Como suspensoes funcionam.

Tópicos com dicas sobre elétrica, mecânica e conhecimento geral.
SPEED RACER
Mito

Re: Suspensoes

Mensagem por SPEED RACER »

Carai di asa, eu tava perdendo esse tópico :frt:

Vinicius, muito boas explicações, parabéns pela iniciativa!

Não sei se posso fazer uma consulta aqui (ainda não li todo o topico, quero fazer isso com calma).
Sobre a pré carga eu entendi perfeitamente, agora queria saber uma coisa:

O que muda ao trocar a viscosidade do oleo do amortecedor?
Por exemplo, minha moto (Fz250) mergulha demais nas frenagens, pra piorar tenho 100kg }:)
Estou em vias de mudar o oleo que originalmente é o 10w para o de 20w, com isso eu resolvo o "problema" de forma correta?
B-King Of The Urban Jungle
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Vinicius,

Se o cabra mula as hastes que ligam o link, acho que o nome em inglês é dog bone, e um mais curto ou mais longo pra alterar a altura da moto, a relacao de movimento muda??
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Tiu, a curva do RM nao muda, o que muda eh o ponto em que a suspensao vai estar em equilibrio quando o baixinho subir na moto.

Acho que respondi essa pergunta na pagina 7 (la chamei os dog bones como link.. mas acho que da pra entender). ;-)
Editado pela última vez por Vinicius. em 29 Jan 2013, 05:09, em um total de 1 vez.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

SPEED RACER escreveu: Sobre a pré carga eu entendi perfeitamente, agora queria saber uma coisa:

O que muda ao trocar a viscosidade do oleo do amortecedor?
Por exemplo, minha moto (Fz250) mergulha demais nas frenagens, pra piorar tenho 100kg }:)
Estou em vias de mudar o oleo que originalmente é o 10w para o de 20w, com isso eu resolvo o "problema" de forma correta?
Speed, o correto eh refazer todo o acerto da suspensao. Mudando so o oleo/valvulas ou so a mola nao eh correto.

POREM, pra fazer direito tem que ter acesso a aparelhos pra analisar os resultados ou alguem com muita experiencia e sensibilidade pra testar, o que quase ninguem tem.

Se o problema eh a moto chegar a dar fim de curso em frenagem ou mergulhar demais, recomendo voce aumentar a pre-carga na frente. Faca um calco pra colocar entre a mola e a tampa da bengala.

Se o problema eh a velocidade em que a moto mergulha, ai troca o oleo.
SPEED RACER
Mito

Fala Vinicius!
Infelizmente a moto é bem limitada qto às regulagens de suspensão, a suspa dianteira não tem nenhum tipo de ajuste.
Acredito que seria dificil instalar um calço, mas vou ver isso direitinho depois.
Na verdade é mais por diversão e aprendizado do que por outro motivo, com essa moto não tenho nenhuma pretensão de ser jaspion rsrsrsr até pq não dá kuaukauk
Pensando aqui comigo, acho que o problema lá são as duas coisas, velocidade de mergulho e pré-carga da mola, pois qdo eu monto na moto a suspa ja desce um bocado e qdo freio ela afunda muito fácil.

Agradecido pela dicas e acompanhando o tópico que com certeza merece ir pro "pérolas" !
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

SPEED RACER escreveu:Infelizmente a moto é bem limitada qto às regulagens de suspensão, a suspa dianteira não tem nenhum tipo de ajuste.
Acredito que seria dificil instalar um calço, mas vou ver isso direitinho depois.
Colocar o calco eh bem simples. O calco pode ate ser arruelas largas e grossas. Eh so colocar a moto num cavalete pra tirar o peso da suspensao dianteira, dai tirar as tampas das bengalas, colocar as arruelas e fechar as tampas.

Com as arruelas da pra ir testando ate achar uma pre-carga que fique como voce espera.

Trocando o oleo voce vai alterar o comportamento da moto nao so no mergulo, mas tambem o quao confortavel a moto vai ser passando em buracos por exemplo.
SPEED RACER
Mito

Então, eu acho que não teria espaço pras arruelas, acho que seria dificil recolocar a tampa.
Mas uma hora dessas vou abrir a tampa pra dar uma olhada.
De qqr forma, acho que vou testar o oleo mais viscoso (20w).
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Sergio escreveu: A única coisa que ainda não visualizo na minha cabeça é o tal do link que faz variar o K da roda. Entendi o conceito, só não sei como é que seria o desenho disso na suspensão para fazer variar a RM.
marquinho escreveu: Agora, como os links podem tornar a suspensão progressiva ou regressiva?
Atualizei com a explicacao sobre isso... preeeeeguntas fafavo!
RAlves
Motoqueiro

Re: Como suspensoes funcionam.

Mensagem por RAlves »

Eu li e entendi, complexo. Considerando que as motos normalmente nao usam links retos como o do exemplo, mas sim com o centro deslocado, que a distancia do eixo traseiro ate o link nao e fixa e tantas variaveis.... aff muita coisa hehe.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

RAlves escreveu:Eu li e entendi, complexo.
Eh. Por isso eu so tinha postado o grafico do resultado do link na RM.
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Vinicius. escreveu:
Sergio escreveu: A única coisa que ainda não visualizo na minha cabeça é o tal do link que faz variar o K da roda. Entendi o conceito, só não sei como é que seria o desenho disso na suspensão para fazer variar a RM.
marquinho escreveu: Agora, como os links podem tornar a suspensão progressiva ou regressiva?
Atualizei com a explicacao sobre isso... preeeeeguntas fafavo!
Slide 3 ilustrou bem, deixou o conceito claríssimo.
Next chapter please... ;-)
Sergio
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Muito massa a atualização
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Sergio escreveu:Slide 3 ilustrou bem, deixou o conceito claríssimo.
Next chapter please... ;-)
;-)

Acho que vou dar uma explicada rapida em como molas progressivas funcionam, dai parto pra frequencia natural.
Tio Frei escreveu:Muito massa a atualização
;-)

Pessoal que nao entedeu algo de qualquer parte da explicacao sobre o assunto ate agora, facam perguntas por favor... ninguem vai parecer ignorante e vai ajudar outros que tenham a mesma duvida! :wink:
Lucas_1
Roda Presa

Mensagem por Lucas_1 »

Caraca tópico fodástico! Parabéns pela inciativa Vinicius!

Estou lendo todas as páginas aos poucos

Aproveitando segue minha pergunta

A um tempo atrás eu tinha uma GS 500e, já vendi e tudo mais e eu tenho os sonhados 70 kg

Eis q desde o dia que eu comprei ela, a moto começava a balançar a frente (bem lentamente) a partir de 160 km/h - em pista fechada é claro }:)

Fui em várias concessionarias, checaram os pneus, balancearam as rodas e naada de melhorar. Até q resolvi mudar o ajuste da suspa traseira do 4, q veio na moto, para o 6 e milagrosamente a moto ficou perfeita sem balancar ate os 200 km/h. Porém para andar na cidade ficou ruim.

Me ajuda ai! Abs!
Responsável pelo bom humor do MAD
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Muito bom o assunto. ;-)
Uma suspa bem regulada com pneus esportivos na calibragem correta, faz uma enorme diferença na tocada.
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Muito bom ;-) ;-) ;-)

Dúvida básica, dessas suspensões traseiras mais simples onde só se regula a pré carga, tendo a regulagem mínima pra pré carga e achando dura, quais seriam as consequencias do corte de voltas da mola?

* pra quem está querendo voltar ao tópico e não acha no Principal, clique no link Ver as suas mensagens ;-)
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
SPEED RACER
Mito

Interessante, tbm gostaria de saber pq cortando as molas a suspa fica dura, no caso dos carros por exemplo.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

SPEED RACER escreveu:Interessante, tbm gostaria de saber pq cortando as molas a suspa fica dura, no caso dos carros por exemplo.
Cortar elos da mola aumenta o Kmola.

Uma mola helicoidal eh nada mais que uma barra enrolada na forma da mola que torce quando eh comprimida.

Agora imaginem que desrolamos essa mola, fazemos ela voltar a ser uma barra.

Se vc prender uma ponta da barra e torcer a outra, vc vai sentir uma forca.

Agora se vc cortar dessa barra mais curta e tentar torcer ela denovo, vc vai precisar de mais forca pra torcer ela o mesmo tanto que antes, correto?

Entao quanto mais curta a barra, mais dificil de torcer, isto eh, maior o K.

Se nao estiver claro eu faco uns slides sobre isso depois.
SPEED RACER
Mito

Clarissimo!
Muito bom o exemplo, dessa forma da pra enxergar certinho o que acontece ;-)
Então, qto mais elos, menos força será nessessário aplicar para que a mesma mola se desloque por uma mesma distância?
Se cortarmos uma mola ao meio, a força (K) tem que ser dobrada ou não é assim que funciona?
SPEED RACER
Mito

Outra pergunta:

Se mudar a viscosidade do oleo, a velocidade de mergulho será alterada, e a velocidade de retorno tbm será?
Ou no retorno o oleo não passa por nenhuma válvula?
Responder