Transmissão por Correias para quase todas as motos !

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Re: Transmissão por Correias para quase todas as motos !

Mensagem por Russo »

Joaquim escreveu:Hoje estava vendo um programa no Discovery Turbo e lembrei do Russo.
Na década de 20 a Rolls Royce solicitava que no final do dia, após o uso do carro, a corrente deveria ser retirada e "cozida" com sebo para lubrificar.
Issae, já usei Óleo 40, 90 e 120, Óleo Singer, lubrificante em spray, WD40, graxa branca, graxa naútica... até K&Y na corrente das motokas, mas nunca achei um produto tão bom quanto o sebo de vaca. Com o atrito ao rodar ele vai ficando mais líquido e lubrifica bem a corrente e quando esfria ele endurece, não escorrendo e nem fazendo lambança.

Imagem

Esses dias me indicaram sebo de carneiro em barra ou potes, para tratar reumatismo, dores musculares, pneumonia e calvice, tudo junto.
Vou testar tambem nas correntes das motos para ver se funciona tão bem quanto o sebo de vaca.
Eu acho que deve funcionar, pois se serve também para tratar casco de cavalo, deve servir para transmissões.

Imagem

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

:lol: :lol: :lol:

é sério?

:yeahrite:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

dbsmsx escreveu::lol: :lol: :lol:

é sério?

:yeahrite:

Porr@ dbmsx... claro que é sério... essa foto ai de cima é da minha CB400 Cafe Race e foi tirada em Bento Gonçalves em 2006.
A corrente dela foi instalada em 2003 e foi trocada no início deste ano, durou mais de 60.000 km tratada na maioria das vezes com sebo de vaca.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Jhony
Motociclista

Mensagem por Jhony »

Estranho, estou vendo aquelas fotos da correia com problema, e pareceu roda desalinhada, ai traciona mais um lado do que o outro da correia, sei lá.. tanto que não tem um desgaste continuo e sim um lateral, talvez faltou ai calços ou um melhor posicionamento da coroa em relação do pinhão, a correia esta pegando na lateral do pinhão, o que poderia ser aliviado por calços na coroa, existe calços para isso em correias industriais, pequenas e finas arruelas em inox .. fácil de ver também em carros quando correia fica gritando por exemplo, coloca-se afastadores para ajustar a polia e assim a correria não pega a lateral nas polias(dos geradores) e ainda existe pessoas que passam cera de vela na correia pra parar de fazer barulho, mas logo começa a estragar o lado que esta pegando na polia... ..

E alguém que tenha contato com esse da Lander?? Teria como ver a quantidade de dentes ou diâmetro da coroa/pinhão que esta na moto? Ou por acaso consigam a quantidade de dentes da Fazer.. que creio são próximos da Lander

Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Jhony escreveu: E alguém que tenha contato com esse da Lander??
http://www.motoscustom.com.br/forum/vie ... &start=130
Imagem
sirangelo
Motociclista

Mensagem por sirangelo »

Aparentemente a polia está danificada.
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

hooo pessoal cabeça dura...

O fabricante da correia limita o raio de curvatura mínimo e PONTO. Se usar uma polia menor que o MÍNIMO a correia vai detonar muito rápido. As carcaças dos motores que usam polia tem ESPAÇO para isto, da para usar correia, DESDE QUE O PROJETO TODO ACEITE ESTA CONDIÇÃO...

eu gosto de modificar as coisas e achar soluções, mas TEM LIMITE... e para isto existe engenharia e cálculo , agora o dinheiro é de cada um , gaste como quiserem, mas 2 CONTO para não atender os requisitos mínimos do fabricante vai dar ERRADO. O fato é que o pessoal roda muito pouco com as motos para poder confirmar, e NINGUÉM GOSTA DE DIZER QUE LEVOU UMA BUCHA ...
De supertenere 750 ano 1997
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Zé, quem é cabeça dura? Leu o tópico?
Imagem
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Acho que ele se refere ao Jhony. .
-Sem moto nenhuma
Jhony
Motociclista

Mensagem por Jhony »

Ok, correia é ruim e pronto.

Se é isso que é para escrever, sem problemas.

Falta muita respostas para isso ainda..... Aliás, não existe só essa correia,esse conjunto pode estar fora de especificação, mas nada diz que não possa ter outro conjunto que se adeque, cabe estudos.
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Jhony escreveu:Ok, correia é ruim e pronto.

Falta muita respostas para isso ainda..... Aliás, não existe só essa correia,esse conjunto pode estar fora de especificação, mas nada diz que não possa ter outro conjunto que se adeque, cabe estudos.
Sim me refiro ao Jhony, eu li o tópico...kkkk

Jhony, se tu resolver algumas questões pode colocar a correia sem problemas:

1- raio mínimo aceitável par operação CONTÍNUA e sob ESFORÇO da correia conforme fabricantes.
2- ajuste da suspensão para manter tensão constante, principalmente numa trail.

Lembrando que tem que durar uns 100 mil km, coisa que pouca gente vai rodar mesmo.... :crazy:
De supertenere 750 ano 1997
Jhony
Motociclista

Mensagem por Jhony »

zébuscapé escreveu:
Jhony escreveu:Ok, correia é ruim e pronto.

Sim me refiro ao Jhony, eu li o tópico...kkkk

Jhony, se tu resolver algumas questões pode colocar a correia sem problemas:

1- raio mínimo aceitável par operação CONTÍNUA e sob ESFORÇO da correia conforme fabricantes.
2- ajuste da suspensão para manter tensão constante, principalmente numa trail.

Lembrando que tem que durar uns 100 mil km, coisa que pouca gente vai rodar mesmo.... :crazy:

Ok, vamos lá, o raio mínimo depende do que a moto permite, e após saber esse limite, procurar uma correia que possa ser utilizada conforme todos os seus limites especificados(caso exista ok, continua para outras fases).

Editado.

o primeiro possível passo esta ai, depois o resto.
Tartaruga
Dinossauro

Mensagem por Tartaruga »

Não tinha lido esse tópico antes.

Amigo aqui da cidade comprou o kit de correia e polias para uma NC700X, provavelmente essa semana chega e instala.

Interessante que não se tem muitos relatos nem de pró, nem contra sobre a adaptação, ou de quem chegou efetivamente aos 100 mil km.
Tartaruga
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Imagem

Enviado de meu Celular de Leitão
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

talvez porque eles só tenham vendido, mas ninguém tenha usado!!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Talvez tenha sido pouco tempo ainda pra chegarem aos 100k kms ;-)

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Nerso
Motoqueiro

Mensagem por Nerso »

Eu entrei em contato com os cara da mmm3 pra ver um kit
de relação pra Tiger 800 Abs 2014 e a resposta que tive
que ainda não tinha sido desenvolvida pra essa moto
Mas fiquei bem tentado em colocar pois uma amigo nosso
colocou em uma B 650 F e rodou 18 k até vender a moto sem qualquer
problema e disse que vai colocar na CB 650 F que comprou zero
só esta esperando passar a garantia de fabrica que é de um ano.
Estou de olho!!
Quanto mais tento acreditar nas pessoas
Mais confio no meu cachorro
Tiger 800
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Tava posto agora pouco (tô bêbo, tomei muito brahma extra, que tomo é pra ficar bebado mesmo) com um chegado q tem uma Versys 650 e colocou correia, o cara é dos poucos motoqueiros de verdade aqui da cidade, tem correia a 12 mil km, ele falou q a conforme vão se passando os km tem que pingar uns 3 pinguinhos de óleo na correia pq fica fazendo um rangido chato.

Ou seja, é bosta! É bomba, não foi projetado pra aquilo, é bomba, vai deixar o cara na mão mais cedo ou mais tarde, e aí tá fodido mesmo, além do guincho, vai ter q procura loja/mecânica com relação inteira de Versys pra voltar original.

Meses atrás postaram um sistema de lubrificação automático de corrente aqui, feito com isso:

Imagem

Bulk Ink para impressora jato de tinta com óleo 90.
Quer lubrificar, tira a tampa respiro, anda uns metros e pronto, coloca a tampinha novamente.

A respeito de correia gambiarra, o negócio é simples, não foi testado e aprovado em competição, não foi projetado para a moto, não mexe com isso! É receita de bosta e de ficar a pé no meio da serra a noite, rodovia sem acostamento, cerração, chovendo com 8 graus de temperatura ambiente e sem sinal de celular.

[ ]'s
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

18k km, 12k km.... Amostra muito pequena...

saudações
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Pra mim, isso aí só massageia o psicológico do cara.
Explico:
Maior mimimi de quem tem moto com CORRENTE , é ter que ficar lubrificando periodicamente. Apesar disso, chuto que a maioria aqui, nunca rodou mais de 40000 km numa mesma moto pra chegar a trocar um kit de transmissão. Custo aproximado disso numa moto média cc, com kit original, chuto uns 1000 pila, a cada 40.000 .
Se não der muita bola pra lubrificação, chuto que dura uns 30.000 km.

Aí o cara bota o kit com CORREIA e diz que agora não precisa fazer mais nada...quanto custa okit, com a mao de obra do mecânico pra colocar? Qual a durabilidade?
A correia é genérica ou é especial pra moto?

Eu ainda me pergunto se a tensão extra de trabalho (sim, porque não acredito que seja a mesma tensão que uma correia trabalha) não pode causar um desgaste prematuro em algum mancal ou retentor?

Na boa...no final das contas, não dá elas por elas? Sobra só a sujeira do óleo e a paciencia de lubrificar periodicamente?

Sei lá.
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

12 mil km e a fdp está rangendo a ponto do cara ter de colocar óleo, tinha me esquecido, mas ele precisou fazer algum alinhamento tb... somado à este tópico a conclusão pra mim é óbvia: Correia não original de fábrica é uma bosta.

[ ]'s
Imagem
Responder