Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Andy
Motociclista

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Andy »

Baeta escreveu:
Andy escreveu:
Baeta escreveu:isso não é cagada dos alemães. é cagada de mexanico mesmo. Espanou o sextavado do allen
Isso que eu imaginava e não queria acreditar...
Talvez o cara nem tenha completado o serviço, inclusive.. viu a m** e largou de mão
Valeu!
pra tirar tem as opçoes
bate um allen maior lá para "formar" o sextavado e sacar
ou
martelo e talhadeira
ou
solda uma porca. Mas essa em último caso.
Saiu muuuuito fácil, com uma chave de fenda, e marteladas no ângulo certo..
Comprei uma tampa original usada no Mercado Livre, também comprei a chave original no Ebay

Tae o serviço:

:dce:
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Disponha...

saudações
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Tava a semanas precisando dar uma olhada na gs500...

Dias atrás troquei óleo e filtro de óleo, km vencida...

Mecânico trocou relação colocando corrente original da cb300... Did japa sem emenda... Tem que baixar a balança... Isso não me animo... Mais lubrificar rolamentos... Ficou bão...

Hoje saquei as pastilhas de freio para limpar e conferir estado... Só a dianteira, lado q fica encostado, tá ruim... Ja vou pesquisar para comprar kit novo... Vou de ebc hh mesmo, esse é um tipo de coisa q evito marca diabo...

E abri o escapamento wacs..... Que sujeira do caraio... Não tinha mais nada de lã... Só um pouco da palha de aço mais grossa... Já tava com a lã nova parada aqui a meses... Aparentemente ficou show... Faltou lixar/pintar os coletores... Mas bateu preguiça...

saudações
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Rauber, ja troquei corrente da GS tirando a balanca, nao eh um trabalho tao chato assim, nao.

Eu encostei a RT esse fim de semana. Chegou nos 36k milhas e eh hora de uma geral. Desmontei tudo e ta pronta pra oleo, filtros, pastilhas, oleo de cambio e rolamentos da roda dianteira novos. Chequei a correia e ta bem boa, nao vou mexer. Aproveitei pra tirar as rodas e os dois bacalhaus pra pintar.

Semana passada buscamos uma motoca pra um amigo, uma VFR800 muito bonita. Mas agora ta parada na garagem ate ele tirar carta. Hoje buscamos uma Hornet 2003 com 18k milhas pra ele treinar e fazer o teste. Fazia tempo que nao andava numa 4 cilindros japa, motoquinha legal, xoxa em baixa mas um capeta em alta. Ele pagou £1300... uns R$6k mais ou menos!
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Vinicius. escreveu:..... Chequei a correia e ta bem boa, nao vou mexer.
Essa moto tem correia?
Vinicius. escreveu: Semana passada buscamos uma motoca pra um amigo, uma VFR800 muito bonita. ....... Ele pagou £1300... uns R$6k mais ou menos!
:cry: ....mesmo preço daqui... :cry:
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Ela tem correia de alternador foresmotta. Ve a imagem abaixo.. o resto eh corrente.

Imagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Troca do óleo e filtro na alemoa.
Imagem
Imagem

Umas curiosidades:

- o manual fala em 3 litros para a troca com filtro, mas nunca cabe tanto. Entra uns 2,7 litros, no máximo 2,8 litros. Coloco 2,5, ligo o motor, deixo esquentar, faço a medição, completo o óleo, verifico novamente.

- o manual também recomenda óleo 10w40 mineral. Mas nesta especificação só encontro semisintetico. Claro que é até melhor, mas vocês sabem da existência de mineral 10w40?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

rods escreveu: - o manual fala em 3 litros para a troca com filtro, mas nunca cabe tanto. Entra uns 2,7 litros, no máximo 2,8 litros. Coloco 2,5, ligo o motor, deixo esquentar, faço a medição, completo o óleo, verifico novamente.
Acontecia a mesma coisa na minha 750F, depois que eu botava a quantidade indicada ficava no meio do visor. Ligava ela, deixava circular um pouco, desligava e ficava no mínimo.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

JPaulo escreveu:
rods escreveu: - o manual fala em 3 litros para a troca com filtro, mas nunca cabe tanto. Entra uns 2,7 litros, no máximo 2,8 litros. Coloco 2,5, ligo o motor, deixo esquentar, faço a medição, completo o óleo, verifico novamente.
Acontecia a mesma coisa na minha 750F, depois que eu botava a quantidade indicada ficava no meio do visor. Ligava ela, deixava circular um pouco, desligava e ficava no mínimo.

Abs,

Ele falou exatamente o contrario. O manual indica 3lts e ele coloca no maximo 2,8lts. Ja no seu caso o manual indicava uma quantidade X e vc colocava X + Y.

Rods, isso é normal. Acredito q o manual fala 3lts pois considera o motor quando fechado e sem uma gota de oleo. Quando trocamos oleo nas motos usadas nunca conseguimos tirar 100% do oleo. Entao sao esses 200ml's q continuam la dentro q faz com que a gente so precise colocar 2.8 nas trocas.

é por isso q eu mesmo troco o oleo das minhas motos. Quando vou em moto peca porcao. Eles nem esgotam o oleo todo e ja fecham o bujao. Quando vao completar o oleo e no meu caso pede 2.5lts, so colocam 2.2 e olhe la!
Tornado 300
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Djario, jali em varios lugares que sangrar o freio assistido das BMW precisa de equipamento proprio e so na concessionaria. Ontem fiz caca e acabei sacando um pistao limpando a pinca. Decidi meter a cara e sangrar o sistema eu mesmo.

Assisti uns videos no youtube, fiz um funil gambiarra que eh a unica peca mais complicada que precisa e deu tudo certo. Se alguem tiver interesse fala que posto os videos que assisti e explico a gambi que fiz no funil.

Ai ja aproveitiei e sangrei os 4 sistemas de freio, coloquei pastilhas dianteiras, oleo e filtro, velas e filtro de ar novos. Motoca pronta pra mais 6k milhas.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Ensina a gambi, sempre é bom aprender mais uma.
Imagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Nas BMW com ABS, se deixar entrar ar no sistema de freio, vai precisar do scanner para enviar um comando para ativar a bomba do ABS e retirar o ar. Afora isso, o processo de sangria é como o de qualquer outra.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Rod, eu to falando especificamente dos freios ABS assistidos e combinados que sairam entre 2005 e 2007 nas GS e RT. Mas como esse sistema eh bem mais complicado que um ABS sem servo, eu duvido que voce precise de equipamento especial pra sangrar o seu mesmo entrando ar no sistema. O meu modulo ficou zerado de oleo.. desceu tudo quando eu saquei o pistao da pinca e eu nao tive problema pra sangrar.

O sistema entre o reservatorio do manete/pedal e o modulo do ABS eh sangrado como quelquer outra moto, so que os sangradores (6 deles!) sao la no modulo, nao nas pincas e vc tem que seguir uma sequencia certa de qual sangrador abrir.

O sistema entre o modulo de ABS e as pincas sao sangradas usando o proprio servo. So que pra isso vc tem que manter o modulo cheio de oleo, nao da pra so ir addicionando oleo enquanto aciona a bomba. Ai eh que entra o funil espcial que nada mais eh que um reservatorio externo.

O problema eh que a conexao do funil com o servo tem que ser selado, caso contrario o oleo vaza entre o funil e o servo.

Mais tarde tiro foto do funil que eu fiz, mas eh bem simples. Eu usei fita isolante pra aumentar o diametro do bico do funil, a fita eh maleavel que rosqueando essa parte no servo, ja vedou bem. Abaixo ta uma foto do funil que vende na BMW, nada barato!

Videos:

Sangrando o reservatorio do manete/pedal pro servo:

Sangrando doservo pras pincas:

Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

amigo meu deixou a diavel tombar.

Empenou o pedal do cambio. Pediu para arrumar.

Já cantei que ia quebrar ao tentar desamassar.

Não deu outra.

O jeito foi apelar para o recurso técnico provisório de longa duração

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

500 temers um pedal novo.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Sorte q é "carnudo"...
Deu para fazer bons fios de rosca...

saudações
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Boa idéia, mas um Allen normal ou cabeça chata em inox ficaria melhor.
Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Para fazer com Allen, só comprando um parafuso e usinando, pois não tenho ferramental para fazer parafuso desse jeito
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

alguém manja dos paranauês de balanceamento estático?

Vi vário videos no yt. A peça é muito fácil de se fazer.

Até achei material aqui na oficina para fazer. Mas lendo alguns foruns gringos, falaram ser melhor fazer com o eixo da moto.

Então prendi o eixo no torno e passei a roda. Alinhado e centrado mais do que isso, impossível. Com o peso que estava, estava desbalanceada. Fiz uma marcação. Retirei o peso e mudou o "centro de gravidade" da roda. Marquei e coloquei peso no lado oposto. Agora a roda fica parada em qualquer posição

Imagem
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Interessante Baeta
Só por curiosidade mesmo, vc comprou os pesinhos e foi colocando até ela igualar e girando na mão?
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Baeta, o eixo tá fixado na castanha?
A castanha que gira?

Ou o eixo só tá encostado em dois pontos na castanha?

saudações
Responder