SANGRIA DO FLUÍDO DO FREIO

Tópicos com dicas sobre elétrica, mecânica e conhecimento geral.
BANDIT
Roda Presa

SANGRIA DO FLUÍDO DO FREIO

Mensagem por BANDIT » 02 Set 2008, 19:44

No antigo MAD acho que tinha um tópico sobre isso, com dicas sobre o que fazer e o que não fazer.
Estava querendo me aventurar em trocar o DOT4, alguém pode ajudar aí ?
Abraço,
BANDIT
BANDIT
Imagem Imagem Imagem Imagem
NERO
Dinossauro

Re: SANGRIA DO FLUÍDO DO FREIO

Mensagem por NERO » 08 Set 2008, 11:09

É um tutorial pra troca de tubulação d efreio, mas lá no meio tem a parte que repõe o fluído.
Se é só troca de fluído, a coisa é ridículamente simples.
T+

*http://suzukionline.the-up.com/tutoriai ... 8-t555.htm[/web]
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
ricamoto
Novato

Mensagem por ricamoto » 27 Jan 2009, 12:53

Com foto e tudo... Valeu Nero!
Acelerando emoções
luis
Roda Presa

Mensagem por luis » 27 Jan 2009, 13:11

É...........olhando por manual parece ser facil.........quando vc ve o cara fazendo q vc se liga é q é trampo pra quem sabe fazer.......e ja vi neguinho q manja perder a paciencia trocando isso, é melhor mandar instalar em mecanico ;-)
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke » 21 Abr 2009, 19:00

ae o tópico
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 07&nrpag=1
Saurus escreveu:O pior é que esse servicinho é mole de fazer. Basta ter um jogo de chaves-estria (para soltar as porcas de cilindro mestre, cáliper, válvula de sangria, flexíveis, etc), uma magueirinha de plástico (das trasnparentes) do mesmo calibre da válvula de sangria, uma garrafinha de plástico dessas de refrigerante para funcionar como reservatório do "FLÚIDO" sangrado, álcool anidro para limpeza dos componentes e um ou dois frascos de "FLÚIDO" novo (para substituição do "FLÚIDO"). Fazer o serviço primeiro no freio dianteiro e depois no traseiro.
Klesck escreveu:Bom, dá uma olhada na tua pinça de freio (nas duas, tô percebendo que vc quer sangrar o dianteiro...) nelas tem (agora só não me lembro se nas 2 ou em uma só... acho que em uma só...) uma vávula com um parafuso ou em volta, ou ao lado, isso chama-se sangrador... (geralmente tem uma capinha de borracha em cima...)

Ultima forma... agora tô achando que é nas duas... não faz muito sentido ter em uma só, a ninjaca tinha um só, mas tb só tinha uma pinça...

Coloque uma mangueira conectada ao sangrador pq a bagunça é grande.... e fluido de freio é bastante corrosivo (principalmente prá tinta na tua rodinha... não resisti...)

Agora vem o motivo pq sugeri de fazer em 2...

Abra a tampa do reservatório do fluido (com cuidado véio, essa porra de fúido come tinta que é o inferno!!!) e mantenha o guidão reto prá manter o fluido alinhado...

Pede pro cunhado, ou amigo ao qual vc vai pagar a cerva depois, para apertar o manete de freio até o final, e manter apertado.... enquanto ele mantém apertado o manete do freio, vc afrouxa o parafuso do sangrador... vai espirrar flúido pela válvula (é bom ter algo prá coletar ele tb...) parou de espirrar, ele mantém apertado, vc fecha a válvula apertando o parafuso de volta no lugar... parafuso apertado ele bombeia o manete até dar pressão (se bombear mais de uma vez, deu ar... e vc vez merda logo na primeira!) deu pressão, mantém... de novo, afrouxa o parafuso da válvula do sangrador, espirra fluido, fecha a válvula.... solta manete, aperta manete.... e é assim que se sangra freio.... simples né? Simples prá caraio, mas chato no mesmo nível...

Algumas recomendações... se vc quiser só completar o o flúido, vá completando o fluido no reservatório NUNCA deixe ele faltar, se faltar vai dar ar e vc vai ter que ficar sangrando o freio até tirar o ar todo.... (uma dica prá saber quando o fluido tá purinho lá dentro... se tiver, algum tipo de corante no fluido velho vai ficar alterando a cor do fluido até o novo estar purinho lá dentro... mas não se preocupe, marcas diferentes, especificações diferentes geralmente têm cores diferente, o que facilia muito o trabalho...)

Eu não faria só a troca do fluido, faria a limpeza "tabajara" do sistema tb... Ao invés de ir colocando só fluído no sistema, antes vc vai fazendo o mesmo processo com álcool hidratado, até ter só álcool lá dentro... daquele que pega fogo, aquele de limpar casa, que é 70% água não limpa nada! procure graduações maiores que 90%... pq tabajara? pq prá limpar mesmo tem que desmontar as pinças e os pistões, o que geralmente não é bom de fazer se vc não sabe o que está fazendo... fiz 1 vez na vida, e tinha o Alex mecânico do meu lado dando esporro e ensinando a fazer... Ah sim.. não use álcool combustível pq acredite se quiser ele é meio oleoso.... (pelo menos todos os que eu vi até hoje...)

Agora o verdadeiro macete... este eu tenho o prazer de ter ensinado pro Alex.. hehehe e ele testou na prática que funciona.... terminou de fazer a sangria no freio? Aperte o manete até o final (já com pressão, indicando que o sistema está sem ar...) e amarre o manete nesta posição e deixe passar a noite... assim, vc garante que tirou todo o ar do sistema... se tiver, o sistema estando pressiurizado (tá certa esta palavra??) vai lentamente empurrando o ar prá fora.... (sem exagero... toda vez que sangrei freio na moto eu fiz isso... e o freio parece que fica sempre melhor... até mesmo se vc resolver mandar um mecânico fazer eu ainda assim usaria este macete...)

E seja feliz.... toma tempo, mas fazer o teu próprio freio te dá pelo menos a certeza de como foi feito... (se foi bem o mal vai da tua auto-crítica e do funcionamento... )
Kleber escreveu: Lembre-se ao soltar o sangrador, NUNCA solte a manete de freio.

É para manter apertado ao ir abrindo o sangrador.

A manete vai descer um pouco,, mas só quando fechar o sangrador é que pode soltar a manete.

Complete o nível do óleo e aí novamente aperte a manete até o fundo e segure apertada, solte o sangrador novamente e mantenha a manete apertada.

Repita esta operação quantas vezes forem necessárais, até começar a aparecer o fluido novo lá no sangrador.

Não é difícil.
CBR1000RR - 07
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja » 20 Set 2009, 02:03

eu to com maior dificuldade pra tirar aquele parafuso philips do compartimento de cima, aff qdo trava aquele parafuso chato de tirar
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Andy
Motociclista

Mensagem por Andy » 18 Dez 2009, 17:11

Se eu tivesse lido esse tópico antes, me pouparia um trabalhão, pois retirei o fluido antigo e deixei entrar ar no sistema, gastei umas duas tardes sangrando o burrinho depois, kkkk
bidu_moraes
Novato

Mensagem por bidu_moraes » 27 Jan 2010, 13:41

dica simples para trocar o fluido.
quando esvaziar o reservatorio e todo o sistema,abra a valvula de sangria e com uma seringa (bem grande) e uma mangueirinha que entre justo na valvula,coloque o fluido pela pinça com a seringa,quando o fluido chegar no nivel la em cima no burrinho,estará feito.simples!! ;-)
você acha que é esperto?
lagartixa é muito mais,ela sobe na parede,coisa que você não faz!!
Responder