Roncos mais bonitos de todos os tempos

Grupo de discussão geral sobre motos.
hawk
Roda Presa

Re: Roncos mais bonitos de todos os tempos

Mensagem por hawk »

Tio escreveu:A CB400/450 abaixava e subia os dois cilindros ao mesmo tempo e da CB500 era alternado. Essa característica fazia toda a diferença...
... o que torna os motores das CB's 400/450 mais confiáveis que os das CB's 500, pelo simples fato de que os cilindros das 400/450 sobem ao mesmo tempo. Já nas CB 500 os cilindros sobem separados... o que ocasiona a quebra da bancada de cilindros já na primeira rodada... :-D

Sério... é por isso mesmo. As CB 400/450 tem arranjo do vira de 360 graus de defasagem entre os pistões (sem defasagem), ou seja, os pistões estão sempre alinhados. Já nas CB 500/GS 500/EX 500, os pistões estão em 180 de defasagem, daí fica aquele ronco BOSTA...ops... chato de CGzão.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Hawk, tu que entende mais um pouco, por conta dos pistões subirem simultaneamente, as CB´s são boas em baixo giro???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Smoker escreveu:Hawk, tu que entende mais um pouco, por conta dos pistões subirem simultaneamente, as CB´s são boas em baixo giro???
Rapaz... eu acho que tem uma certa influência sim, porque o motor funciona mais equilibrado, estourando um cilindro a cada 360 graus do vira... A GS e a CB estouram a 0 e a 180, depois dão uma volta "falsa" sem detonar... depois voltam a detonar. Talvez nessa volta "falsa" o motor perca um pouco do fôlego... Mas a detonação mais próxima da GS e da CB tem um "soco" mais forte, e esses motores sobem de giro mais rápido me parece.

Mas é difícil afirmar que é o único motivo. Já andei de CB 500 e de GS 500 e senti que a GS 500 tem mais fôlego em baixa do que a CB 500. Atribuo isso às 2 válvulas por cilindro da GS em relação à CB...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

;-) Valeu.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Como eu sou ignorante, sempre achei que todas as motos de 2 cilindros os mesmo sempre subiam alternados. :pdl:
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Ah, o ronco das 500four é uma música!
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

hawk escreveu:

Junto com as CB's 400/500/750/900/1100, esta máquina também tinha um ronco muito bacana... Não me lembro de nada muito marcante da Kawasaki (exceto a Z1300), Suzuki (talvez os SACS e as RG's) e da Yamaha (os 2T talvez).

A Suzuki tinha sim hawk, esqueceu das GT 750 e as GT 380, eram motos de 3 cilindros e motor 2 tempos, a 750 tinha um radiador enorme, eu achava lindo o ronco.
Editado pela última vez por decoZ em 29 Nov 2010, 19:39, em um total de 1 vez.
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

decoZ escreveu: A Suzuki tinha sim hawk, esqueceu das GT 750 e as GT 380, eram motos de 3 cilindros e motor 2 tempos, a 750 tinha um radiador enorme.
É, dessas eu esqueci... bacanas também, com um escape 3x1.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Tio escreveu:
dtguga escreveu:Eu acho o som da Sete Galo muito irado !

E digo mais, para mim, não tem bicilindrico que tenho um som mais gostoso que o das CB450.... Meu sogro tem uma, e o som é um tesão .... Ele é mais parecido com os 4 cilindros, e não estrala tanto quanto das bicilindricas modernas, o porque disso eu não sei, mas eu acho irado
Um mecânico me explicou o seguinte quando perguntei pra ele por que a CB400/450 era tão legal e a CB500 é uma bosta:
A CB400/450 abaixava e subia os dois cilindros ao mesmo tempo e da CB500 era alternado. Essa característica fazia toda a diferença...
E pelo mesmo motivo é o único bibilindro que quase não vibra....

Quanto ao ronco, a CBX 750F na minha opnião é imbativel...

Editado pela última vez por Véio em 29 Nov 2010, 21:28, em um total de 3 vezes.
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

3 cilindros 2t, simplesmente lindo
Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

E viva a diversidade de opinões!
Eu já acho justamente ao ontrário o som da CB 500 é mto mais da hra q o das CBs 400, sem falar no "zunido" "assovio" q ela tem(qdo está com escape original dá escutar melhor..)..
O som das 7 galo para mim é igual de qqer outra 4cc...fez sucesso na época pq as concorrentes eram td 2 tempos ou sei lá o q mais q havia na época...
Z900RS
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

LUBIG
Roda Presa

Mensagem por LUBIG »

Tirando As R1s atuais , o som dos 4 cil sao basicamente todos iguais. O que vai diferenciar é o escape. Essa baboseira de que ronco de 7 galo é o mais bonito de todos é de gente que nao evolui no tempo, saudosista demais. Vai me dizer que o ronco daquela 250 4cil que o Optimus Leo postou nao é mais bonito que o da 7 galo. Fça me o favor....
Marco Aurélio
Motociclista

Mensagem por Marco Aurélio »

Coitado do Tio...

Olha só o que ele acha das moto que ele teve...
Tio escreveu: RD 350 - Horrível
DT180 - ruinzinho
CB400 - marromeno
GT 380 - Deusulivre :rof:
Agrale - terrível
XL 125 com escape original - xôxa
XL 125 com escape esportivo - bosta :lol:
Imagem
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

LUBIG escreveu:Tirando As R1s atuais , o som dos 4 cil sao basicamente todos iguais. O que vai diferenciar é o escape. Essa baboseira de que ronco de 7 galo é o mais bonito de todos é de gente que nao evolui no tempo, saudosista demais. Vai me dizer que o ronco daquela 250 4cil que o Optimus Leo postou nao é mais bonito que o da 7 galo. Fça me o favor....
Camarada, esse negócio de que "são todos iguais" é coisa de ouvido destreinado e de análise simplista, ou de quem só anda ouvindo ronco de motos esportivas. O que acontece é que tem uma galera que analisa somente motores em alta rotação, e dizem que é bonito porque "grita"... como esse da CBR 250, de uma GSXR 400, FZR 250 etc...

O som do motor vem de várias questões diferentes. Válvulas, aberturas, comandos, tamanho dos cilindros, posição das bielas nos viras. Motores a água tem um ronco bem diferente dos motores a ar, por exemplo. Poxa, os caras da Honda fizeram o motor da CB 1100 com som em mente também!

Dito isto, o roncão das 750 DOHC é bacana porque ele parte de grave a agudo, para grave e agudo denovo... tem muita variação com base na faixa de rotação do motor. E cada motor tem a sua variação. Já os 750 OHC roncam bem mais graves, em baixa rotação...

Em resumo? Não, não são todos iguais... :-)

ps: Nem a minha véia 1100 girando a 11500RPM bate o ronco da véia CB 750 69~7x...
Editado pela última vez por hawk em 29 Nov 2010, 22:18, em um total de 1 vez.
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

williampk3d escreveu: 3 cilindros 2t, simplesmente lindo
Muito bonito esse roncão da GT.
Wheels
Motociclista

Mensagem por Wheels »

Hawk,

tu que é o cara, sabe explicar o pq do som do motor da R1 ser tão "feio", tão "ducati"?
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Wheels escreveu:Hawk,

tu que é o cara, sabe explicar o pq do som do motor da R1 ser tão "feio", tão "ducati"?
Que isso... não sou o cara...e não me interessa o que fizeram com o cara... rs

Então, eles mudaram os ângulos das bielas nos viras... O motor acabou ficando de forma que a explosão não é igualmente espaçada, algo como o que acontece com a CB 500 ou com a GS 500 em comparação com as CB 450/400. Acho que eles estão chamando essa alteração de "Crossplane". Tem até uma musiquinha mostrando a ordem de detonação do motor.

Basicamente o motor antigo explodia a cada 180 graus no vira... O novo tem um "buraco" entre a primeira detonação e as detonações seguintes, que ocorrem rapidamente (menos de 180 graus de rotação do vira). Se você girar isso rápido, vai ouvir os "buracos".

Uma analogia bem prática... imagine uma caixa de bateria. Um motor antigo de r1 é algo como: ta ta ta ta... O motor novo tem explosões mais próximas, então imagine algo como: ta -(pausa) ta traa(2 explosões).
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Som das Suzukis 3 cilindros:
Responder