Intercomunicadores

Grupo de discussão geral sobre motos.
rcf2
Roda Presa

Re: Intercomunicadores

Mensagem por rcf2 »

O ultimo avanço nessa area foi a rede 'MESH' que permite entrar em comunicação sem nenhum tipo de pareamento anterior, permite falar em grandes grupos e não 'quebra' o link quando alguem se afasta. Tanto a Sena quanto a Cardo tem modelos que oferecem isso. Aí vai depender do tipo do uso e quanto quer gastar. Para falar com a garupa e ou mesmo parceiro sempre acho que vale mais é o preço. Se for para investir forte procure um modelo dessas 2 marcas que já ofereçam MESH. Ah, e pareamento com outras marcas nunca é fácil...
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Esse MESH faz pareamento fácil entre marcas? Tive um Cardo G4 que só pareava com alguns modelos de Cardo.

Cardo com MESH deve ser o preço de uma scooter
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

O mesh é bluetoth, pareamento "universal" com distância curta entre os pontos.

Com esse review do Sena eu voltaria pro Cardo

OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

OMEGAred escreveu: 28 Abr 2020, 12:35 Esse MESH faz pareamento fácil entre marcas? Tive um Cardo G4 que só pareava com alguns modelos de Cardo.

Cardo com MESH deve ser o preço de uma scooter
Pareamento fácil entre marcas? Jogo bruto!!!
Quanto ao Mesh, a Cardo tem um video que explica bem as vantagens:
Macffe
Novato

Mensagem por Macffe »

dschiavinato escreveu: 06 Mai 2015, 12:20 estava em dúvida em qual modelo pegar
minhas opções eram o sena e f5mx

escolhi o sena por ouvir falar muito bem do aparelho
o f5mx deve ser tbem muito bom mas não ouvi muitos comentários

o modelo que peguei é o SMH5 FM que é o modelo mais básico mas que me atende em tudo o que preciso, inclusive reconhecimento voz, music sharing, etc etc
a grande vantagem é q pode parear com qualquer outra marca. Isso não ocorre com o cardo.
Até pensei em pegar o 20S mas achei muito $ para investir e ter praticamente a mesma funcionalidade.

é o meu primeiro intercomunicador mas acredito q vale muito a pena ter um intercomunicador para viagens mais longas.
Tem este à vários anos, me atende muito bem. Gosto de andar escutando rádio ou música. Mas não tenho como comparar pois é o primeiro e único que tenho.
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Sena, acabou de lançar o 50. Estão falando em Mesh 2.0 Não sei se consegue parear com o 30, que é Mesh padrão.

Problema de escolher comunicador é o resto da turma. Não adianta comprar um melhor e não ser compatível com os outros.

Du.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Du escreveu: 01 Mai 2020, 11:01 Sena, acabou de lançar o 50. Estão falando em Mesh 2.0 Não sei se consegue parear com o 30, que é Mesh padrão.

Problema de escolher comunicador é o resto da turma. Não adianta comprar um melhor e não ser compatível com os outros.

Du.
Isso, o novo 50 já vem com um novo software (Mesh 2.0) bem mais robusto. A atualização para os 30 já está disponível. Instalei no meu hoje e pretendo experimentar amanhã.
Quanto a compatibilização com outros modelos e marcas é sempre complicada. Por isso é importante projetar bem o uso para investir num modelo adequado.
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

rcf2 escreveu:
Du escreveu: 01 Mai 2020, 11:01 Sena, acabou de lançar o 50. Estão falando em Mesh 2.0 Não sei se consegue parear com o 30, que é Mesh padrão.

Du.
Isso, o novo 50 já vem com um novo software (Mesh 2.0) bem mais robusto. A atualização para os 30 já está disponível. Instalei no meu hoje e pretendo experimentar amanhã.
Quanto a compatibilização com outros modelos e marcas é sempre complicada. Por isso é importante projetar bem o uso para investir num modelo adequado.
Ótima notícia, vou atualizar o meu amanhã.

Mas é só software ?

Du.

rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Isso mesmo Du, só software. É como sair do Windows XP para o 10 :-D Cheguei agora de 300km falando em 4, atendendo telefone e funcionando perfeitamente. Realmente um upgrade que deixou os Sena com Mesh à altura do esperado.
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Muito bom.

Recebi e-mail. Acabei de atualizar.

Du.
Imagem

RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Ressuscitando…

Estou com um Cardo freecom 4x a uns 20 dias. PQP q comunicador pica das galaxias!

Esse é o primeiro comunicador de “grife” q tive. Antes os 4 anteriores eram todos xingling. Cumpriam o papel bem pelo preco. Mas nenhum funcionava acima dos 60-80km/h. Nem pra ouvir musica e nem para ligação.

Agora sobre o freecom 4x. Som foda com caixinhas JBL. Porem o que mais impressionou foi a supressão de ruidos. Eu testei a 80-90km/h, capcete aberto (sem queixeira) microfone batendo direto contra o vento e a oitra pessoa sequer sabia q estava ventando. Ate o comando de voz consegue captar de primeira o comando e executar. Mandei ate msg de texto ditando e foi perfeito. Tudo por comando de voz.

Outra funcionalidade bacana q ele parea com outros comms de outras marcas e permite conversa.

Consigo parear com dois telefones ao mesmo tempo. Meu principal q fica no bolso e outro q uso de gps. Recebo avisos dos dois.

O preco é muito puxado porem entrega o q promete.
Tornado 300
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

RMD escreveu: 01 Fev 2026, 18:41 Ressuscitando…

Estou com um Cardo freecom 4x a uns 20 dias. PQP q comunicador pica das galaxias!

Esse é o primeiro comunicador de “grife” q tive. Antes os 4 anteriores eram todos xingling. Cumpriam o papel bem pelo preco. Mas nenhum funcionava acima dos 60-80km/h. Nem pra ouvir musica e nem para ligação.

Agora sobre o freecom 4x. Som foda com caixinhas JBL. Porem o que mais impressionou foi a supressão de ruidos. Eu testei a 80-90km/h, capcete aberto (sem queixeira) microfone batendo direto contra o vento e a oitra pessoa sequer sabia q estava ventando. Ate o comando de voz consegue captar de primeira o comando e executar. Mandei ate msg de texto ditando e foi perfeito. Tudo por comando de voz.

Outra funcionalidade bacana q ele parea com outros comms de outras marcas e permite conversa.

Consigo parear com dois telefones ao mesmo tempo. Meu principal q fica no bolso e outro q uso de gps. Recebo avisos dos dois.

O preco é muito puxado porem entrega o q promete.
Deve ser top, os china de 250 reais ja sao bacana, imagino um desses que custa 4 pilas, mas como é caro...., quem sabe um dia.....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Sempre usei "intercom" chinês. Os primeiros foram os mais baratos que eu achava. O atual, já procurei um 'intermediário' de cem reais. O volume é alto e limpo, a 100km/h ainda consigo ouvir musica e gps. Mas só uso pra ouvir música e informes do gps. Até q um dia desses, recebi uma ligação e resolvi atender. Consegui falar e ser ouvido perfeitamente, fiquei pasmo. :lol:
Zeh :emo206:
Imagem
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Nunca cheguei a fazer viagens longas de moto, e acho o intercomunicador um baita recurso, mas meu receio sempre foi usar algo tampando o ouvido, principalmente para ouvir música, e não escutar algo q interfira na minha segurança.
Ouvir música não aliena um pouco esse lado da segurança, principalmente na cidade, q a meu ver oferece mais riscos à condução?
Since 03/03/2006
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Mau/Santos escreveu: 07 Fev 2026, 10:03 Nunca cheguei a fazer viagens longas de moto, e acho o intercomunicador um baita recurso, mas meu receio sempre foi usar algo tampando o ouvido, principalmente para ouvir música, e não escutar algo q interfira na minha segurança.
Ouvir música não aliena um pouco esse lado da segurança, principalmente na cidade, q a meu ver oferece mais riscos à condução?
De modo algum , na verdade quando estou com ele, ouvindo musica, fico bem mais tranquilo e com menos pressa na estrada.
Ele tem falantes que da pra ouvir de boa o transito a sua volta e basta colocar um volume de acordo também.
Quando fui pra Argentina, foi a melhor companhia, nada como pegar um estradao ouvindo musica preferida.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Diferente do carro, percebi que música na moto me distrai da pilotagem, abandonei.
Uso pra conversar com a patroa e ouvir GPS.

Já tive Ejeas E6 e V4 Pro, mas depois que pega um Cardo o nível eleva bastante.
Mau/Santos
Mito

Fabio Ninja escreveu: 07 Fev 2026, 16:09
Mau/Santos escreveu: 07 Fev 2026, 10:03 Nunca cheguei a fazer viagens longas de moto, e acho o intercomunicador um baita recurso, mas meu receio sempre foi usar algo tampando o ouvido, principalmente para ouvir música, e não escutar algo q interfira na minha segurança.
De modo algum , na verdade quando estou com ele, ouvindo musica, fico bem mais tranquilo e com menos pressa na estrada.
Ele tem falantes que da pra ouvir de boa o transito a sua volta e basta colocar um volume de acordo também.
Quando fui pra Argentina, foi a melhor companhia, nada como pegar um estradao ouvindo musica preferida.
Não tenho como concordar nem contestar o q vc relatou pq se usei 2 ou 3 vezes fones de ouvido, foi muito.
E fiquei incomodado de não ouvir claramente os sons do trânsito à minha volta.
Mas era na cidade.....estava apenas testando como é andar ouvindo música.
Acho q fazer como o Leandro descreveu, q seria usar apenas para intercomunicação fica mais segudo.
Pelo menos pra mim, q sou cagão e tenho esse receio de não ouvir algo "importante" q ocorra à minha volta (ps: tenho problemas de audição - a minha tem um certo grau de reduçao).
No entando, realmente pra quem pega aqueles retões infinitos em longas viagens, tem algo pra se entreter, seja música, seja um podcast, deve ser uma mão na roda. ;-)
Since 03/03/2006
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Mas então, são situações distintas: o fone de ouvido, principalmente os intra-auriculares, isolam o som externo, mais o isolamento do capacete, vc acaba não ouvindo ou perdendo muita coisa dos sons externos. Agora o intercom são alto falantes que ficam no forro do capacete. Eles não vedam seu ouvido, vc continua ouvindo os sons externos.
Zeh :emo206:
Imagem
Mau/Santos
Mito

Zeh escreveu: 10 Fev 2026, 11:51 Mas então, são situações distintas: o fone de ouvido, principalmente os intra-auriculares, isolam o som externo, mais o isolamento do capacete, vc acaba não ouvindo ou perdendo muita coisa dos sons externos. Agora o intercom são alto falantes que ficam no forro do capacete. Eles não vedam seu ouvido, vc continua ouvindo os sons externos.
Aí vc matou a pau, Zeh.
Esclareceu totalmente minhas dúvidas.
São coisas distintas.
;-)
Na minha pouca experiência, moto e isolamento acústico do ambiente externo não combinam nada nada nada com segurança.
Da forma como vc colocou, me parece q os interecomunicadores não te alienam do q há à sua volta.
Since 03/03/2006
Responder