Modelos do passado: FBM MR 125

Grupo de discussão geral sobre motos.
piccoli
Motoqueiro

Re: Modelos do passado: FBM MR 125

Mensagem por piccoli »

Eu andei numa dessas FMB Kapra. Eita trocinho barulhento e fumacento.
Mas o motor me passou a impressão de resistência e confiabilidade, um robusto motor 2T que merecia uma moto melhor para ele, não essa FBM Kapra que no conjunto era bem xulezinha.

Sobre a MZ 250, é considerada por todos que a tiveram, um Panzer de 2 tempos.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Molina
Novato

Mensagem por Molina »

Outra esquecida no túnel do tempo e que eu achava bonita, mas era bem fraquinha também era a Tork 125:
Imagem
se eu achasse uma eu pegava para aumentar a minha esquadrilha da fumaça rs rs...
MZ rider
Roda Presa

Mensagem por MZ rider »

Anubis escreveu:
MZ rider escreveu:
Anubis escreveu:Lembro vagamente e a lembrança dessa FBM não é boa.

Da MZ lembro bem, até quis comprar uma (acabei comprando uma DT 180, primeira motoca). Teve uma reportagem em uma revista que usaram a moto por um tempo sem qualquer cuidado para ver se era durável. Aguentou bem.
Anubis, esta é a foto de Minha MZ: :D

Imagem

Carai, MZ Rider, que bacana! Parabéns. ;-)

Sempre gostei da MZ, tenho até uma revista antiga com um teste de duas delas rodando do RS até Manaus (acho).

Ela está toda original? Se me lembro bem, o motor tem 21cv, certo? Difícil achar uma dessas em SP, não vejo uma muuuitos anos.

Também acho legal manter motocas antigas em condiões de uso. Sempre fico tentado a comprar uma DT 85 ou RDZ 125/135 sempre que acho alguma. :emo206:

Anubis, a única coisa que não é original dela é o reservatório do fluido do freio a disco, pois não achei mais os retentores, e assim foi mais fácil adaptar da CG. Além disto, como a mesma utiliza platinado, adaptei um sistema chamado Tonella, que funciona praticamente como uma ignição eletrônica, e no lugar do retificador de voltagem original, coloquei um eletrônico (importei da França). Quanto à potência, é 21cv mesmo, mas numa faixa muito restrita de rotação. Ao contrário da maioria dos 2T, a MZ não gosta de giro alto. Foi feita para durar, mas nunca foi feita para rodar com a gasolina brasileira misturada com álcool. Aliás, este foi um dos maiores erros da FBM-MZ, não fizeram uma tropicalização decente do motor, assim a resistência da moto no Brasil nunca foi a mesma que fez a fama da MZ na Europa. Mas gosto dela! :beer:
MZ rider - 2 stroke forever!
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

1976, epoca de proibição de importadas, quem possuia uma K6, K7 tinha status de celebridade no meio. Alguns espertos aproveitando a demanda reprimida, lançaram Xispinha, FBM, Harley Motovi (produziu 125 e algumas 1200 na ZFM), Montesa e MZ as duas ultimas decentes, as primeiras bombas sobre rodas.
Kona The King
Mau
Novato

Mensagem por Mau »

tuca escreveu:Elas eram 2T e tinham que adicionar o oleo direto no tanque ( era pre historicxa dos 2T..), mas na epoca dela, eu achava maravilhosa uma moto dessas ( tinha minha primeira moto.. uma Turuna..).

Como os conceitos mudam com o tempo não?

Valeu Dr MZrider... relembrar faz bem a mente!! rsss..
Ishi... Até tu, Tuca?
Não vai começar a abrir tópicos sobre A(r)g(h)rales, né?
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

MZ rider escreveu:
Anubis escreveu:Lembro vagamente e a lembrança dessa FBM não é boa.

Da MZ lembro bem, até quis comprar uma (acabei comprando uma DT 180, primeira motoca). Teve uma reportagem em uma revista que usaram a moto por um tempo sem qualquer cuidado para ver se era durável. Aguentou bem.
Anubis, esta é a foto de Minha MZ: :D

Imagem
Andei muito nessa motoca.
E pra bater o kick que fica do lado esquerdo????

:lol: :lol:

Era cada porrada que eu levava na canela...

Motoquinha pesada..., para um guri de 10 anos.

brimmm, brimmm, brimmm, brimmm, brimmm, broummm, broummm... :-D

Velhos tempos.
}:)

P.S. Janta twister e CB300RRRRRR fácil.
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Molina
Novato

Mensagem por Molina »

sem falar que podia ter o problema de inverter a ignição e o motor girar para o lado errado rs rs rs...
Kmikz
Roda Presa

Mensagem por Kmikz »

Essa Yamaha AG100 é a lendária "Fasendeira" :-D tem um amigo meu aquí q tem uma 1973 em estado de nova, ele usava todos os dias para ir trabalhar. Inclusive tem uma colega do DF que recebeu flores dele :bnn:

Já essa Solex70 eu via bastante quando gurí ( faz tempo heheheh) tração dianteira comia pneu pra carái :-?
abrax.
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
tuca
Roda Presa

Mensagem por tuca »

Me parece MZRider, que este problema eletrico ( retificador) era marca registrada deste modelo, de duas que conheci, as duas tiveram problemas com o retificador. Realmente, o grande lance da durabilidade deste Panzer, era o fato dos baixos giris do motor, que significava tambem um torque bem interessante para uma 2T ( a exemplo das Vespas.. torque muito forte em baixa.. quem nunca empinou uma Vespa de bobeira ao sair??).
Mau.. não se esuqeça que vc ja teve uma AGRALE ja ok? então vc ja esta proscrito do Planeta tanto quanto eu.. rss..

O interessante deste modelo nacional.. era o contraste com o alemão.. ou seja, estetica 10 a 0 ( o modelo alemão era horrivel.. )!!!!

Certa vez ouvi dizer, que o sumiço de muitas MZs nacionais na decada de 80/90 por aqui.. foram causado por colecionadores europeus em busca de versão brazuca da MZ.. a mais linda ja feita com certeza.
Creio em Darwin: Na seleção natural, os tolos vão acabar morrendo de um modo ou de outro
MZ rider
Roda Presa

Mensagem por MZ rider »

tuca escreveu:Me parece MZRider, que este problema eletrico ( retificador) era marca registrada deste modelo, de duas que conheci, as duas tiveram problemas com o retificador. Realmente, o grande lance da durabilidade deste Panzer, era o fato dos baixos giris do motor, que significava tambem um torque bem interessante para uma 2T ( a exemplo das Vespas.. torque muito forte em baixa.. quem nunca empinou uma Vespa de bobeira ao sair??).
Mau.. não se esuqeça que vc ja teve uma AGRALE ja ok? então vc ja esta proscrito do Planeta tanto quanto eu.. rss..

O interessante deste modelo nacional.. era o contraste com o alemão.. ou seja, estetica 10 a 0 ( o modelo alemão era horrivel.. )!!!!

Certa vez ouvi dizer, que o sumiço de muitas MZs nacionais na decada de 80/90 por aqui.. foram causado por colecionadores europeus em busca de versão brazuca da MZ.. a mais linda ja feita com certeza.
Realmente Tuca, o retificador de voltagem é uma grande dor de cabeça nas MZ nacionais, mas é fácil a troca por um eletrônico (tipo plug and play). Depois que fiz a troca na minha moto, nunca mais fiquei sem bateria.
MZ rider - 2 stroke forever!
bkm_br
Dinossauro
Contato:

Mensagem por bkm_br »

E na europa tem muito kit pra "modernizar" as MZ, ignição eletronica e tudo mais feito especificamente para as MZ que são muito usada em corridas na Inglaterra e no leste europeu. Eu quero comprar uma MZ mais pra frente pra mim, mas vou mudar ela um pouco, não vai ser original da FBM, mas vou tentar importar o kit que aumenta a cilindrada delas pra 300cc, ignição eletrônica e tudo mais que tenha direito. Com algumas alterações relativamente simples na MZ nacional dá pra deixar ela uma bela Café.
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
Responder