Médias com cardã???????????..........Pq não????????

Grupo de discussão geral sobre motos.
duca
Motociclista

Re: Médias com cardã???????????..........Pq não????????

Mensagem por duca »

kalixto escreveu: Já vi relato de baterem atrás de moto com carda e a principio não ter dado nada mas depois de rodar com o troço desalinhado quebrar engrenagens e ficar na mão sem facil solução e vale pra correia se estiver tensionada incorretamente ou desalinhada perde no quesito durabilidade/custo/solução.
x2 ..... ja escutei isso tambem...
Yamaha FZ15
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

não tive moto com cardã, mas sempre achei massa, já namorei algumas vezes as Virago535, única custom que eu tinha vontade de possuir.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Nunca usei moto com cardã, mas acho que lubrificar a corrente uma vez por semana, e substituir o conjunto a cada 30 mil km vale a pena pela confiabilidade e baixo custo de manutençao.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Fabio Ninja escreveu:
Russo escreveu:
Calado escreveu:Provavelmente a única moto média nacional a ter cardã foi mesmo a Virago 535.
Teve também a irmã maior dela, a Drag Star 650, depois a Yamaha colocou correia na Midinight 950

Das atuais custom nacionais , acho que as menores a usarem cardã são a Shadow 750 e a Boulevard M800
Russo alguma sua tem correia atualmente? voce tem o tensionador? estou pensando em comprar um
para regular a tensao da correia em casa,.....
Ae Kamerad...

Eu uso motos com correia dentada a 9 anos:
- Savage LS 650 de 2005 a 2008;
- Sportster 883C de 2008 a 2010;
- Softail FX 1450 se 2010 até hoje.

E uso motos com corrente a 15 anos
- Magma 125 de 2001 a 2004;
- CB450 DX de 2004 a 2005 ;
- Teneré 250 de 2011 a 2012;
- CB400 CR de 2003 até hoje;
- Mirage 250 de 2012 até hoje.

Nesse período todo nunca tive problema com correia dentada. Na época da Savage, como era novidade para mim, fui lendo besteiras pela internet como lubrificar com parafina de surfista, sprays especiais ou grafite em pó. Larguei mão pois os únicos resultados efetivos que obtive foram lambanças, eheheheh... nem olho para as correias, é como se não existissem.

Com as correntes, uma vez só tive problema com uma corrente recém trocada na Mirage. É uma corrente com emenda, a trava soltou e a corrente escapou na rua. O mecânico substituiu a trava de gancho por uma emenda rebitada e fim do problema.

Eu tenho um tensionador de caneta, foi Tio Frei quem arranjou para mim faz um tempão. Só usei-o uma ou duas vezes, para conferir a tensão após trocar o pneu traseiro, pois a correia é bem diferente da corrente, ela não desgasta tão rápido nem afrouxa com o tempo.

Nas Harleys a tensão indicada é de 4,5 kg (10 libras) e a flexão é de 8 a 10 mm. Algumas delas tem uma "janelinha graduada" de inspeção no protetor de correia para facilitar essa tarefa. Verifique se no manual de sua moto são indicadas as recomendações para a regulagem da tensão da correia.

Imagem

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

na mid é 4.5 kg tambem e folga de 3 a 5 mm, vou comprar no ebay um baguio desses, não confio muito em mexanicos tentando adivinhar como deve ser a tensao, sem contar que poucos tem esse tensiometro.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Show hein Russo essa ferramentinha.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Kings
Roda Presa

Mensagem por Kings »

Encontrei numa viagem para Argentina um sujeito numa BMW 1150 GS, que tomou uma pancadinha na roda traseira de um companheiro de viagem. O acidente em si foi tranquilo, não causou nada aos envolvidos, pequena queda, mas o cardã estourou e ele teve que rebocar a moto dos confins do fim do mundo para Uruguaiana. Tentou antes conserto com a BMW da Argentina, sem sucesso, falta de peças. A decepção do sujeito foi froids de ver.

Nunca tive moto com cardã. Em viagens mais longas com outras motos com cardã (Explorer 1200), aqueles com corrente ao chegar no hotel tinham que lubrificar a corrente. Os com cardã já iam tomar cerveja. Essa é uma vantagem, mas a desvantagem do aumento de peso, perda de potência (e consequente aumento de consumo) e essa perda de confiabilidade não sei se vale a pena.
Tiger 800 XC Triple Purpose
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Fabio Ninja escreveu:na mid é 4.5 kg tambem e folga de 3 a 5 mm, vou comprar no ebay um baguio desses, não confio muito em mexanicos tentando adivinhar como deve ser a tensao, sem contar que poucos tem esse tensiometro.
4,5 kg deve ser padrão, pois também era a medida da Savage.

Kings escreveu: Nunca tive moto com cardã. Em viagens mais longas com outras motos com cardã (Explorer 1200), aqueles com corrente ao chegar no hotel tinham que lubrificar a corrente. Os com cardã já iam tomar cerveja. Essa é uma vantagem, mas a desvantagem do aumento de peso, perda de potência (e consequente aumento de consumo) e essa perda de confiabilidade não sei se vale a pena.
Eheheheh, até parece que eixo cardã de moto é do tamanho de eixo cardã de caminhão...

Quanto aumenta o peso?
O cardã deve pesar uns 3 kg se muito. Se descontar o peso da corrente, que deve ser algo em torno de um quilo, o aumento de peso é irrelevante, muito menos que um sistema de freio ABS.

Quanto perde de potência?
1CV? 2CV? Numa tomada de tempo em autódromo isso pode fazer diferença, mas rodando numa rodovia, duvido que tenha alguma influência.

Qual é o aumento no consumo?
1 km/L a mais se tanto?

Engraçado é que muito se fala de correias dentadas partidas, de cardãs quebrados, mas ninguém comenta das correntes arrebentadas.
Só aqui no M@D, fora a minha corrente que escapou, lembro de 2 outros casos:
O do Márcio BSB que teve a corrente da CB500 arrebentada na descida da serra da Graciosa, que embolou e (se não me engano) o derrubou e o caso do Klesh, cuja corrente da CBR 450 arrebentou na estrada e destruiu a balança da moto.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Estranho isso de perder potência.
Ja vi BMW no dina (125hp declarados) com 119hp na roda.
E no mesmo dia, vi uma Versys 1000 (118hp declarados) com 101 na roda.
Portanto, o cardã da BM perdeu menos potência do que a corrente da Versys.
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Russo escreveu:
Kings escreveu: Nunca tive moto com cardã. Em viagens mais longas com outras motos com cardã (Explorer 1200), aqueles com corrente ao chegar no hotel tinham que lubrificar a corrente. Os com cardã já iam tomar cerveja. Essa é uma vantagem, mas a desvantagem do aumento de peso, perda de potência (e consequente aumento de consumo) e essa perda de confiabilidade não sei se vale a pena.
Eheheheh, até parece que eixo cardã de moto é do tamanho de eixo cardã de caminhão...

Quanto aumenta o peso?
O cardã deve pesar uns 3 kg se muito. Se descontar o peso da corrente, que deve ser algo em torno de um quilo, o aumento de peso é irrelevante, muito menos que um sistema de freio ABS.

Quanto perde de potência?
1CV? 2CV? Numa tomada de tempo em autódromo isso pode fazer diferença, mas rodando numa rodovia, duvido que tenha alguma influência.

Qual é o aumento no consumo?
1 km/L a mais se tanto?

Engraçado é que muito se fala de correias dentadas partidas, de cardãs quebrados, mas ninguém comenta das correntes arrebentadas.
Só aqui no M@D, fora a minha corrente que escapou, lembro de 2 outros casos:
O do Márcio BSB que teve a corrente da CB500 arrebentada na descida da serra da Graciosa, que embolou e (se não me engano) o derrubou e o caso do Klesh, cuja corrente da CBR 450 arrebentou na estrada e destruiu a balança da moto.
:wsh:

Pra mim a maior vantagem é não ter que lubrificar diariamente em uma viagem longa. Usando no dia a dia, não tem problema nenhum em lubrificar a corrente uma vez por semana.

Mas numa viagem de 20, 30, 40 dias, lubrificar a corrente todo dia é um saco. Principalmente depois de ter rodado, 800, 900, 1000km num dia...
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Acho pouco 3 kg para o conjunto todo do cardã, mas notoriamente a transmissão por corrente é mais confiavel, claro que tem casos de quebra, especialmente se a corrente não for lubrificada de acordo, ou se usar correntes de baixa qualidade,especialmente em motos grandes, mas concordo que a diferença para quem circula normalmente em estradas e ruas é irrelevante, e o cardã é mais comodo na manutençao.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

JAL escreveu:Estranho isso de perder potência.
Ae Kamerad JAL...

Como escrevi mais acima, quando se fala de cardã de moto parece que o que vem à mente do pessoal é um cardã de caminhão, eheheh...
Imagem
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Russo escreveu:
JAL escreveu:Estranho isso de perder potência.
Ae Kamerad JAL...

Como escrevi mais acima, quando se fala de cardã de moto parece que o que vem à mente do pessoal é um cardã de caminhão, eheheh...
Pois é... :-D
Robson

Mensagem por Robson »

e só aqui no M@D que cardã não é confiável.....rsrs
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Eu nunca tive moto com cardã, mas que é um puta saco ficar lubrificando corrente, é.
Em motos esportivas então é um parto, pois a balança é cheia de frescuras, e via de regra, a corrente fica bem escondida... fora o fato de não ter cavalete central.
Cardã é uma maravilha, deviam ser obrigatórios!! :-D
Editado pela última vez por JAL em 20 Ago 2014, 10:10, em um total de 1 vez.
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Webasto escreveu:Cardã é para viados e idosos

custo inviável, performance prejudicada, visual feio
:lol:

;-) ;-) ;-)
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Se tiver cavalete central, não me importo em lubrificar corrente em viagens. Normalmente faço quando chego no hotel para dormir. Central, umas 3 rodadas na roda, spray e foi-se...
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Parece aquele papo antigo sobre carros automáticos.
Pega um carro moderno com cambio de 7 ou 8 marchas, troca no volante etc... e ainda tem doido que quer pegar na alavanca(deve ser fetiche) pra trocar marchas. :lol:
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

às vezes parece que aqui tudo é teoria da conspiração, pelamor dos meus fiinhos

cardã é o ouro!! dentada tb. as correntes é que são coisa pra virar peça de museu isso sim. trem ultrapassado e sujador da porra.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Eu já acho que procuram problemas demais. rsrsrsrs
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Responder