Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade
Re: Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade
Achei uma FMX uma vez, sumiu como apareceu.Optimus Leo escreveu: 13 Jun 2023, 16:32 E isso que Europa é a terra das motards! Parece que o estilo tem caido meio em esquecimento com o crescimento das big trails (as malditas crossover de 2 rodas). Talvez a cultura motard seja mais forte mesmo na Espanha e Italia pelo que tenho visto.
E as Honda FMX? Ou XT660X? Não tem ai?
Pior dos casos, pegar uma o menos surrada possivel e levantar ela...se for uma japonesa não deve ser tão complicado porque são máquinas simples.
Não gosto de XT660, nenhuma delas.
O problema não é converter, são as inspeções, os protocolos, as assinaturas. Além de caro, os caras pertubam por qualquer coisa, e se for parado e estiver sem a atualização do documento, toma canseira.
Na Monster, troquei os retrovisores. Fui fazer a inspeção, o cara segurou a moto. Tive que voltar em casa, pegar o certificado, ele liberou a moto com restrição, tive que ir na certificação, aplicar o documento, 10 dias, pegar o documento, e voltar na inspeção.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
-
Robson
Motoqueiro de moto custom então nem deve existir aí.....
Engano seu...
Tem muita custom por aqui. Todo dia passo por várias motos, mas te digo que na maioria custom.
Custons de todos os sabores, de HD, passando pelas japonesas, e até umas coisas que a BMW produz.
Hoje no estacionamento do trampo tinha uma GoldWing.
-
Robson
Então, mas tô falando de customzeiro raiz, aquele que não quer a moto original.
Pq se mudar um espelho dá essa canseira, imagina escape, guidão, farol, suspensão, bancos, etc, etc etc.
Pq se mudar um espelho dá essa canseira, imagina escape, guidão, farol, suspensão, bancos, etc, etc etc.
- Optimus Leo
- Mito
Deus me freefire dessa burocracia, deve ser parte da herança marxistaDemo escreveu: 14 Jun 2023, 12:24
Achei uma FMX uma vez, sumiu como apareceu.
Não gosto de XT660, nenhuma delas.
O problema não é converter, são as inspeções, os protocolos, as assinaturas. Além de caro, os caras pertubam por qualquer coisa, e se for parado e estiver sem a atualização do documento, toma canseira.
Na Monster, troquei os retrovisores. Fui fazer a inspeção, o cara segurou a moto. Tive que voltar em casa, pegar o certificado, ele liberou a moto com restrição, tive que ir na certificação, aplicar o documento, 10 dias, pegar o documento, e voltar na inspeção.
Mas não disse de converter, mas sim pegar uma motard de fábrica japonesa (ou alguma KTM/Husky que seja fácil de peças) e ir levantando aos poucos...não são motos super complexas, deve ser mais fácil que toda essa burocracia administrativa. Não tem muito aonde correr.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Mas GG, KTM e Husq são do mesmo grupo, mesmo projeto, as de MX e enduro basicamente só mudam os plásticos, uma ou outra variação na suspensão.Demo escreveu: 13 Jun 2023, 14:47 Uma SM é a minha primeira escolha para a nova motoca (assim que eu conseguir arrumar minha habilitação A).
Tenho olhado e olhado, e não está fácil:
- as usadas quase todas tem cara de que foram moídas na pista.
- novas existem: Gasgas 700, KTM 690 e Husq 701. (Engraçado, né?? Tenho certeza que só tem um chinês fabricando todos esses motores).
- existe a opção de Ducati Hytpermotard ou Aprilia Dorsoduro (a Aprilia tem um 125, mas é 106% chinesa), mas não se se quero outra italiana.
- DR400 não achei nenhuma pra vender, nem nova e nem usada.
- pensei em uma CRF300 e mexer, mas tudo aqui precisa fazer papel e papel e papel.
Tem vários desses, mas esses caras nasceram aqui e sabem aonde ir, mas não conseguem te explicar o que fazer. Simples assim!Robson escreveu: 14 Jun 2023, 15:26 Então, mas tô falando de customzeiro raiz, aquele que não quer a moto original.
Aqui é a terra do braço curto, da visão limitada e do "só sei a minha parte".
Fui na loja e falei: "Gostaria de comprar essa moto. Meu ID é esloveno, minha habilitação é AB brasileira. O que tenho que fazer?"
O cara parou e olhou pra minha cara, e disse que não sabia. Porque os caras só sabem fazer o que tem no alcance do braço e na cartilha da tela do computador.
de ter que trocar partes da moto e ir procurar como resolver isso.
Aqui não é a Eslovênia, onde as pessoas sabem o que fazem, e o que podem fazer, e muitas vezes não se importam de fazer algo a mais. A história do retrovisor da Monster, aqui teriam apreendido a moto.
Não tenho garagem ou espaço pra fazer algo assim. Preciso comprar algo que eu possa rodar sem chatice, e se possível de uma loja, pra quem eu possa voltar e reclamar.Optimus Leo escreveu: 14 Jun 2023, 16:15 Mas não disse de converter, mas sim pegar uma motard de fábrica japonesa (ou alguma KTM/Husky que seja fácil de peças) e ir levantando aos poucos...não são motos super complexas, deve ser mais fácil que toda essa burocracia administrativa. Não tem muito aonde correr.
Sabia disso não!Agro escreveu: 14 Jun 2023, 16:30 Mas GG, KTM e Husq são do mesmo grupo, mesmo projeto, as de MX e enduro basicamente só mudam os plásticos, uma ou outra variação na suspensão.
Achei que a KTM estivesse junto com a Ducati em alguma aquisição da VW.
- Optimus Leo
- Mito
Instalei o carburador guilhotinha Fullpro de 34mm e o filtro de ar espuma esportivo da CRF230 (com a base adaptada para usar na caixa da Tony)
Foi meio saco de montar, tive que usar um coletor como o que RMD disse para a caixa de ar, e o coletor para o cabeçote tivemos que fazer uma adaptação com outro pedaço de mangueira
Mecânico conseguiu acertar depois de sofrer um pouco, moto pega de primeira, segura lenta de boa e a resposta melhorou bastante! Bem mais explosiva e o acelerador ficou bem mais leve e rápido também. Não pude testar muito porque voltei pra casa com trânsito e chão umido, mas na garagem do estacionamento se eu der um tiquinho mais de mão de uma vez, ela destraciona a traseira fácil
(coisa que não fazia antes)
Agora esperar o fds para testar na estrada e ver como ficou...e quanto piorou o consumo
Foi meio saco de montar, tive que usar um coletor como o que RMD disse para a caixa de ar, e o coletor para o cabeçote tivemos que fazer uma adaptação com outro pedaço de mangueira
Mecânico conseguiu acertar depois de sofrer um pouco, moto pega de primeira, segura lenta de boa e a resposta melhorou bastante! Bem mais explosiva e o acelerador ficou bem mais leve e rápido também. Não pude testar muito porque voltei pra casa com trânsito e chão umido, mas na garagem do estacionamento se eu der um tiquinho mais de mão de uma vez, ela destraciona a traseira fácil
Agora esperar o fds para testar na estrada e ver como ficou...e quanto piorou o consumo
Esse carburador é mais curto porem mais alto. Ele fica batendo no motor de arranque. Consegue instalar ele com jeito sem adaptar o coletor.Optimus Leo escreveu: 10 Jul 2023, 22:59 e o coletor para o cabeçote tivemos que fazer uma adaptação com outro pedaço de mangueira
Ficou mais leve pq nao tem mais o cabo de retorno do acelerador. A resposta é mais rápida por ser de guilhotina e nao a vácuo.
Tornado 300
Eu ainda estou tentando regular o meu. Esta com a lenta muito acelerado e consumo 18km/l.
Estou com coroa 46 (original 38) e ja encomendei um pinhão de 11 (original 13) para percurso mais hard. So o pinhão a velo final caiu para 110-115.
Estou com coroa 46 (original 38) e ja encomendei um pinhão de 11 (original 13) para percurso mais hard. So o pinhão a velo final caiu para 110-115.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Sim, tivemos que fazer uma gambiarra com o coletor para que ele pudesse ficar justinho sem bater no motor de arranque. Com o coletor que vem com ele, tem que até botar inclinado porque bate no motor de arranque.RMD escreveu: 11 Jul 2023, 09:35Esse carburador é mais curto porem mais alto. Ele fica batendo no motor de arranque. Consegue instalar ele com jeito sem adaptar o coletor.Optimus Leo escreveu: 10 Jul 2023, 22:59 e o coletor para o cabeçote tivemos que fazer uma adaptação com outro pedaço de mangueira
Qual cabo de acelerador vc está usando no teu? Eu tive que botar um de Bros 125 porque o encaixe dele é fininho, o original da Tornado não encaixava no carburador. Problema que ele não rosqueia no punho. Tivemos que colocar um enforca gato só para garantir que ele não fique com muita folga no punho/guidão.RMD escreveu: 11 Jul 2023, 09:35
Ficou mais leve pq nao tem mais o cabo de retorno do acelerador. A resposta é mais rápida por ser de guilhotina e nao a vácuo.
Mas na moral, acho que agora já vou instalar um punho rapido. A resposta ficou mais rapida, porém o percurso tá bem grande.
Se nao me engano estou com cabo de CG e tem rosca.
Punho rapido pelo q ja ouvi é um porre. So tem ON/OFF, nao existe meio termo.
Punho rapido pelo q ja ouvi é um porre. So tem ON/OFF, nao existe meio termo.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Então, o cabo tem rosca, mas no punho não tem aonde ele entrar
O acelerador vou testar bem, mas eu senti que o percurso ficou bem maior e a ultima parte não deve estar fazendo diferença nenhuma
O acelerador vou testar bem, mas eu senti que o percurso ficou bem maior e a ultima parte não deve estar fazendo diferença nenhuma
- Optimus Leo
- Mito
Bom, andei um pouco ontem...moto pegando e com lenta redondinha, andando também redondo...não consegui pegar rodovia para testar top speed ou se ela ta andando bem em alta...maximo que cheguei foi uns 120 numa estrada mas tinha trânsito na frente e pouco espaço então decidi não querer arriscar demais.
Pelo visto vou testar instalar um punho rápido, detestei como ficou o acelerador muito longo, para enrolar ele completo até tenho que deslocar a mão. Sei que deve de ser mais sensível, mas é chato querer andar a meia aceleração e ter que torcer um bocado o acelerador.
Fico morrendo de vontade de montar um Belparts, mas tem a questão dos canas encher o saco que me desanima. Acho que com o escape full, filtro esportivo e carburador, ia ficar ainda mais espertinha e fortinha.
O bom (e ruim) da Tony é que tem de tudo então da vontade de ficar enchendo de mods

Pelo visto vou testar instalar um punho rápido, detestei como ficou o acelerador muito longo, para enrolar ele completo até tenho que deslocar a mão. Sei que deve de ser mais sensível, mas é chato querer andar a meia aceleração e ter que torcer um bocado o acelerador.
Fico morrendo de vontade de montar um Belparts, mas tem a questão dos canas encher o saco que me desanima. Acho que com o escape full, filtro esportivo e carburador, ia ficar ainda mais espertinha e fortinha.
O bom (e ruim) da Tony é que tem de tudo então da vontade de ficar enchendo de mods

Ate hj nao regulei o meu carburador. Kkk
Assunto nada haver. Hj cai em uma rotatoria (oleo). Deveria estar a uns 20-30km/h. Moto de trilha é bom demais, foi feito para levar tombo e nao dar nada. Cai, arranha mas nao para de funcionar. Simplesmente levantei (todo dolorido) e continuei o meu trajeto. Se fosse SS tinha q chamar reboque.
Assunto nada haver. Hj cai em uma rotatoria (oleo). Deveria estar a uns 20-30km/h. Moto de trilha é bom demais, foi feito para levar tombo e nao dar nada. Cai, arranha mas nao para de funcionar. Simplesmente levantei (todo dolorido) e continuei o meu trajeto. Se fosse SS tinha q chamar reboque.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Esse é um dos motivos que me seguro de trocar os plásticos dela e também de arrumar alguns detalhes estéticos. Não que queira cair e evito o máximo possivel até de ficar inventando demais com ela (tô andando bem safe comparado com o que andava uns anos atrás), mas se cair, pelo menos só o ego que vai machucado e não a carteira
É uma coisa a menos que me preocupar, ainda mais que gosto de me aventurar nessas estradas de terra e trilhas leves. Até naquela vez que cai no atoleiro, tive que deitar a moto para poder puxar ela. Nem sei se arranhou algo a mais do que tava, mas se tivesse com a moto pelinho, com certeza teria me dado muito dó
Talvez o dia que eu vá vender ela bote todo o kit de carenagens R1de da Biker, só porque o bostileiro come com os olhos, a Tony pode estar cheia de peças e upgrades das melhores marcas nacionais e mecânica peloviski, mas se tiver carenagem ralada, quebrada e detalhes estéticos ele acha que não vale. Ai compra uma toda maquiada e bonitinha, que é uma bomba.
MAS...estou até pensando trazer a máscara da Tornado argentina do Aliexpress, com a versão de farol de led. Esse farol original mesmo com lâmpada boa continuo achando muito ruim. Ontem de novo a noite me pegou voltando do role, e senti a iluminação deficiente pacas.
E torcer pros canas não embaçar...acho que o único risco mesmo são os PRF me pegar na estrada. Dentro de SP, só evitar comando de boina branca e deu (esses eu evito até com o veículo 100% original e tudo em regra, os fdp não deixa escapar nada)
https://pt.aliexpress.com/item/10050044 ... 3zQIxaB3Dn
É uma coisa a menos que me preocupar, ainda mais que gosto de me aventurar nessas estradas de terra e trilhas leves. Até naquela vez que cai no atoleiro, tive que deitar a moto para poder puxar ela. Nem sei se arranhou algo a mais do que tava, mas se tivesse com a moto pelinho, com certeza teria me dado muito dó
Talvez o dia que eu vá vender ela bote todo o kit de carenagens R1de da Biker, só porque o bostileiro come com os olhos, a Tony pode estar cheia de peças e upgrades das melhores marcas nacionais e mecânica peloviski, mas se tiver carenagem ralada, quebrada e detalhes estéticos ele acha que não vale. Ai compra uma toda maquiada e bonitinha, que é uma bomba.
MAS...estou até pensando trazer a máscara da Tornado argentina do Aliexpress, com a versão de farol de led. Esse farol original mesmo com lâmpada boa continuo achando muito ruim. Ontem de novo a noite me pegou voltando do role, e senti a iluminação deficiente pacas.
E torcer pros canas não embaçar...acho que o único risco mesmo são os PRF me pegar na estrada. Dentro de SP, só evitar comando de boina branca e deu (esses eu evito até com o veículo 100% original e tudo em regra, os fdp não deixa escapar nada)
https://pt.aliexpress.com/item/10050044 ... 3zQIxaB3Dn
Resultado do role de hj.
Dois retrovisores quebrados, lanterna, manete de freio, seta direita e pedal empenado. Detalhe q os meus retrovisores sao retrateis. Kkk
Dois retrovisores quebrados, lanterna, manete de freio, seta direita e pedal empenado. Detalhe q os meus retrovisores sao retrateis. Kkk
Tornado 300
Carai... tudo bem com vc?
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
"Por um Brasil Melhor"
queiroga escreveu: 22 Jul 2023, 23:12 Carai... tudo bem com vc?
Sim, so a moto q sofreu danos.
Tornado 300