Sai do MSM - Bouvelard C1500 - Impressões e Dúvidas

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bruno Cidade
Novato

Re: Sai do MSM - Bouvelard C1500 - Impressões e Dúvidas

Mensagem por Bruno Cidade »

Motociclista Cristao escreveu:
Bruno Cidade escreveu:Pessoal, desculpe o sumiço, mas essa semana estava tentando solucionar o problema.
Tudo indica que o problema é o mesmo é velho problema dela, o sistema de carga da bateria.
Quando eu comprei ela há dois meses atrás troquei o retificador e mandei enrolar o estator novamente, para ficar tudo ok.
Agora, depois dessa pane, quando chegou aqui a bateria esta com 11v.
Dei uma carga nela e agora está com 12.6, 12.7.
Coloquei de novo e ela ligou normalmente.
Mas quando acelera não aumenta fica em 12.6, 12.7, ou seja, não está recarregando.

Agora é levar de novo pra oficina pra fechar o diagnóstico, já que essas medições ou mesmo fiz em casa com o Multiteste.
Se for esse problema mesmo ou vai ter um retificador novo (de novo) ou algum outro problema pra ligar esse retificador, fio solto, sei lá, outra coisa.

Enfim, já estou com 2 retificadores aqui em casa, o primeiro que tirei dela quando comprei e instalei um novo já para não ter problema e esse segundo, que parece que não está funcionando.

Vou atualizando conforme for acontecendo mais novidades.

Resolveu o problema?

O Problema não foi resolvido, infelizmente.
Apenas mudar o retificador de local é uma medida que resolve parte do problema, mas o que resolve mesmo é ter um bom retificador.
O assunto é longo e complexo, porque cada moto reage de uma forma e cada moto tem uma medida que resolve ou ameniza.
Eu fiz muita coisa que outros fizeram e na minha não deu certo.
Coloquei o retificador na frente, troquei por um Mosfet, enrolei o estator em um boa empresa de SP mas nada disso resolveu.
A moto hoje está para vender, com muita dó, mas não consegui andar mais do que 450 km´s com ela, na viagem mais longa que fiz e que deu certo.
É uma puta moto de porte, tocada, de torque, mas na minha mão já foram 3 retificadores e 3 estatores e ainda não consegui faze-la ficar dentro dos conformes.
Na verdade o retificador sempre sobrevive, ele sobrecarrega o estator que torra, queima.

Foi isso, por um tempo me diverti com a moto e fui feliz, mas por muito, muito pouco tempo.
Hoje tenho 25 mil em moto parado tem 4 meses pra tentar vender, não consigo e não posso ir a nenhum encontro porque não confio andar com ela.

As recomendações para sanar o problema são diversas, foi listar as que mais ouvi:
- Colocar o retificador na frente ou perto do pedal de cambio
- Trocar o retificador por um de sistema Mosfet
- Usar KIT BMW da GS650 (retificador e estator, por serem mais eficiente)
- Enrolar o estator em um bom lugar, com fios grossos e banhado em boa resina
- Usar estator cerâmico (Shadow 600 tem ou fabricado por empresas como Wortech)
- Colocar um estator de qualidade (nôvo), um regulador Mosfet de qualidade (preferencia o CE-602) ajustar a mistura ar/combustível (para abaixar a temperatura do motor)

Enfim, testei metade dessas variaveis e ainda não consegui resolver.
Ela está a venda, se vender, blz.
Mas vou ser sincero, é com dor no coração.

É isso.

https://www.usadofacil.com.br/V6/detalhes.asp?cod=673578
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Mano...por que não estuda o sistema elétrico, refaz o estator e constrói um retificador/regulador de voltagem?

Tem coisa errada no caminho.

Retificar a onda é relativamente fácil. Só falta saber como funciona o regulador e saber as manhas para refazer o enrolamento do estator.
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Não sei se vc já fez, mas um amigo que tem uma aqui em SP trocou todas as lampadas por led para diminuir a carga além desses passos do MOSFET e deslocamento do local do regulador.
Mas pode ser que a sua localidade seja um fator dessa equação.
Ventoinha de PC no regulador até ajudaria e já vi aqui em SP outro dia um cara trocando o pneu de uma dessas branca com uma mas acho que o calor do motor aí deve ser punk para essa parte.
Uma dúvida que não lembro de ter lido, nessas tentativas vc acabou trocando a bateria? Calor para bateria tb é um veneno
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Meus sentimentos pela experiencia ruim amigo, nunca é legal trocar de motos por problemas que não se consegue resolver, uma pena.

Uma duvida em tudo isso, o retificador quando funciona mal força o estator é isso?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Bruno Cidade
Novato

Betao Atibaia escreveu:Não sei se vc já fez, mas um amigo que tem uma aqui em SP trocou todas as lampadas por led para diminuir a carga além desses passos do MOSFET e deslocamento do local do regulador.
Mas pode ser que a sua localidade seja um fator dessa equação.
Ventoinha de PC no regulador até ajudaria e já vi aqui em SP outro dia um cara trocando o pneu de uma dessas branca com uma mas acho que o calor do motor aí deve ser punk para essa parte.
Uma dúvida que não lembro de ter lido, nessas tentativas vc acabou trocando a bateria? Calor para bateria tb é um veneno
Trocar as lampadas por led é uma outra coisa a se fazer para que o sistema economize carga, mas não solução para o problema.
A ventoinha é um ponto que não se chegou a uma conclusão, porque dizem que melhora por esfriar a superfície, mas outros dizem que o calor que ela gera e o uso da carga, para poder funcionar não compensa, acaba ficando elas por elas.

Minha bateria é a usada originalmente, 12v 18ah da Yuasa, não abri mão de colocar a mesma, com a mesma especificação da original.
Bruno Cidade
Novato

Daninean escreveu:Meus sentimentos pela experiencia ruim amigo, nunca é legal trocar de motos por problemas que não se consegue resolver, uma pena.

Uma duvida em tudo isso, o retificador quando funciona mal força o estator é isso?
Isso mesmo meu amigo.
O retificador em geral força demais o estator que trabalha sempre no limite, fazendo com isso ele queimar.
Não adianta reforçar apenas o estator, tem que usar um retificador que seja mais eficiente nesse trabalho.

Não existe uma regra geral para ela, algumas funcionam bem com retificador x e estator y e em outras a mesma configuração não dura 100 km.
Estranho
Motociclista

Mensagem por Estranho »

Que chato, Bruno!

Tive problema assim com uma XL véia, conseguiram ajeitar.

Arrisco dizer que vc não achou alguém capaz de desenrolar!

Se estivesse bem folgado na vida, pegava essa tua motoca só para ver se o velho Jawa desenrolaria, kkk

Olha , Bruno, tudo tem jeito!

Imagem
Bruno Cidade
Novato

Estranho escreveu:Que chato, Bruno!

Tive problema assim com uma XL véia, conseguiram ajeitar.

Arrisco dizer que vc não achou alguém capaz de desenrolar!

Se estivesse bem folgado na vida, pegava essa tua motoca só para ver se o velho Jawa desenrolaria, kkk

Olha , Bruno, tudo tem jeito!

Imagem

HAHAHAhahahaha
Muito boa essa ideia!!

Então, agora estamos testando alguns retificadores de forma mais científica, medindo a sua de voltagem, enfim, sem achismo.
Porque até agora é só achismo, ah.. tenta isso, ah... tenta aquilo!
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

Betao Atibaia escreveu:Não sei se vc já fez, mas um amigo que tem uma aqui em SP trocou todas as lampadas por led
o farol dianteiro dela é de 7 polegadas? De repente dá até pra adaptar um daqueles "tipo daymaker" que o povo usa em Harley.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
cabelo sanchez
Novato

Mensagem por cabelo sanchez »

Olá sou cabelo sanchez ! e tenho à solução definitiva e real para sua moto ! C1500 ou LC1500 !!! e não é achismo ok !!!

https://youtu.be/tNmBXGO1PsU
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Cara, esses dias estava em um encontro de motos que acontece na torre de TV em Brasília/DF
Conversando com um motociclista que um amigo me apresentou, que estava lá com uma GSA 1250...
Conversa vai conversa vem, quando falamos de motos que tivemos ele me contou a história da moto que ele teve e que tem mais paixão...

Justamente uma LC 1500

Ele contou que foi ao ushuaia com a 1500, relatou que no percurso de ida teve que parar em várias cidades para substituir o estrator e/ou retificador da moto...

Em uma parte da viagem já puto com a moto encontrou um motociclista que disse que o problema destas motos é o óleo, segundo ele, a maioria coloca um óleo superior indicado pelo manual, e que isso faz a bomba de óleo trabalhar em outro regime o que faz o motor trabalhar em uma temperatura superior...

Era o caso dele, então ele colocou o óleo indicado pela Suzuki, e segundo ele nunca mais teve problemas e apaixonou pela moto...

Não sei se procede, mas fica a estória ou história não sei...
Imagem
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Mas o óleo indicado na suzuki br de 2013 pra traz em geral é tudo 20w50 lubrax da massa....... será o caso?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Daninean escreveu: 03 Out 2019, 11:56 Mas o óleo indicado na suzuki br de 2013 pra traz em geral é tudo 20w50 lubrax da massa....... será o caso?
Óleo não é só questão de viscosidade. Tem também a questão da composição (mineral, semi sintético ou sintético) e a questão da categoria (SL, SJ, SM, etc).
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Mas da forma que ele falou parece ser mais quanto a viscosidade, estranho é que geralmente a viscosidade menor não deveria exigir mais do motor ou bomba de oleo e etc... Mas sei lá.

Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Achei estranha a história, mas Só repasseicomo me foi passada... "Vai que..."
De todo modo se eu tivesse uma moto destas eu tentaria colocar exatamente o óleo indicado pela Suzuki e faria um teste, no máximo continuaria do mesmo jeito....

Se brincar até tentaria o óleo indicado para elas lá fora...
Imagem
Responder