BMW's peças compatíveis e dicas
Re: BMW's peças compatíveis e dicas
Rauber,
como se especifica os retentores pras motos então?
ou é mais fácil arrancar um e sair batendo de porta em porta para achar alguém que tenha um e com isso consegue a especificação?
como se especifica os retentores pras motos então?
ou é mais fácil arrancar um e sair batendo de porta em porta para achar alguém que tenha um e com isso consegue a especificação?
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Rauber, tô por dentro da dupla ou simples vedação. Aí o lance é olhar se o que vem na moto é de um tipo ou de outro. Mas pelo que já estudei essa é a única diferenciação técnica a ser feita, a partir das medidas do retentor. Confere? Afora isso e as medidas, questão é buscar uma boa marca.
Pelo que fiquei sabendo, se o retentor da moto tiver vedação simples, até dá para colocar o de vedação dupla, melhora. Mas o inverso não é verdadeiro, onde é dupla não deve ser colocado o com vedação simples.
Sobre rolamentos, um paralelo meio nada a ver - nos rolamentos de skate é super normal retirar a capa plástica para fazer limpeza e lubrificação. Mas nos de moto eu penso que o trabalho é grande demais para um ganho muito pequeno. Na Buell eu tinha colocado rolamentos ZZ, com parede metálica dos dois lados.
Pelo que fiquei sabendo, se o retentor da moto tiver vedação simples, até dá para colocar o de vedação dupla, melhora. Mas o inverso não é verdadeiro, onde é dupla não deve ser colocado o com vedação simples.
Sobre rolamentos, um paralelo meio nada a ver - nos rolamentos de skate é super normal retirar a capa plástica para fazer limpeza e lubrificação. Mas nos de moto eu penso que o trabalho é grande demais para um ganho muito pequeno. Na Buell eu tinha colocado rolamentos ZZ, com parede metálica dos dois lados.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Demo, como postei, melhor pesquisar antes de desmontar, seja por diagramas de peças, seja internet...
seja catálogos por aplicação (não por dimensão)...
o formato para esta aplicação não tem uma regra para todas as motos, podem ser diversos tipos...
alguns servem em outros, mas não dá pra definir regra...
rods, além do tipo de vedação (lábio), seja quantidade de lábios, seja quantidades de molas, seja ter ou não molas...
além disso pode variar outras coisas... exemplo, pode ter diferentes configurações no diâmetro externo, ser de metal,
pode ser de borracha, ter ranhuras ou não, etc... ou seja, não dá pra comprar somente pela medida...
só pra ilustrar:

e além destes tem muitos outros "desenhos" de retentores...
sobre rolamentos de skate, na madrugada eu tava sem sono e postei um querido diário do tópico de skate... kkkk
saudações
seja catálogos por aplicação (não por dimensão)...
o formato para esta aplicação não tem uma regra para todas as motos, podem ser diversos tipos...
alguns servem em outros, mas não dá pra definir regra...
rods, além do tipo de vedação (lábio), seja quantidade de lábios, seja quantidades de molas, seja ter ou não molas...
além disso pode variar outras coisas... exemplo, pode ter diferentes configurações no diâmetro externo, ser de metal,
pode ser de borracha, ter ranhuras ou não, etc... ou seja, não dá pra comprar somente pela medida...
só pra ilustrar:

e além destes tem muitos outros "desenhos" de retentores...
sobre rolamentos de skate, na madrugada eu tava sem sono e postei um querido diário do tópico de skate... kkkk
saudações
resumindo...
Rods, desmonte a porcaria da bengala, fotografa o retentor (e posta aqui), leva numa loja, compra os novos e posta aqui marca/modelo/PN.
Rods, desmonte a porcaria da bengala, fotografa o retentor (e posta aqui), leva numa loja, compra os novos e posta aqui marca/modelo/PN.
É bem isso que pretendo fazer, ha ha ha!!!
- diegonunes
- Dinossauro
Bom, vocês estão muito céticos com relação a lubrificação dos rolamentos.
Dependente do uso é necessário sim lubrificar, orientação dos profissionais da NSK. A verdade comum, mas não é um regra, é que os rolamentos blindados terminam sua vida útil antes mesmo do lubrificante ali instalado.
Quando o rolamento tem proteção não metálica, é possível remover sem causar qualquer dano, então, não vejo motivo para não lubrificar, é simples e rápido. Tenho visto com frequência moto nova estourar rolamento por falta de lubrificação, não troco o certo pelo duvidoso.
A questão ai não é o valor do rolamento, é o problema que um rolamento estourado por falta de lubrificação causa.
Dependente do uso é necessário sim lubrificar, orientação dos profissionais da NSK. A verdade comum, mas não é um regra, é que os rolamentos blindados terminam sua vida útil antes mesmo do lubrificante ali instalado.
Quando o rolamento tem proteção não metálica, é possível remover sem causar qualquer dano, então, não vejo motivo para não lubrificar, é simples e rápido. Tenho visto com frequência moto nova estourar rolamento por falta de lubrificação, não troco o certo pelo duvidoso.
A questão ai não é o valor do rolamento, é o problema que um rolamento estourado por falta de lubrificação causa.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
não em rolamentos blindados de metal ou vedados de borracha...diegonunes escreveu:Dependente do uso é necessário sim lubrificar, orientação dos profissionais da NSK.
profissional da nsk vc quer dizer engenheiro nsk ? cada escritório da nsk tem engenheiro...
se "profissional" da "NSK" orientar isso, nestes rolamentos, ele vai levar choque...
a não ser que vc fale dos "vendedores", aí é outra coisa...
mas... e na prática... a gente sabe muito bem tudo que o pessoal faz nos rolamentos,
seja por mal hábito, seja por sacanagem, seja por falta de informação...
galera gosta de abrir rolamento, olhar, acha que tem pouco graxa e atochado de graxa, não é o certo!
o certo é o quanto colocaram alí, em alguns parece pouco, mas é o certo, tem tabelas e fórmulas pra isso...
negão vai ARRANCAR uma blindagem/vedação, vai deformar essa merda, furar, entortar,
nunca vai conseguir colocar novamente como estava, vai contaminar, vai dar merda...
negão vai montar na marreta/talhadeira em vez de prensar alinhado...
vai brincar nele com mangueira de ar... etc etc etc... n cagadas...
rolamentos maiores, caros, situação de emergÊncia...
óbvio que mecânico abre/limpa e coloca a funcionar enquanto a reposição está em transporte...
os mais caprichosos não encostam as blindagens tortas, colocam anéis nilos e talz...
mas isso é bem diferente doque ficar futricando à toa em rolamento de roda de moto que custa R$ 12,00
saudações
mas é muito mais barato meter um monte de graxa, afinal, demais nunca é pouco, usar mais 30000Km.
Rauber, ja procurei no catalogo da Sabo.... nao tem... mandei email pra eles, colocaram um engenheiro pra acompanhar oncaso.... vamos vendo...
Valeu a dica da Vedatec... foda-se o preço, material tá na garantia e os Yankees que vão pagar...
Valeu a dica da Vedatec... foda-se o preço, material tá na garantia e os Yankees que vão pagar...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
- diegonunes
- Dinossauro
Rauber, eu concordo com a regra geral de não lubrificar rolamento blindado, mas, na prática, a lubrificação "desnecessária" tem se mostrado eficiente. Como você explica o quebra quebra prematuro dos rolamentos? É somente defeito de fabricação?
A receita de lubrificar tem dado certo comigo, nunca troquei um rolamento nas motos que tive. Digo e repito, não estou preocupado com o preço do rolamento, também não faço isso pra alongar a vida do rolamento, faço isso pensando no risco de não haver lubrificação necessária ali e essa porra estourar no meio do nada, danificando cubo, eixo e me deixando a ver navios.
Andrei, você concorda que consegue remover a brindagem do rolamento da sua moto sem danificar?
A receita de lubrificar tem dado certo comigo, nunca troquei um rolamento nas motos que tive. Digo e repito, não estou preocupado com o preço do rolamento, também não faço isso pra alongar a vida do rolamento, faço isso pensando no risco de não haver lubrificação necessária ali e essa porra estourar no meio do nada, danificando cubo, eixo e me deixando a ver navios.
Andrei, você concorda que consegue remover a brindagem do rolamento da sua moto sem danificar?
quebra prematura de rolamento se dá porque neguinho insiste em lavar a motoca com produtos químicos que desengorduram ao extremo todas as partes da motoca, ai fica um merdeiro da porra.
se lavassem com água e sabão, isso não ocorreria.
Boas...Demo escreveu:quebra prematura de rolamento se dá porque neguinho insiste em lavar a motoca com produtos químicos que desengorduram ao extremo todas as partes da motoca, ai fica um merdeiro da porra.
Vou mais longe: tem neguinho que insiste em LAVAR a motoca!!!
Que absrudo isso
[]'s
FUI
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
- diegonunes
- Dinossauro
Concordo plenamente, alias, era esse o motivo que esperaria ouvir. Lavar a moto de maneira correta pra quem não tem como lavar fora de lava a jato é lenda. Mais um motivo pra lubrificar rolamento né, kkkkk.Demo escreveu:quebra prematura de rolamento se dá porque neguinho insiste em lavar a motoca com produtos químicos que desengorduram ao extremo todas as partes da motoca, ai fica um merdeiro da porra.
pelo contrário Zélito,
se não lavar a motoca, o rolamento por si só não expele o lubrificante, por isso que se especifica rolamento por tempo de uso.
se não lavar a motoca, o rolamento por si só não expele o lubrificante, por isso que se especifica rolamento por tempo de uso.
outra verdade!!Swaizer escreveu: Boas...
Vou mais longe: tem neguinho que insiste em LAVAR a motoca!!!
Que absrudo isso![]()
![]()
![]()
[]'s
FUI
Diversão garantida por muito tempo:

Comprado na Amazon.com. Chegou rapidão, umas duas semanas, nem tanto.
Agora dá para meter a mão na moto com melhor orientação e segurança.

Comprado na Amazon.com. Chegou rapidão, umas duas semanas, nem tanto.
Agora dá para meter a mão na moto com melhor orientação e segurança.
- diegonunes
- Dinossauro
Show! Vai contando os diferenciais da moto por dentro, certamente algumas coisas interessantes serão mostradas.
também tenho um desses... muito bom !!!!
quanto à retirar à blindagem, muito tranquilo... dá pra fazer sem danificar nada... desde que seja plástica... de metal é cagada na certa...
importante e até desnecessário dizer que a graxa deve ser específica para ROLAMENTO (à base de lítio) !! não adianta nada abrir e lubrificar com a graxa tipo bosta-de-gato que usam em posto de combustível...
quanto à retirar à blindagem, muito tranquilo... dá pra fazer sem danificar nada... desde que seja plástica... de metal é cagada na certa...
importante e até desnecessário dizer que a graxa deve ser específica para ROLAMENTO (à base de lítio) !! não adianta nada abrir e lubrificar com a graxa tipo bosta-de-gato que usam em posto de combustível...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Andrei escreveu:... graxa tipo bosta-de-gato...
Rachei o bico de rir dessa!!!
Ddiegonunes escreveu:na prática, a lubrificação "desnecessária" tem se mostrado eficiente.
E
S
N
E
C
E
S
S
Á
R
I
O
S
I
M
M
E
U
C
A
R
O
rolamentos de roda traseira da GS500 trocados aos 90.000 km sem nunca ter futricado alí, tá bom pra vc ?
troquei todos preventivamente pq me custaria muitos menos mão de obra e
evitaria serviço PORCO de ficar abrindo rolamento e deformando a blindagem...
serviço PORCO...
ah... os dianteiros troquei numa troca de pneus, acho que nuns 40k km mais ou menos,
roda fora, passei o dedinho, senti calos, montou o pneu, chegando em casa foi abrir e atochar de graxa ?
não, comprei os rolamentos novos e já troquei os 2 da roda dianteira....
rolamento com blindagem de metal andando com roda abaixo dagua diminui a vida útil,diegonunes escreveu:Como você explica o quebra quebra prematuro dos rolamentos?
como falaram, lavagens com produtos quimicos fortes... por isso a vedação de borracha
é a "menor pior" pra roda de moto, precisa dum torque inicial um pouco maior mas numa moto
isso não faz diferença...
e comparando com as blindagens de metal, as vedações de borracha protegem um pouco mais...
ah... se vc constatou calos, troca a porra do rolamento de R$ 12,00...
não tenho material da empresa aqui no meu computador...diegonunes escreveu:É somente defeito de fabricação?
mas defeito de fabricação ??
hahahaha
achei esse gráfico da concorrÊncia, serve pra ilustrar:

lubrificação inadequada, leia-se, justamente oque vc recomenda, ficar atochando de graxa,
misturar sujeira com graxa, encostar a blindagem e permitir entrar mais sujeira doque
se estivesse fechado quietinho...
outras falhas, exemplifica-se com desalinhamentos de polias, rotores, carario A4...
ou seja, maioria é falha humana...
muito mas muito antes desse caos que vc desenhou, vai fazer barulho...diegonunes escreveu:faço isso pensando no risco de não haver lubrificação necessária ali e essa porra estourar no meio do nada, danificando cubo, eixo e me deixando a ver navios.
com muitos dias de antecedência ao caos, vc troca os rolamentos de R$ 12
medo de falta de lubrificante ?? num diÂmetro de 25 mm esses troços são feitos pra girar a 10000 rpm...
vc acha mesmo que faltaria lubrificante pra fazer aquele mínimo e necessário
filme lubrificante entre as esferas e as pistas dos rolamentos na rotação de uma moto ?
Ndiegonunes escreveu:Andrei, você concorda que consegue remover a brindagem do rolamento da sua moto sem danificar?
Ã
O
C
O
N
S
E
G
U
E
a vedação de borracha que vcs acham que é diferente das de metal, na verdade, construtivamente, são bem parecidas...
a vedação de borracha nada mais é que uma camada de borracha nitrílica por cima da mesma blindagem de metal.

a diferença principal na vedação de borracha é que ela encosta no anel interno...
daí vc acha mesmo que vai, milimetricamente, colocar um estilete pra abrir a blindagem,
deformar todo o encaixe externo, entortar e porra da capinha...
daí vai atochar de graxa e habilmente recolocar como se fosse novo ??
não negão... vc não vai conseguir... vai no máximo conseguir uma sobre vida...
sobre vida por vezes necessário numa indústria com rolamentos grandes/caros...
mas com rolamentos de roda de moto de R$ 12... é coisa pra porco...
caras, tô insistindo nos termos PORCO e R$ 12,
gastem seus tempos/neurônios com outras coisas, não com essa economia "não inteligente"
saudações