Qual e a temperatura normal de trabalho do óleo do motor da xre 300 alguém pode me informar ? Preciso por um cebolão

Grupo de discussão geral sobre motos.
RMD
Dinossauro

Re: Qual e a temperatura normal de trabalho do óleo do motor da xre 300 alguém pode me informar ? Preciso por um cebolão

Mensagem por RMD »

Gastam tubos mas NUNCA colocam o que há de melhor, entregam o mínimo que o publico aceita e cobram o máximo que aceitam pagar.

Entao vc sabe q é muito possível melhorar um projeto q vem de fabrica.
Tornado 300
Robson

Re: Qual e a temperatura normal de trabalho do óleo do motor da xre 300 alguém pode me informar ? Preciso por um cebolão

Mensagem por Robson »

RMD escreveu: 16 Jun 2023, 17:15 Gastam tubos mas NUNCA colocam o que há de melhor, entregam o mínimo que o publico aceita e cobram o máximo que aceitam pagar.

Entao vc sabe q é muito possível melhorar um projeto q vem de fabrica.
A não ser que tenha um erro crasso de projeto, eles entregam algo que funcione.

Indústria automotiva de larga escala trabalha com objetivos bem definidos de público que se quer atingir, e quais os limites que a máquina deve ter.

A XRE em questão é uma OFF road de trilha bem leve (aquele monte de plástico em volta dela entrega uma pegada mais urbana) e colocaram nela uma mecânica barata de manter, com boa potência ao que se destina, e que é compartilhada com outros modelos...
Editado pela última vez por Robson em 16 Jun 2023, 17:25, em um total de 1 vez.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Robson escreveu: 16 Jun 2023, 17:23 Indústria automotiva de larga escala trabalha com objetivos bem definidos de público que se quer atingir, e quais os limites que a máquina deve ter.
Mas sempre procurando fazer um projeto o mais barato possível (dentro do limites de aceitação). Então é obvio que é algo facilmente melhorado.
Tornado 300
Robson

Mensagem por Robson »

Depende do seu conceito de melhoria....

Colocar um radiador de óleo com ventoinha em um motor projetado para ser refrigerado a ar não é necessariamente uma melhoria, e acredito que o ganho será zero. Usando o exemplo do tópico.

Mas concordo que, por exemplo, em se tratando de suspensão, iluminação, rodas e pneus, por exemplo, entregam o básico. Isso dá para melhorar mesmo.
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

RMD escreveu: 16 Jun 2023, 17:33 Mas sempre procurando fazer um projeto o mais barato possível (dentro do limites de aceitação). Então é obvio que é algo facilmente melhorado.
tenho certeza que você estudou mecânica, com especialização/pós-graduação em motores à combustão para ter tanta certeza nessa sua afirmação.

A tal moto do tópico é uma moto "street legal" para uso diário (barata*, manutenção fácil, mecânica simples), com uma proposta "off-road". Ou seja, pode até usar na terra.

Se você for olhar uma moto off-road (de verdade), verá que diferença dela para a moto do tópico não é só uma ventoinha e um radiador de óleo. Materiais na composição do bloco, taxa de compressão, válvulas, etc... Por isso a Honda tem a XRE e a CRF.

* barata em quase todos os lugares do mundo, ai no Brasil não existe nada barato.
** essa ventoinha fará diferença nenhuma na performance. Troca o escapamento e mete etanol, fará muito mais efeito.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Demo escreveu: 18 Jun 2023, 06:41 tenho certeza que você estudou mecânica, com especialização/pós-graduação em motores à combustão para ter tanta certeza nessa sua afirmação.
Ah... me desculpa. Achei q aqui é um forum de debate aberto a todos. Nao somente os Grão Mestres sabem tudo.

Humildade é algo muito bom....

Voltando ao assunto (mesmo ofendendo os fodoes). Nao me lembro de ele ter dito que queria aumentar a performance. So me lembro de perguntar sobre a instalação da ventionha. Achei que queria simplesmente reduzir a temperatura do oleo para nao rachar o cabeçote nao para ganho.
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Demo escreveu: 18 Jun 2023, 06:41
RMD escreveu: 16 Jun 2023, 17:33 Mas sempre procurando fazer um projeto o mais barato possível (dentro do limites de aceitação). Então é obvio que é algo facilmente melhorado.
tenho certeza que você estudou mecânica, com especialização/pós-graduação em motores à combustão para ter tanta certeza nessa sua afirmação.

Eu estudei e confirmo o que o RMD disse!

As montadoras barateam os projetos o máximo possivel, ainda mais no Bostil que o bostileiro médio aceita qualquer coisa meia boca! (Tipo aceitar tambor traseiro, eixo de torção, vidros manuais e várias outras coisas que as montadoras adoram fazer aqui em pleno 2023 para manter as margens de lucro altas). E ainda adora repetir aquela falacia "Ainffffffffffffs o engenheiro estudou anos para projetar algo, e lá vem o cara e quer modificar para estragar"

O engenheiro projeta, vem os contadores e começam a pedir para reduzir custos, ai vem os ambientalistas e precisam cumprir legislação ambiental, blablablabla...por isso quando o veículo sai pro público, é bem mais capado do que geralmente poderia ser.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

RMD escreveu: 19 Jun 2023, 09:35 Ah... me desculpa. Achei q aqui é um forum de debate aberto a todos. Nao somente os Grão Mestres sabem tudo.

Humildade é algo muito bom....
Como você disse, o debate é aberto. Então escreva a besteira que quiser e leia a besteira que bem entende!
RMD escreveu: 19 Jun 2023, 09:35 Voltando ao assunto (mesmo ofendendo os fodoes). Nao me lembro de ele ter dito que queria aumentar a performance. So me lembro de perguntar sobre a instalação da ventionha. Achei que queria simplesmente reduzir a temperatura do oleo para nao rachar o cabeçote nao para ganho.
huahuahau!
como esperado, uma resposta sem cabimento!
Você acha que irá diminuir quanto a temperatura do motor?
Voltando à conversa inicial, qual é a temperatura ideal para não rachar o cabeçote?

Seja humilde e me responda!!! :lol:
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Perda de tempo discutir com quem está "cempre serto"...

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Optimus Leo escreveu: 19 Jun 2023, 10:13 Eu estudei e confirmo o que o RMD disse!
gastou dinheiro à toa, pelo visto!!!

tudo montado em linha de produção tem o custo mínimo, visto que não é feito uma vez, mas várias. A empresa vive pelo lucro, assim como a maioria das pessoas.

As coisas no Brasil só são pioradas pelo fato de ser ai.

Mas me diz ai, qual é a temperatura ideial do motor da motoca em questão (para não rachar o cabeçote) e manter a mesma potência?
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

JPaulo escreveu: 19 Jun 2023, 15:14 Perda de tempo discutir com quem está "cempre serto"...

Abs,
isso é um fato!
não sei porque perde seu tempo!
Optimus Leo
Mito

Demo escreveu: 19 Jun 2023, 15:17
Optimus Leo escreveu: 19 Jun 2023, 10:13 Eu estudei e confirmo o que o RMD disse!
gastou dinheiro à toa, pelo visto!!!
Foi em faculdade federal então não foi a toa e ganho bem com isso! :cool:
Demo escreveu: 19 Jun 2023, 15:17 tudo montado em linha de produção tem o custo mínimo, visto que não é feito uma vez, mas várias. A empresa vive pelo lucro, assim como a maioria das pessoas.

As coisas no Brasil só são pioradas pelo fato de ser ai.

Mas me diz ai, qual é a temperatura ideial do motor da motoca em questão (para não rachar o cabeçote) e manter a mesma potência?
Vc já trabalhou em industria automotiva, na parte de engenharia de produto ou pós-vendas, garantia? Tem empresas (tipo a Honda) que podem lançar um produto com falha de produto e tocar o fodaci na garantia mesmo, elas tem marketshare signficativo e tão cagando para isso. Outras, mesmo o cliente estando errado, tentam fidelizar o mesmo e oferecem reparos em cortesia ou são mais permissivos com a politica de garantia. Não tudo é numerozinho, branco e preto. Tem o componente humano e também vários fatores que não é engenheiro algum que determina isso.

Sobre temperatura, já respondi anteriormente, além de comentar sobre as temperaturas do óleo. Volte e leia.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Optimus Leo escreveu: 19 Jun 2023, 15:29 Tem empresas (tipo a Honda) que podem lançar um produto com falha de produto e tocar o fodaci na garantia mesmo, elas tem marketshare signficativo e tão cagando para isso. Outras, mesmo o cliente estando errado, tentam fidelizar o mesmo e oferecem reparos em cortesia ou são mais permissivos com a politica de garantia. Não tudo é numerozinho, branco e preto. Tem o componente humano e também vários fatores que não é engenheiro algum que determina isso.
Conheço pessoalmente um dos engenheiros da fiat responsável por testar e validar as tolerância de todo motor novo que é desenvolvido. Ele ja me disse que existem projetos que sabem que irão dar defeito mas lançam assim mesmo pois o prejuízo do atraso é infinitamente maior do que algumas garantias.

Este deve ter sido o caso da XRE - Honda. O custo de voltar e refazer tudo era infinitamente maior do que dar algumas garantias, pois nem todos recorreram a isso.

Outra, nao é caso de ventoinha. Mas na himalayan a instalação do Redline (altera o comportamento da IE) reduziu em ate 10graus a temperatura do oleo em determinadas rotações. A media era menor, se nao me engano algo em torno de 5graus.

Então SIM é possível fazer algumas mudanças que melhoram projetos de fabrica. E SIM esta mudança na IE da Himalayan foi testada e validade por um engenheiro mecânico formado.

Humildade nao tem nada haver com ter todas as respostas. Na verdade é EXATAMENTE O CONTRARIO. É reconhecer que nao é dono de toda a verdade e mesmo que possa ter razão ainda estar disposto a ouvir e debater com outros menos informados que que você.
Tornado 300
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Adicional, conversando com este engenheiro. Disse que é tudo por simulaçao. Testam ressonância, tolerância dos componentes e tudo mais. Achei muito top!!! Isso pode ser algo nada novo para quem é da área. Mas eu nao sabia como era e achei muito interessante ainda mais por ser tudo simulado.

Disse que algumas vezes o programa levanta a bandeira que vai dar merda. Ai eles analisam o que fazer. Se vale voltar e reprojetar a peça ou se irão dar continuidade e em alguns casos seguem em frente mesmo sabendo no que vai dar.
Tornado 300
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Solid Works já fazia isso 15 anos atrás, hoje em dia deve ter coisa bem mais moderna.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Robson

Mensagem por Robson »

RMD escreveu: 19 Jun 2023, 15:51 Adicional, conversando com este engenheiro. Disse que é tudo por simulaçao. Testam ressonância, tolerância dos componentes e tudo mais. Achei muito top!!! Isso pode ser algo nada novo para quem é da área. Mas eu nao sabia como era e achei muito interessante ainda mais por ser tudo simulado.
Software para isso já é usado há uns 20 anos pelo menos.

O JP citou o Solidworks, mas o mais usado é o Catia V5 para modelar e dimensionar, testar carga, etc, e aí tem um monte de software especifico para estudar transferência de calor, dinâmica de fluidos (aí inclui aerodinâmica, estudos de escoamentos dentro de mecanismos e tubulações), etc.

Ninguém faz mais cálculo na mão para projetar algo rs
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Como nao sou da área fiquei sabendo disso tem menos de 1 nao. Eu resumi bem a minha conversa com ele. Mas fiquei impressionado com a capacidade dos programas! Muito foda! :wsh:

Tambem com a tranquilidade de como falou que algumas vezes lançam projetos falhos como se nao fosse nada. Nunca passaria na minha cabeça q seria melhor lançar algo falho e corrigir após do que voltar e reprojetar. Mas como ja disse o russo eu pensando como CPF e nao como CNPJ.
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

Como disse o narrador no filme Clube da Luta:
Eu era o coordenador do recall, e meu trabalho era aplicar a fórmula. Um carro novo da minha companhia parte de algum lugar viajando a 60 milhas por hora. O diferencial traseiro se trava. O carro bate e incinera com todos presos do lado de dentro. Então, devemos iniciar um recall? Pegue o número de carros no mercado, A. Multiplique pela taxa provável de falhas, B. Multiplique o produto pelo valor médio dos acordos extrajudiciais, C. A x B x C é igual a X. Se X for menor que o custo do recall, nós não fazemos.
Robson

Mensagem por Robson »

Optimus Leo escreveu: 19 Jun 2023, 16:36 Como disse o narrador no filme Clube da Luta:
Eu era o coordenador do recall, e meu trabalho era aplicar a fórmula. Um carro novo da minha companhia parte de algum lugar viajando a 60 milhas por hora. O diferencial traseiro se trava. O carro bate e incinera com todos presos do lado de dentro. Então, devemos iniciar um recall? Pegue o número de carros no mercado, A. Multiplique pela taxa provável de falhas, B. Multiplique o produto pelo valor médio dos acordos extrajudiciais, C. A x B x C é igual a X. Se X for menor que o custo do recall, nós não fazemos.
Isso é baseado em fatos reais.

A Ford fez essa canalhice com o Ford Pinto.
Carro com projeto ruim, pegava fogo caso sofresse um impacto na traseira.
Vazaram um memorando com as contas de um recall X custos de pagar as indenizações.

A Ford foi obrigada a recolher todos os carros do modelo vendidos na epoca
Robson

Mensagem por Robson »

RMD escreveu: 19 Jun 2023, 16:27 Tambem com a tranquilidade de como falou que algumas vezes lançam projetos falhos como se nao fosse nada. Nunca passaria na minha cabeça q seria melhor lançar algo falho e corrigir após do que voltar e reprojetar. Mas como ja disse o russo eu pensando como CPF e nao como CNPJ.
Dois casos bem atuais.

1- Jeep Renegade.
Se não fizer a troca do trocador de calor do fluido do câmbio, quebra com menos de 5 anos, custo de 6 mil hoje para consertar o câmbio.

2- Motor 3 cilindros da Ford.
Equipa os Ford Ka e Fiesta, não dura nem 60mil km e cabeçote abre o bico.
Responder