloto nao eh necessariamente o melhor pra outro piloto.

Antes de brincar com ajustes de suspensao, brinque com calibragem de pneus. A calibragem modifica o comportamento da moto de forma mais drastica que ajuste de suspensao.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 16 Set 2015, 06:25

Vou voltar a escrever aqui nas horas livres.. o proximo ponto que acho que devo discutir eh frequencia natural da suspensao. Parece algo nada a ver com o assunto a principio, mas eh fundamental e a frequencia natural de uma suspensao define varios outros parametros.

Antes de comecar.. o que faz uma suspensao ser dura na opniao de voces?
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick » 16 Set 2015, 18:26

Fluid dynamics?
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. » 17 Set 2015, 04:32

Fluid dynamics eh importante e a frequencia natural da suspensao vai definir o que acontece com a dinamica de fluidos do amortecedor.. eu chego nesse assunto!
Responder