Como suspensoes funcionam.
- SPEED RACER
- Mito
Re: Suspensoes
Carai di asa, eu tava perdendo esse tópico
Vinicius, muito boas explicações, parabéns pela iniciativa!
Não sei se posso fazer uma consulta aqui (ainda não li todo o topico, quero fazer isso com calma).
Sobre a pré carga eu entendi perfeitamente, agora queria saber uma coisa:
O que muda ao trocar a viscosidade do oleo do amortecedor?
Por exemplo, minha moto (Fz250) mergulha demais nas frenagens, pra piorar tenho 100kg
Estou em vias de mudar o oleo que originalmente é o 10w para o de 20w, com isso eu resolvo o "problema" de forma correta?
Vinicius, muito boas explicações, parabéns pela iniciativa!
Não sei se posso fazer uma consulta aqui (ainda não li todo o topico, quero fazer isso com calma).
Sobre a pré carga eu entendi perfeitamente, agora queria saber uma coisa:
Por exemplo, minha moto (Fz250) mergulha demais nas frenagens, pra piorar tenho 100kg
Estou em vias de mudar o oleo que originalmente é o 10w para o de 20w, com isso eu resolvo o "problema" de forma correta?
B-King Of The Urban Jungle
- Tio Frei
- Mito
Vinicius,
Se o cabra mula as hastes que ligam o link, acho que o nome em inglês é dog bone, e um mais curto ou mais longo pra alterar a altura da moto, a relacao de movimento muda??
Se o cabra mula as hastes que ligam o link, acho que o nome em inglês é dog bone, e um mais curto ou mais longo pra alterar a altura da moto, a relacao de movimento muda??
- Vinicius.
- Motoqueiro
Tiu, a curva do RM nao muda, o que muda eh o ponto em que a suspensao vai estar em equilibrio quando o baixinho subir na moto.
Acho que respondi essa pergunta na pagina 7 (la chamei os dog bones como link.. mas acho que da pra entender).
Acho que respondi essa pergunta na pagina 7 (la chamei os dog bones como link.. mas acho que da pra entender).
Editado pela última vez por Vinicius. em 29 Jan 2013, 05:09, em um total de 1 vez.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Speed, o correto eh refazer todo o acerto da suspensao. Mudando so o oleo/valvulas ou so a mola nao eh correto.SPEED RACER escreveu: Sobre a pré carga eu entendi perfeitamente, agora queria saber uma coisa:
Por exemplo, minha moto (Fz250) mergulha demais nas frenagens, pra piorar tenho 100kg![]()
POREM, pra fazer direito tem que ter acesso a aparelhos pra analisar os resultados ou alguem com muita experiencia e sensibilidade pra testar, o que quase ninguem tem.
Se o problema eh a moto chegar a dar fim de curso em frenagem ou mergulhar demais, recomendo voce aumentar a pre-carga na frente. Faca um calco pra colocar entre a mola e a tampa da bengala.
Se o problema eh a velocidade em que a moto mergulha, ai troca o oleo.
- SPEED RACER
- Mito
Fala Vinicius!
Infelizmente a moto é bem limitada qto às regulagens de suspensão, a suspa dianteira não tem nenhum tipo de ajuste.
Acredito que seria dificil instalar um calço, mas vou ver isso direitinho depois.
Na verdade é mais por diversão e aprendizado do que por outro motivo, com essa moto não tenho nenhuma pretensão de ser jaspion rsrsrsr até pq não dá kuaukauk
Pensando aqui comigo, acho que o problema lá são as duas coisas, velocidade de mergulho e pré-carga da mola, pois qdo eu monto na moto a suspa ja desce um bocado e qdo freio ela afunda muito fácil.
Agradecido pela dicas e acompanhando o tópico que com certeza merece ir pro "pérolas" !
Infelizmente a moto é bem limitada qto às regulagens de suspensão, a suspa dianteira não tem nenhum tipo de ajuste.
Acredito que seria dificil instalar um calço, mas vou ver isso direitinho depois.
Na verdade é mais por diversão e aprendizado do que por outro motivo, com essa moto não tenho nenhuma pretensão de ser jaspion rsrsrsr até pq não dá kuaukauk
Pensando aqui comigo, acho que o problema lá são as duas coisas, velocidade de mergulho e pré-carga da mola, pois qdo eu monto na moto a suspa ja desce um bocado e qdo freio ela afunda muito fácil.
Agradecido pela dicas e acompanhando o tópico que com certeza merece ir pro "pérolas" !
- Vinicius.
- Motoqueiro
Colocar o calco eh bem simples. O calco pode ate ser arruelas largas e grossas. Eh so colocar a moto num cavalete pra tirar o peso da suspensao dianteira, dai tirar as tampas das bengalas, colocar as arruelas e fechar as tampas.SPEED RACER escreveu:Infelizmente a moto é bem limitada qto às regulagens de suspensão, a suspa dianteira não tem nenhum tipo de ajuste.
Com as arruelas da pra ir testando ate achar uma pre-carga que fique como voce espera.
Trocando o oleo voce vai alterar o comportamento da moto nao so no mergulo, mas tambem o quao confortavel a moto vai ser passando em buracos por exemplo.
- SPEED RACER
- Mito
Então, eu acho que não teria espaço pras arruelas, acho que seria dificil recolocar a tampa.
Mas uma hora dessas vou abrir a tampa pra dar uma olhada.
De qqr forma, acho que vou testar o oleo mais viscoso (20w).
Mas uma hora dessas vou abrir a tampa pra dar uma olhada.
De qqr forma, acho que vou testar o oleo mais viscoso (20w).
- Vinicius.
- Motoqueiro
Sergio escreveu: A única coisa que ainda não visualizo na minha cabeça é o tal do link que faz variar o K da roda. Entendi o conceito, só não sei como é que seria o desenho disso na suspensão para fazer variar a RM.
Atualizei com a explicacao sobre isso... preeeeeguntas fafavo!marquinho escreveu: Agora, como os links podem tornar a suspensão progressiva ou regressiva?
Re: Como suspensoes funcionam.
Eu li e entendi, complexo. Considerando que as motos normalmente nao usam links retos como o do exemplo, mas sim com o centro deslocado, que a distancia do eixo traseiro ate o link nao e fixa e tantas variaveis.... aff muita coisa hehe.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Eh. Por isso eu so tinha postado o grafico do resultado do link na RM.RAlves escreveu:Eu li e entendi, complexo.
Slide 3 ilustrou bem, deixou o conceito claríssimo.Vinicius. escreveu:Sergio escreveu: A única coisa que ainda não visualizo na minha cabeça é o tal do link que faz variar o K da roda. Entendi o conceito, só não sei como é que seria o desenho disso na suspensão para fazer variar a RM.Atualizei com a explicacao sobre isso... preeeeeguntas fafavo!marquinho escreveu: Agora, como os links podem tornar a suspensão progressiva ou regressiva?
Next chapter please...
Sergio
- Tio Frei
- Mito
Muito massa a atualização
- Vinicius.
- Motoqueiro
Sergio escreveu:Slide 3 ilustrou bem, deixou o conceito claríssimo.
Next chapter please...
Acho que vou dar uma explicada rapida em como molas progressivas funcionam, dai parto pra frequencia natural.
Tio Frei escreveu:Muito massa a atualização
Pessoal que nao entedeu algo de qualquer parte da explicacao sobre o assunto ate agora, facam perguntas por favor... ninguem vai parecer ignorante e vai ajudar outros que tenham a mesma duvida!
Caraca tópico fodástico! Parabéns pela inciativa Vinicius!
Estou lendo todas as páginas aos poucos
Aproveitando segue minha pergunta
A um tempo atrás eu tinha uma GS 500e, já vendi e tudo mais e eu tenho os sonhados 70 kg
Eis q desde o dia que eu comprei ela, a moto começava a balançar a frente (bem lentamente) a partir de 160 km/h - em pista fechada é claro
Fui em várias concessionarias, checaram os pneus, balancearam as rodas e naada de melhorar. Até q resolvi mudar o ajuste da suspa traseira do 4, q veio na moto, para o 6 e milagrosamente a moto ficou perfeita sem balancar ate os 200 km/h. Porém para andar na cidade ficou ruim.
Me ajuda ai! Abs!
Estou lendo todas as páginas aos poucos
Aproveitando segue minha pergunta
A um tempo atrás eu tinha uma GS 500e, já vendi e tudo mais e eu tenho os sonhados 70 kg
Eis q desde o dia que eu comprei ela, a moto começava a balançar a frente (bem lentamente) a partir de 160 km/h - em pista fechada é claro
Fui em várias concessionarias, checaram os pneus, balancearam as rodas e naada de melhorar. Até q resolvi mudar o ajuste da suspa traseira do 4, q veio na moto, para o 6 e milagrosamente a moto ficou perfeita sem balancar ate os 200 km/h. Porém para andar na cidade ficou ruim.
Me ajuda ai! Abs!
Responsável pelo bom humor do MAD
Muito bom o assunto.
Uma suspa bem regulada com pneus esportivos na calibragem correta, faz uma enorme diferença na tocada.
Uma suspa bem regulada com pneus esportivos na calibragem correta, faz uma enorme diferença na tocada.
Muito bom
Dúvida básica, dessas suspensões traseiras mais simples onde só se regula a pré carga, tendo a regulagem mínima pra pré carga e achando dura, quais seriam as consequencias do corte de voltas da mola?
* pra quem está querendo voltar ao tópico e não acha no Principal, clique no link Ver as suas mensagens
Dúvida básica, dessas suspensões traseiras mais simples onde só se regula a pré carga, tendo a regulagem mínima pra pré carga e achando dura, quais seriam as consequencias do corte de voltas da mola?
* pra quem está querendo voltar ao tópico e não acha no Principal, clique no link Ver as suas mensagens
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

- SPEED RACER
- Mito
Interessante, tbm gostaria de saber pq cortando as molas a suspa fica dura, no caso dos carros por exemplo.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Cortar elos da mola aumenta o Kmola.SPEED RACER escreveu:Interessante, tbm gostaria de saber pq cortando as molas a suspa fica dura, no caso dos carros por exemplo.
Uma mola helicoidal eh nada mais que uma barra enrolada na forma da mola que torce quando eh comprimida.
Agora imaginem que desrolamos essa mola, fazemos ela voltar a ser uma barra.
Se vc prender uma ponta da barra e torcer a outra, vc vai sentir uma forca.
Agora se vc cortar dessa barra mais curta e tentar torcer ela denovo, vc vai precisar de mais forca pra torcer ela o mesmo tanto que antes, correto?
Entao quanto mais curta a barra, mais dificil de torcer, isto eh, maior o K.
Se nao estiver claro eu faco uns slides sobre isso depois.
- SPEED RACER
- Mito
Clarissimo!
Muito bom o exemplo, dessa forma da pra enxergar certinho o que acontece
Então, qto mais elos, menos força será nessessário aplicar para que a mesma mola se desloque por uma mesma distância?
Se cortarmos uma mola ao meio, a força (K) tem que ser dobrada ou não é assim que funciona?
Muito bom o exemplo, dessa forma da pra enxergar certinho o que acontece
Então, qto mais elos, menos força será nessessário aplicar para que a mesma mola se desloque por uma mesma distância?
Se cortarmos uma mola ao meio, a força (K) tem que ser dobrada ou não é assim que funciona?
- SPEED RACER
- Mito
Outra pergunta:
Se mudar a viscosidade do oleo, a velocidade de mergulho será alterada, e a velocidade de retorno tbm será?
Ou no retorno o oleo não passa por nenhuma válvula?
Se mudar a viscosidade do oleo, a velocidade de mergulho será alterada, e a velocidade de retorno tbm será?
Ou no retorno o oleo não passa por nenhuma válvula?