Dúvida sobre Twister
- Saurus
- Mito
Re: Dúvida sobre Twister
BINGOOOOO!!!!!piccoli escreveu:Será que não estamos exigindo que uma 250 tenha o ritmo de uma 500? Não seria esse o motivo de muitos de nós achar que 120 Km/h ainda não é a velocidade ideal numa estrada?
A minha visão da coisa é: velocidade boa para moto 125 e 150 cc: 80 Km/h. Velocidade boa para moto 250 cc: 100 Km/h.
Se o cabra respeitar esses limites, a moto 125/150 que anda a 80 Km/h tem reserva para ultrapassar, e a moto 250 que anda a 100 Km/h, idem...
Concordo, exceto quanto a faixa do ótimo de Twister (assim como a da Fazer). A velocidade máxima da Twister é em tôrno dos 125~130 km/h (assim como a Fazer). 120 km/h na Twister (assim como na Fazer) já está esgoelando a bichinha (esqueça essa babaquice de ficar olhando painel mentiroso e vamos à realidade mesmo).piccoli escreveu:...Meu ritmo de estrada para moto é 90 Km/h. Cravados, estou sempre de olho no velocímetro para manter isso. Acho a velocidade ideal, segura, confortável, se for moto 250 cc para cima tem muito RPM ainda, é bom para curtir a paisagem, etc.
Só tem o inconveniente da gente ter que seguidamente facilitar ultrapassagens.
Por isso que, eu que ando a 90 Km/h, ainda acho que a Twister é ótima para o intervalo de 90 a 120 Km/h.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Entendi! É como aquele jogo do Atari, o Frog, lembra? O sapo tinha que se ligar, se diminuísse era pisoteado, se adiantasse demais trombava com alguém.Russo escreveu:Ae Kamerad Picolli:[...]
Se você rodar acima dos 110 km/h acaba tendo que enfrentar mais tráfego e a fazer mais ultrapassagens, pois estará rodando mais rápido que os demais veículos e chegará neles logo, e se rodar abaixo dos 90, são os outros veículos que chegam, aí tem mesmo que facilitar que eles ultrapassem.
Coincidência: comentei sobre o intervalo de 90 a 120 Km/h. Pois bem, pesquisei algumas anotações no meu micrim (pesquisado em foruns), e tenho escrito aqui comigo que a Twister a 6.000 RPM (torque máximo) está a 90 Km/h. Para 8.000 RPM (potência máxima), ela está a 120 Km/h. Ou seja, passar de 120 Km/h com a Twister é por conta do embalo e da sobra de RPM do motor, mas não é garantia que ela vai se manter. É isso, né?
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Que eu saiba a maioria das rodovias no Brasil tem velocidade "oficial" de 100km/h, não?
orgulho de ser CGzeiro!
-
Jota
Isso aí mesmo, piccoli.piccoli escreveu:Entendi! É como aquele jogo do Atari, o Frog, lembra? O sapo tinha que se ligar, se diminuísse era pisoteado, se adiantasse demais trombava com alguém.Russo escreveu:Ae Kamerad Picolli:[...]
Se você rodar acima dos 110 km/h acaba tendo que enfrentar mais tráfego e a fazer mais ultrapassagens, pois estará rodando mais rápido que os demais veículos e chegará neles logo, e se rodar abaixo dos 90, são os outros veículos que chegam, aí tem mesmo que facilitar que eles ultrapassem.![]()
Coincidência: comentei sobre o intervalo de 90 a 120 Km/h. Pois bem, pesquisei algumas anotações no meu micrim (pesquisado em foruns), e tenho escrito aqui comigo que a Twister a 6.000 RPM (torque máximo) está a 90 Km/h. Para 8.000 RPM (potência máxima), ela está a 120 Km/h. Ou seja, passar de 120 Km/h com a Twister é por conta do embalo e da sobra de RPM do motor, mas não é garantia que ela vai se manter. É isso, né?
Eu que não tinha entendido seu post anterior.
Viaja a 90-100, com umas esticadas pra ultrapassar até 120-130, e depois voltar até os 90-100km/h, onde ela vai trabalhar com relativa folga.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Não é babaquice Saurus, a gente tem que ter um parâmetro aqui pra debater, e vai ficar complicado se a gente tiver que ficar adivinhando qual é o erro de cada velocímetro. Por isso eu enfatizei nos meus posts que eu estava falando de volocidade de painel! O Piccoli também está falando de velocidade de painel.Saurus escreveu:BINGOOOOO!!!!!piccoli escreveu:Será que não estamos exigindo que uma 250 tenha o ritmo de uma 500? Não seria esse o motivo de muitos de nós achar que 120 Km/h ainda não é a velocidade ideal numa estrada?
A minha visão da coisa é: velocidade boa para moto 125 e 150 cc: 80 Km/h. Velocidade boa para moto 250 cc: 100 Km/h.
Se o cabra respeitar esses limites, a moto 125/150 que anda a 80 Km/h tem reserva para ultrapassar, e a moto 250 que anda a 100 Km/h, idem...![]()
Concordo, exceto quanto a faixa do ótimo de Twister (assim como a da Fazer). A velocidade máxima da Twister é em tôrno dos 125~130 km/h (assim como a Fazer). 120 km/h na Twister (assim como na Fazer) já está esgoelando a bichinha (esqueça essa babaquice de ficar olhando painel mentiroso e vamos à realidade mesmo).piccoli escreveu:...Meu ritmo de estrada para moto é 90 Km/h. Cravados, estou sempre de olho no velocímetro para manter isso. Acho a velocidade ideal, segura, confortável, se for moto 250 cc para cima tem muito RPM ainda, é bom para curtir a paisagem, etc.
Só tem o inconveniente da gente ter que seguidamente facilitar ultrapassagens.
Por isso que, eu que ando a 90 Km/h, ainda acho que a Twister é ótima para o intervalo de 90 a 120 Km/h.
Concordo que a velocidade ideal para as 250cc é de 80 a 100km/h reais, dá uma ótima folga até a final de 125~130 reais. Mas eu sempre gostei de viajar acima disso, entre 110 e 130km/h de painel, o que dá entre 100 e 115 km/h reais e com alguma folga ainda pra esticadas até o limite. O que estou querendo dizer é que dá pra andar tranquilo nesse ritmo, como por exemplo quando se viaja junto com motos maiores, como já disseram, tanto a Fazer quanto a Twister aceitam muito bem andar assim. Consome mais? Sim. Detona o motor? Longe disso.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
MAD escreveu:nos meus posts que eu estava falando de volocidade de painel! O Piccoli também está falando de velocidade de painel.
Concordo que a velocidade ideal para as 250cc é de 80 a 100km/h reais, dá uma ótima folga até a final de 125~130 reais. Mas eu sempre gostei de viajar acima disso, entre 110 e 130km/h de painel, o que dá entre 100 e 115 km/h reais e com alguma folga ainda pra esticadas até o limite. O que estou querendo dizer é que dá pra andar tranquilo nesse ritmo, como por exemplo quando se viaja junto com motos maiores, como já disseram, tanto a Fazer quanto a Twister aceitam muito bem andar assim. Consome mais? Sim. Detona o motor? Longe disso.
Desde 23/06/2006
Intruder 125
Intruder 125
- Lucas_BH
- Motoqueiro
estão falando em erro no velocímetro
alguém ai já usou GPS pra ver qual 'e o erro "real"???
pois acho muita coisa um painel marcar 160 e real estar a 130

- Saurus
- Mito
Cara, velocímetro é que nem garota de programa dizendo "eu te amo" para o ricaço: não dá para confiar.Lucas_BH escreveu:estão falando em erro no velocímetro
Se tu pegar 2 motos da mesma marca, modelo, dia, mês, ano de fabricação, condutor, etc, etc, etc e comparar o aferimento dos dois velocímetros, terá a surpresa de descobrir o tamanho da disparidade entre eles.
A coisa pode chegar ao cúmulo de um velocímetro marcar menos que a velocidade real. Uns são mais precisos, outros menos, etc...
Acho que a melhor maneira de estabelecer a velocidade real é utilizando um radar (desde que devidamente calibrado e aferido).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
-
GoGoBoy
- Mito
se as 125 e 150 é 80, as 250 100
a minha 200 tenho de andar a 90? rs
a minha 200 tenho de andar a 90? rs
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Lucas, não duvide, os erros chegam perto disso mesmo no caso da Fazer e Twister, a 130km/h reais ficam em torno de 155 no painel.Saurus escreveu:Cara, velocímetro é que nem garota de programa dizendo "eu te amo" para o ricaço: não dá para confiar.Lucas_BH escreveu:...pois acho muita coisa um painel marcar 160 e real estar a 130![]()
Se tu pegar 2 motos da mesma marca, modelo, dia, mês, ano de fabricação, condutor, etc, etc, etc e comparar o aferimento dos dois velocímetros, terá a surpresa de descobrir o tamanho da disparidade entre eles.
Mas acho que não tem toda essa disparidade entre modelos iguais não. Em geral motos iguais tem erro padrão do modelo, salvo algum defeito, ou então o uso de pneus de tamanho diferente do especificado.
EDITADO: a disparidade entre modelos iguais é mais comum em velocímetros não eletrônicos (não tem nada a ver com analógio/digital).
Editado pela última vez por MAD em 13 Mai 2008, 17:02, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...
- Lucas_BH
- Motoqueiro
blz...
mas ainda acho isso um valor muito alto...
vou pegar um GPS e ver qual o erro na Faker

Lucas_BH escreveu:blz...
como falei os 160 no painel são na descida, os 130Km/h Reais da moto são aferidos na reta.
Seria bom aferir fazer uma aferição na reta e outra numa descida e abaixado no tanque e com vento a favor heheh.
Seria bom aferir tb das Bandits que chegam a 260Km/h de Painel heheheh
Uma dúvida depois do post do amigo ai, qualquer gps se consegue aferir a velocidade real?? ou só os mais sofisticados???
se alguem tiver algum gps ai pra emprestar posso ser o "cobaia" do teste até pq tenho curiosidade de saber qual a velocidade Real quando o ponteiro chega nessa posição.
se alguem tiver algum gps ai pra emprestar posso ser o "cobaia" do teste até pq tenho curiosidade de saber qual a velocidade Real quando o ponteiro chega nessa posição.
- Lucas_BH
- Motoqueiro
qualquer GPS da pra medir a velocidadezulay escreveu:Uma dúvida depois do post do amigo ai, qualquer gps se consegue aferir a velocidade real?? ou só os mais sofisticados???

Tem um radar eletronico aqui em CPS, eu com a fazer passei lá a 60km/h no velocimetro e a velocidade alertada foi 57km/h, ou seja, uns 5% de diferença. Acho razoável, pois essa diferença é equivalente à grossura de um dos risquinhos. Beleza, a 120 já vao ser 6km/h, mas também razoável vai.
Agora, o que acho que tão esquecendo, é que não basta ter sobra de motor, tem outros fatores para definir se uma moto é boa pra viajar ou não. Posição de pilotagem, conforto do banco, nível de vibrações, tudo isso é importantíssimo. A XL tem tanto motor quanto a fazer, mas a posição e a vibração são horríveis; em compensação, esses fatores na fazer e twister são excelentes: banco confortável, o peso do corpo fica bem distribuido entre guidão - tanque - banco - pedaleiras, vibração baixíssima para monocilíndricas.
Não tenho conhecimento de causa, mas o equivalente deve ser pra uma Savage: motor de sobra, mas quem aguenta a vibração? Uma CB400 não seria às vezes mais confortável, mesmo tendo menos motor?
Agora, o que acho que tão esquecendo, é que não basta ter sobra de motor, tem outros fatores para definir se uma moto é boa pra viajar ou não. Posição de pilotagem, conforto do banco, nível de vibrações, tudo isso é importantíssimo. A XL tem tanto motor quanto a fazer, mas a posição e a vibração são horríveis; em compensação, esses fatores na fazer e twister são excelentes: banco confortável, o peso do corpo fica bem distribuido entre guidão - tanque - banco - pedaleiras, vibração baixíssima para monocilíndricas.
Não tenho conhecimento de causa, mas o equivalente deve ser pra uma Savage: motor de sobra, mas quem aguenta a vibração? Uma CB400 não seria às vezes mais confortável, mesmo tendo menos motor?

XLX250R 87
Fazer 2007
-
Jota
Tá certo, Manowar. Por outro lado, a XL enfrenta a buraqueira das estradas com mais tranquilidade. Agora, a XL tem um outro problema sério pra viajar: se vc precisar usar os freios de repente tá no sal, aquilo não tem freio, é ainda pior que a minha moto.
Eu aguento, eheheheheheh...Manowar escreveu:...Não tenho conhecimento de causa, mas o equivalente deve ser pra uma Savage: motor de sobra, mas quem aguenta a vibração? Uma CB400 não seria às vezes mais confortável, mesmo tendo menos motor?
entre a CB400 e a Savage praticamente não há diferenças, exceto a posição de pilotagem e o cansaço ao final de uma viagem com qualquer uma delas é mais ou menos igual.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
O erro de velocímetro não é constante , nen mesmo cresce linearmente...
Pode ser de 2 por cento a 20 por hora, 5 por cento a 40, 6 por cento a 100, 3 por cento a 120...
resumindo nen adianta fazer regra de três com isso...
Pode ser de 2 por cento a 20 por hora, 5 por cento a 40, 6 por cento a 100, 3 por cento a 120...
resumindo nen adianta fazer regra de três com isso...
Nunca usei GPS, mas será que as lombadas eletrônicas têm precisão? Porque a minha Intruder 125 com marcação exata de 40 Km/h, bate 36 no painel digital da lombada. E a exatos 60 Km/h, aponta 54.
De qualquer forma, velocidade de painel é a única medição que eu disponho. A não ser que eu use um GPS de pobre. Conhecem GPS de pobre? Pois GPS de pobre é emparelhar com um ônibus desses interestaduais grandões que em geral cravam nos 90 Km/h aferidos por causa do tacógrafo.
De qualquer forma, velocidade de painel é a única medição que eu disponho. A não ser que eu use um GPS de pobre. Conhecem GPS de pobre? Pois GPS de pobre é emparelhar com um ônibus desses interestaduais grandões que em geral cravam nos 90 Km/h aferidos por causa do tacógrafo.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
só por ai que é assim, aqui acho q as empresas quase nem aferem esse tacografo, os bus andam a 120Km/h apenas quando tem que freiar nos radares, pois senão andam acima disso.piccoli escreveu:Nunca usei GPS, mas será que as lombadas eletrônicas têm precisão? Porque a minha Intruder 125 com marcação exata de 40 Km/h, bate 36 no painel digital da lombada. E a exatos 60 Km/h, aponta 54.