F 800 GS - Considerações Finais

Grupo de discussão geral sobre motos.
dexpert
Roda Presa

Re: F 800 GS - Considerações Finais

Mensagem por dexpert »

Customizei minha F800 só pela questão da altura. Tenho 1,68 e ficava difícil até entrar na minha garagem subterrânea numa ladeira de paralelepípedo. Eu tinha que entrar ou sair de prima. Se parasse por algum motivo os pés não chegavam no chão. Depois de duas deitadas:

Troquei o banco. Coloquei o banco ERÊ tipo sela rebaixado. É um banco que além de rebaixado é mais fino na frente e proporciona um ótimo apoio às nadegas e à base da coluna. A garupa fica em outro nível e não escorrega para cima do piloto. Agradou a min e à patroa.

Troquei a mola traseira. Coloquei a mola progressiva da HyperPro. Além de deixar a moto mais baixa, otimiza a regulagem. A suspensão "copia" as imperfeições do terreno e dá conforto e estabilidade.

Descí a mesa em 5cm. A moto ficou com a dianteira e a traseira niveladas. Não precisei nem alterar o óleo. Regulando a traseira o comportamento fica perfeito no conjunto.

Coloqueuei Protetores de Carenagem/Motor, Carter, Reservatórios de Freios, e Mãos. Se deitar, nada acontece.

Botei a bolha Touring da BMW. Mais conforto para mim e a garupa.

O investimento não foi alto e compensou. A moto ficou versátil e está boa para o asfalto e para o OFF que minha competência permite.
"Every time I start thinking the world is all bad, then I start seein' some people out there having a good time on motorcycles, it makes me take another look." - Steve McQueen, 1970
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Bolha, mola, ajuste da altura do garfo dianteiro, banco conforto. Coloquei td isso e a minha e continuou dura como um jipe.

Aliás, depois vou colocar o kit rebaixamento e o banco conforto a venda.

Duas coisas que gostei nessa moto (dentre outras): motor e câmbio. Sem dizer o ronco do escape original ;-)
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Pessoal, se possível ponham umas fotos com o banco ere!
JaZz
Motoqueiro

Mensagem por JaZz »

Do jeito que precisa mexer na moto, para ficar razoável, deveriam alterar o nome para F 883 GS...
Jota

Mensagem por Jota »

Bagé escreveu:Putz, e meu amigo quer trocar a 650F 2cil dele numa dessas :-? E ele só usa pra viajar :-?
a 650f 2 cil tb é pé duro, não tem regulagem.
se quiser conforto pra estrada E regulagem de suspa dianteira, tem que ir de dl.

nem xt660, nem tenere 660, nem transpaca, nem f650gs nem f800gs tem.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:
Bagé escreveu:Putz, e meu amigo quer trocar a 650F 2cil dele numa dessas :-? E ele só usa pra viajar :-?
se quiser conforto pra estrada E regulagem de suspa dianteira, tem que ir de dl.

Pois é...Cheguei a uma conclusão...É BOA ESSA BMW DE MARKETING NÉ

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Jota

Mensagem por Jota »

eu viajei em maio com o raí.
eu de dl ele de f800.
3500km mais ou menos.
fomos à chapada diamantina e depois a salvador.
trocamos de moto durante a viagem pra eu poder experimentar a 800gs.
conclusão:
a f800gs, mesmo com bolha puig bem mais alta, não tem proteção aerodinâmica decente, a dl é um show nesse aspecto.
o banco da f800 é fraquinho.
a suspa é muito dura, privilegia estabilidade e esquece o conforto.
mais ainda, o motor esquenta as pernas quando vc está andando a baixas velocidades e vibra mais que o da dl.
em suma, é a diferença entre viajar em um jipe e um landau.

em compensação:
enquanto minha moto fazia 18km/l, a f800 fazia 22. a diferença é que a f800 consome 75 a 80% do consumo da dl.
o motor é bem mais forte, não tem comparação. muita saúde, enquanto o motor da dl é suave, parece elétrico.
o freio dianteiro é incomparavelmente melhor, o traseiro equivale ao da dl.
o painel é mais completo.
andamos 50km em estradas de terra, e a diferença a favor da f800 é gigantesca.

algo desagradável é ter que pagar 700 reais pra trocar óleo, filtro e lâmpada do farol (que queimou na viagem) na revisão dos 10kkm em garantia.

acabei desistindo da f800, pq uso a moto só pra viagens, e pra isso a dl é muito melhor.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Jota escreveu:

As teneres, originais, claro, tinham regulagens a ar nas suspas dianteiras. :roll:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Eu curto a BM, acho uma moto bem legal. So acho ruim o preço de grife. Deveria custar uns 7 mil a menos. ;-)
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Rodrigo - Ctba escreveu:Pessoal, se possível ponham umas fotos com o banco ere!
Moto com banco erê?

OK

Imagem
-Sem moto nenhuma
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Banco ere é feio pacaraio. Na minha opinião, descaracteriza a F 800 GS. Em customs até que vai.

Coloquei esse aqui:

http://www.sierrabmwonline.com/product_ ... 099-p-2766

Fica bem mais bacana e melbora bem o conforto. Tô vendendo.
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Marp escreveu:Banco ere é feio pacaraio. Na minha opinião, descaracteriza a F 800 GS. Em customs até que vai.

Coloquei esse aqui:

http://www.sierrabmwonline.com/product_ ... 099-p-2766

Fica bem mais bacana e melbora bem o conforto. Tô vendendo.
R$ 442,95 manda pra mim, Marp. ;-) :-D
.
DEUS abeçoe a todos
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

http://www.sierrabmwonline.com/product_ ... 007-p-2938

Alguém tem, usou, ou sabe de alguém que tenha usado e gostado do produto???

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Isso é dolar, espertão :pow:

Coloca mais o frete e a mordida da receita e vc terá ideia do valor final.

Mas para vc que é do M@d faço pela pechincha de 1.100. Preço de um ere da vida...

Editando: não se esquecendo que vc pode vendê-lo posteriormente, recuperando parte do valor investido.
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

fica-se falando do valor pra trocar óleo e lâmpada, mas, vamos ser sinceros... o pessoal de moto tem muito mais conhecimento de mecânica, física do movimento e tal e coisa que o pessoal de carro... acredito que os motoqueiros/ciclistas são predispostos geneticamente a mexer com mecânica...

então, que tal aproveitar o sábado pra mexer na moto ? comprar um joguinho de ferramentas e trocar em casa... o óleo e filtro... trocar lâmpada, tem que levar na concessionária ?????

essas comparações da DL no quesito conforto e tal... a F800 é uma moto pra se comparar com a KTM, é moto pra terreno ruim.... dá pra viajar ? dá, assim como dá pra viajar de KTM, mas cada um é cada um... moto pra viagem, só asfalto e longos percursos, ninguém supera as BITREM do Spidi e Rehbein... motos com regulagem de bolha elétrica e poltronas no lugar de banco...

nem a XT660 nem a Teneré660 pode ser comparada com a DL... essas motos devem ser comparadas com KTM640, XR650 e KLR...

outra coisa, ficar muito tempo em cima de uma moto cansa, assim como cansa num carro também, dói a bunda, doem os joelhos, doem os ombros e etc... quem disser que não é mentira... a partir de 8 horas em cima já cansa, seja qual moto for.... um banco adequado melhora um pouco em percursos pequenos, mas não faz milagre... usar banco largo demais numa KTM ou F800 limita o uso fora de estrada, por dificultar o posicionamento das pernas... ganha-se em um lado, perde-se em outro...

quanto a suspensão, quem aqui fica regulando suspensão antes de sair ???? truco... nem pré carga de mola o caboco mexe... ainda mais quem não sabe trocar uma lâmpada...

certa vez encontrei um mexicano viajando com uma Husq 610... o cara saiu do México e tava em Buenos Aires... já viram o banco daquela moto ???? parece uma tábua de passar roupa...

o problema é sempre aquele.... muita discussão sobre viajar, qual moto e melhor, mas o cara anda mesmo é no domingo, pra ir no café da manhã da concessionária...
Andrei
R1200GORDA
Jota

Mensagem por Jota »

Smoker escreveu:
Jota escreveu:

As teneres, originais, claro, tinham regulagens a ar nas suspas dianteiras. :roll:
smoker, resumi a questão às motos deste século, ignorei as fabricadas no SÉCULO PASSADO.

:lala:
Jota

Mensagem por Jota »

Andrei escreveu:então, que tal aproveitar o sábado pra mexer na moto ? comprar um joguinho de ferramentas e trocar em casa... o óleo e filtro... trocar lâmpada, tem que levar na concessionária ?????
andrei, vc acha que alguém é louco de trocar em casa o óleo e o filtro de uma bmw em garantia?
ou uma simples lâmpada de farol?

só se o sujeito quiser perder a garantia. nos primeiros 2 anos vc é refém dos bandidos concessionários.

sobre as regulagens: eu endureço a pré-carga traseira sempre que estou com garupa. facílimo, só rodar uma borboleta lateral. e também (apenas em viagens) giro o botão de retorno do amortecedor em direção ao hard se estiver com garupa. quando volto de viagem, diminuo as pré-cargas dianteira e traseira, e coloco o retorno do amortecedor traseiro mais leve. prezo imensamente meu conforto. :-D

p.s.: andrei, imagino que sou exceção e que a maioria dos proprietários, como vc diz, não mexe mesmo nos ajustes de suspensão. mas é que sou bem ligado em conforto, e os ajustes diferentes pra cidade/estrada/garupa não me roubam nem 2 minutos do meu tempo.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Andrei escreveu:quanto a suspensão, quem aqui fica regulando suspensão antes de sair ???? truco... nem pré carga de mola o caboco mexe... ainda mais quem não sabe trocar uma lâmpada...

Perdeu, playboy :-D . Até achar os ajustes na minha, levei chave de fenda no bolso para regular as suspas dianteiras, na suspa traseira a pre carga está boa, apenas fui ajustando o retorno. Ai sim, depois disso não mexi mais, mas é algo tão simples que em viagem mesmo pode fazer, coisa de 2 minutos entre tirar as luvas, regular, colocar as lluvas e partir.

B12S

DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Jota escreveu:sobre as regulagens: eu endureço a pré-carga traseira sempre que estou com garupa. facílimo, só rodar uma borboleta lateral.
É a única coisa que faço.
Jota escreveu:p.s.: andrei, imagino que sou exceção e que a maioria dos proprietários, como vc diz, não mexe mesmo nos ajustes de suspensão.
Eu tô nessa maioria aí. Não sou nem um pouco exigente. Nunca mexi na regulagem da suspa dianteira da minha moto. Não é preguiça nem falta de conhecimento, é que do jeito que tá já é satisfatório.
Jota escreveu:andrei, vc acha que alguém é louco de trocar em casa o óleo e o filtro de uma bmw em garantia?
ou uma simples lâmpada de farol?

só se o sujeito quiser perder a garantia. nos primeiros 2 anos vc é refém dos bandidos concessionários.
É só comprar uma usada. Aí pode-se cuidar da moto como uma qualquer.
Andrei escreveu:fica-se falando do valor pra trocar óleo e lâmpada, mas, vamos ser sinceros... o pessoal de moto tem muito mais conhecimento de mecânica, física do movimento e tal e coisa que o pessoal de carro... acredito que os motoqueiros/ciclistas são predispostos geneticamente a mexer com mecânica...

então, que tal aproveitar o sábado pra mexer na moto ? comprar um joguinho de ferramentas e trocar em casa... o óleo e filtro... trocar lâmpada, tem que levar na concessionária ?????

essas comparações da DL no quesito conforto e tal... a F800 é uma moto pra se comparar com a KTM, é moto pra terreno ruim.... dá pra viajar ? dá, assim como dá pra viajar de KTM, mas cada um é cada um... moto pra viagem, só asfalto e longos percursos, ninguém supera as BITREM do Spidi e Rehbein... motos com regulagem de bolha elétrica e poltronas no lugar de banco...

nem a XT660 nem a Teneré660 pode ser comparada com a DL... essas motos devem ser comparadas com KTM640, XR650 e KLR...

outra coisa, ficar muito tempo em cima de uma moto cansa, assim como cansa num carro também, dói a bunda, doem os joelhos, doem os ombros e etc... quem disser que não é mentira... a partir de 8 horas em cima já cansa, seja qual moto for.... um banco adequado melhora um pouco em percursos pequenos, mas não faz milagre... usar banco largo demais numa KTM ou F800 limita o uso fora de estrada, por dificultar o posicionamento das pernas... ganha-se em um lado, perde-se em outro...

quanto a suspensão, quem aqui fica regulando suspensão antes de sair ???? truco... nem pré carga de mola o caboco mexe... ainda mais quem não sabe trocar uma lâmpada...

certa vez encontrei um mexicano viajando com uma Husq 610... o cara saiu do México e tava em Buenos Aires... já viram o banco daquela moto ???? parece uma tábua de passar roupa...

o problema é sempre aquele.... muita discussão sobre viajar, qual moto e melhor, mas o cara anda mesmo é no domingo, pra ir no café da manhã da concessionária...
:wsh:
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Marp escreveu:Isso é dolar, espertão :pow:
Mas que droga! Não deu certo! :lol:

Andrei ;-) ;-) ;-)
.
DEUS abeçoe a todos
Responder