E a manutenção de sua moto como fica?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Smoker
Mito

Re: E a manutenção de sua moto como fica?

Mensagem por Smoker »

Na atual Bandit:

17k rodados em 9 meses, carburação, troca de fluídos de freio e embreagem, óleo da suspensão dianteira, e par de pneus. Tudo preventivamente (exceto pneus - segurança, uma vez que veio com os originais fabricados em 2004). Depois só gasolina, óleo, filtro de óleo e de ar.

Ah, umas três juntas dos parafusos da tampa do cabeçote (ressecados).

Por enquanto, muito satisfeito com a B12 Carbussauro Rex.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Smoker, e nestas preventivas gastou qto em média? Tu comprou ela com qts mil km?
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Comprei a moto com 9.700 km rodados apenas.

Contando os pneus (que foi o maior custo), excluindo óleos e filtros de óleo, em torno de uns 1.800,00 +- (não faço planilhas), só de pneus foram 1.340,00 (PRII instalados e balanceados).

Ah, a título de curiosidade, de seguro foi 1.925,00.

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Diovanni
Roda Presa

Mensagem por Diovanni »

Chedid,

Já rodei com a Bandit quase 5.000km (peguei ela com 19.000km), até agora somente óleo e filtro (1x - R$ 90,00) . Já comprei as velas de iridium (R$ 140,00) e vou trocar na revisão que irei fazer aos 25.000km. Os pneus e pastilhas vão longe ainda.

Obs. Vou para o trabalho todos os dias com ela (32km)!

Seguro R$ 830,00 pelo BB Seguro!
Versys 1000 Grand Tourer 17/17
Porto Alegre/RS
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Diovanni, veja se o filtro de óleo não é o mesmo da 1200, 1250, 650, M800, 1100..... (acho que PH 6018), se sim, pode ir no da marca Fram, paguei 24,00 umas duas semanas atrás. Muito bom. Aqui me pediram 88,00 no original. ;-)

B12S

Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

Diovanni, conta o segredo desse seguro ae!

Eu uso a bandit todo dia também, comprei tem uns 8 meses e rodei 12k.
O custo maior que tenho com a moto está relacionado aos pneus, o par saiu por 1200 reais com balanceamento.
O custo da troca de óleo fica em cerca de 60 reais.
Gastei recentemente um trocado extra com escapamento, velas iridium e filtro k&n.
O segredo para não ter o bolso arrombado é adquirir tudo que puder fora da concessionária. No orçamento que fiz das pastilhas de freio (todas) deu R$500 reais. E não gastei R$200 para comprar todas, incluindo o frete. O negócio é não cair com a moto sem seguro e não deixar pra comprar na última hora as peças de reposição.
honda sh150i
Diovanni
Roda Presa

Mensagem por Diovanni »

Smoker escreveu:Diovanni, veja se o filtro de óleo não é o mesmo da 1200, 1250, 650, M800, 1100..... (acho que PH 6018), se sim, pode ir no da marca Fram, paguei 24,00 umas duas semanas atrás. Muito bom. Aqui me pediram 88,00 no original. ;-)
Smoker, coloquei esse filtro mesmo, o valor de R$ 90,00 é com o óleo junto (yamalube)! ;-)
Porto Alegre/RS
Diovanni
Roda Presa

Mensagem por Diovanni »

Fredericow escreveu:Diovanni, conta o segredo desse seguro ae!
Cara,

Quando eu fui renovar o seguro que estava para vencer eles estavam pedindo R$ 2.300. Dai, seguindo a orientação de um amigo, deixei o seguro vencer e depois de uns 10 dias sem seguro liguei novamente para o BB dizendo que gostaria de um "novo" seguro para a Bandit, primeira proposta foi R$ 1.600 (bem melhor que a da renovação!) mas como bom chorão pedi para reavaliar o valor e também menti um pouco, dizendo que tinha cotado o seguro em outra seguradora e que o valor tinha dado 1.300, dai a menina falou que iria avaliar e me ligar novamente. Meia hora depois ela me liga e diz que conseguiu um valor mais baixo que o proposto pela outra seguradora }:) , ficando em R$830 em 6x, 100% Fipe e 30.000 terceiros, franquia 2.000. Fechei na hora! :-D

Até,
Porto Alegre/RS
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Diovanni escreveu:
Fredericow escreveu:Diovanni, conta o segredo desse seguro ae!
Cara,

Quando eu fui renovar o seguro que estava para vencer eles estavam pedindo R$ 2.300. Dai, seguindo a orientação de um amigo, deixei o seguro vencer e depois de uns 10 dias sem seguro liguei novamente para o BB dizendo que gostaria de um "novo" seguro para a Bandit, primeira proposta foi R$ 1.600 (bem melhor que a da renovação!) mas como bom chorão pedi para reavaliar o valor e também menti um pouco, dizendo que tinha cotado o seguro em outra seguradora e que o valor tinha dado 1.300, dai a menina falou que iria avaliar e me ligar novamente. Meia hora depois ela me liga e diz que conseguiu um valor mais baixo que o proposto pela outra seguradora }:) , ficando em R$830 em 6x, 100% Fipe e 30.000 terceiros, franquia 2.000. Fechei na hora! :-D

Até,
nossa esse é Expert no choro heim ;-) ;-)

a minha na renovação abaixou de 1600 pra 1500, dai nem hesitei e já fechei no Ato 15dias adiantado antes de vencer, vai que depois virava o mes e o preço reajustava e eu não conseguia nem mais esse valor. não quis esperar pra ver , tomara que continue assim por muitos anos. :bnnd:
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

velho, até a categoria 250cc vc gasta muito pouco, acima disso o bicho pega

numa 4cil por ex.
oque se gasta a mais é principalmente em pneus que se for andar forte tens q colocar um BOM e nao meia boca, são 4 velas e nao 1 só, em óleo sao quase 4l e nao 2l, e outras coisas com o valor acima, é normal, oque realmente pesa mesmo é os pneus em moto grande eu vejo, pra um BOM pneu traseiro me custa 750 e um ruga 550, eqto com a 250cc eu gastava 200 reais com o pirelli vindo da fronteira, o resto nao muda muito nao..

se quer coisa melhor com conforto, segurança e potencia, é obvio que vái pagar a mais

pegando uma moto boa usada, como a minha por ex }:) :lol: vc gastara com o basicao, pneus, pastilhas, oleo e valeu

vem pra smo que pego a tua na troca. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol:

abrçs
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Fredericow
Motoqueiro

que o custo de uma 4 cilindros é mais alto que de uma 250/300 é lógico, mas tudo é relativo.
Tive uma lander, só a pastilha de freio traseiro original custava 190 reais. E ela dura apenas 4 mil km. Tem que fazer ajuste das válvulas a cada 5000 km no máximo. Se for na concessionária, com revisão onde só lavam sua moto o preço varia de 100 e 300 reais. Assim como já vi neguinho e branquinho gastar 900 reais com pneus pra uma xre 300.
A moto de 4 cilindros usa 3 litros de óleo, mas com refrigeração líquida é possível rodar uma quantidade de quilômetros maior. Nesse quesito não vejo diferença. Na xre gastava o mesmo valor pra trocar o óleo e filtro que gasto na bandit.

O bicho pega mesmo é em caso de queda ou quebra de alguma peça fora do comum. Aí uma 4 cilindros faz um rombo no seu bolso.

A gasolina pesa, mas é pouco. E pneus, se num rodar demais, com 1200 reais de pneus michelin da pra rodar uns 12 mil km, um ano pra quem usa moderadamente.
honda sh150i
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

pneu touring sim

mas se pegar um grude pra andar forte mesmo é 5mil no max

a unica real diferença q senti no bolso , foi so com pneus, de resto é mesma coisa

e eu nao uso pneu touring, gosto de curvar bem,

se usar touring vai dá elas por eles quase, a dif vai ficar so no km/l rodados

ou numa eventual queda, q as peças sao caras de ambas as motos
Sem Moto...
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

Eu acho que mesmo que todos do M@D postem custos e trocas não ficaria algo muito real, cada moto tem seu desgaste que varia desde
a construção até a tocada dos antigos donos.

Eu acho que o ideal é procurar uma motoca de procedência, senão der levar para um mecânico bom antes de comprar, depois
disso manda dar uma geral, reaperto, verificação de todos os itens, troca de todos os fluídos, vc vai gastar uma boa grana no início
mas depois saberá que está tudo ok, aí só revisões de manutenção pra manter ela inteira.

Acho que não tem como fugir muito disso, se for pra fazer só o que a vista alcança depois podes ter dor de cabeça a toa =]

t+
Fredericow
Motoqueiro

os custos tem a ver com o uso que se pretende dar à moto.
Quem pretende ter uma mtoo para uso diário e passear nos finais de semana não precisa ter pneus de corrida.
Um michelin PR2 atende bem pra uso urbano e aceita uma tocada mais forte na serra.

Motos com mais de 500cc, com até uns 4 anos de fabricação e menos de 50 mil km rodados não dão problema se for feito o básico de manutenção (troca de óleo, filtros e lubrificação).
Tem que fazer coisa muito errada pra detonar um motor.
Não vejo lógica em desmontar uma moto toda ao comprar, só se for alguma de competição. Até porque tem vários possíveis problemas que não podem ser diagnosticados somente ao desmontar a moto e visualizar as peças. E também não compensa examinar cada peça com ultrasom pra saber o real estado.
honda sh150i
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Fredericow escreveu:Não vejo lógica em desmontar uma moto toda ao comprar, só se for alguma de competição. Até porque tem vários possíveis problemas que não podem ser diagnosticados somente ao desmontar a moto e visualizar as peças. E também não compensa examinar cada peça com ultrasom pra saber o real estado.
não está se falando nessa "paranóia" e sim num olhar de um terceiro, isento, um mecânico confiável que escuta/vê coisas que eu, por exemplo, não perceberia ;-)

saudações
Fredericow
Motoqueiro

Nisso concordo, não se deve comprar de primeira sem ter noção, conhecer o histórico do antigo dono e da moto.
Até porque tem muitos detalhes que passam despercebidos nos 10 primeiros olhares.
honda sh150i
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Tenho até vergonha de falar da XT: 3 litros de óleo a cada 3.000 a 5.000km, 36 reais. Filtro de óleo troca sim, troca não, 20 reais. Filtro de ar a cada 5.000km, 25 reais. Pneus a 500,00 o par a cada 7.000km mais ou menos. Pastilhas de freio são mixaria. Revisão geral a cada ano, por 250 reais, com troca de óleo da suspa, engraxamento geral, limpeza do carburossauro, regulagem de válvulas etc.
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

nego me assusto com o papo da dt 200 agora :o e o papo da lander tambem :o :o meu proximo up seria ou uma dt 200r ou uma lander, queria mesmo uma 200r com motor std ai sim. :bnnd:
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

alexsandro_jean escreveu:Eu acho que mesmo que todos do M@D postem custos e trocas não ficaria algo muito real, cada moto tem seu desgaste que varia desde
a construção até a tocada dos antigos donos.

Eu acho que o ideal é procurar uma motoca de procedência, senão der levar para um mecânico bom antes de comprar, depois
disso manda dar uma geral, reaperto, verificação de todos os itens, troca de todos os fluídos, vc vai gastar uma boa grana no início
mas depois saberá que está tudo ok, aí só revisões de manutenção pra manter ela inteira.

Acho que não tem como fugir muito disso, se for pra fazer só o que a vista alcança depois podes ter dor de cabeça a toa =]

t+
isso me lembra de um causo

um zé mané que fez boquinha em pegar minha moto que tá com 45mil km´s falou que tava muito "rodada" ,

blza nao dei bola foi e fechou com um de uma cidade vizinho aqui com 22mil km, resultado: conheço, o dono, ja caiu 2 vezes com ela, ja teve que abrir o motor pq nao dava partida nela, nao me recordo direito o que foi q aconteceu,e trocava o oleo a cada 6mil como dizia o tal do manual com a merda do mobil

ai eu digo, BEM feito zé ruela, moto grande se compra é procedencia e nao quilometragem, eu troco a cada 2mil km e é ou yamalube ou motul, a minha com 45 da muito mais intera mecanicamente que aquela merda de 22... :fuck:

chupa! :lol: }:)
Sem Moto...
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Tbm acho q km eh mtu relativa, n tem como se basear por isso, soh se for realmente baixa, aih tem como saber se é real, fora isso sem condição, como diz meu mecânico: Eu não olho km, olho o estado da moto...
Suponho q quando puder comprar minha 4cil vá gastar menos q gasto com minha Fazer hj, a Fazer hj uso todo dia e a 4cil vou usa-la somente para viagens e passeios nos findis, com pneus touring...
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Responder