BSA 650 GOLD STAR: lançada a "concorrente direta" das Royal Enfield 650

Grupo de discussão geral sobre motos.
b0fh
Bastard operat0r

Re: BSA 650 GOLD STAR: lançada a "concorrente direta" das Royal Enfield 650

Mensagem por b0fh »

15 kilos de fluido (óleo/gasolina) só? q mixaria.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Robson

Mensagem por Robson »

Helder.soares escreveu: 06 Dez 2021, 15:32
Robson escreveu: 06 Dez 2021, 14:11 @Helder.soares , traduza WET e tire sarro do @Kuati agora....

Imagem
robobobson, nem de ingrêis tu manja, né? traduzir texto via google translate não é 100%.. rsrsrs

Kkkkkkk

Peso molhado tem todo fundamento.

É assim que se fala em inglês....
Robson

Mensagem por Robson »

b0fh escreveu: 06 Dez 2021, 15:42 15 kilos de fluido (óleo/gasolina) só? q mixaria.

Tanque peba de 12 litros.

A moto deve fazer no máximo uns 22 km/l, o que vai dar a impressionante autonomía de 260 km já contando a reserva.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Robson escreveu: 06 Dez 2021, 16:04
b0fh escreveu: 06 Dez 2021, 15:42 15 kilos de fluido (óleo/gasolina) só? q mixaria.

Tanque peba de 12 litros.

A moto deve fazer no máximo uns 22 km/l, o que vai dar a impressionante autonomía de 260 km já contando a reserva.
Autonomia de 260 km dá e sobra para a imensa maioria das minhas situações de uso, pois eu não aguento rodar mais de 2hs direto.

A minha RE Inteceptor 650 tem um tanquinho de 13L, mas pede reserva com 10,5 L e reza a lenda que ela só consegue "pescar" 1,5 L dos 2,5 que sobraram, o resto é "volume morto".
No meio do mês passado eu e o Kalixto fizemos uma viagenzinha que fiz à Pitanga (720 km ida e volta) e rodando susse, na faixa dos 100~110 km/h, a motoka fez médias de 27 km/l.

Viajei também sem problemas com outras motos com tanquinho pequeno, como a Ducati 800, com tanque de 13L (11+2) que rodava 200 km na estrada antes de pedir reserva e a Savage 650, com tanque de de 10,5L (8,5+2) que rodava 220 km antes de pedir reserva. É só uma questão de programar o abastecimento a cada 150 ~200 km e aproveitar para ir no banheiro a cada parada, pois como dizia o tio Itadeu, bexiga vazia é uma coisa a menos prá estourar no caso de um tombo :-D
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Robson

Mensagem por Robson »

Claro, sem problemas, desde que ande por regiões bem conhecidas.

Já passei perrengue 3x com autonomia baixa.

Uma voltando de CWB, na subida da serra só tem um posto bem meia boca, e eu não abasteci em CWB achando que conseguiria subir a serra. Quase não chego no posto meia boca, com a RD350.

Outra vez com a Sahara voltando de Foz do Iguaçu, cheguei em SP capital na reserva, de madrugada, quem disse que achava posto aberto para abastecer? Consegui chegar na Marginal Tietê balançando a moto.

Por último foi indo para Brasília, eu e o Márcio... Eu estava com a Intruder 800 (tanque ridículo de 12l), não abasteci em Catalão (tinha rodado só 70km), o próximo posto era a uns 100km de distância, a moto entrou na reserva, a noite no meio do nada, só torci para chegar logo no posto.... Rodei cerca de 50 km com o cu na mão kkkk

Autonomia em viagem NUNCA é demais.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Passar perrengue faz parte do motociclismo kkkkk... eu também já passei vários, inclusive com motos com maior autonomia e, nesses casos, foi por distração e/ou excesso de confiança.

Duas vezes foram com a Softail FX, que tinha autonomia para 320 km, já contando a reserva (18L X 18 km/L). Uma vez foi voltando de Londrina para Curitiba. Eu já tinha feito o trajeto, via Ortigueira algumas vezes, rodava 270 km e parava para abastecer em Ponta Grossa. Uma vez inventei de vir de Londrina por Ventania, para conhecer o caminho, só não me atentei que esse percurso era 40 km mais longo... resultado: cheguei em Ponta Grossa com a luz laranja da reserva "gritando" na minha cara.

Outra vez foi indo para Piratuba/SC e dessa vez fiz tudo errado kkkkk....como tinha pouco mais de meio tanque, "fiz as contas" e parei para encher o tanque em São Mateus do Sul, já com a moto entrando na reserva e calculei que daria para fazer os 300 km até Piratuba "num tiro só"... e deu, mas foi tenso, pois de Concordia a Piratuba são 50 km apenas, mas é o tempo todo subindo e descendo morros. Quando faltavam apenas 30 km para chegar ocorreu um fato curioso: nas descidas mais íngremes a gasolina ia toda para a frente do tanque e a moto começava a apresentar falhas na alimentação, coisa que não ocorria nas subidas e no plano, pois o pescador ficava na parte de trás do tanque. Abasteci a moto em Ipira, a menos de 10 km do destino, com o tanque quase seco.

A única vez que tive pane seca em estrada foi com a moto de maior autonomia, a CB400 CR, na qual eu tinha colocado um tanque de Guzzi alargado que tinha capacidade para 20L. Como a moto fazia em torno de 20 km/L em estrada, a autonomia dela era de uns 400 km. Indo para Bento Gonçalves pela 116 eu completei o tanque em Mafra/SC mas esqueci a torneirinha na posição reserva e nem me toquei, a moto rodou os 400 km e apagou a 8 km de São Marcos/RS. Por sorte o Klein estava junto e conseguimos tirar 1/2 L da moto dele e com isso chegar até o primeiro posto de combustível.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Russo escreveu: 06 Dez 2021, 19:12 A única vez que tive pane seca em estrada foi com a moto de maior autonomia, a CB400 CR, na qual eu tinha colocado um tanque de Guzzi alargado que tinha capacidade para 20L. Como a moto fazia em torno de 20 km/L em estrada, a autonomia dela era de uns 400 km. Indo para Bento Gonçalves pela 116 eu completei o tanque em Mafra/SC mas esqueci a torneirinha na posição reserva e nem me toquei, a moto rodou os 400 km e apagou a 8 km de São Marcos/RS. Por sorte o Klein estava junto e conseguimos tirar 1/2 L da moto dele e com isso chegar até o primeiro posto de combustível.
x2

Com a Sahara voltando da faculdade a moto falhou e ai fui abrir a torneirinha da reserva e páááá!! já estava aberta. Na ultima abastecida esqueci de voltar a dita cuja.
Pior que ela apagou na beira da rodovia e tinha um posto, só que no outro sentido que eu estava e não dava pra atravessar a pista por causa da mureta de concreto.
Lá vai eu empurrar a Sahara viaduto acima pra chegar na outra pista. O @Robson sabe que empurrar aquele trambolho não é nada fácil.
Pra entrar no posto tem uma rampinha e as pernas não respondiam mais, larguei a moto lá na rua e ia pedir pra algum frentista me ajudar e foi aí que ele disse que já estavam fechando e não passava mais cartão, só no dinheiro. Fiz um catão de moedas na carteira e consegui o suficiente para chegar em casa.
Depois daquele dia decidi que ia pegar a Te250 por que tem marcador de combustível :lol: :lol:
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Robson escreveu: 06 Dez 2021, 14:08
froesdamotta escreveu: 06 Dez 2021, 13:41 213 kg.... :e131: ..... Porque com tanta tecnologia na atualidade, uma monocilíndro de 650cc pesa o mesmo que um V2 de mesma cilindrada?

Problema aí não é o motor, que hoje todos usam liga de aluminio.

O peso se deve a quadro de aço, rodas de aço, paralamas de aço.

A moto tem pouco plástico, ou ligas de aluminio na contrução
Tem outra questão: a qualidade das ligas metálicas de alumínio e ou/ de aço. Quanto mais leves e resistentes, mais caras serão.
Logo, para obter uma resistência "X" um fabricante poderá usar tubos de uma liga mais cara, que terão paredes menos espessas e/ou serão mais leves, ou poderá usar tubos de uma liga mais barata, que terão paredes mais espessas e/ou serão mais pesados. E isso fará diferença no custo, e por consequência, no preço da moto.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Robson escreveu: 06 Dez 2021, 17:14 Claro, sem problemas, desde que ande por regiões bem conhecidas.

Já passei perrengue 3x com autonomia baixa.
,......
Autonomia em viagem NUNCA é demais.
Concordo..... Melhor sobrar que faltar!
Minholi que o diga! :lol:
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Essa BSA pesa 198 kg a seco e 213 em ordem de marcha e a RE650 pesa um pouquinho menos, 208 em ordem de marcha, mas esse peso não chega e ser nenhum absurdo, tanto que as Yamazukis de mesma cilindrada pesam mais ou menos parecido.

Uma Googleada rápida e temos:

CB 650F (Hornet) 195 kg "seco"
VStrom 650 199 kg "seco" e 213 "molhado" (by Kuati)
Versys 650 206 kg "molhado"
ER6 200 kg "molhado"
Bandit 650 N 204 kg"seco"

Comparando com motos custom:

Shadow 600 199 kg "seco"
Drag Star 215 kg "seco"

Fazendo agora uma comparação "justa" com outras motos monocilíndricas, aí sim, ela é uns 20% mais pesada:

XT 660 165 kg "seco"
Savage 650 160 kg "seco"
Imagem
Puma

Mensagem por Puma »

Savage era levinha, mesmo carregada, só boas lembranças da minha.

Pane seca eu tive com a DR 800 um tanque de 24 litros esqueci de abastecer o Mamute. :frt:

Todo castigo é pouco.

kkkkkkk

Essa Gold Star deve ser uma delicia para rodar na cidade.

Fui............
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu: 05 Dez 2021, 11:39 BSA 650 GOLD STAR: lançada a "concorrente direta" das Royal Enfield 650

652 CC, monocilíndrica, 45hp... o motor lembra o "poderoso V1"( VÊ UM) da Suzuki Savage, mas é 50% mais potente (maior taxa de compressão, mais girador e refrigeração líquida).
A fabricante é a Mahindra (que fabricava aquelas camionetes quadradonas aqui no BR), que comprou e está relançando as marcas BSA e Jawa. Assim como as RE650, o projeto é Inglês e a produção é indiana.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
...
Gostei do estilo. Década de 60/70 séc XX, rodas raiadas... Muito show!!! ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Quick start à frio em uma BSA 650 antiga:

Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

The all-new BSA Gold Star - On the road

Imagem
Responder