Buscando minha primeira moto (usada) em 2025 - sugestões são bem-vindas
-
Pedrada_B@ssi
- Novato
Buscando minha primeira moto (usada) em 2025 - sugestões são bem-vindas
Prezados companheiros,
Estou na busca da minha primeira moto. Devido à minha situação financeira, que não é das melhores no momento, procuro uma moto usada (documentada), com valor de até R$ 6.000.
Tenho 20 anos, 1,87 m de altura e moro na região do Vale do Paraíba. Já tenho certa experiência na condução, pois andei bastante com motos emprestadas de parentes. Além disso, tenho boa habilidade com manutenção — sou formado na área e conto com uma certa "herança familiar" nesse ramo (se é que dá pra chamar assim).
Entre as opções que encontrei até agora, surgiram algumas Suzuki Yes 125, Honda CG 125 (modelo 99) e uma Honda XL 250 — esta última foi a que mais me interessou, por ser mais alta e ter um motor de 250 cc.
Meu uso seria, em média, 60% rodovias, 20% urbano e 20% em vias rurais.
Dito isso, gostaria de saber as opiniões e recomendações dos companheiros mais experientes. Toda sugestão é bem-vinda!
Estou na busca da minha primeira moto. Devido à minha situação financeira, que não é das melhores no momento, procuro uma moto usada (documentada), com valor de até R$ 6.000.
Tenho 20 anos, 1,87 m de altura e moro na região do Vale do Paraíba. Já tenho certa experiência na condução, pois andei bastante com motos emprestadas de parentes. Além disso, tenho boa habilidade com manutenção — sou formado na área e conto com uma certa "herança familiar" nesse ramo (se é que dá pra chamar assim).
Entre as opções que encontrei até agora, surgiram algumas Suzuki Yes 125, Honda CG 125 (modelo 99) e uma Honda XL 250 — esta última foi a que mais me interessou, por ser mais alta e ter um motor de 250 cc.
Meu uso seria, em média, 60% rodovias, 20% urbano e 20% em vias rurais.
Dito isso, gostaria de saber as opiniões e recomendações dos companheiros mais experientes. Toda sugestão é bem-vinda!
"Se tá vazando, é porque ainda tem óleo.
E se sobrou peça, é porque eu montei melhor do que a fábrica."
- Optimus Leo
- Mito
Re: Buscando minha primeira moto (usada) em 2025 - sugestões são bem-vindas
Cara, 6 conto acho bem dificil achar algo inteiro e que valha a pena. Eu esticaria o orçamento até uns 8k e procuraria uma Haojue Chopper Road 150.
É manca, mas não é visada, vai achar uma mais nova e menos rodada que essas opções que vc teve e ela é economica.
XL 250? Esquece esses buchas jurassicas, por 6 conto vai achar uma que ta só o pó e que passou mais tempo na roça do que vc tem neste mundo. Vai passar mais tempo quebrada que andando.
É manca, mas não é visada, vai achar uma mais nova e menos rodada que essas opções que vc teve e ela é economica.
XL 250? Esquece esses buchas jurassicas, por 6 conto vai achar uma que ta só o pó e que passou mais tempo na roça do que vc tem neste mundo. Vai passar mais tempo quebrada que andando.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Rapaz, com esse orçamento vc ta meio enrolado.
Sai fora dessa XL 250 aí, isso ai é problema garantido.
Das opções que vc postou eu ia na Yes.
Sai fora dessa XL 250 aí, isso ai é problema garantido.
Das opções que vc postou eu ia na Yes.
-
Pedrada_B@ssi
- Novato
Essa Haojue Chopper Road 150, é do clube das chinesas não é?Optimus Leo escreveu: 13 Mai 2025, 13:48 Cara, 6 conto acho bem dificil achar algo inteiro e que valha a pena. Eu esticaria o orçamento até uns 8k e procuraria uma Haojue Chopper Road 150.
A pulga que me ficava atrás da orelha dessas chinesas era na questão de peças para reposição, porquê quando pesquiso peças para as motos mais jurassicas nacionais
Dos conhecidos que tenho, quem tem Haojue tem menos problemas do que as 160cc da Honda.
Nunca Imaginei chinesinha mais durável que CG.
Mas o desempenho é bem limitado.
Tem duas Chopper Road na vizinhança com mais de 100 mil km, sem precisar fazer motor.
Estão feinhas, mas continuam com seus donos, rodando.
CG160, ninguém quer mais por aqui.
É uma amostragem pequena, mas é isso que sei.
Abraço!
Nunca Imaginei chinesinha mais durável que CG.
Mas o desempenho é bem limitado.
Tem duas Chopper Road na vizinhança com mais de 100 mil km, sem precisar fazer motor.
Estão feinhas, mas continuam com seus donos, rodando.
CG160, ninguém quer mais por aqui.
É uma amostragem pequena, mas é isso que sei.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
- Optimus Leo
- Mito
É uma Suzuki.Pedrada_B@ssi escreveu: 14 Mai 2025, 09:10 Essa Haojue Chopper Road 150, é do clube das chinesas não é?
A pulga que me ficava atrás da orelha dessas chinesas era na questão de peças para reposição, porquê quando pesquiso peças para as motos mais jurassicas nacionaisencontrava de monte, já em boa parte das chinesas sequer encontrava peças de consumo. Mas essa Haojue em especifico encontrei diversas peças de reposição compatíveis (creio que seja por ela ser 150cc assim como as CGs), vou avaliar melhor sua sugestão
.
Haojue é quem fabrica as motos de baixa cilindrada para a Suzuki, ai na parceria a Suzuki permitia ela utilizar mecânica e projeto de motos Suzuki para a Haojue fabricar suas proprias motos.
Tipo a Dafra Smart = Haojue Lindy = Burgman 125
Muitas das peças das Yes e Intruder funcionam na Chopper Road (e até peças de CG150), aliás, a Chopper Road é uma Intruder 125 atualizada. Por isso digo que vale mais a pena juntar um pouco mais e pegar uma Haojue mais nova e menos rodada, do que uma Intruder/Yes que vão estar bem mais rodadas e dichavadas
- Fabio Ninja
- Dinossauro
por esse preço tem de interessante também a xtz 125, acho da hora essa motinho, mas vai do uso que você vai fazer....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
- Optimus Leo
- Mito
Tem que garimpar bem, XTZ125 de menos de 6k vai ser tudo detonada moto usada na trilha ou roça ou moto de rappi. As inteiras os caras pedem valor de 250.Fabio Ninja escreveu: 16 Mai 2025, 08:32 por esse preço tem de interessante também a xtz 125, acho da hora essa motinho, mas vai do uso que você vai fazer....
XTZ125 sempre foi assim, as baratas moidas, as que estão inteiras vc compra algo maior pelo mesmo valor.
-
Pedrada_B@ssi
- Novato
Pessoal, sinceramente, não estou curtindo muito o que tenho encontrado por aí. Refiz os cálculos e cheguei à conclusão de que, se for pra comprar sucata, é melhor nem gastar o dinheiro.
Comecei a considerar outras opções e estou pensando em entrar num consórcio ou até financiar uma zero km. Nesse cenário, estou entre a Yamaha Crosser 150 (apesar de achar bem discutível uma 150cc custar R$ 24 mil) e a Royal Enfield Meteor 350. Nem cogitei Honda porque tenho visto muita reclamação sobre a qualidade atual.
Alguém aqui tem experiência com esses dois modelos?
Comecei a considerar outras opções e estou pensando em entrar num consórcio ou até financiar uma zero km. Nesse cenário, estou entre a Yamaha Crosser 150 (apesar de achar bem discutível uma 150cc custar R$ 24 mil) e a Royal Enfield Meteor 350. Nem cogitei Honda porque tenho visto muita reclamação sobre a qualidade atual.
Porra. Tem nem o q pensar. Meteoro da Paixão na cabeça.Pedrada_B@ssi escreveu: 20 Mai 2025, 10:44 (...)estou entre a Yamaha Crosser 150 (apesar de achar bem discutível uma 150cc custar R$ 24 mil) e a Royal Enfield Meteor 350.(...)
Zeh 

- minholi
- Dinossauro
- Contato:
X2
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Xtz125 sendo q 60% do uso é BR??Fabio Ninja escreveu: 16 Mai 2025, 08:32 por esse preço tem de interessante também a xtz 125, acho da hora essa motinho, mas vai do uso que você vai fazer....
Faz isso nao.
Vai de chopper toad mais nova mesmo.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Meteor é manca, pós venda HORRIVEL, custo de manutenção não condiz com a proposta da moto (ser uma moto barata urbana), a RE acaba de aumentar o valor das revisões de forma super mercenária. Não acha peças paralelas, na CC não tem peças a pronta entrega, enfim...só vale a pena comprar quem valorizar mais o "stylera" de hipster/cuckstom do que uma moto prática, economica e versátil pro dia a dia.
A Crosser é 150 mas benga a Meteor, assim de manca são as RE. E bom, tem muitas peças paralelas disponiveis e baratas. Caiu e quebrou um manete? Vai na motopeças da esquina e com 10 conto resolve na Crosser. Na Royal? Uns 350 reais na cc, não tem pronta entrega somente encomenda e não tem alternativas paralelas na motopeças da esquina. Isso que vc tem que pensar. Um tombo besta nessas Royal facinho ta dando PT.
Manca por manca, iria pela Chopper Road. Como disse, junta mais um pouco e pega uma usada a vista, coisa de 8k vc acha uma inteira, não vai sofrer com desvalorização, juros e afins. Depois para a frente vc pega algo melhor quando a situação economica melhorar.
A Crosser é 150 mas benga a Meteor, assim de manca são as RE. E bom, tem muitas peças paralelas disponiveis e baratas. Caiu e quebrou um manete? Vai na motopeças da esquina e com 10 conto resolve na Crosser. Na Royal? Uns 350 reais na cc, não tem pronta entrega somente encomenda e não tem alternativas paralelas na motopeças da esquina. Isso que vc tem que pensar. Um tombo besta nessas Royal facinho ta dando PT.
Manca por manca, iria pela Chopper Road. Como disse, junta mais um pouco e pega uma usada a vista, coisa de 8k vc acha uma inteira, não vai sofrer com desvalorização, juros e afins. Depois para a frente vc pega algo melhor quando a situação economica melhorar.
- DINHOSMITH
- Roda Presa
Engrossando o caldo...sugiro também a chopper road.
E com talento da pra deixar bem bonitinha...
E com talento da pra deixar bem bonitinha...
Loyal to those loyal to me.
Realmente,Pedrada_B@ssi escreveu: 20 Mai 2025, 10:44 Pessoal, sinceramente, não estou curtindo muito o que tenho encontrado por aí. Refiz os cálculos e cheguei à conclusão de que, se for pra comprar sucata, é melhor nem gastar o dinheiro.
Após a pandemia, comprar moto e carro usado ficou bem mais difícil.
Precisei de um carro automático. Vi mais de 30. Nenhum bom.
Sobre a Meteor. Tenho a Classic 350, mas fique na dúvida entre as duas.
Testei ambas e escolhi. Tb teria a Meteor e seria feliz. A motinho é legal.
Ambas são muito agradáveis de conduzir, bom torque, macias, suaves.
O preço é justo, mas tem a manutenção bem cara.
Crosser,
Acho muito $ para uma motinho asmática.
Teria que custar MUITO menos para valer.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Vamos la… vindo de uma pessoa (eu) q teve intruder 125, fazer 150(mesmo motor da crosser 150), himalayan 411.
EU iria de crosser 150cc. Motor roda 110km/h na reta. Maxima de 135km/h. gasolina fiz 45km/l e no alcool 38km/l.
Motos da RE os preços baixos sao iscas para atrair clientela mas metem a faca no pos venda. TUDO, absolutamente TUDO é caro na concessionaria. Sao motos boas. Mas se pretende manter a garantia vai pagar caro por isso.
Intruder 125, moto honesta. Tanque de guerra. Como o chopper road é a evoluçao dela eu acredito ser a mesma coisa. Mas sofre com piso irregular.
Como disse, acho q a crosser é polivalente. Faria tudo que as outras fazem com mais conforto, economia e menor custo. Porem tem a qquestao de que teria maior custo para a compra.
Chopper road pelo investimento inicial ser menor ou Crosser 150 por ser melhor no geral, porem investimento inicial maior. A meteor so se quiser algo diferente. Mas nao diria que é melhor q as outras.
EU iria de crosser 150cc. Motor roda 110km/h na reta. Maxima de 135km/h. gasolina fiz 45km/l e no alcool 38km/l.
Motos da RE os preços baixos sao iscas para atrair clientela mas metem a faca no pos venda. TUDO, absolutamente TUDO é caro na concessionaria. Sao motos boas. Mas se pretende manter a garantia vai pagar caro por isso.
Intruder 125, moto honesta. Tanque de guerra. Como o chopper road é a evoluçao dela eu acredito ser a mesma coisa. Mas sofre com piso irregular.
Como disse, acho q a crosser é polivalente. Faria tudo que as outras fazem com mais conforto, economia e menor custo. Porem tem a qquestao de que teria maior custo para a compra.
Chopper road pelo investimento inicial ser menor ou Crosser 150 por ser melhor no geral, porem investimento inicial maior. A meteor so se quiser algo diferente. Mas nao diria que é melhor q as outras.
Tornado 300
Tenho visto muitas avaliações favoráveis das Dafra NH190 e 300, imagino que a NHX 190 siga no mesmo caminho.
O preço é mais salgado mas menor que as japonesas, mas parecem oferecer mais pelo preço que é bem menor.
As Haojue estão imbatíveis, talvez alguma Shineray chegue perto.
Eu acho que as japonesas vão ter que se mexer... tá ficando meio esquisito.
O preço é mais salgado mas menor que as japonesas, mas parecem oferecer mais pelo preço que é bem menor.
As Haojue estão imbatíveis, talvez alguma Shineray chegue perto.
Num lava rápido perto de casa, um funcionário comprou uma Sahara nova.clovis escreveu: 04 Jul 2025, 13:57
Deu 15 mil de entrada e financiou o restante de 24 meses.
Vai pagar mais de 40 mil na moto.
Foi fazer seguro e ficou em 12mil!
Onde não tem opção, até da para entender.
Agora, em grandes centros, cheio de opção, não entendo comprar as Japas nesses preços.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
-
Pedrada_B@ssi
- Novato
Atualizando:
Apareceu uma XT225 2005 por aproximadamente 6k, eu sei que ela tem um problema crônico que é o cabeçote com buchas ao invés de rolamentos, problema esse que pode ser facilmente resolvido em um bom torneiro, mas sem contar esse porem alguém sabe se o restante da moto é acertadinha?
E junto a isso na mesma faixa de preço me apareceu uma bros 150 2008 com 235mil rodados.
Apareceu uma XT225 2005 por aproximadamente 6k, eu sei que ela tem um problema crônico que é o cabeçote com buchas ao invés de rolamentos, problema esse que pode ser facilmente resolvido em um bom torneiro, mas sem contar esse porem alguém sabe se o restante da moto é acertadinha?
E junto a isso na mesma faixa de preço me apareceu uma bros 150 2008 com 235mil rodados.
- DINHOSMITH
- Roda Presa
Bom dia....eu tive uma xt225. Gostava muito da moto , mas NINGUEM quer colocar a mão. Mesmo sendo coisa simples a maioria dos mecânicos torcem o nariz quando vc chega na oficina com uma dessas. Acabei vendendo por causa disso.
Loyal to those loyal to me.