Porca do pinhão perdida (sorte!)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Brizzo
Roda Presa

Re: Porca do pinhão perdida (sorte!)

Mensagem por Brizzo »

Onde acho um anel desses? Acho que serve.

Sent from Tapanoreiatalk
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

ops... segura...

essa peça fica guiada numa ranhura/canaleta...

ilustrando, na imagem da direita, é a canaleta que aparece a medida "m"

Imagem

;-)

saudações
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Joaquim escreveu:Prefiro o sistema da Honda:
Imagem

Melhor ainda é o das Honda antigas, como o da cbr1000F e da 7Galo...ao invés de porca, um parafuso bem comprido (nº13 do desenho abaixo) direto no eixo que sai da caixa...mas pra isso, como já disseram, tem um custo maior e demanda tempo para fazer uma rosca interna... :lol:
Imagem
Editado pela última vez por Véio em 04 Jan 2015, 00:44, em um total de 3 vezes.
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Vinicius. escreveu:Nao manda fazer nao Brizzo... o torque nessas porcas eh alto e uma porca torneada nao vai aguentar.

Ja aconteceu comigo de a porca soltar na Versys, so nao perdi ela pois parou no suporte do sensor de velocidade.

O pinhao nao sai do lugar, a forca passando pela corrente faz ele alinhar com a coroa, entao ele acaba ficando centrado no sistema e nao cai. Se o a coroa nao estiver alinhada, ai vai ter uma componente de forca puxando o pinhao pra fora ou pro centro da moto, mas a froca eh tao pequena que eh bem dificil o pinhao mover. ;-)

Vinícius...
Na verdade o que faltou aparentemente aí foi ou uma falha de aperto na montagem ou a boa e velha gota de trava roscas que poucos mecânicos colocam ao trocar o pinhão...

E o pinhão pode sair do lugar sim pela força exercida pela corrente, no sentido contrário, quando se reduz a moto. E nesse sistema da foto, que usa arruela, aparentemente é parecido com o da CBR1000F...a arruela não é uma arruela lisa, é uma arruela levemente cônica, chamada arruela de amortecimento (nº14 do desenho acima), que tem a função de, além do aperto do pinhão, como o próprio nome diz, amortecer os trancos da corrente em relação ao eixo da caixa e às próprias engrenagens da caixa , nas acelerações bruscas e nas reduções...lembrando que em qualquer moto, principalmente as com muito torque (não é o caso da do Rauber... :lol: ), obrigatoriamente existe uma pequena folga entre os dentes do pinhão e os do eixo da caixa, para evitar quebras pelos trancos que recebe...motivo esse da arruela ser de amortecimento...
Além disso é sempre bom lembrar que com o desgaste natural da corrente e do pinhão, pela folga entre eles, acaba ocorrendo um movimento lateral(corrente/pinhão) e acaba aparecendo o componente que você citou...ou seja, muito embora pequena, a força puxando o pinhão pra fora ou para o centro da moto, vai aparecer...força essa também minimizada pela arruela de amortecimento... ;-)
Não sei se consegui me fazer entender, mas é + ou - isso daí...
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Véio escreveu:Melhor ainda é o das Honda antigas, como o da cbr1000F e da 7Galo...ao invés de porca, um parafuso bem comprido (nº13 do desenho abaixo) direto no eixo que sai da caixa...mas pra isso, como já disseram, tem um custo maior e demanda tempo para fazer uma rosca interna... :lol:
Imagem

Permita-me discordar...
Esse sistema se der problema na fixação dará um baita trabalho para consertar, isso se não tiver que abir o motor e trocar um monte de coisa.
Nos outros sistemas, se der problema, o que é quase impossível, é só usar o disco de corte e trocar o pinhão, a trava e dois parafusos, ou se for com o sistema de cupilha ou anel de trava BE é mais simples ainda.
Rosca no eixo secundário é pedir para dar merda. É só pegar um mexânico nó cego.
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Vai ver eu dei sorte até agora...40 anos com diversas motos com esse sistema e nunca afrouxou, nunca travou o parafuso e nunca tive nenhum problema... :lol: ;-)
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Brizzo escreveu:Marcus, a relação ainda era a original. Acho difícil de ele ter sido desmontado em alguma revisão. Há relatos em diversos fóruns gringos e nacionais de quebra e consequente perda dessa porca. Sinistro.

Mais uma para o aprendizado então, nunca tinha visto isso ocorrer. Aliás, sequer observava o torque dessa porca nas motos com corrente (passarei a fazer isso) ;-) !
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Rauber escreveu:ops... segura...

essa peça fica guiada numa ranhura/canaleta...

ilustrando, na imagem da direita, é a canaleta que aparece a medida "m"

;-)

saudações

Rauber, acho que me expressei mal. A pergunta era se eu encontraria fácil esse anel para vender em lojas do ramo. A FZ6 possui uma ranhura semelhante à da imagem que você postou. Por isso ventilei a possibilidade de utilizar um desses.

Webasto escreveu:150 reais uma porca? estelionatários...

Vai na GO

Moro no DF. Aqui não tem GO. De GO, só o Goiás mesmo. }:)
Editado pela última vez por Brizzo em 07 Jan 2015, 20:14, em um total de 2 vezes.
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Aqui encontro anéis elásticos, de qualquer medida, em qualquer loja de autopeças ou mais fácil ainda em lojas de máquinas e automação industrial, não sei por aí...
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Véio escreveu:Aqui encontro anéis elásticos, de qualquer medida, em qualquer loja de autopeças ou mais fácil ainda em lojas de máquinas e automação industrial, não sei por aí...

Valeu, Véio. Agora o problema é saber qual é a medida certa.

EDIT: PROBLEMA RESOLVIDO.

Adotei a solução Suzuki apontada pelo Rauber. Fui a uma loja de máquinas, como o Véio indicou, testamos algumas medidas e ficou perfeito. Até tentei puxar o pinhão com um alicate para testar a resistência da coisa. Nem mexeu. Fixo pra cacete. ;-) ;-)

Porca na Yamaha: R$ 150,00
Trava elástica: R$ 4,00

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Brizzo em 08 Jan 2015, 04:46, em um total de 2 vezes.
Vinicius.
Motoqueiro

Re: Porca do pinhão perdida (sorte e RESOLVIDO!)

Mensagem por Vinicius. »

Cagada Brizzo.. faz a coisa certa e poe a porca nisso ai camarada.

As tolerancias do canal pra aceitar um anel elastico sao controladas.. o que vc ve ali no seu eixo eh um alivio de stress onde a rosca termina, chama u-cut por essas badas.. nao sei como eh ai pra voce poder dar uma pesquisada. Certametne nao serve pra colocar anel elastico mesmo que tenha ficado razoavelmente firme.

Esse negocio solta e enrosca na corrente pode dar merda grande.. imagina se a corrente arrebenta e trava o sistema.. o tamanho do preju!

Achei que vc ja tinha comprado a porca aqui?

Se ainda nao comprou me passa os dados da moto que compro pra vc e mando por correio! ;-)
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Brizzo...
Concordo com o Vinicius...se o eixo é com porca é com porca que tem que ser montado...

Esse anel encaixado na rosca vai saltar fora nos primeiros metros rodados...vai dar uma merda sem tamanho...um acidente ou arrancar um pedaço da carcaça ou da tampa do motor...

Quando falei onde comprar não era pra você usar numa moto com o sistema de montagem da sua... ;-)

Espero que enquanto escrevo isso você já não esteja rodando com a moto por aí... :md:
Editado pela última vez por Véio em 07 Jan 2015, 20:12, em um total de 1 vez.
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Vinicius. escreveu:Cagada Brizzo.. faz a coisa certa e poe a porca nisso ai camarada.

As tolerancias do canal pra aceitar um anel elastico sao controladas.. o que vc ve ali no seu eixo eh um alivio de stress onde a rosca termina, chama u-cut por essas badas.. nao sei como eh ai pra voce poder dar uma pesquisada. Certametne nao serve pra colocar anel elastico mesmo que tenha ficado razoavelmente firme.

Esse negocio solta e enrosca na corrente pode dar merda grande.. imagina se a corrente arrebenta e trava o sistema.. o tamanho do preju!

Achei que vc ja tinha comprado a porca aqui?

Se ainda nao comprou me passa os dados da moto que compro pra vc e mando por correio! ;-)

Comprei ... mas como ainda não chegou, vou usar este por enquanto. Só para não ficar parado. Obrigado pela oferta. Da próximo vou solicitar os bons préstimos ... }:) }:)

Quanto à firmeza da coisa, você pode até estar certo, mas a ranhura existente é bem funda e o anel é bem grosso e entrou na marra. Posso garantir (com o meu conhecimento científico m@diano - ou mediano, rs) que aquilo não solta nem a pau. Tô até com medo de não conseguir tirar para instalar o esquema original.

Véio, não está encaixado na rosca, não. Como eu disse, existe uma ranhura funda semelhante à da Suzuki. Tive o cuidado de observar. Depois de instalar, rodei 70 km com picos de 170 km/h. Verifiquei e não mexeu um cabelo. Pode ser que não preste, mas é o que observei.
Editado pela última vez por Brizzo em 07 Jan 2015, 20:21, em um total de 3 vezes.
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Meu Deus...tu é louco... :lol: :lol: :lol: ...mas enfim é por sua conta e risco...

No mais, pra comprar essa porca, leva a moto em qualquer torneiro mecânico que ele te diz na hora as medidas da porca, o tipo de rosca e onde comprar uma similar a original... ;-)
Editado pela última vez por Véio em 07 Jan 2015, 20:16, em um total de 1 vez.
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Véio escreveu:Meu Deus...tu é louco... :lol: :lol: :lol: ...mas enfim é por sua conta e risco...

No mais, pra comprar essa porca, leva a moto em qualquer torneiro mecânico que ele te diz na hora as medidas da porca, o tipo de rosca e onde comprar uma similar a original... ;-)

Procurei nos torneiros e a maioria disse a mesma coisa. A rosca dessa medida é bem difícil de ser feita e bem difícil de ser encontrada por aí. Ela tem Passo 1, enquanto todas as casas do ramo só possuem a de Passo 1,5 para vender. Por vários fóruns por aí, o pessoal chegou à mesma conclusão, infelizmente.

Bom, se eu rodei centenas de quilômetros SEM NADA, a coisa não soltou e eu estou aqui contando a história, posso arriscar mais um pouquinho. }:) }:) }:) }:)
Editado pela última vez por Brizzo em 08 Jan 2015, 00:15, em um total de 2 vezes.
Rauber
Mito

Re: Porca do pinhão perdida (sorte e QUASE resolvido!)

Mensagem por Rauber »

Ganhei uma ceva por ilustrar como é na minha moto de museu e te pago uma pela loucura de testar a cento e setenta kkkk loko kkk fuja!

Logo pensei q fixou na rosca. Te mandaria um diploma de burro por sedex kkk mas logo afirmou q não... bom... Quando chegar a porca arranca isso fora!

saudações
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Brizzo não brinque com a sorte, vc já gastou muito dela.
Já chega a sua encomenda, guarde essa moto. Quando chegar o prazer de matar a saudade vai ser muito bom.
Imagem
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Imagem Imagem Imagem
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Vish! uaehaueuhaueuhaeuaeh! :rof: Eu não sairia nem da garagem! :md:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Jhony
Motociclista

Mensagem por Jhony »

Sei lá, essa trava pode perder dureza com o calor, creio eu que para os lados ela não vai, mas girar no eixo ela vai, com calor pode afrouxar, considerando claro que foi feito para porca.. Eu guardaria a moto, pode ser que isso fique melhor do que porca, pode ser que não, será que dá para arriscar?
Editado pela última vez por Jhony em 08 Jan 2015, 21:40, em um total de 1 vez.
Responder