Você espera a moto esquentar?
Re: Você espera a moto esquentar?
Vi num fórum de VMax flanelinhas master, algo do tipo "VMaqueiro de verdade não dá a partida com a moto inclinada para não ovalar os cilindros".
Essa dranha de frase ficou na minha cabeça, e às vezes me pego deixando a moto reta pra dar partida da moto fria (óleo embaixo).
[ ]'s
Essa dranha de frase ficou na minha cabeça, e às vezes me pego deixando a moto reta pra dar partida da moto fria (óleo embaixo).
[ ]'s

Não faz muito sentido, porque os aneis fazem uma pressão muito maior no cilindros do que uma inclinação.
Tendo a crer que o motor por ser em V tenha desgaste maior porque está constantemente inclinado.
Já ouvi dizer que o cilindro do motor boxer do Fusca fica mais polido na parte de baixo.
Tendo a crer que o motor por ser em V tenha desgaste maior porque está constantemente inclinado.
Já ouvi dizer que o cilindro do motor boxer do Fusca fica mais polido na parte de baixo.
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
O oleo circula pelo motor por bombeamento, se o oleo esta la embaixo, maior probabilidade do pescador da bomba estar imerso neste óleo, não vejo porque essa teoria de não dar partida com a moto inclinada no pesinho...
Há vmax, não faz curva, deve ser dai que vem o receio por inclinação

Ligo a moto e saio... mas evito ao máximo esticar marcha pelos primeiros minutos.. só se realmente não tiver opção.. CB não tem marcador de temperatura..
Aqui no Rio é quente então não espero muito não....
Nunca marquei qto tempo deixo...
Agora no inverno, ligo um pouco antes....mas o motor só entra mesmo em temperatura de trabalho depois de uns kms rodados.....
Coloco madeira no pezinho na shadow por causa da bateria...moto fica dias parada....e nela não espero muito esquentar...pois rodo muito lento nas minhas ruas esburacadas perto de casa
Enviado da Pqp!
Nunca marquei qto tempo deixo...
Agora no inverno, ligo um pouco antes....mas o motor só entra mesmo em temperatura de trabalho depois de uns kms rodados.....
Coloco madeira no pezinho na shadow por causa da bateria...moto fica dias parada....e nela não espero muito esquentar...pois rodo muito lento nas minhas ruas esburacadas perto de casa
Enviado da Pqp!
"Por um Brasil Melhor"
- jucie
- Motociclista
Eu espero esquentar. De manhã eu espero mais, ao longo do dia espero menos. Faço conforme o Saurus descreveu.
O motor a combustão é projetado para render melhor quente. Estando frio, ele precisa apenas funcionar suficientemente bem pra se manter estável até esquentar. A resistência que o motor frio tem que vencer é maior do que aquela que ele tem que vencer estando quente, não apenas pela diferença na viscosidade do óleo, mas também pelo formato do pistão, que muda depois de quente.
A Suzuki Savage (650 cc) sai normal, mesmo fria. Como tem muito torque (5.1 kg), o motor frio consegue sair; o que não significa que seja uma prática recomendável.
Já na YBR é bem perceptível a diferença. Se você der partida e tentar sair ela morre. Como o motor é fraquinho, ele não tem força suficiente para vencer a resistência interna + a carga de sair com o peso da moto e do piloto em cima. Só depois de esquentar uns 30 ou 40 segundos você pode acelerar e sair sem a moto morrer.
Quando eu usava a Savage no meu dia-a-dia eu não esperava esquentar. Quando passei a usar a YBR eu tive que aprender a esperar.
O motor a combustão é projetado para render melhor quente. Estando frio, ele precisa apenas funcionar suficientemente bem pra se manter estável até esquentar. A resistência que o motor frio tem que vencer é maior do que aquela que ele tem que vencer estando quente, não apenas pela diferença na viscosidade do óleo, mas também pelo formato do pistão, que muda depois de quente.
A Suzuki Savage (650 cc) sai normal, mesmo fria. Como tem muito torque (5.1 kg), o motor frio consegue sair; o que não significa que seja uma prática recomendável.
Já na YBR é bem perceptível a diferença. Se você der partida e tentar sair ela morre. Como o motor é fraquinho, ele não tem força suficiente para vencer a resistência interna + a carga de sair com o peso da moto e do piloto em cima. Só depois de esquentar uns 30 ou 40 segundos você pode acelerar e sair sem a moto morrer.
Quando eu usava a Savage no meu dia-a-dia eu não esperava esquentar. Quando passei a usar a YBR eu tive que aprender a esperar.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Interessante isso da inclinação ,fico imaginando as motos do motogp, no momento da corrida, com todasMarcio-Bsb escreveu:O oleo circula pelo motor por bombeamento, se o oleo esta la embaixo, maior probabilidade do pescador da bomba estar imerso neste óleo, não vejo porque essa teoria de não dar partida com a moto inclinada no pesinho...
aquelas inclinações absurdas, e nada de dar uma falta...
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Uma coisa é inclinação por poucos segundos. Outra é dar partida e deixar rodando por alguns minutos.
Tornado 300
Então motoboy tá fudido, que deixa moto diariamente por vários minutos ligada no pé lateral
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
- Saurus
- Mito
Meu cunhado tem uma XTZ125 que tem que ligar e deixar uns 10' esquentando, senão ela morre. Leva +/- 30' para o motor realmente entrar na temperatura operacional.jucie escreveu:Eu espero esquentar. De manhã eu espero mais, ao longo do dia espero menos. Faço conforme o Saurus descreveu.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
sirangelo
- Motociclista
esse negócio de a moto funcionar irregular é por causa do carburador, não tem nada a ver com motor preso porque está frio.
A Tornado funciona mal até esquentar, uma CB300 ou XRE pega e sai andando sem problemas.
Abraço.
A Tornado funciona mal até esquentar, uma CB300 ou XRE pega e sai andando sem problemas.
Abraço.
- jucie
- Motociclista
Durante as curvas o óleo dentro do carter vai se comportar como a água neste experimento:
http://www.videoman.gr/pt/97615
http://www.videoman.gr/pt/97615
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
- Saurus
- Mito
Por isso agradeço a Santa Tecnologia por nos proporcionar a injeção eletrônica. Você está certo. O motor precisa de mais combustível para gerar mais calor até chegar na temperatura de trabalho eficiente. Por isso as carburadas ainda tem o famoso afogador, para restringir a entrada de ar e deixar a mistura mais rica/gorda nesse momento de aquecimento.sirangelo escreveu:esse negócio de a moto funcionar irregular é por causa do carburador, não tem nada a ver com motor preso porque está frio.
Abraço.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
A minha espero esquentar até uns 60ºc, antes de 50ºc o passo do motor até fica descompassado, depois que estabiliza.
Andar na cidade ela acaba passando de 100ºc e armando a ventoinha, já na pista bota andar forçando bem que fica estável entre 85ºc~87ºC.
Andar na cidade ela acaba passando de 100ºc e armando a ventoinha, já na pista bota andar forçando bem que fica estável entre 85ºc~87ºC.
a primeira do dia ligo, espero uns 30 s, aperto a embreagem umas 3 a 4 x e saio de boa,
no resto do dia ligo e saio de boa sem esticar,
no frio espero o display começar marcar temp. para sair.
no resto do dia ligo e saio de boa sem esticar,
no frio espero o display começar marcar temp. para sair.
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Só saio acima de 70 graus na ZX e só acelero depois de 80 graus. Quando está acima de 95 também não acelero forte.
Na Fazer150 espero também, quando a carcaça do motor aquece bem eu saio (meço com "os dedo" mesmo).
Uma vez vi um vídeo técnico que o cara explicava que a cabeça do pistão é de medida menor que a saia, e quando ele aquece e dilata a temperatura normal de trabalho fica o correto. Ele até mostrava as diferenças com um motor aberto e um paquímetro.
Mostrou também porque o pistão risca quando o motor aquece excessivamente, sendo por causa da dilatação da saia do pistão, que em condição normal o óleo refrigera.
Me lembrou as RD350...... aquela maldição.....
Na Fazer150 espero também, quando a carcaça do motor aquece bem eu saio (meço com "os dedo" mesmo).
Uma vez vi um vídeo técnico que o cara explicava que a cabeça do pistão é de medida menor que a saia, e quando ele aquece e dilata a temperatura normal de trabalho fica o correto. Ele até mostrava as diferenças com um motor aberto e um paquímetro.
Mostrou também porque o pistão risca quando o motor aquece excessivamente, sendo por causa da dilatação da saia do pistão, que em condição normal o óleo refrigera.
Me lembrou as RD350...... aquela maldição.....
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- Narizudo
- Motociclista
Legal deveria ser analisar o motor de quem faz Welling / Stunt
Já conversei com uns conhecidos que fazem, no arrefecimento pra se ter idéia, vai só aditivo
Isso porque a água ferve, o líquido não, massss é lógico, porém ele não faz a troca de calor, tudo maluco. O incrível que os motores aguentam muito, até os 4 cilindros.
Já conversei com uns conhecidos que fazem, no arrefecimento pra se ter idéia, vai só aditivo

-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Então, com o afogador puxado, motor frio, a moto liga e a rotaçao ja começa alta e vai abaixando ate que a lenta se estabilize, isso nas carburadas, mas o fato de ter I.E. não significa que o oleo automaticamente atinga a temperatura ideal, então ligar e sair acho meio comprometedor a longo prazo.
Outra coisa, quem mora/trabalha em predio com garagem no 2,3,4,5 ou mais subsolo e ja liga o motor e mete nas rampas acelerando tudo, vejo muito isso, especialmete no trampo na hora de ir embora, sei lá, eu nao consigo, espero uns minutos e ai entao saio.
Outra coisa, quem mora/trabalha em predio com garagem no 2,3,4,5 ou mais subsolo e ja liga o motor e mete nas rampas acelerando tudo, vejo muito isso, especialmete no trampo na hora de ir embora, sei lá, eu nao consigo, espero uns minutos e ai entao saio.
- jucie
- Motociclista
Eu preciso me acostumar a dar essas bombadas na embreagem também. Eu nunca lembro.Reinke escreveu:a primeira do dia ligo, espero uns 30 s, aperto a embreagem umas 3 a 4 x
Geralmente qto maior o motor, maior o tranco a se engatar a primeira marcha pela primeira vez no dia. Tu acaba aprendendo a apertar algumas vezes a embreagem antes pelo desconforto do tranco, parece q tá quebrando algo.
[ ]'s
[ ]'s