Nova Sarna !!! FOTOS !

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Re: Nova Sarna !!!

Mensagem por Optimus Leo »

Fluido hidráulico para bengalas não tem um padrão como se fosse óleo de motor ou engrenagem que usam o grau de viscosidade SAE. Tem que se guiar pela viscosidade cinemática, aliás, para os outros tipos de óleo também o importante é se guiar por ela, já que a escala SAE J300 (motor) e J306 (engrenagem) não quer dizer que tudo é igual...por exemplo, para um óleo ser considerado 15W-40, a viscosidade cinemática dele a 40°C e 100°C tem que estar dentro de um intervalo determinado.

Agora, na questão de fork oils, não existe uma medida padronizada tipo J300 ou J306. Por isso o importante é olhar a ficha técnica (cada fabricante tem a obrigação de divulgar a mesma, geralmente acha no site) e ver a viscosidade cinemática.

O Yamaha M1 está na casa dos 18-19 cSt, o mais próximo que temos no Bostil é o Motul Fork Oil Expert Light 5W (18.9 cSt)

https://azupim01.motul.com/media/motulD ... 200603.pdf

Imagem
rafaexpress escreveu: 26 Jul 2023, 15:03
Reparei que as montadoras estão unificando algumas coisas, a Honda por exemplo só usa um tipo óleo de motor para todas as motos, seja ano 1985 seja 2023, não sei quem aprovou a parada.
Ta descobrindo a agua morna hein kkkkkkkkkkkkkkkkkk já fazem isso faz muito tempo, sempre motivado por motivos comerciais e não técnicos, e recentemente, por questões governamentais para poder atingir metas de emissões e essa viadagem da Greta e sojados janjistas

Honda a partir de 2011 começou a preconizar 10W-30 em toda a gama de motos porque assim conseguem atingir as cifras de economia de combustível (e por tanto, menores emissões) que os governos exigem. As montadoras estão nem ai para durabilidade a longo prazo (passou da garantia, fodaci), elas só querem poder comercializar os seus veículos sem precisar gastar mais dinheiro em desenvolvimento. Antes disso, usava 20W-50 em toda a gama porque era o que tinha na época, além da parceria comercial que a Honda Bostil tem com a Moove/Cosan (que são os detentores da marca Mobil no Bostil, porém não é uma filial da ExxonMobil americana). Mais fácil (e barato) para a montadora só ter uma viscosidade para toda a gama. Mesma coisa com os carros, a partir de 2012 já padronizaram o 0W-20, se tu chegar a fazer revisão com um carro 2006 lá, eles vão botar 0W-20 e fodaci se teu motor funde depois....

Tem moto Honda que no manual 2010 diz para usar 20W-50 e no 2011 diz para usar 10W-30...sem nenhuma alteração mecânica. E assim, tem inúmeros casos de motos e carros que a montadora altera a viscosidade do óleo de motor (para um grau menor) de um ano para outro, tudo por atender demandas de sustentabilidade. E o povo perdendo a cabeça por isso.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Leo, já falei que te amo? :lol: obrigado pelas explicações, vou pegar esse Motul ai!

Existe o Motul 2.5W tambem, e eu não sei na verdade o que muda entre um e outro. Um é mais viscoso que o outro correto? As diferenças na moto serão quais? A suspa dianteira fica mais macia ou mais firme, é isso ? :ufa:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Optimus Leo
Mito

O Motul Factory Line 2.5W tem viscosidade cinemática menor (15 cSt vs 18.9 cSt do 5W)

https://azupim01.motul.com/media/motulD ... 210316.pdf

Então, falando como leigo, ficaria "mais mole".

Aceito uma voltinha de R1 como agradecimento :-D
rafaexpress
Motoqueiro

Entendi, então como a moto é bruta, melhor ir no 5W então! Mais firmeza nas ondulações ridículas do nosso asfalto!

Bora, só marcar, a gente se encontra e anda! :bnn: aliás vou andar Sábado de manhã com a Galo, botar pra amaciar esse motor :pnk: se alguém animar um café da manhã, bora !!!
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Qnt menor a viscosidade a impressão q passa é que fica mais "macia" pelo motivo do oleo ter menor resistência ao passar pela flauta deixando o a suspensão trabalhar mais "solta" e usando mais o curso. Mas nao pode ficar macia demais e nem dura demais. Porem tudo depende do seu uso tb. Quanto mais esporte mais duro (normalmente).
Tornado 300
Robson

Mensagem por Robson »

Optimus Leo escreveu: 27 Jul 2023, 09:28

O Yamaha M1 está na casa dos 18-19 cSt, o mais próximo que temos no Bostil é o Motul Fork Oil Expert Light 5W (18.9 cSt)
Como escrevi ali para trás, sem muitas delongas.... :lol:
rafaexpress
Motoqueiro

Óleo comprado folks !!!

Agora é montar a bruta e botar pra rodar!!!

Sábado vou dar um rolê por Sorocaba, se alguém animar, manda um salve !!!
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
rafaexpress
Motoqueiro

O mecânico drenou as bengalas e viu que o tubo cromado da que estava vazando está bem riscado, temos a opção de mandar em um cara pra fazer o retrabalho ali no cromo duro e tal ou comprar outra.

Pesquisando bengalas usadas da R1, encontrei duas, mas um cara pedindo 4000 e o outro 4500, não dá.. 10% do valor da motoca :no:

Achei uma empresa chama TECH CILINDROS, alguém conhece? Pelo que vi fabrica para TODAS as motos do mercado e garantem que é 100% compatível com as originais.

https://www.techcilindros.com.br/cad-pr ... r1-09-a-11

Aguardo comentários, sendo bons ou ruins :lol:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Optimus Leo
Mito

Cara, numa moto menor, de baixo desempenho até arriscaria recuperar, usar paralelo e tal...

Mas numa R1? Eu iria pelo original, para andar tranquilo. É item de segurança. Infelizmente faz parte de ter um veículo de alto desempenho
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Snme foi essa empresa que fabricou as bengalas da minha ex-Mirage 250 que entortaram numa batida.

A Kasinski já tinha falido e a seguradora queria empurrar um par de bengalas usadas e meio enferrujadas, que eu não aceitei, e o meu mecânico mandou fazer um par de bengalas novas (acho que) nessa fábrica.

Não vi ou senti diferenças em relação às originais, mas era uma custom 250 cc.

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Robson

Mensagem por Robson »

rafaexpress escreveu: 03 Ago 2023, 13:25 Pesquisando bengalas usadas da R1, encontrei duas, mas um cara pedindo 4000 e o outro 4500, não dá.. 10% do valor da motoca :no:

Achei uma empresa chama TECH CILINDROS, alguém conhece? Pelo que vi fabrica para TODAS as motos do mercado e garantem que é 100% compatível com as originais.
o que é uma bengala senão um tubo de aço polido e cromado?

mesmo de uma R1.... não tem nada de tecnológico nisso.

vai nesse ai mesmo....

P.S: Sempre desconfio de peças usadas da dianteira da moto.... em um acidente é a primeira coisa que amassa/quebra/entorta...

"ah mais é moto de leilão"....

quem é de SP conhece bem essa história de moto de leilão..... :yeahrite:
rafaexpress
Motoqueiro

Dá não Leo, 4k usado, vai saber quando vai fuder, e novo nem me atrevo a orçar, mas deve ser mais de 10k tranquilamente }:)

Vamos ver o desenrolar, aviso aqui qual caminho tomei.
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Se estiver inteiro nao tem pq fugir. Isso é o tipo de coisa q so estraga se bater ou vc arranhar. Caso contrario vai durar mais q os seus netos.
Tornado 300
rafaexpress
Motoqueiro

É então, fui ver de perto e realmente os riscos estão meio profundos, vai babar óleo pra caralho pra fora no sobe e desce da bengala. Tentei convencê-lo a comprar 2 tubos novos na Techcilindros, mas ele prefere levar no cara que faz o retrabalho na original :lol: que confia no trampo do cara e não conhece a techcilindros :roll: bora ir no retrabalho então :lala:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Robson

Mensagem por Robson »

Uma moto com tão boa aparência e bengalas riscadas....
Não entendo.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Robson escreveu: 03 Ago 2023, 15:59
rafaexpress escreveu: 03 Ago 2023, 13:25 Pesquisando bengalas usadas da R1, encontrei duas, mas um cara pedindo 4000 e o outro 4500, não dá.. 10% do valor da motoca :no:

o que é uma bengala senão um tubo de aço polido e cromado?

mesmo de uma R1.... não tem nada de tecnológico nisso.

vai nesse ai mesmo....

P.S: Sempre desconfio de peças usadas da dianteira da moto.... em um acidente é a primeira coisa que amassa/quebra/entorta...

"ah mais é moto de leilão"....

quem é de SP conhece bem essa história de moto de leilão..... :yeahrite:
concordo com o robson em tudo que ele escreveu...

compre e já era..rsrsrs

vai sentir diferença é no oleo novo, etc.. via ficar top a moto, acredite..

se precisar comprar algo aqui nos EUA que nao entregam no brasil, 15% de tax. to por aqui
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Helder.soares
Dinossauro

RE

Mensagem por Helder.soares »

Robson escreveu: 07 Ago 2023, 17:08 Uma moto com tão boa aparência e bengalas riscadas....
Não entendo.
imagem nao é nada. sede é tudo, obedeça sua sede, SPRITE...
rafaexpress escreveu: 07 Ago 2023, 15:55 É então, fui ver de perto e realmente os riscos estão meio profundos, vai babar óleo pra caralho pra fora no sobe e desce da bengala. Tentei convencê-lo a comprar 2 tubos novos na Techcilindros, mas ele prefere levar no cara que faz o retrabalho na original :lol: que confia no trampo do cara e não conhece a techcilindros :roll: bora ir no retrabalho então :lala:
TROQUE DE MECANICO URGENTE.. se foder ele... É SÉRIO.. BEM SÉRIO.. ELE TÁ QUERENDO LUCRAR EM CIMA DO "RECON".. SE FODERRRRRR

mano.. é igual um borracheiro te indicar um pneu riscado que é "melhor" que um novo. tomar no meio do "ass"..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
rafaexpress
Motoqueiro

kkkkkkkkkkk não é isso não Helder, o mecânico é honesto demais, conhecido de anos, faço trabalho com ele a mais de 15 anos.

O lance é que ele é muito old school, pra usar alguma coisa paralela xingling tem que convencer muito ele, o custo dos 2 cilindros novos é relativamente baixo, se parar pra pensar a qualidade não pode ser tão boa quanto a original mesmo. Não sei se vcs tem ido ao mercado de peças paralelas pra ver a qualidade, mas realmente tá muito feio o negócio, muitas das vezes não dá encaixe e qualidade dos materiais está uma verdadeira bosta.

Bom, a moto tá desmontada já, bengalas sangradas, bora retrabalhar, daqui uns 15 dias posto foto da moto pronta aqui e relato tudo o que foi feito.

ImagemWhatsApp Image 2023-08-21 at 16.44.44 by Rafael Nunes, no Flickr
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
rafaexpress
Motoqueiro

Enfim pronta.... já até dei um rolê com ela, mas tinha esquecido de postar as fotos!

Que motor senhores... QUE MOTOORRRRRR :wt: tem 3 modos de pilotagem... B, Standard e A, sendo B mais manso e o A o mais bruto. Vou falar pra vcs, essa moto no A não dá pra andar na cidade não :lol: a cervical não aguenta, ta louco!

Fui até Sumaré com ela junto com um brother de S1000... anda junto mesmo estando anos luz atrás na tecnologia, só achei o freio uma merda... sem ABS, e achei FRACO o dianteiro, vou trocar as pastilhas pra ver se melhoram, mas de resto a moto é sensacional, ciclística fodástica, leve.

E ah, a embreagem é um PAU tbm, dura que é o cão, perguntei pro cara que me vendeu as bengalas dela, falou que a dele tbm era :grr:

ImagemWhatsApp Image 2023-11-10 at 11.28.03 - Cópia by Rafael Nunes, no Flickr

ImagemWhatsApp Image 2023-11-10 at 11.28.02 by Rafael Nunes, no Flickr

ImagemWhatsApp Image 2023-11-10 at 11.27.56 by Rafael Nunes, no Flickr

ImagemWhatsApp Image 2023-11-10 at 11.27.55 by Rafael Nunes, no Flickr

Assinatura do MITO
ImagemWhatsApp Image 2023-11-10 at 11.27.51 by Rafael Nunes, no Flickr

ImagemWhatsApp Image 2023-11-10 at 11.27.50 by Rafael Nunes, no Flickr

ImagemWhatsApp Image 2023-11-10 at 11.28.03 (1) - Cópia by Rafael Nunes, no Flickr
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Re: Nova Sarna !!! FOTOS !

Mensagem por Kokimoto »

Lindissima! Babei