Diário da Alemoa - um tapa no visual aos 60 kkm
-
Robson
Re: Diario da minha Alemoa (conserto McGyver do pisca p.8)
Tomei um susto qdo vi essa foto.Allende escreveu:Caraio, como estragam essas bm´s né?
Ab, Allende
Isso é feito pra estragar, tá doido.....

-
Puma
Putzzzzz............. realmente BMW não é feita para um cara tosco como eu.
fui..........
fui..........
Parabéns Rods, para você e seus amigos.
Nem MC Gyver enfrentaria o esquema elétrico dessa foto. Tenho certeza que o MC Gyver nessa situação iria chorar no cantinho.
Nem MC Gyver enfrentaria o esquema elétrico dessa foto. Tenho certeza que o MC Gyver nessa situação iria chorar no cantinho.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
-
Augusto Intruder
- Roda Presa
Peça de moto maior é caro seja a marca qual for. Minha Bandit 1200 2007 deu curto nos comandos do punho (sei lá porque, mas foi logo depois que deixei a moto por 5 minutos parada na rua sem olhar). Levei na CC e o preço do punho é R$ 800,00...Disse que não compraria, então o mecânico tentará resolver (ainda estou aguardando).
Até a dona a Honda arrebenta a gente nos preços de peças. Por outro lado, as vezes fico na dúvida se as peças são caras ou o real que não vale mais nada...
Abraços, Augusto
Até a dona a Honda arrebenta a gente nos preços de peças. Por outro lado, as vezes fico na dúvida se as peças são caras ou o real que não vale mais nada...
Abraços, Augusto
Tô pra ver um tópico de mimimi da honda. Ainda não vi, deve ser minha internet ruim
bmw - check
suzuki - check
dafra - check
Ab, Allende
bmw - check
suzuki - check
dafra - check
Ab, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
-
Augusto Intruder
- Roda Presa
Não tem mimmimi porque normalmente os problemas das Hondas não têm solução. Tive uma Transpaca que balançava a frente entre 70 e 90 km/h e a concessionária disse que era normal, aliás, se você procurar vai ver que isso é recorrente nas Transpacas...Só que não tem o que postar, já que o problema não tem solução, aliás, a solução é trocar por outra moto...Allende escreveu:Tô pra ver um tópico de mimimi da honda. Ainda não vi, deve ser minha internet ruim![]()
bmw - check
suzuki - check
dafra - check
![]()
Ab, Allende
Pra não falar das CBRs fumacentas, das CB300 e XRE babando óleo, das Falcons com problemas recorrentes do regulador de tensão, etc...Tive três motos Hondas, Falcon, Transpaca e CRF230. Das 3, apenas a CRF230 é uma moto que vale o que pedem e que é plenamente confiável...
Teria tranquilamente outra moto Honda, porque diferentemente de muitos, compro a moto que no momento acho que vai me atender melhor, e sei que qualquer moto pode apresentar problemas...
Talvez em relação as europeias, as japonesas estejam um degrau acima em confiabilidade, mas isto é apenas uma percepção míope do assunto, uma vez que no Brasil não temos nem como comparar empresas que por aqui se instalaram a mais de 50 anos com outras que estão ainda se instalando.
Depoimento de narizinhos torcidos raivosos não conta
Transpaca balançando a 90??? Fala mais
.
Transpaca balançando a 90??? Fala mais
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
-
Robson
desculpe, mas olhando um punho de comando com esse grau de complexidade, a questão da confiabilidade não está na experiência de uma ou outra, e sim na concepção do projeto.Augusto Intruder escreveu: Talvez em relação as europeias, as japonesas estejam um degrau acima em confiabilidade, mas isto é apenas uma percepção míope do assunto, uma vez que no Brasil não temos nem como comparar empresas que por aqui se instalaram a mais de 50 anos com outras que estão ainda se instalando.
no caso da BMW, botaram uma sofisticação desnecessária, onde algumas chaves mais simples e um fios de cobre resolveriam.
se o punho é assim fico imaginando o resto da moto.
não é a toa que as BMWs são campeãs de guincho.....rs
Não sei porque vocês acham esse punho tão complexo. É só uma porção de interruptores soldados em um circuito impresso. E o que é um circuito impresso senão fios de cobre pintados sobre em uma chapinha? A complexidade deles é a mesma de qualquer interruptor, sem qualquer diferença.
A parte eletrônica está toda fora desse punho, na central eletrônica. Os interruptores (switches) aí apenas mandam um sinal elétrico simplório a cada vez que são apertados. Uma membrana metálica dentro do switch se dobra e toca em outra membrana metálica debaixo dela, fechando circuito. Super simples.
No caso desse aí percebo claramente um aproveitamento de peça para baratear custos. A estrutura interna da placa e seus switches é a mesma para os punhos de uma porção de motos diferentes, com mais ou menos comandos. Cada uma utiliza somente os switches que são necessários e o restante todo fica lá sem ação.
Considerando a quantidade de comandos que tem aí ao alcance dos dedos, se eu fosse o engenheiro que projetou isso também optaria por uma placa impressa. Muito melhor que fiozinhos para todo lado.
A parte eletrônica está toda fora desse punho, na central eletrônica. Os interruptores (switches) aí apenas mandam um sinal elétrico simplório a cada vez que são apertados. Uma membrana metálica dentro do switch se dobra e toca em outra membrana metálica debaixo dela, fechando circuito. Super simples.
No caso desse aí percebo claramente um aproveitamento de peça para baratear custos. A estrutura interna da placa e seus switches é a mesma para os punhos de uma porção de motos diferentes, com mais ou menos comandos. Cada uma utiliza somente os switches que são necessários e o restante todo fica lá sem ação.
Considerando a quantidade de comandos que tem aí ao alcance dos dedos, se eu fosse o engenheiro que projetou isso também optaria por uma placa impressa. Muito melhor que fiozinhos para todo lado.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Punho normal serve de qualquer moto, é só acertar a fiação.Augusto Intruder escreveu:Peça de moto maior é caro seja a marca qual for. Minha Bandit 1200 2007 deu curto nos comandos do punho (sei lá porque, mas foi logo depois que deixei a moto por 5 minutos parada na rua sem olhar). Levei na CC e o preço do punho é R$ 800,00...Disse que não compraria, então o mecânico tentará resolver (ainda estou aguardando).
Abraços, Augusto
Taí uma coisa que desconheço... tem punhos intercambiáveis por aí? Ou o punho de comandos da CG é um, da CB300 outro, e assim por diante?Joaquim escreveu:
Punho normal serve de qualquer moto, é só acertar a fiação.
Pelo que eu percebo, cada marca faz o trequinho de um jeito, inclusive utilizando conectores diferentes, para que não sejam tão intercambiáveis assim.
De resto, se considerar que são somente um conjunto de interruptores (e são), realmente é só acertar a fiação e os switches. Foi o que eu fiz.
-
Robson
Se vc trabalhasse com eletrônica ia saber pq esse conceito é muito delicado para essa aplicação.rods escreveu:Não sei porque vocês acham esse punho tão complexo. É só uma porção de interruptores soldados em um circuito impresso. E o que é um circuito impresso senão fios de cobre pintados sobre em uma chapinha? A complexidade deles é a mesma de qualquer interruptor, sem qualquer diferença.
Moto é um ambiente muito hostil para qualquer coisa eletrônica, mesmo as mais simples.
tanto que em uma moto pouco rodada com a sua já deu problema.
e se vc não conhecesse uns caras safos, ia morrer em um punho novo, pq não é qualquer um que faz a gambi que vc´s fizeram.....
É isso.
-
Robson
Punho normal é sim compatível com qualquer moto normal...rsrods escreveu:Taí uma coisa que desconheço... tem punhos intercambiáveis por aí? Ou o punho de comandos da CG é um, da CB300 outro, e assim por diante?Joaquim escreveu:
Punho normal serve de qualquer moto, é só acertar a fiação.
Pelo que eu percebo, cada marca faz o trequinho de um jeito, inclusive utilizando conectores diferentes, para que não sejam tão intercambiáveis assim.
De resto, se considerar que são somente um conjunto de interruptores (e são), realmente é só acertar a fiação e os switches. Foi o que eu fiz.
Eu adaptei o painel de tornado (digital) em uma XT600.... só saber onde ligar cada fio que tá de boa.
Com certeza, Robson, concordo. Qualquer conjunto de 7 interruptores pode fazrr as funções desse punho ai, basta acertar os fios. Simples. Poderia usar outro, mas qual tem 7? Achei bem mais fácil consertar. Era só dar um jeito de trocar o switch.
Todo interruptor consiste de elementos metálicos que se tocam. Qualquer deles. A complexidade da eletrônica não está neste componente. Tampouco no circuito impresso.
Enviado de meu GT-I8262B usando Tapatalk
Todo interruptor consiste de elementos metálicos que se tocam. Qualquer deles. A complexidade da eletrônica não está neste componente. Tampouco no circuito impresso.
Enviado de meu GT-I8262B usando Tapatalk
-
Robson
Não é a complexidade em si do componento, mas a delicadeza....rsrs
Há interruptores mais parrudos para essa aplicação.
E a placa de circuito impresso tb não é lá muito indicada para um componente onde pode entrar água e poeira.
É isso..... tudo se resumo à aplicação.
Há interruptores mais parrudos para essa aplicação.
E a placa de circuito impresso tb não é lá muito indicada para um componente onde pode entrar água e poeira.
É isso..... tudo se resumo à aplicação.
-
Robson
Mas Rods, tá blz, achei que foi uma solução até elegante para o problema que vc tinha.rs
Robson, a gente entra nos debates e acaba parecendo xiita defendendo uma causa. O que eu acho é que a complexidade dessa porra toda tá na tal central eletrônica, que vem a ser uma caixa blindada que fica no meio da moto. Ela, se der pau vai toda pro lixo sem chance de nem saber que deu lá dentro. Esses comandos de punho são só um conjunto de interruptores, coisa simples. Que estejam numa placa ou cheios de fios, ainda são só mecanismos simplesinhos de liga/deliga.
Essa minha solução é um paliativo, uma legítima gambiarra para manter a moto rodando enquanto a peça necessária não chega. É engraçado como a gente sente falta do pisca quando não tem. Dá uma sensação de insegurança, como se o cara que vem atrás pudesse atropelar a moto quando a gente quer só fazer uma conversão à direita.
Esse micro-switch que eu coloquei aí não deve resistir à água tanto quanto os originais. Se der um banho com aquelas mangueiras de pressão então, acho que vai para o saco na hora. Os originais tem uma capinha de borracha que se propõe a fazer o papel da vedação. Já a placa de circuito é vedada pela resina, que é bem espessa e dura. Toda a placa é resinada depois das soldas, cobre tudo mesmo.
Agora, vamos convir que... se fosse tudo tão bem feito quanto fica parecendo com isso que escrevo, como explicar que tenha estragado? Algum elemento possível de falha tem ali. Qual exatamente ainda é minha curiosidade. Apesar de toda mexida, de ter desmontado até o switch, não descobri exatamente onde se dava a falha. DEvia estar dentro dele (mas não achei), ou na solda dele na placa (não consegui chegar nela). Das soldas dos conectores adiante estava tudo perfeitinho.
Essa minha solução é um paliativo, uma legítima gambiarra para manter a moto rodando enquanto a peça necessária não chega. É engraçado como a gente sente falta do pisca quando não tem. Dá uma sensação de insegurança, como se o cara que vem atrás pudesse atropelar a moto quando a gente quer só fazer uma conversão à direita.
Esse micro-switch que eu coloquei aí não deve resistir à água tanto quanto os originais. Se der um banho com aquelas mangueiras de pressão então, acho que vai para o saco na hora. Os originais tem uma capinha de borracha que se propõe a fazer o papel da vedação. Já a placa de circuito é vedada pela resina, que é bem espessa e dura. Toda a placa é resinada depois das soldas, cobre tudo mesmo.
Agora, vamos convir que... se fosse tudo tão bem feito quanto fica parecendo com isso que escrevo, como explicar que tenha estragado? Algum elemento possível de falha tem ali. Qual exatamente ainda é minha curiosidade. Apesar de toda mexida, de ter desmontado até o switch, não descobri exatamente onde se dava a falha. DEvia estar dentro dele (mas não achei), ou na solda dele na placa (não consegui chegar nela). Das soldas dos conectores adiante estava tudo perfeitinho.
Simples, componente com defeito de fábrica, no caso, defeito de quem fabricou o switch...rods escreveu:
Concordo no que disse a respeito, o foda é a quantidade de bmw que apresenta problemas diversos para uma quantidade x de vendas...
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Filtros de óleo
Acabaram de chegar os filtros de óleo que comprei da Alemanha para quando chegar a hora de trocar o óleo. Ebay rulez,

Valores:
Preço de cada filtro: 10,50 euros (R$ 34,26)
Total em peças: 21 euros (R$ 68,46)
Frete da Alemanha para cá: 7,90 euros (R$ 25,75)
Total da compra: 28,90 euros (R$ 94,21)
Não fui taxado, mercadoria chegou em casa sem dramas. E cada filtro veio com um anel de vedação para troca.
Mais uma vez, dá para ter uma BMW sem dramas, é só saber procurar as peças. Não me parece que o preço tenha ficado tão fora da realidade assim. Eu poderia também colocar filtro adaptado, nas dicas de peças compatíveis falam do filtro do Ford Ka. Mas preferi esses específicos. Não são os originais, mas são bem recomendados por aí afora.

Valores:
Preço de cada filtro: 10,50 euros (R$ 34,26)
Total em peças: 21 euros (R$ 68,46)
Frete da Alemanha para cá: 7,90 euros (R$ 25,75)
Total da compra: 28,90 euros (R$ 94,21)
Não fui taxado, mercadoria chegou em casa sem dramas. E cada filtro veio com um anel de vedação para troca.
Mais uma vez, dá para ter uma BMW sem dramas, é só saber procurar as peças. Não me parece que o preço tenha ficado tão fora da realidade assim. Eu poderia também colocar filtro adaptado, nas dicas de peças compatíveis falam do filtro do Ford Ka. Mas preferi esses específicos. Não são os originais, mas são bem recomendados por aí afora.
Re: Downgrade com estilo
Achei um profeta no meu tópico. Ticano falou isso em 7/10/13. Moto deu zica nisso em janeiro/14.Ticano escreveu:Parabéns Rods, o que ela perde em potência ganha em peso e maneabilidade, rapidinho tu tá 100% acostumado com ela.
A sua tem o aquecedor de manopla né? malditos tiraram quando nacionalizaram![]()
Dicas:
1. Esse preto fosco risca só de olhar, pinta logo essa faixa central da moto.
2. O paralama dela é cheio dos detalhes, mas não aparecem por causa do preto fosco, manda tinta nele também, a moto muda legal o visual, fica mais esportiva e tal, mas tem o fator gosto aí que pesa também![]()
3. Olha se os comandos do piscas estão ok![]()
4. Funfa um protetor de motor
Nada mais há de fazer