reportagem do fantástico sobre motos

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: reportagem do fantástico sobre motos

Mensagem por Saurus »

minholi escreveu:
Rauber escreveu:
minholi escreveu:Só pra dar um exemplo, um capacete LS2 de R$ 300,00 é tão bom quanto, e se bobear até melhor, que um AGV K3 de R$ 1.200,00.
não minholi... não é... anda 1 hora a 120 km/h com um e depois com outro e depois vem contar oque já sabemos...
O LS2 é mais silencioso. ;-)
Sem disvirtuar o tópico nem derivar o assunto, comprei recentemente um LS2 FF358. Estou gostando muito, silencioso, leve, confortável e tá com 4 estrelas na avaliação Sharp.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

não entendo quando falo q não bebo e q o principal fator pra isso é andar de moto. As pessoas se espantarem
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

pretti escreveu:
Baeta escreveu:virou festa. Hoje na cbn, vindo trabalhar, durante uns 10 minutos se falou do alto indice de acidentes envolvendo motos e os custos altíssimos para o estado e bla bla bla. Mas educar que é bom, ninguém quer. Aquele lixo de exame de "rua" e curso de legislação, que é muito caro e não ensina nada, ninguém quer mudar.
Aliás, esta sim é uma mudança necessária.
Os motoristas brasileiros estão entre os piores do mundo, por falta de perícia (competência técnica mesmo para conduzir um veículo de quatro rodas), isto é, entrar num cruzamento, sair de uma estrada, entrar para o acostamento e uma inifinidade de situações cotidanas! :x

Eu acho que tem que tirar todo mundo da rua para exame de requalificação decente, depois de modificada toda a estrutura dos Centros de Fomação de Condutores.

Esse país, tal como está, é uma vergonha! >:-P
Mestre, não discordo de você, mas já pensou na pressão que a indústria automobilística (carros, ônibus, caminhões, motos, etc) coloca na legislação e nos processos de habilitação? Se ficar muito rigoroso, se for um processo e provas efetivamente sérias, que só aprovem os verdadeiramente preparados para guiar veículos, essa índústria vai ficar mal.

Quer ver uma coisa? Você já viu alguma concessionária ou revenda de carros e/ou motos exigindo CNH válida para vender um carro ou moto para um comprador?
MarceloW
Motociclista

Mensagem por MarceloW »

pretti escreveu:.
Os motoristas brasileiros estão entre os piores do mundo, por falta de perícia (competência técnica mesmo para conduzir um veículo de quatro rodas), isto é, entrar num cruzamento, sair de uma estrada, entrar para o acostamento e uma inifinidade de situações cotidanas! :x
O motorista médio americano e canadense, só para ficar em 2 exemplos que conheço é muitas vezes (muitas mesmo) pior que o motorista médio brasileiro.
Marcelo W- São Paulo - Capital - Morumbi
BMW Sertão 2012/2012
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Carlos_GS500 escreveu:não entendo quando falo q não bebo e q o principal fator pra isso é andar de moto. As pessoas se espantarem
Eu não me espanto. Também não ingiro nada alcoólico se souber que naquele dia terei que guiar algum veículo.
Jota

Mensagem por Jota »

MarceloW escreveu:
Saurus escreveu: Também acrescento que guiar motocicletas não é para qualquer um, não é qualquer um que tem, ao mesmo tempo, habilidade, responsabilidade, maturidade e consciência para guiar uma.
;-) ;-) ;-)
x1000
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Saurus, eu não acho que isso chegue a ser um obstáculo. Não mesmo.
Que mal há em habilitar (veja bem a palavra - tornar alguém hábil, competente o suficiente) as pessoas comuns para dirigem com segurança e responsabilidade.
Isso pode ser feito em alguns anos, mas devem haver mudanças que sinalizem nesse sentido.

Quanto à concessionária, há um equívoco de sua parte: não cabe à ela "fiscalizar" o comprador em potencial. Ela tão somente não fará aloucra de entregar um carro para test-drive nas mãos de um inabilitado.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

MarceloW escreveu:
O motorista médio americano e canadense, só para ficar em 2 exemplos que conheço é muitas vezes (muitas mesmo) pior que o motorista médio brasileiro.
Eu não acho.
Dirigi de Nova York a Toronto passando por várias localidades e só vi boas surpresas.
Todo mundo roda de acordo com a regulamentação.
Errou!? Sai um poilical detrás do outdoor, igualzinho nos filmes.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Saurus escreveu:
pretti escreveu:
Baeta escreveu:virou festa. Hoje na cbn, vindo trabalhar, durante uns 10 minutos se falou do alto indice de acidentes envolvendo motos e os custos altíssimos para o estado e bla bla bla. Mas educar que é bom, ninguém quer. Aquele lixo de exame de "rua" e curso de legislação, que é muito caro e não ensina nada, ninguém quer mudar.
Aliás, esta sim é uma mudança necessária.

Eu acho que tem que tirar todo mundo da rua para exame de requalificação decente, depois de modificada toda a estrutura dos Centros de Fomação de Condutores.

Esse país, tal como está, é uma vergonha! >:-P
Mestre, não discordo de você, mas já pensou na pressão que a indústria automobilística (carros, ônibus, caminhões, motos, etc) coloca na legislação e nos processos de habilitação? Se ficar muito rigoroso, se for um processo e provas efetivamente sérias, que só aprovem os verdadeiramente preparados para guiar veículos, essa índústria vai ficar mal.

Quer ver uma coisa? Você já viu alguma concessionária ou revenda de carros e/ou motos exigindo CNH válida para vender um carro ou moto para um comprador?

Lobby?
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

lobby porra nenhuma...
Quer dizer que um pai não pode dar uma moto pro filho. Ou ter um funcionario dirigindo pra ele?
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

pretti escreveu:Saurus, eu não acho que isso chegue a ser um obstáculo. Não mesmo.
Que mal há em habilitar (veja bem a palavra - tornar alguém hábil, competente o suficiente) as pessoas comuns para dirigem com segurança e responsabilidade.
Isso pode ser feito em alguns anos, mas devem haver mudanças que sinalizem nesse sentido.

Quanto à concessionária, há um equívoco de sua parte: não cabe à ela "fiscalizar" o comprador em potencial. Ela tão somente não fará aloucra de entregar um carro para test-drive nas mãos de um inabilitado.
Mestre, mais uma vez concordo com você, mas vamos por o senso de realidade em funcionamento. Você acha mesmo que qualquer um tem habilidade, coordenação motora suficiente, senso de equilíbrio, reflexos suficientemente rápidos, frieza de raciocínio em situações críticas e capacidade + velocidade de ação/reação para guiar uma moto, carro, etc?

Um bom teste seria expor em simuladores esses candidatos a uma situação de derrapagem em pista molhada, em óleo na pista, alguém que enfia a pata no freio repentinamente à sua frente, alguém que "surge do nada" como motociclistas costumam aparecer no trânsito, por exemplo e coisas assim. Que tal avaliar os reflexos e ações dessas pessoas em manobras de emergência? Esse tipo de coisa depende realmente de condições cerebrais motoras que diferem muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, creio que tenho reflexos e habilidade para conduzir motos no trânsito mas não chego nem perto da habilidade de um piloto e sei que não tenho como desenvolver esse talento a ponto de ser piloto de competição de motos.

Mas também convenhamos, a questão de responsabilidade, maturidade, ética, etc são fatores que vem com a educação. E educação leva bastante tempo para sedimentar, para cristalizar no raciocínio, nos valores morais, no comportamento da pessoa, 99% disso vem de casa.

Então o que vemos que está acontecendo? É um misto de inabilidade com falta de educação.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Carlos_GS500 escreveu:lobby porra nenhuma...
Quer dizer que um pai não pode dar uma moto pro filho. Ou ter um funcionario dirigindo pra ele?
Vamos "estressar" a situação. Que tal um sujeito com habilidades "comuns" (tem dinheiro para) comprar um Koenigseg com 1000 e tantos cv de potência e resolver "fazer tempo" em uma serra? Será que ele tem habilidade para dominar aquela máquina, por mais recursos que essa máquina ofereça?
Editado pela última vez por Saurus em 17 Jan 2012, 14:21, em um total de 1 vez.
MarceloW
Motociclista

Mensagem por MarceloW »

pretti escreveu:
MarceloW escreveu:
Eu não acho.
Dirigi de Nova York a Toronto passando por várias localidades e só vi boas surpresas.
Dirigem direito porque ninguém faz coisa errada, todo mundo andando em velocidade baixa, em fila, como bons cordeirinhos.
Só que a capacidade de reação deles chega a ser ridícula.
Se alguma coisa sair do script, entram em desespero e não sabem o que fazer.
BMW Sertão 2012/2012
Jota

Mensagem por Jota »

Saurus escreveu:Mas também convenhamos, a questão de responsabilidade, maturidade, ética, etc são fatores que vem com a educação.
;-)

lembrando que a maturidade, responsabilidade e ética, nem sempre chega a todos com a idade.

muita gente com 20 anos de carteira ainda confunde rodovias públicas com parque de diversões, ignora solenemente que e=mv2/2, não consegue perceber que a vida alheia, não importa de quem seja, vale mais que seus cpróprios caprichos. além disso, acha que o trânsito, seja ele em cidades ou estradas, é lugar para se disputar poder ou tentar resolver frustrações outras. imaginam que seus veículos agregarão ao caráter dele algo que ele não é.

uma alteração simples no processo de habilitação seria de grande serventia: a aplicação do PMK (aquele teste psicológico em que fazemos riscos e tals) ser feita por um profissional competente, estar sujeita à supervisão de outro profissional competente (pra não dar margem a picaretagens) e ter caráter excludente. do jeito que é hoje, aplicado do jeito que é, apenas tem papel pro-forma e inunda nossas rodovias e vias públicas de gente psicologicamente despreparada para usar veículos como forma de deslocamento urbano / interurbano.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Então, Jota, mesmo entre motoqueirociclistas como nós m@dianos e em outros centos fóruns de discussão sobre motocicletas e motociclismo que existem na internet/web, encontramos uma fatia imensa que só fala de suas proezas de velocidade, de rachas, de tempos feitos, que minha moto dá 4313852,4631916198 Km/h de final e a sua só dá 4313852,4631916197, então minha moto anda muito mais que sua, e que meu pau é maior que o seu, que meu pai come a mãe do outro, e os vídeos no iutúbi, etc e comportamentos desse naipe.

Cansamos de ler posts em diversos fóruns de sujeitos com esse tipo de mentalidade. Lá no tópico do "Esse manja" tem um exemplo claro disso, o tal sujeito que caiu em uma situação besta e em outra quase vira jantar de treminhão. Essas pessoas tem até dinheiro, acesso à informação, mas não absorvem absolutamente nada em termos de responsabilidade, maturidade, ética ou qualquer coisa nesse sentido, são incapazes de olhar para além do próprio umbigo, aliás, acho que só enxergam um pau minúsculo além do umbigo.

Phoddda, cara, um testes desses que você propôs seria excelente, mas não seria viável por em prática dado o volume de testes que teriam que ser feitos. E se isso começasse a reporvar a maioria (que é o que creio que iria acontecer), iria prejudicar muito as vendas de veículos e a indústria iri intervir sim, com pressão, com lobby, para acabar com o tal teste. Ou então, o sujeito só conseguiria ser aprovado, talvez, depois dos 30 anos de idade ou mais.
MarceloW
Motociclista

Mensagem por MarceloW »

Saurus escreveu:Ou então, o sujeito só conseguiria ser aprovado, talvez, depois dos 30 anos de idade ou mais.
Eu tenho uma teoria, claro que loucura da minha cabeça, totalmente inviável que habilitação de moto só pode ser dada para quem tem mais de 30 anos.
Homem, principalmente, quando tem excesso de testosterona e poucas responsabilidades, faz muita merda.
Então que se faça merda em um carro com ABS e airbag.
Filho meu, eu não dou moto com 18 anos para ele não.
BMW Sertão 2012/2012
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Saurus escreveu:
Carlos_GS500 escreveu:lobby porra nenhuma...
Vamos "estressar" a situação. Que tal um sujeito com habilidades "comuns" (tem dinheiro para) comprar um Koenigseg com 1000 e tantos cv de potência e resolver "fazer tempo" em uma serra? Será que ele tem habilidade para dominar aquela máquina, por mais recursos que essa máquina ofereça?
O principal fator ai, e que qualquer mulambo compra uma Dafra, CGzinha e tals...e so o 1% da populacao mundial pode comprar um Koenisegg.

Mulambo compra moto porque e barata, so isso. Nao e porque eles gostem, nao porque queiram, nem nada disso. E a unica forma de se independizar do busao, porque ate um carro usado em estado mais ou menos custa caro.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

MarceloW escreveu:
Saurus escreveu:Ou então, o sujeito só conseguiria ser aprovado, talvez, depois dos 30 anos de idade ou mais.
Eu tenho uma teoria, claro que loucura da minha cabeça, totalmente inviável que habilitação de moto só pode ser dada para quem tem mais de 30 anos.
Homem, principalmente, quando tem excesso de testosterona e poucas responsabilidades, faz muita merda.
Então que se faça merda em um carro com ABS e airbag.
Filho meu, eu não dou moto com 18 anos para ele não.
E meio furada, porque ja tou cansado de ver "tiozao" de 30 e tantos anos comprando sua primeira moto, como se acham maduros e tals, compram uma coisa grande (porque tambem tem solvencia $$$$). E termina dando merda, porque andar de moto nao e so questao de madurez. Tem que ter condicionamento fisico e memoria mental.

O melhor sistema e habilitacao escalonada, uma crianca que aprende a andar de moto aos 16 anos vai ser melhor piloto quando chegar aos 30 que um desavisado da vida que compra sua primeira moto quando comecar a sofrer de crisis da mediana idade.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

MarceloW escreveu:
pretti escreveu:
MarceloW escreveu:
Eu não acho.
Dirigem direito porque ninguém faz coisa errada, todo mundo andando em velocidade baixa, em fila, como bons cordeirinhos.Só que a capacidade de reação deles chega a ser ridícula.
Se alguma coisa sair do script, entram em desespero e não sabem o que fazer.
Agora sim, concordei contigo.
Vc está certíssimo, são disciplinados a ponto de sempre privilegiar a norma. A questão é que a balança segurança x dinâmica no trânsito pende para o lado da primeira, em detrimento da dinâmica e fluidez do tráfego. São escolhas civilizatórias.

Por isso, talvez, despontam tantos talentos brasileiros ao volante, pois são formados no vale tudo caótico de nossas cidades e estradas.
MarceloW
Motociclista

Mensagem por MarceloW »

Optimus Leo escreveu:
Mulambo compra moto porque e barata, so isso. Nao e porque eles gostem, nao porque queiram, nem nada disso. E a unica forma de se independizar do busao, porque ate um carro usado em estado mais ou menos custa caro.
Exato. E ao invés de moto poderia ser um monociclo, um triciclo, qualquer coisa que o leve de um lugar para outro.
Outra detalhe é que o transporte público em cidades do interior costuma ser horrível para não dizer quase inexistente.
Se achamos ruim o transporte público de capitais como SP, saindo daqui a coisa é pior.

Aí, o cabra por 60 x 180 arruma um meio de transporte que vai custar R$30 de gasolina por mês para rodar quanto quiser.
Não tem jeito, as vantagens são muitas, não ficar parando mofando nos pontos de ônibus, ter um custo mensal menor do que se andasse de ônibus, não pegar congestionando.

Aí vai explicar para um caboclo desses que ele precisa de capacete, bota de coura, luva de couro, jaqueta de cordura com proteção cervical.

Sem chance. E aí acontece a catástrofe que estamos vendo no interior do Brasilzão.
BMW Sertão 2012/2012
Responder